caraiva-beira-rio

Guia de Caraíva

Caraíva

Caraíva é o vilarejo do Sul da Bahia que melhor conserva a rusticidade da região. Ruas de areia, luz de lanterna, forró pé de serra. Veja como curtir a praia mais carismática do Sul da Bahia com as dicas deste guia prático de viagem a Caraíva:

O que esperar de Caraíva

Boteco do Pará

Nada define tão bem Caraíva quanto o episódio da chegada da luz elétrica. Depois de décadas funcionando à base de barulhentos (e fedorentos) geradores de energia movidos a diesel, finalmente em 2008 o povoado foi ligado à rede estadual de energia. Mas a luz chegou nos termos que a comunidade exigiu: com fiação enterrada, e sem postes. Tudo para “não apagar as estrelas no céu”.

Mais de uma década mais tarde, a vila continua com o mesmo espírito da época dos geradores (mas sem o barulho nem o cheiro de diesel). Houve outras mudanças, claro. As casinhas da beira-rio ganharam cores vivas como as do Quadrado de Trancoso. Quase todas as pousadas já têm ar condicionado.

Na temporada alguns bares de praia ganham ares de “lounge”. E os dois forrós do povoado se alternam na animação noturna — nos fins de semana fora de temporada, e quatro noites por semana no verão.

Anotes para quando você for. Dois itens são imprescindíveis: chinelos para o dia (a areia fica quente, não dá para circular descalço) e lanterna para a noite (não tem postes de luz, lembra?).

Quando ir a Caraíva

Caraíva: temperatura e chuvas mês a mês

Em termos de clima, há pouca diferença ao longo do ano. Como em todo o Sul da Bahia, não existe nenhuma época totalmente seca ou extremamente chuvosa. Você deve pegar sol e um pouco de chuva em qualquer viagem. No inverno (junho-agosto), os dias serão um pouco mais curtos, e as noites, fresquinhas. No verão o calor será intenso.

O que muda Caraíva são as férias. Venha entre o Réveillon e o Carnaval, e a vila vai estar cheia e animada, com festas todas as noites. Em julho, a lotação não será máxima, mas haverá um bom movimento. Nos outros meses, no entanto, o povoado vai estar sossegadíssimo (e o forró vai rolar só nas noites de 6ª e sábado, com mais moradores do que turistas).

Quantos dias ficar em Caraíva?

Caraíva praia

Se você está fazendo um giro pelo Sul da Bahia e quer apenas um gostinho de Caraíva, 2 noites podem ser suficientes.

Mas se você vai sair da sua cidade para ir especificamente a Caraíva, a viagem só se justifica se você ficar pelo menos umas 4 noites.

E se Caraíva for realmente o seu número, então uma semana vai parecer pouco tempo.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

81 comentários

Olá!

Gostaria de ir pra Caraíva com meu marido e minha filha de um ano. É ok ir com bebê? Caso negativo, que lugar da Bahia seria legal ir com criança desta idade?

Obrigada, Boia!

Pessoal, por favor, ajudem com a divulgação dessa petição (link abaixo) que detalha os maus tratos dos burros de Caraíva que mancham a imagem desse pequeno paraíso.
Juntos somos mais fortes.

http://chng.it/pdXKggPP

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.