Guia de Caraíva
Caraíva
Caraíva é o vilarejo do Sul da Bahia que melhor conserva a rusticidade da região. Ruas de areia, luz de lanterna, forró pé de serra. Veja como curtir a praia mais carismática do Sul da Bahia com as dicas deste guia prático de viagem a Caraíva:
O que esperar de Caraíva

Nada define tão bem Caraíva quanto o episódio da chegada da luz elétrica. Depois de décadas funcionando à base de barulhentos (e fedorentos) geradores de energia movidos a diesel, finalmente em 2008 o povoado foi ligado à rede estadual de energia.
Mas a luz chegou nos termos que a comunidade exigiu: com fiação enterrada, e sem postes. Tudo para “não apagar as estrelas no céu”.
Mais de uma década mais tarde, a vila continua com o mesmo espírito da época dos geradores (mas sem o barulho nem o cheiro de diesel). Houve outras mudanças, claro. As casinhas da beira-rio ganharam cores vivas como as do Quadrado de Trancoso. Quase todas as pousadas já têm ar condicionado.
Na temporada alguns bares de praia ganham ares de “lounge”. E os dois forrós do povoado se alternam na animação noturna — nos fins de semana fora de temporada, e quatro noites por semana no verão.
Anotes para quando você for. Dois itens são imprescindíveis: chinelos para o dia (a areia fica quente, não dá para circular descalço) e lanterna para a noite (não tem postes de luz, lembra?).

Promoções para sua viagem
Passagens promocionais para destinos no Brasil e no exterior
Quando ir a Caraíva

Em termos de clima, há pouca diferença ao longo do ano. Como em todo o Sul da Bahia, não existe nenhuma época totalmente seca ou extremamente chuvosa.
Você deve pegar sol e um pouco de chuva em qualquer viagem. No inverno (junho-agosto), os dias serão um pouco mais curtos, e as noites, fresquinhas. No verão o calor será intenso.

Mala de bordo nas medidas certas
O que muda Caraíva são as férias. Venha entre o Réveillon e o Carnaval, e a vila vai estar cheia e animada, com festas todas as noites.
Em julho, a lotação não será máxima, mas haverá um bom movimento. Nos outros meses, no entanto, o povoado vai estar sossegadíssimo (e o forró vai rolar só nas noites de 6ª e sábado, com mais moradores do que turistas).
Quantos dias ficar em Caraíva?

Se você está fazendo um giro pelo Sul da Bahia e quer apenas um gostinho de Caraíva, 2 noites podem ser suficientes.
Mas se você vai sair da sua cidade para ir especificamente a Caraíva, a viagem só se justifica se você ficar pelo menos umas 4 noites.
E se Caraíva for realmente o seu número, então uma semana vai parecer pouco tempo.
Comentários
Vale a pena fazer um bate volta de Trancoso para Caraiva?
Olá, Marcel! É possível, você vai levar pouco mais de 1 hora até o ponto das canoas. Mas o ideal é passar uma ou duas noites, para ver Caraíva à noite e também para pegar praia um dia no Satu.