Todos os azuis de Capri, num passeio em volta da ilha 1

Todos os azuis de Capri, num passeio em volta da ilha

Os dias estavam quentes na ilha de Capri — um início de outubro extremamente agradável, com temperatura de verão durante o dia e friozinho à noite. A previsão indicava uma sequência de dias ensolarados. Não dava para não fazer um passeio de volta à ilha.

passeio em torno da ilha de capri

Existem duas modalidades de “giro dell’isola”.

Você pode dar a volta em barcos grandes, com 20 a 30 passageiros, a módicos 20 euros por pessoa. Ou você pode cacifar um barco privativo, com marinheiro. No porto, há vários vendedores agenciando esses barcos. O preço vai depender do dia, do nível do barco e da sua capacidade de negociação; pense numa base de 120 euros para duas horas de navegação.

Eu fiz pelo meu hotel, dado que sou ruim de negociação e queria um barco/marinheiro de boa reputação. Pela tabela do hotel, o passeio de duas horas para até 4 pessoas saía 140 euros. (Um passeio de dia inteiro para até 7 pessoas saía 280 euros — comparativamente, uma pechincha.) O recepcionista fez a reserva por telefone de tardezinha na véspera e nos deu o voucher.

Procuramos o marinheiro no lugar combinado, às 11 da manhã. Entregamos o voucher e fomos direto ao nosso barco.

Era um gozzo, o barco de madeira típico da região. A proa devidamente atoalhada. Pípols, com um bom farnelzinho e bebidas na geladeirinha, isso daria um passeio de dia inteiro inolvidável.

passeio em volta da ilha de capri

Logo na saída cruzamos com um barco de excursão e tivemos certeza de que o investimento no barquinho privativo compensava 😀

O giro começa pelo lado direito do porto, no caminho oposto ao trânsito pesado em direção à Gruta Azul. Neste primeiro trecho pegamos sombra da montanha.

Capri: passeio de barco em volta da ilha

Dez minutos depois de sair já estávamos ao sol.

Todos os azuis de Capri, num passeio em volta da ilha 2

Pois a combinação do sol com as inúmeras profundidades distintas do entorno da ilha é que produz uma paleta incrível de azuis (e alguns esverdeados).

Capri: passeio de barco em volta da ilha

O marinheiro leva às grutas mais bonitas e aponta os lugares para você fotografar 😀

Capri: passeio de barco em volta da ilha
Capri: passeio de barco em volta da ilha
Capri: passeio de barco em volta da ilha

Você pode fazer quantas paradas para banho quiser.

Capri: passeio de barco em volta da ilha
Capri: passeio de barco em volta da ilha

Parando umas duas vezes dá para completar a volta em duas horas. Se quiser parar mais, ou por um tempo mais prolongado, negocie uma hora extra.

Esta é a Grotta Verde, que dá para atravessar a nado.

Todos os azuis de Capri, num passeio em volta da ilha 3
Capri: passeio de barco em volta da ilha

E a Gruta Azul? Você sabe que chegou perto dela quando vê repentinamente um engarrafamento de barcos.

Capri: entrada da Gruta Azul

Nós poderíamos ter incluído a entrada à Gruta Azul no passeio; mas perderíamos pelo menos meia hora nesta operação. E como eu queria fazer o passeio convencional, pulamos.

Capri: passeio de barco em volta da ilha

Foi um lindo passeio. Melhor que isso, só tivesse sido de dia inteiro.

Minha recomendação: negocie três horas, para incluir a paradinha em frente à Gruta Azul (a entrada é paga à parte, 14 euros por pessoa, mais uma gorjeta para o barqueiro da Gruta) e poder se demorar mais em banhos naquele mar absurdo de bonito e gostoso. E leve bebidas — o gozzo sempre tem gelo a bordo.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    91 comentários

    Um update p o post: o preço do barco p turistas, sem parada, foi de 17 euros ontem. O alugue seu próprio barco 90 euros e o barco c Marinheiro variava de 100 ( final do dia) a 150 (preço do barco do nosso hotel) por 2 hs, 2 pessoas O barco p turista leva 1 h ao redor da ilha e vc pode escolher o tour sem parada na gruta azul. Nao para p mergulhar mas em outro post eu conto o dia inteiro de ontem, onde eu mergulhei hehe

    olá, irei a capri em julho próximo e fiquei meio assustada para voisitar a gruta, se optar em não fazer o passeio, o que mais terei para visitar em capri?

      Olá, Ana Lucia! Como você pode ver neste post, a volta de barco à ilha, mesmo sem entrar na gruta, é lindíssima.

    Ricardo, Obrigada pela resposta! Só fiquei triste pq tentei abrir os links com os comentários que você sugeriu mas ambos não estão mais funcionando. Eu estava querendo saber se mesmo no frio os passeios a barco funcionam.

      Olá, Isabella! Quem responde é A Bóia. O link dado acima está funcionando perfeitamente. No frio você pode conseguir fazer o passeio, claro, mas passeio de barco no frio é desconfortável.

      Viaje na época certa de cada destino. Viajar na época errada é desperdiçar seu dinheiro, seu tempo e suas férias.

    Olá Ricardo, eu e meu marido estamos nos preparando para ficar uns 2 dias em Capri no começo de Outubro. É uma boa época para estadia em Capri? Me disseram que em algumas épocas do ano os hotéis e restaurantes praticamente fecham.

      Olá, Priscila! Quanto mais cedo em outubro, melhor. Na segunda quinzena já estará frio. Em outubro os lugares ainda não estão fechados.

    Ola Ricardo, qual hotel voce ficou hospedado em Capri? Tem alguma recomendacao? Vamos passar somente uma noite.
    Obrigado!

      Olá, Caio! O Ricardo Freire ficou no Syrene, que é associado à rede Best Western e um dos mais abordáveis no centrinho de Capri.

    Oi Ricardo,
    Estou indo para Capri dia 10/07 ficarei 5 dias na Ilha, gostaria de saber se esse preço do passeio de barco privativo de 140 euros muda na alta temporada.
    Já vi que vou encarar uma fila enorme na gruta visto que estou indo em pleno verão. Vou seguir sua sugestão e garantir umas horas extras. O que voce sugere? Grata

      Olá, Lucianna! Aqui quem responde é A Bóia. Não sabemos sobre preço na alta temporada. Tome este preço como referência para sua negociação.

    Olá, pessoal!
    Alguém sabe como chega em Villa Jovis? Dá para ir à pé ou é preciso um guia? E quanto paga para entrar?

      Olá, Raisa! Passe no posto de turismo e pegue o seu mapinha. São dois quilômetros e meio de caminhada a partir da pracinha central de Capri. A entrada custa 2 euros.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito