Bonito: quando ir

Guia de Bonito

Quando ir a Bonito

Bonito é um destino que pode ser visitado o ano inteiro, mas que oferece uma experiência melhor em determinadas épocas. A baixa temporada tem preços mais camaradas para passeios e hospedagem, e também períodos de clima mais ameno. Quem só viaja durante as férias escolares precisa escolher entre o risco de pegar chuvas no verão, ou encarar o frio do inverno.

Maio a setembro

O período que vai do final do outono ao início da primavera é o menos chuvoso em Bonito. O inverno é frio, mas as flutuações não ficam prejudicadas. Pelo contrário: com a escassez de chuvas, a visibilidade na água atinge o auge.

A temperatura dos rios se mantém sempre na casa dos 20°C, e o uso obrigatório de roupas de neoprene ajuda a conservar o calor do corpo. Só não dá para mergulhar nas cachoeiras ou nos balneários, que têm água mais gelada.

A temperatura média mínima fica em torno de 15ºC, e a temperatura média máxima, próxima dos 25ºC.

Junho, julho e agosto são os meses em que historicamente menos chove, com médias de precipitação inferiores a 55 mm.

Para combinar Bonito com o Pantanal, agosto e setembro são os melhores meses — na época da seca, os animais procuram por água e acabam ficando mais à vista para os visitantes.

Quando ir a Bonito: verão

O verão em Bonito é chuvoso, quente e tem mais mosquitos. A vantagem de viajar no verão é poder se esbaldar nas cachoeiras de Bonito, que vão estar com mais volume d’água, e também nos balneários (as praias de rio).

Quem só tem as férias escolares para viajar deve tentar ir a Bonito o quanto antes, tanto para escapar do pior das chuvas — que pode prejudicar as flutuações, turvando a água –, quanto para aproveitar as tarifas de baixa temporada ainda praticadas no iniciozinho de dezembro.

Por dados históricos, dezembro, janeiro e fevereiro são os meses de mais chuva, com médias de precipitação superiores a 165 mm. A temperatura média máxima no verão é de 30ºC, e a temperatura média mínima fica perto dos 20ºC.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Réveillon e Carnaval

    É recomendável evitar o Ano Novo e o Carnaval em Bonito, quando a cidade atinge o pico da lotação. Mesmo que se consiga vaga nos atrativos, os demais serviços podem ficar prejudicados, e para comer nos melhores restaurantes vai ser preciso esperar em fila.

    142 comentários

    Olá, muito interessante seu conteúdo!! Parabéns.

    Uma dúvida, vi que a Vivo não cobre a região, tem alguma operadora que atenda com qualidade a região? a Vivo não pega em lugar nenhum? Como temos que estar semore conectados, fiquei preocupado com isso antes de escolher o destino da próxima viagem.

    Em novembro é uma época boa pra ir?

      Olá, Nathalia! Nâo há época ruim para Bonito. Apenas no auge do verão algumas chuvas mais fortes podem turvar as nascentes por alguns momentos.

    Quero ir em julho desse ano para Bonito, bem no início. Acha que passeio de boia cross fica prejudicado? Não tenho tanto interesse em entrar nas cachoeiras, apenas observar. Quero fazer passeios a cavalo também…

      Olá, Mariana! Os passeios às nascentes são feitos com roupas de neoprene, você não passa frio. No boiacross você pode sentir frio se a temperatura estiver baixa. Verifique se o provedor do seu passeio aluga roupas de neoprene para o boia-cross.

    Poderiam me dizer qual seria o melhor mês após julho para ir a Bonito e fazer o passeio de bóia Cross?

    Estou pensando em ir do dia 02 a 09 de maio. O tempo costuma está frio nessa época, impossibilitando passeios de cachoeira?

      Olá, Cibele! Já não estará mais quente como no verão. A temperatura vai depender de haver ou não veranico.

    No meio do mês de março é bom para visitar as cachoeiras e ao mesmo tempo fazer passeios de flutuação?

      Olá, Cibelly! Sim. Em caso de chuvas fortes, as nascentes podem ficar turvas por algumas horas.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito