Bruxelas entre Paris e amsterdã

Guia da Bélgica

Bruxelas: pit-stop esperto entre Paris e Amsterdã

Em uma viagem de trem entre Paris e Amsterdã, incluir Bruxelas como pit-stop é uma maneira esperta de fazer do trajeto um novo passeio.

Divida as três horas de trajeto em primeiro e segundo tempo, e aproveite uma tarde com Tintin e moules-frites.

Como escolher os trens

Importante: é preciso comprar duas passagens separadas, Paris-Bruxelas e Bruxelas-Amsterdã. Não é possível comprar uma passagem Paris-Amsterdã, parar em Bruxelas e seguir viagem no horário que quiser.

Trecho Paris-Bruxelas (ou vice-versa)

O trecho Paris-Bruxelas leva 1h30 no trem Thalys. Escolha um horário que permita aproveitar bem o dia (programar a saída de Paris ou de Amsterdã o mais tardar às 9 da manhã é uma boa ideia).

Não há nenhum outro trem nesta rota além do Thalys?

Que sirva o centro de Paris, não. Há trens TGV do aeroporto Charles-de-Gaulle a Bruxelas, sem passar pelo centro de Paris. Esses trens têm as mesmas características do Thalys: horário determinado, assento marcado e tarifa variável.

Onde e quando comprar o trecho Paris-Bruxelas (ou vice-versa)

As viagens no Thalys devem ser reservar com antecedência. O bilhete só vale no horário para o qual foi emitido.

As tarifas são variáveis como nos aviões: quem compra com antecedência nomalmente paga menos.

Você pode comprar no site do Thalys ou no site de passagens de trem e ônibus Trainline (tem interface em português).

Trecho Bruxelas-Amsterdã (ou vice-versa)

O trecho Bruxelas-Amsterdã pode ser feito em trens Thalys ou InterCity. Os trens Thalys costumam ser mais caros, mas em compensação são mais rápidos.

Nos trens Thalys a viagem leva 1h50, com horário marcado e reserva automática de assentos. O bilhete só vale no horário para o qual foi emitido.

Nos trens InterCity a viagem leva 2h50. Não há reserva de assento. Se todos os assentos estiverem ocupados, você pode viajar de pé (ou no vagão-restaurante) – mas como há muitas paradas, muita gente sentada acaba descendo pelo caminho. A passagem tem validade para qualquer horário no dia de validade do bilhete.

Ou seja:

  • Se você comprar uma passagem Thalys, tem que pegar o trem do horário especificado na sua passagem
  • Caso compre uma passagem InterCity, pode seguir viagem com qualquer InterCity no dia que está indicado na sua passagem

Onde e quando comprar o trecho Bruxelas-Amsterdã (ou vice-versa)

As passagens do Thalys têm preço variável, como nos aviões: quem compra com antecedência nomalmente paga menos. Você pode comprar no site do Thalys ou no site de passagens de trem e ônibus Trainline (tem interface em português).

Os trechos internacionais do Intercity também têm preço variável (os trechos domésticos têm tarifa fixa). Por isso, vale a pena comprar com antecedência também. O site que implica menos com cartões brasileiros é o Trainline (e tem interface em português). Mas também dá para comprar no site internacional da SNCB belga e na NS holandesa.

Compre DOIS bilhetes separados!

Repetindo a pergunta mais feita neste post: NÃO É POSSÍVEL fazer a parada em Bruxelas com apenas um bilhete Paris-Amsterdã ou Amsterdã-Paris. Você necessariamente vai ter que comprar as duas passagens separadas.

Onde guardar a bagagem

Uma das razões para se recomendar o pit-stop em Bruxelas são os maleiros automáticos da estação de trem Bruxelles-Midi, também chamada de Brussel-Zuid, em flamengo.

Os maleiros têm tamanhos variados, instruções em português (de Portugal), e os maiores são grandes o suficiente para guardar bagagens tamanho “tour pela Europa” (lembrando que recomendamos levar para tours pela Europa malas de tamanho M ou P, que se encaixam sem problemas também nos bagageiros dos trens).

O que fazer num pit-stop em Bruxelas

Programe de quatro a seis horas para o passeio. (O recomendável são seis horas.)

Da estação central, deslumbre-se com a Grand-Place, saia para encontrar o Manneken Pis (a famosa fonte do menininho fazendo xixi), passe pelas Galerias Reais e pare em uma das ruas laterais para uma infalível caçarola de mexilhões com batatas fritas – moules-frites para os íntimos.

Para o brinde, uma Leffe, uma Duvel, uma Delirium Tremens…

Fãs de quadrinhos vão gostar de visitar Smurfs e Tintin no Centre Belge de la Bande Dessinée e de reconhecer o jovem repórter dos gibis pelas ruas (pegue um mapa com a rota do Tintin nos postos de informação turística).

De lembrança, não esqueça dos chocolatinhos.

Posso trocar o pit-stop para Bruges?

Pode, mas dá mais trabalho.

Recomendamos deixar a bagagem em Bruxelas, na estação Midi, de qualquer forma.

Você vai precisar fazer o trecho Bruxelas-Bruges na ida e na volta. Cada viagem leva uma hora em trem regional.

A passagem pode ser comprada no site nacional da SNCB, no Trainline ou na hora, na estação. Há pelo menos três trens a cada hora.

443 comentários

Novidade na rota ferroviária Paris-Bruxelas. O Thalys está lançando o http://www.izy.com , um trem low-cost que faz o trajeto em 2 horas e meia (o dobro do Thalys), desde 3 de abril, com passagens a partir de 19 Euros. Por enquanto são apenas 2 ou 3 trens diários. Existe inclusive passagens a 10 Euros, porém sem direito a mala e reserva de poltrona, ou seja, com a possibilidade de viajar em pé.
Sempre é bom ter uma alternativa.

Boa noite!
Estarei em Paris com destino a Amsterda, farei o trajeto de trem e com parada de dois dias em Bruges.
Minha dúvida: preciso comprar trechos separados PARIS-BRUGES e BRUGES-AMSTERDA? Ou consigo comprar PARIS-AMSTERDA com direito a pit stop em Bruges?
Obrigada 🙂

Bóia, saindo de Amsterdã, gostaria de fazer um pit stop na Antuérpia, a caminho de Ghent. Pesquisando no site da Thalys, encontrei passagem AMS-Antuérpia a 29 euros, com a opção de incluir uma estação belga no bilhete, que iria para 36 euros. No entanto, ele indica que o trem para Ghent sai em um horário imediatamente após minha chegada na Antuérpia. Você saberia me dizer se nesse segundo trem até Ghent, por ser regional (SNBC), mesmo marcado juntamente com o do Thalys, eu poderia embarcar em qualquer horário, ou seja, no fim do dia, após meu passeio na Antuérpia? Procurei essa informação no site da Thalys mas não encontrei. Vi apenas que essa extensão tem de ser usada no mesmo dia (quando só ida) ou entre as datas de ida e volta.

    Olá, Perla! O ticket apenas indica o trem mais conveniente para a conexão imediata. Mas você pode viajar em qualquer trem Intercity na rota Antuérpia-Ghent no dia de validade da passagem.

    Oi Bóia, decidi substituir Ghent por Bruxelas. Assim, meu trajeto seria Amsterdã-Antuérpia-Bruxelas. Tentei comprar os bilhetes no site da Thalys no mesmo esquema descrito anteriormente, incluindo mais uma estação belga no bilhete, mas não consigo de jeito nenhum. Quando eu insiro a estação belga, no caso, Bruxelas, ele me coloca em um Thalys direto para Bruxelas. Sei que a Antuérpia é uma das paradas entre Amsterdã e Bruxelas, mas não sei como seguir caminho depois, da Antuérpia a Bruxelas. Seria a mesma resposta anterior? Desço na parada do Thalys em Bruxelas e embarco depois em qualquer trem Intercity na rota Antuérpia-Bruxelas? Neste caso, a extensão até a estação Bruxelas Central continua? Detalhe: diferentemente da simulação anterior, ele não incluiu nenhum valor a mais. A preço final da passagem ficou em 29 euros.

    Olá, Perla! Antuérpia é uma parada da rota do Thalys (Gent e Bruges não são). O “any Belgian station” é um jeito de você conseguir continuar a viagem a destinos não servidos pela cia. Eu não saberia te dizer se o seu bilhete Amsterdã-Bruxelas seria aceito num Intercity entre Antuérpia e Bruxelas, não.

    Um ticket standard Antuérpia-Bruxelas no Intercity custa 7,40 euros em segunda classe. Pode ser comprado na hora.

    Valeu Bóia. O bom é que a segunda parte sendo de Intercity, eu posso pegar o trem a qualquer hora, certo?

Bom dia, Bóia! Em março irei de trem (Thalys) de Paris para Bruxelas. Vi que o desembarque é na estação Bruxelas-Midi e gostaria de saber se o ticket do trem me dá direito a pegar o tram local até as estações Bruxelas Central e/ou Nord. Se sim, basta mostrar o bilhete eletrônico do trem?
Desde já, muito obrigado!

    Olá, Ícaro! Como já respondemos inúmeras vezes, o bilhete dá direito. Não há controle na entrada no trem. Caso passe um controlador no seu vagão, é só mostrar a passagem.

Acho que tão bom quanto viajar é ver as dicas do site e vocês. parabéns, mais uma vez! Vamos viajar em março e fazer o trecho Amsterdam – Bruges – Paris. Queremos passar um dia (e dormir) em Bruges mas estamos em dúvida se fazemos isso em um domingo ou em uma segunda-feira (passagens e hotel ficam mais baratos se optarmos pela segunda-feira, além de ganharmos um dia a mais em Amsterdam), A dúvida é se uma segunda-feira em Bruges é um dia onde encontraremos as atrações abertas (Torre do Campanário, Cervejaria, passeio pelos canais…) ou se é melhor mesmo ir no domingo. Obrigado

boia, parabéns pelo site. Uso a dias. Me ajudou no planejamento da viagem. Duvida: vou fazer o trecho amsterdam-bruxelas, 1 maio. Quero ir de trem comum. O preço realmente não muda se eu comprar a passagem no dia ou antecipada pelo site? Tentando comprar pelo site, me perguntam o horário, mas eu gostaria de comprar uma passagem com horário aberto. Qual o melhor meio de comprar passagem pro trem regional, considerando data fixa e horário em aberto? Obrigado

    Ao mencionar o horário o site mostra as opções de trens. Os Intercity custam sempre o mesmo, 44,60 euros neste trecho. O bilhete vale o dia inteiro para qualquer trem Intercity na rota, num mesmo sentido (para retornar é preciso comprar um ida e volta). O Thalys pode variar entre 29 e 82 euros dependendo de quando é comprado e é válido apenas para o trem, horário e assento escolhidos.

Olá Bóia. Vou sair de Paris em direção a Amsterdã. Queremos ir a Bruges e Ghent onde pernoitaremos. Você acha que que seria interessante alugar um carro em Bruxelas, seguir para Bruges e ao entardecer ir pra Gent e ficarmos até o meio dia do dia seguinte? Seria melhor voltar pela Antuerpia?

Olá. Bóia,
Irei em janeiro de Paris para Berlim passando 4 noites em Amsterdã e passando o dia em Bruges e com pernoite em Bruges ou Ghent , com meu marido e dois filhos de 14 e 15 anos. Os três têm Passaporte Português.

Perguntas: Qual a forma mais econômica de adquirir estas passagens de trem? Passar o dia em Bruges e pernoitar em Ghent seria mais uma passagem para adquirir? Cidadãos europeus ou adolescentes têm descontos? Comprar como família seria a melhor opção?
Obrigada pela ajuda!!!

Olá Bóia, estou programando uma viagem para Amsterdam com minha familia em dezembro, estaremos em Paris e seguindo um comentario daqui fiz uma cotação no site da Thalys. É possível desconto para familia no site??? ou entendi errado? Somos em quatro: eu, meu marido, uma filha de 18 anos e uma de 10 anos. Obrigado.

    Olá, Marielena! Clique em “Promos & Tarifs” e em seguida em “Voyager avec un enfant”.

Bom dia.
Gostaria de tirar uma dúvida sobre esse pit-stop.
O trecho Paris-Bruxelas você sugere comprar com antecedência no site da Thalys. E o trecho Bruxelas – Amsterdã, melhor comprar na estação ou comprar com a mesma antecedência? O preço vai variar muito comprando na hora?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito