Todos os azuis de Capri, num passeio em volta da ilha 1

Todos os azuis de Capri, num passeio em volta da ilha

Os dias estavam quentes na ilha de Capri — um início de outubro extremamente agradável, com temperatura de verão durante o dia e friozinho à noite. A previsão indicava uma sequência de dias ensolarados. Não dava para não fazer um passeio de volta à ilha.

passeio em torno da ilha de capri

Existem duas modalidades de “giro dell’isola”.

Você pode dar a volta em barcos grandes, com 20 a 30 passageiros, a módicos 20 euros por pessoa. Ou você pode cacifar um barco privativo, com marinheiro. No porto, há vários vendedores agenciando esses barcos. O preço vai depender do dia, do nível do barco e da sua capacidade de negociação; pense numa base de 120 euros para duas horas de navegação.

Eu fiz pelo meu hotel, dado que sou ruim de negociação e queria um barco/marinheiro de boa reputação. Pela tabela do hotel, o passeio de duas horas para até 4 pessoas saía 140 euros. (Um passeio de dia inteiro para até 7 pessoas saía 280 euros — comparativamente, uma pechincha.) O recepcionista fez a reserva por telefone de tardezinha na véspera e nos deu o voucher.

Procuramos o marinheiro no lugar combinado, às 11 da manhã. Entregamos o voucher e fomos direto ao nosso barco.

Era um gozzo, o barco de madeira típico da região. A proa devidamente atoalhada. Pípols, com um bom farnelzinho e bebidas na geladeirinha, isso daria um passeio de dia inteiro inolvidável.

passeio em volta da ilha de capri

Logo na saída cruzamos com um barco de excursão e tivemos certeza de que o investimento no barquinho privativo compensava 😀

O giro começa pelo lado direito do porto, no caminho oposto ao trânsito pesado em direção à Gruta Azul. Neste primeiro trecho pegamos sombra da montanha.

Capri: passeio de barco em volta da ilha

Dez minutos depois de sair já estávamos ao sol.

Todos os azuis de Capri, num passeio em volta da ilha 2

Pois a combinação do sol com as inúmeras profundidades distintas do entorno da ilha é que produz uma paleta incrível de azuis (e alguns esverdeados).

Capri: passeio de barco em volta da ilha

O marinheiro leva às grutas mais bonitas e aponta os lugares para você fotografar 😀

Capri: passeio de barco em volta da ilha
Capri: passeio de barco em volta da ilha
Capri: passeio de barco em volta da ilha

Você pode fazer quantas paradas para banho quiser.

Capri: passeio de barco em volta da ilha
Capri: passeio de barco em volta da ilha

Parando umas duas vezes dá para completar a volta em duas horas. Se quiser parar mais, ou por um tempo mais prolongado, negocie uma hora extra.

Esta é a Grotta Verde, que dá para atravessar a nado.

Todos os azuis de Capri, num passeio em volta da ilha 3
Capri: passeio de barco em volta da ilha

E a Gruta Azul? Você sabe que chegou perto dela quando vê repentinamente um engarrafamento de barcos.

Capri: entrada da Gruta Azul

Nós poderíamos ter incluído a entrada à Gruta Azul no passeio; mas perderíamos pelo menos meia hora nesta operação. E como eu queria fazer o passeio convencional, pulamos.

Capri: passeio de barco em volta da ilha

Foi um lindo passeio. Melhor que isso, só tivesse sido de dia inteiro.

Minha recomendação: negocie três horas, para incluir a paradinha em frente à Gruta Azul (a entrada é paga à parte, 14 euros por pessoa, mais uma gorjeta para o barqueiro da Gruta) e poder se demorar mais em banhos naquele mar absurdo de bonito e gostoso. E leve bebidas — o gozzo sempre tem gelo a bordo.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    91 comentários

    Bom dia. Gostaria de saber se ao contratar o barco para 6 pessoas (vou só com minha esposa) tem possibilidade de compartilhamento do preço com as outras. Por exemplo, em veneza copiei o seguinte: Os preços, claro, variam muito. No entanto, eles costumam estar em média €80,00 (por barco, valor que é dividido pelas pessoas), correspondendo a uma volta de aproximadamente 40 minutos na cidade. Então há esta possibilidade?

      Olá, Alberto! Barcos privativos são… privativos. Se você quiser dividir com pessoas que ainda não conhece, pode fazer plantão num stand de operador de passeios no porto e encontrar pessoas na mesma situação.

    Boa noite, gostaria de saber se nos passeios nos barcos de excursão tem opção de paradas para banho? ou se para 2 pessoas tem passeios em barcos privativos mais em conta?
    obrigada

      Olá, Andreia! Os barcos grandes normalmente não têm parada para banho.

    Olá Ricardo Freire. Reservei dois dias para Capri em junho/19 e estou preocupada se será fácil encontrar com facilidade ingressos para o passeio ao redor da ilha uma vez que tais dias serão sábado e domingo. Você sabe se tem como reservar antes?

    Ídolo Bóia, sei q não tem mto a ver com o assunto aqui, mas é urgente. Tô com passagem destino final Nápoles (Itália) com conexão em Zurique (Suiça). Sei q a imigração é feita em Zurique e a bagagem vai direto pra Nápoles. Vou emitir a Carta Schengen pelo cartão visa… No preenchimento para solicitação pede o país de destino… Qual devo colocar? Desde já agradeço pela força.

      Olá, Frederico! Ponha o destino final da passagem. Mas tecnicamente não faz diferença, pois vale na Europa inteira, até fora do espaço Schengen.

    Olá, Ric Freire e Bóia! Com muita ajuda das dicas do VnV, estou com uma viagem programada para Capri, Costa Amalfitana e Costa do Cilento, na segunda quinzena de setembro. Sei que não dá pra adivinhar o futuro. mas vocês pensam que o fato de ter acontecido o terremoto na região central da Itália está semana é motivo para pensar em mudar o destino ? Não tenho a menor ideia ou experiência das implicações de um terremoto , e estou aqui na dúvida … Valeu !!

      Olá, Carol! Infelizmente, nem com bola de cristal dá para prever. Mas se você der uma olhada no retrospecto de terremotos, vai ver que são acontecimentos bastante pontuais. As réplicas que ocorrem são nas redondezas e sempre em proporções menores. Os grandes terremotos acontecem no espaço de muitos anos entre eles numa mesma região.

    Também fiz esse passeio de barco privativo e recomendo muito, apesar de caro. Quando estava mergulhando na gruta verde e vi um barco turístico grande com as pessoas só olhando, sem poder aproveitar a água, tive certeza da escolha. Optei por não descer na gruta azul, pois estava com fila e me faria perder tempo do passeio. Paguei 200 euros para 2 pessoas em agosto 2014, através do hotel. Também não sei negociar e já me meti numa roubada em um passeio de barco em Cartagena quando inventei de contratar direto no porto.

    Olá estou indo a Capri dia 27/07 e gostaria de fazer esse passeio de barco privado. Será que alguém poderia por favor informar aqui algum website ou contato de algum deles?! Obrigada

    Oi Ricardo,

    Parabens pelo seu blogo. Excelente!

    Eu estou pensando em fazer um BATE VOLTA – Roma x ilha Capri em Agosto. (tem q ser em Agosto e apenas 1 dia)

    Com todas as suas dicas, vi que e possivel sim. Eu atualmente moro na Irlanda, so chove e faz frio AFF… e quero nesse verao um pulinho na praia nem que seja de 1 dia e estou optando por Capri.

    Minha duvida: Esse barco privado que voce pegou em torno de 120 euricos, e valor por pessoa ou pode ser o casal? Eu nao faco questao de conhecer a Gruta Azul, mas faco questao das 2 paradas para mergulhos e muitas fotos.

    Oura duvida e se voce sabe um bom restaurant para almocarmos no final do passeio de 2 horas ja para nos preparamos para voltar para Roma.

    Minha programacao e pegar o passeio de 11 ate 13 e teriamos que pegar o barco voltando para Napole de 17:05. nesse intervalor, alguma dica? Restaurante, algum ponto da cidade, ou uma praia de banho proxima?

    Desculpas a falta de acento nas palavras, O pc nao e meu e nao sei usar esse teclado corretamente.

    obrigada!!

      Olá, Angelina! O valor é por barco. Em agosto deve estar mais caro.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito