Bruxelas entre Paris e amsterdã

Guia da Bélgica

Bruxelas: pit-stop esperto entre Paris e Amsterdã

Em uma viagem de trem entre Paris e Amsterdã, incluir Bruxelas como pit-stop é uma maneira esperta de fazer do trajeto um novo passeio.

Divida as três horas de trajeto em primeiro e segundo tempo, e aproveite uma tarde com Tintin e moules-frites.

Como escolher os trens

Importante: é preciso comprar duas passagens separadas, Paris-Bruxelas e Bruxelas-Amsterdã. Não é possível comprar uma passagem Paris-Amsterdã, parar em Bruxelas e seguir viagem no horário que quiser.

Trecho Paris-Bruxelas (ou vice-versa)

O trecho Paris-Bruxelas leva 1h30 no trem Thalys. Escolha um horário que permita aproveitar bem o dia (programar a saída de Paris ou de Amsterdã o mais tardar às 9 da manhã é uma boa ideia).

Não há nenhum outro trem nesta rota além do Thalys?

Que sirva o centro de Paris, não. Há trens TGV do aeroporto Charles-de-Gaulle a Bruxelas, sem passar pelo centro de Paris. Esses trens têm as mesmas características do Thalys: horário determinado, assento marcado e tarifa variável.

Onde e quando comprar o trecho Paris-Bruxelas (ou vice-versa)

As viagens no Thalys devem ser reservar com antecedência. O bilhete só vale no horário para o qual foi emitido.

As tarifas são variáveis como nos aviões: quem compra com antecedência nomalmente paga menos.

Você pode comprar no site do Thalys ou no site de passagens de trem e ônibus Trainline (tem interface em português).

Trecho Bruxelas-Amsterdã (ou vice-versa)

O trecho Bruxelas-Amsterdã pode ser feito em trens Thalys ou InterCity. Os trens Thalys costumam ser mais caros, mas em compensação são mais rápidos.

Nos trens Thalys a viagem leva 1h50, com horário marcado e reserva automática de assentos. O bilhete só vale no horário para o qual foi emitido.

Nos trens InterCity a viagem leva 2h50. Não há reserva de assento. Se todos os assentos estiverem ocupados, você pode viajar de pé (ou no vagão-restaurante) – mas como há muitas paradas, muita gente sentada acaba descendo pelo caminho. A passagem tem validade para qualquer horário no dia de validade do bilhete.

Ou seja:

  • Se você comprar uma passagem Thalys, tem que pegar o trem do horário especificado na sua passagem
  • Caso compre uma passagem InterCity, pode seguir viagem com qualquer InterCity no dia que está indicado na sua passagem

Onde e quando comprar o trecho Bruxelas-Amsterdã (ou vice-versa)

As passagens do Thalys têm preço variável, como nos aviões: quem compra com antecedência nomalmente paga menos. Você pode comprar no site do Thalys ou no site de passagens de trem e ônibus Trainline (tem interface em português).

Os trechos internacionais do Intercity também têm preço variável (os trechos domésticos têm tarifa fixa). Por isso, vale a pena comprar com antecedência também. O site que implica menos com cartões brasileiros é o Trainline (e tem interface em português). Mas também dá para comprar no site internacional da SNCB belga e na NS holandesa.

Compre DOIS bilhetes separados!

Repetindo a pergunta mais feita neste post: NÃO É POSSÍVEL fazer a parada em Bruxelas com apenas um bilhete Paris-Amsterdã ou Amsterdã-Paris. Você necessariamente vai ter que comprar as duas passagens separadas.

Onde guardar a bagagem

Uma das razões para se recomendar o pit-stop em Bruxelas são os maleiros automáticos da estação de trem Bruxelles-Midi, também chamada de Brussel-Zuid, em flamengo.

Os maleiros têm tamanhos variados, instruções em português (de Portugal), e os maiores são grandes o suficiente para guardar bagagens tamanho “tour pela Europa” (lembrando que recomendamos levar para tours pela Europa malas de tamanho M ou P, que se encaixam sem problemas também nos bagageiros dos trens).

O que fazer num pit-stop em Bruxelas

Programe de quatro a seis horas para o passeio. (O recomendável são seis horas.)

Da estação central, deslumbre-se com a Grand-Place, saia para encontrar o Manneken Pis (a famosa fonte do menininho fazendo xixi), passe pelas Galerias Reais e pare em uma das ruas laterais para uma infalível caçarola de mexilhões com batatas fritas – moules-frites para os íntimos.

Para o brinde, uma Leffe, uma Duvel, uma Delirium Tremens…

Fãs de quadrinhos vão gostar de visitar Smurfs e Tintin no Centre Belge de la Bande Dessinée e de reconhecer o jovem repórter dos gibis pelas ruas (pegue um mapa com a rota do Tintin nos postos de informação turística).

De lembrança, não esqueça dos chocolatinhos.

Posso trocar o pit-stop para Bruges?

Pode, mas dá mais trabalho.

Recomendamos deixar a bagagem em Bruxelas, na estação Midi, de qualquer forma.

Você vai precisar fazer o trecho Bruxelas-Bruges na ida e na volta. Cada viagem leva uma hora em trem regional.

A passagem pode ser comprada no site nacional da SNCB, no Trainline ou na hora, na estação. Há pelo menos três trens a cada hora.

443 comentários

Desculpa ignorancia, mas o valor de 29 euros é valido ticket para ida e volta? ou terei que pagar 29 euros ida + 29 euro volta?

    Olá, Giselle! Salvo quando está escrito “ida e volta”, o preço é por trecho.

Ola que maravilha encontra seu post. Estou indo em novembro com meu noivo a Paris. Pretendo sair e Paris e ir a Amsterdam ficar por uma noite ou duas no maximo, depois sair de Amsterdam bem cedo parar em Bruxelas e voltar a Paris. Neste caso o que vc me aconselha ser mais em conta? é possível ir a Bruxelas sem precisar comprar bilhetes : Amsterdam-Bruxelas-paris?

    Olá, Gisele! Sua pergunta é bastante confusa, mas pelo que entendi você compra uma passagem de ida de Paris a Amsterdã e na volta compra Amsterdã-Bruxelas e Bruxelas-Paris. Olha, mais explicado do que está no post a gente realmente não consegue fazer.

comprei uma passagem thalys bruxellas-paris, com tarifa flexivel… gostaria de saber como faco pra pegar um trem mais cedo, ja que minha tarifa me permite pegar outros horarios de trem… é muito complicado? perguntei ao site da rail europe mas nao tive retorno…

    Olá, Raquel! Você quer antecipar na hora? Veja as condições de venda e passe num guichê internacional na estação. Para trocar antes, veja se há uma área do cliente para administrar sua reserva.

Pessoal

Como fizerem no site da Thalys quando pede o prefixo do pais? +55 não é aceito.

    Olá, Carla! Fui simular uma compra agora, e o prefixo do Brasil apareceu no menu… não precisei escrever nada, só selecionar.

Gente,

Alguém está tendo problemas em comprar pelo site do Thalys.com ou SNCF.com ?

Preencho todos os dados do cartão (Visa e Master), e na hora de me direcionar para o site do banco para verificação, diz que minha conexão não é segura.

Fiz tentativas pela rede wifi da minha casa e pelo 4G do celular. Sem sucesso.

    Não, consegui comprar duas passagens nos últimos dias tanto na Thalys quanto na SNCF. Na 2a compra, tava dando um erro na hora de confirmar os dados dos passageiros no site da Thalys mas consegui comprar pela SNCF.

Bóia, esse pit-stop em Bruxelas tbm é viável se eu estiver saindo de Paris em direção à Colônia na Alemanha? Se não me engano li em algum outro blog que dizia que era mais ou menos a mesma distância.
Esse post tá incrível, daqueles pra guardar nos favoritos 😉
Obrigada!

Gente,
Não consigo entender…
No site da Izy, você seleciona um dia, por exemplo 8/05/2016. de cara nas opções de escolher o modo de assento, aparece me cima um dia anterior com um horário diferente(coincidência ou não são 5 horas a menos do que foi marcado)… e ao final aparece o horario normal marcado, mas com um dia a menos, tipo 07/05/2016. Isso é normal??

    Olá, Cintia! Deve ser um bug. Mas daí é só clicar no dia 8 na barra do alto que aparecem os trens desse dia.

Tava vendo o Ricardo falando no vídeo do Sunday Talks e vim ler esse post. Nunca tinha pensado em fazer esse trajeto, mas só por haver a comodidade dos trens (imaginem um espaço zen nos aviões? Mara!) já coloquei no calendário. É isso, quando há facilidade, a gente vai até para onde nunca pensou em ir. O post é ótimo, Mariana, principalmente por lembrar que existe uma coisa chamada Duvel…! Chocolate, cerveja e batata-frita, para que pit stop melhor do que esse?

Pessoal, bom dia. Segui os conselhos de vocês quase à risca para uma viagem de 15 dias na Europa. Agora estou prestes a embarcar, mas estou com uma pulga atrás da orelha em relação a um pit stop em Bruxelas… Veja se podem me ajudar (já procurei nas respostas anteriores e isto não está muito claro): comprei a passagem do Eurostar de Londres para Amsterdam na opção “any dutch station” – a intenção é desembarcar em Bruxelas e passar a noite lá. A passagem do Eurostar me permite pegar qualquer trem para Amsterdam em 24 horas, desde que sejam da NS ou SCNB (companhias da Holanda ou da Belgica). Sei que isso exclui o Thalys (mais rápido), mas a minha grande dúvida é: posso pegar os trens da IC (Intercity) ou IC Brussel? Se não forem esses trens, quais eu devo pegar? Abraços para todos.

Bom dia, tudo bem?

Deixa eu ver se eu entendi exatamente como fazer: compro o bilhete Amsterdã-Paris e, se eu quiser, posso fazer uma parada em Bruxelas, é isso? O bilhete é o normal mesmo ou tem que ser algum especial, pra poder fazer essa “escala”?

Obrigado, até mais!

    Olá, Vagner! Os dois trechos SEPARADOS, Vagner. Isso já estava claro no texto e há dezenas de respostas com o mesmo conteúdo nesta caixa de comentários. Agora acrescentamos um grande box com essa informação em letras enormes, esperamos que não haja mais dúvidas.

    A todos os que consultam o nosso blog: por favor, leiam os textos com atenção e procurem perguntas já respondidas na caixa de comentários. É inacreditável como as pessoas perguntam as mesmas coisas já respondidas, coisas que nem precisavam ser perguntadas porque já estavam explicadas no texto.

    Obrigada.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito