Bonito

Guia de Bonito

Bonito

Bonito parece até nome-fantasia — como se tivessem batizado o lugar por causa da belezura dos seus rios cristalinos, povoados por peixes coloridos. Trata-se de uma coincidência: o povoado se formou dentro das terras da Fazenda Rincão Bonito, fundada em 1869, mais de um século antes de inventarem o termo ecoturismo.

O fato de Bonito ser bonito, porém, explica apenas parte do seu sucesso. O diferencial de Bonito está em outros adjetivos — como ‘organizado‘, ‘responsável‘ e ‘sustentável‘. Num país onde o turismo predatório impera, e piscinas naturais em alto-mar ficam tão apinhadas quanto banhos públicos japoneses, Bonito optou pela conservação.

Bonito é único — mas não deveria ser. Todos os destinos turísticos brasileiros têm muito o que aprender aqui.

O que esperar de Bonito

Todos os atrativos — a maioria situada em propriedades privadas — têm plano de manejo e limite diário de visitação. Os visitantes são acolhidos em centros de recepção bem-equipados, onde recebem instruções para os passeios e são então guiados em pequenos grupos para o desfrute responsável da natureza.

Na volta da flutuação, da caminhada, da cavalgada ou do banho de cachoeira, uma mesa farta de comida da fazenda, preparada no fogão a lenha, costuma estar à espera. Nham!

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

141 comentários

BONITO

Bonito é bonito!
Bonito é tão bonito!
Bonito! Bonito! Bonito!

Bonito é a pura beleza!
Bonito é a pura natureza!
Bonito é a pura riqueza!

Vem viver a vida,
Sentindo seu sentido,
Bem bom em Bonito.

Autor: Sebastião Santos Silva da Bahia

Olá amigos, eu e minha esposa temos uma filhinha de 9 meses e gostaríamos de saber se seria proveitoso ir a Bonito com um bebê de colo?? Desde já agradeço e parabéns pelo site.

    Olá, Lázaro! O problema de ir com criança pequena está nos passeios de flutuação, que teriam que ser feitos separadamente, em duas sessões contínuas, para sempre alguém ficar com a criança.

    Oi, Lázaro! Moro em Bonito e estou sempre fazendo diversos passeios com meu filho, além de acompanhar muita gente que vem com bebês.

    Sobre as flutuações, meu filho (que agora tem 4 anos) ainda não tem coragem de fazer, mas ama ir no barco de apoio, enquanto eu flutuo no rio ao lado. É uma experiência maravilhosa para ambos, ainda que diferente para cada um, e que repetimos diversas vezes.

    No caso de bebês, vocês podem ir na mesma flutuação e curtir o passeio juntos. Para isso, é só escolher uma das opções de flutuação com barco de apoio, que possibilitam a troca de quem estará com a bebê (um de vocês começa com ela no barco e o outro flutuando e depois trocam no percurso). Conheço várias pessoas que fazem assim e todas amam.

    Para isso, recomendo as (excelentes) flutuações do Aquário Natural e da Praia da Figueira, que além de barco de apoio, tem bastante sombra no percurso, o que também é importante para quem vem com bebês.

    Caso queira ver um pouco mais sobre essas e outras opções para os demais dias da viagem, fiz um post que tem as opções de passeios que a gente mais indica para crianças pequenas e bebês terem contato com os peixes em Bonito:

    https://www.maenomundo.com/lugares-imperdiveis-para-criancas-em-bonito-ms/

Em Bonito se você estiver sem carro a única forma de ir para os passeios é de transfer ou existe transporte urbano ?

Olá Ricardo

Vc sabe algo sobre as queimadas afetarem pontos turísticos de Bonito??

    Olá, Claudia! Bonito está fora do Pantanal. E o pior das queimadas está acontecendo no Pantanal Norte.

Olá! Vou visitar Bonito agora no mes de dezembro. Apenas comprei dois passeios, os mais famosos, gruta da lagoa azul e o da boca da onca. Estou louca pra fazer flutuacao. Mas a moca da agencia disse que seria melhor ver sobre esses passeios quando chegasse na cidade, pois quando chove, me disse que todos os passeios sao cancelados. Isso é verdade?

    Olá, Simone! Se as águas turvarem, os passeios podem ser suspensos, sim. Mas vale a pena comprar com antecedência e pedir reembolso se for preciso.

Fiz uma pesquisa e vi que alguns sites de notícias veicularam matérias sobre a lama que atinge os rios das cidade de Bonito e Jardim – o rio da Prata e o Formoso também. Há matérias bastante recentes (do mês atual), mas as notícias indicam que são episódios recorrentes desde o segundo semestre do ano passado. O problema parece se agravar quando chuvas atingem a região. Diferente de uma turbidez usual depois de uma forte chuva que se dissipa rapidamente, há fotos dos rios tomados de lama e relatos que a água permanece completamente marrom por mais de uma semana. Vi que não existe nenhum comentário aqui de alguém que visitou a região recentemente. Vamos aguardar as atualizações

Olá, recentemente li uma reportagem sobre a poluição que esta afetando diretamente o ecossistema em bonito, inclusive prejudicando passeios tradicionais. Tenho tudo programado para ir em Agosto de 2019. Você acha que essa poluição prejudicará os passeios?

    Olá, Alan! Também fomos surpreendidos. Vamos acompanhar a situação.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.