Descubra a Alemanha com a Angela

Alemanha, por que não?A Angela não é a Merkel, mas domina a Alemanha. Ou pelo menos as duas regiões em que morou: a Baviera e, agora, os arredores de Colônia. Abriu um blog praticamente anteontem (maio deste ano!) e já tem um senhor arquivo de lugares bacanas para visitar no país.

Uma passadinha no Alemanha! Por que não? serve para deixar qualquer viagem mais slow (ou langsam): são tantos lugarezinhos legais descritos, que só para cobrir os que estão perto de Munique você precisaria dedicar férias inteiras. Mesmo que você não tenha esse tempo todo, é uma excelente fonte de consulta para você salpicar no seu roteiro algum passeio fora do circuitão básico. Recomendo!

Munique no Alemanha! Por que não?:

Munique: intro

Munique: Oktoberfest

Munique: Palácio Nymphenburg

Munique: Palácio Residenz

Munique: a Marienplatz

Munique: o Museu BMW

Munique: o Olympiapark

Munique: a Hofbräuhaus

Munique: aquário Sea Life

Munique: Deutsches Museum

Arredores de Munique no Alemanha! Por que não?:

Freising e sua catedral (37 km)

Roseninseln (Ilha das Rosas) e Possenhofen, o palácio de Sissi (35 km)

Palácio Schlei?heim (25 km)

Landshut (77 km)

Ingolstad e o Museu da Audi (90 km)

Dachau (20 km)

Castelo de Neuschwanstein (130 km)

Castelo de Burghausen (115 km)

Regensburg/Ratisbona (130 km)

Riedenburg, Prunn e Kelheim (120 km)

Nuremberg (e seu zôo) — 170 km de Munique

Passau e seu cruzeiro pelo Danúbio — 190 km de Munique

Colônia e arredores no Alemanha! Por que não?:

Colônia

Aachen (90 km)

Bonn (30 km)

Brühl (20 km)

Zündorf (20 km)

Zons (30 km)

Niederkassel (15 km)

87 comentários

Elaine,

Uma excelente pedida para uma day trip a partir de Stuttgart é Rothenburg ob der Tauber, uma das cidades medievais mais belas e bem conservadas da Europa. Altamente recomendada! Dá para ir de trem a partir de Stuttgart ou de carro mesmo, é rapidinho.
Em Stuttgart, não sei se é a sua praia, ou se vai com marido/namorado, ou até se te interessa, mas são muito interessantes os museus da Porsche e da Mercedes.
Boa Viagem.

Preciso informações sobre Stuttgart e arredores, passeios imperdíveis, bate volta nos finais de semana, estou com dificuldade em encontrar estas dicas.

    Eliane, Stuttgart é uma cidade graciosa, visite a Palace Square é linda, tem uma fonte belissíma, tem um zoológico interessante, tem o Jardim Chinês, jardim de Schlossgarten, Castelo de Rosenstein, enfim quando chegar lá vá no Tourist Information, geralmente fica bem no centro da cidade, e pegue mapas e ali vc consegue todas as principais atrações turísticas.

    Elaine

    O que não faltam são opções de passeios legais para conhecer nessa região.. Pertinho de Stuttgart existem pelo menos 4 castelos que julgo imperdíveis: Sendo o último o mais bonito de todos

    *Solitude Schloss 10 km – https://www.schloss-solitude.de/de/schloss-solitude
    *Ludwigsburg Schloss, 20 Km -https://www.schloss-ludwigsburg.de
    *Lichtenstein Schloss 60 km – https://www.schloss-lichtenstein.de/english/
    * Hohenzollern Schloss 70 km – https://www.burg-hohenzollern.com/startpage.html

    Recomendo muitissimo dar um pulo em Tübbingen – Caminho do último castelo para conhecer esta simpática cidade onde Johannes Keppler formulou as leis da gravitação universal.

    Com um pouco mais de tempo, uma região muito bonita é a região do Vale do Danúbio/Schwäbische Alb, principalmente na região de Beuren onde existem belos vales e formações calcáreas. Não deixe de conhecer o belissimo mosteiro beneditino medieval da cidade.

    Além disso, Heildelberg já mencionada é um charme.. Com tempo visite também o castelo de Schwetzingen que fica quase ao lado de Heidelberg.. Se você sair de Stuttgart pela A81 e pegar a A6 vai passar por Sinsheim, a cidade abriga um museu fantástico de carros, aviões e afins.. Lá é o único lugar no mundo que você pode ver um Concord ao lado de um Tupolev Tu-144
    Agora se voce for pela A8, pode conhecer também Karlsruhe. A Cidade além de ser a sede da suprema corte da Alemanha, tem um castelo que pertencia aos reis de Baden.. Não esquecendo que toda esta região de Baden e Württemberg tem várias vinicolas

    Como última dica recomendo Schwäbische Hall, na minha opinião a cidade mais “germanica” de todas que conheci na Alemanha.. E tem a Floresta Negra ao Sul que é fantástica

    Abraço

    Nossa Oscar amei, já fui ao seu blog e encaminhei as dicas para a Camila, minha filha que está em Stuttgart a trabalho por 3 meses. Abraço.

    Elaine.Estivemos em Stuttgart e adoramos . A cidade é bonita, tem uma ópera muito boa, praça principal animada transporte ótimo.Fomos a Tubingen(50 min), que é uma cidade universitária lindinha. ,com um rio lindo e um castelo próximo , além de um mercado de rua, produtos naturais.
    Outro passeio imperdível é ir a Strasbourg(2h) na França,conhecer uma casa de 1625, fazer um passeio de barco pelo rio e muitas outras coisas.
    Uma dica: O albergue da juventude de Stuttgart é excelente, moderno, com quartos particulares com banheiro,vista bonita, café da manhã maravilhoso

    Stuttgart é uma bela cidade para se passear e para se morar.
    Atracões imperdíveis na cidade são os museus da Mercedes e da Porsche, valem até para quem nem curte carros tanto assim (eu, por exemplo).
    No centro da cidade, há o museu Altes Schloss,dentro do palácio antigo, que tem uma casa ao lado só com o museu de intrumentos musicais. Museus de arte importantes há dois, Statsgallerie e Kunstmuseum, também pertinho no centro da cidade. Próximo à Universidade há o Linden Museum, de antropologia, pequeno e muito interessante. O Museu de História Natural fica próximo ao zoológico Wilhelma, que é enorme e ótimo.
    A cidade tem muitos parques para caminhadas e piqueniques. Biergartens (bares de cerveja ao ar livre) abrem nos meses de verão. Besenwirtschaften são casas que vendem vinho e comida simples para acompanhar, que abrem em épocas determinadas do ano e pertencem geralmente aos pequenos produtores de vinho.
    Um passeio legal, para quem gosta de caminhadas, é ir de metro até Untertürkheim, e subir o morro Rotenberg, todo forrado de plantações de uva, até a Grabkapelle (capela mortuária em homenagem a uma rainha).
    O Ballet de Stuttgart e a ópera são muito bons, com apresentações na bela Opera. Informações sobre o que está em cartaz na cidade, apresentações, exposições, festivais e festas de rua se acham no i-Punkt, ponto de informações turísticas próximo ao Hauptbanhof (estação central de trem e metrô).
    Na região, há muita coisa legal para se explorar. Tübingen é uma cidade universitária (quer dizer, muita gente jovem e muita animação), com um centro histórico bem bonitinho. Ludwigsburg é uma cidade vizinha a Stuttgart (chega-se de metrô) com um belo palácio e eventos anuais, como o “carnaval de máscaras” e o mercado de Natal que valem a pena. Esslingen também é uma cidade que se chega de metrô e tem um centrinho medieval, onde duas vezes por ano se monta um Mittelatermarkt (mercado da idade média), com produtos “de época” e vendedores fantasiados.

    A Legoland Deutschland, o parque temático da Lego, fica em Günzburg, a cerca de 1 hora de trem de Stuttgart. Vale muito a pena para crianças (ou para adultos fãs de Lego, o que é o meu caso). Veja em https://www.legoland.de/en/

    Em Stuttgart mesmo, fui ao museu da Mercedes-Benz, que é impressionante. (O museu da Porsche ainda não havia sido inaugurado.) E o museu da Mercedes fica bem próximo ao estádio do VfB Stuttgart, que não é o mais moderno da Alemanha mas tem uma atmosfera incrível, a torcida de Stuttgart é vibrante como poucas. Ir a um jogo do VfB é uma experiência incrível.

Ola pessoal,

Vou fazer o trecho de trem Frankfurt x Interlaken. Vale a pena parar em alguma cidadezinha do caminho (na floresta negra) e fazer desse trecho um dia todo?

Obrigada

    Olá Patrícia,

    Imagino que vc irá pegar o ICE que vai direto de Frankfurt a Interlaken.
    Há várias cidadezinhas no caminho onde vale a pena parar, até mais que um dia.

    Para sugerir apenas uma, pegue o trem o mais cedo possível e fique o dia inteiro em Freiburg, saindo novamente com o ICE no finzinho da tarde.

Dos países que conheço a Alemanha, sem dúvidas, é o mais organizado, além de muito bonito (a Italia por exemplo é linda sem ser organizada). Lá não precisa se assustar se a conexão de seis horas de trem dure somente 10 min. Tudo funciona e chega no horário. Até as malas na esteira do aeroporto. Dizem que quando acontece qualquer eventualidade eles são ruins de improvisar, pois não têm o costume. Na realidade queria falar de KIEL. Adoro pequenas cidades e esta é uma portuária que dá para o Mar Báltico. Que lugar lindo e funcional. O Porto efetivamente faz parte da cidade (está em frente a um grande parque-jardim). Fica a uma hora de trem de Hamburgo. Ainda que não se esteja indo fazer um Cruzeiro, vale a pena conhecer Kiel.

Querida Angela.

ONDE POSSO ENCONTRAR ORIENTACAO PARA ME LOCOMOVER EM bERLIM, JÁ QUE NAO FALO ALEMAO? GOSTARIAA DE VISITAR O LOCAL DO MURO, MUSEUS INTERESSANTES, RESTAURANTES, CAFÉS, E OUTROS LUGARES INTERESSANTES. ANTECIPO AGRADECIMENTOS.

Olá pessoal.
Entrei em contato com a Europcar.
Aluguei um A3.
Eles me disseram que o carro (compacto) é permitido entrar na Hungria.
Valeu pelo toque.
Abraço

    Olá, Renato. Eles garantiram o A3 ? É que estou tentando garantir este modelo, mas com a “Costasur” e eles não garantem o modelo, mas um “semelhante, dentro da categoria”. Não quero “semelhante, quero o A3 ! Grande abraço e obrigado.

Olá pessoal.
Muito obrigado pelas dicas e por ter relatado suas vivências.
Levarei em conta tudo o que vocês colocaram.
Eu e minha noiva estamos muito ansiosos por essa viagem.
Abraço

Renato, simulei rapidinho no google maps e deu mais de 2.400 km. Já fiz uma viagem pelo norte da Espanha com mais ou menos essa distância e com alguns pernoites, e minha opinião pessoal, que lógico, não vale para todos, baseada nessa experiência é que é muito para se dirigir. Quando se coloca no mapa, a impressão que fiquei é que Viena e Budapeste estão meio fora do resto do roteiro, sendo que o resto dá um circuito super legal e mais curto.

Por que não pensar em se concentrar na Alemanha e na Áustria, explorando um pouco mais da Alemanha e deixar Budapeste para uma próxima? Ou que tal considerar alguns trechos de trem?

Bom, ainda nessa linha, eu também acho estressante trocar muito de hotel, principalmente dormir uma noite só. Como o Ricardo mesmo diz, a tarefa de achar o hotel, a expectativa de fazer check-in e conhecer o local são estressantes, e aí, mal baixou o stress a gente já tem que sair de novo. Olhando só por esse lado, eu não dormiria em Wuzburg e Rothenburg, por exemplo, acho que caberia um bate-volta entre ambas, que estão bem próximas.
Abraços e boa viagem!

    Renato Xavier, eu levaria muito em consideração essa dica de Renato Mechica (03/06/2011 às 10h54).

    Outra coisa, você fala no seu roteiro em noites em cada cidade, mas… quantos dias você vai ficar em cada uma? Parece uma pergunta cretina, mas não é e na prática você também deve se preocupar com isso.

    Por exemplo, você diz que vai passar uma noite em Salzburgo, mas no dia de chegada lá, você pretende passar antes por Innsbruck. Ou seja, você deve chegar em Salzburgo no final da tarde/início da noite. Dorme lá e no dia seguinte vai para Viena. Você pretende sair de que horas de Salzburgo (lembrando que você deve fazer check-out do hotel no máximo umas 11h00)? Vai sair logo cedo de Salzburgo? O que significaria não ter visto nada de Salzburgo? Ou vai fazer o check out, rodar pela cidade, voltar para o hotel (Salzburgo – e basicamente qualquer outra cidade – não é feita para ser conhecida de carro) para seguir para Viena?

    E quando você fala em 3 noites em Viena, isso significa quantos dias? 2, 3 ou 4? Se você chega em Viena no final da tarde, dorme 3 noites e sai de manhã cedo (já que além de querer fazer uma viagem relativamente longa até Budapeste, ainda quer passar em Bratislava), na realidade você só está ficando 2 dias em Viena, o que eu acho muito pouco – e olha que eu só um alienígena, a única pessoa que eu conheço (fora minha esposa) que não gostou muito de Viena.

    Com relação a hotéis, em Munique eu lhe recomendo o Hotel Cocoon e em Fussen (na realidade, em Hohenscwhagau), eu recomendo o Hotel Alpenstube (quarto com varanda e vista para o castelo de Neuschwanstein).

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito