Bonito

Guia de Bonito

Bonito

Bonito parece até nome-fantasia — como se tivessem batizado o lugar por causa da belezura dos seus rios cristalinos, povoados por peixes coloridos. Trata-se de uma coincidência: o povoado se formou dentro das terras da Fazenda Rincão Bonito, fundada em 1869, mais de um século antes de inventarem o termo ecoturismo.

O fato de Bonito ser bonito, porém, explica apenas parte do seu sucesso. O diferencial de Bonito está em outros adjetivos — como ‘organizado‘, ‘responsável‘ e ‘sustentável‘. Num país onde o turismo predatório impera, e piscinas naturais em alto-mar ficam tão apinhadas quanto banhos públicos japoneses, Bonito optou pela conservação.

Bonito é único — mas não deveria ser. Todos os destinos turísticos brasileiros têm muito o que aprender aqui.

O que esperar de Bonito

Todos os atrativos — a maioria situada em propriedades privadas — têm plano de manejo e limite diário de visitação. Os visitantes são acolhidos em centros de recepção bem-equipados, onde recebem instruções para os passeios e são então guiados em pequenos grupos para o desfrute responsável da natureza.

Na volta da flutuação, da caminhada, da cavalgada ou do banho de cachoeira, uma mesa farta de comida da fazenda, preparada no fogão a lenha, costuma estar à espera. Nham!

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

141 comentários

Ola em março, quero fazer um tour, minha intenção é sair de Cotia -SP, ir até Olímpia – SP, em seguida, Bonito – MS, depois, Foz do Iguaçu, descer para Florianópolis – SC e depois Ilha do Mel – PR, o que acham desse roteiro, tem alguma indicação de outro lugar para passar ou trocar algum desses lugares, a intenção é fazer tudo em torno de 15 dia até uns 18 no máximo oque acham?

grato.

    Olá, André! São muitas viagens em uma. Você vai perder muitos dias de estrada. Bonito precisa de quatro dias inteiros, Foz do Iguaçu de cinco dias inteiros, Florianópolis também de uns quatro dias inteiros. Há muita coisa no caminho que você vai precisar passar sem ver, sobretudo em Santa Catarina.

Boa tarde! Gostaria de saber se o mês de agosto é uma boa opção para conhecer Bonito e quantos dias no mínimo você recomendaria ?
Obrigado

Olá! Ricardo obrigada sempre já peguei muitas informações valiosas no Viaje na Viagem e agora preciso de sua ajuda, estou indo com a família para Bonito, e inclui 2 crianças, minha dúvida é sobre o que elas podem fazer, são 2 meninos de 5 e 7 anos, eles estão habituados as viagens longas de carro já foram para o pantanal, e sabem mergulhar e tem equipamento e até roupas de mergulho, mas pela idade eles não podem fazer a flutuação no Rio da Prata, preciso da sua opinião, abraços e obrigada

Estou querendo ir a bonito agora no final do ano,
mas estou sem saber se é a segunda quinzena de novembro ou a primeira de dezembro a melhor opção para passear por lá!
em alguns sites novembro é uma boa época, em outros dezembro, então fiquei um pouco na dúvida!
muito obrigado!

    Olá, Célia! Bonito é legal durante todo o ano. E entre o final de novembro e início de dezembro, não tem tanta diferença assim. Como as férias escolares começam em dezembro, talvez seja mais interessante ir em novembro, para não pegar os passeios muito cheios.

Ola, eu gostaria de saber se e caro passar do dia 28 de dezembro a 3 de janeiro de 2015 ai?

    Olá, Luciana! Somos um site indepedente. Não fazemos cotação de preços, mas viajar no Ano Novo é sempre mais caro. Consute uma agência local ou pesquise em sites como o Submario Viagens e o Booking.

Olá!
Gostei muito das dicas do site e gostaria de saber se em uma semana (de 09/11/14 à 16/11). da pra visitar Bonito e Pantanal ou é melhor um de cada vez? Grata
Katia

Bom Dia!

Estaremos de férias em Maio e gostaríamos de ir a Bonito, eu li um comentário que época das secas.Quer dizer que Maio não é um bom mês para ir a Bonito?
Obrigado.

    Olá, Catarina! A época de chuvas termina em março/abril. Em maio já começa o período de secas, que vai até o mês de agosto. A época ainda é muito boa para visitar Bonito.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.