caraiva-beira-rio

Guia de Caraíva

Caraíva

Caraíva é o vilarejo do Sul da Bahia que melhor conserva a rusticidade da região. Ruas de areia, luz de lanterna, forró pé de serra. Veja como curtir a praia mais carismática do Sul da Bahia com as dicas deste guia prático de viagem a Caraíva:

O que esperar de Caraíva

Boteco do Pará

Nada define tão bem Caraíva quanto o episódio da chegada da luz elétrica. Depois de décadas funcionando à base de barulhentos (e fedorentos) geradores de energia movidos a diesel, finalmente em 2008 o povoado foi ligado à rede estadual de energia. Mas a luz chegou nos termos que a comunidade exigiu: com fiação enterrada, e sem postes. Tudo para “não apagar as estrelas no céu”.

Mais de uma década mais tarde, a vila continua com o mesmo espírito da época dos geradores (mas sem o barulho nem o cheiro de diesel). Houve outras mudanças, claro. As casinhas da beira-rio ganharam cores vivas como as do Quadrado de Trancoso. Quase todas as pousadas já têm ar condicionado.

Na temporada alguns bares de praia ganham ares de “lounge”. E os dois forrós do povoado se alternam na animação noturna — nos fins de semana fora de temporada, e quatro noites por semana no verão.

Anotes para quando você for. Dois itens são imprescindíveis: chinelos para o dia (a areia fica quente, não dá para circular descalço) e lanterna para a noite (não tem postes de luz, lembra?).

Quando ir a Caraíva

Caraíva: temperatura e chuvas mês a mês

Em termos de clima, há pouca diferença ao longo do ano. Como em todo o Sul da Bahia, não existe nenhuma época totalmente seca ou extremamente chuvosa. Você deve pegar sol e um pouco de chuva em qualquer viagem. No inverno (junho-agosto), os dias serão um pouco mais curtos, e as noites, fresquinhas. No verão o calor será intenso.

O que muda Caraíva são as férias. Venha entre o Réveillon e o Carnaval, e a vila vai estar cheia e animada, com festas todas as noites. Em julho, a lotação não será máxima, mas haverá um bom movimento. Nos outros meses, no entanto, o povoado vai estar sossegadíssimo (e o forró vai rolar só nas noites de 6ª e sábado, com mais moradores do que turistas).

Quantos dias ficar em Caraíva?

Caraíva praia

Se você está fazendo um giro pelo Sul da Bahia e quer apenas um gostinho de Caraíva, 2 noites podem ser suficientes.

Mas se você vai sair da sua cidade para ir especificamente a Caraíva, a viagem só se justifica se você ficar pelo menos umas 4 noites.

E se Caraíva for realmente o seu número, então uma semana vai parecer pouco tempo.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    119 comentários

    Acabei de ir com as crianças e gostei muito! Como era ano Novo estava bem cheio, mas por estar em família, sempre chegamos mais cedo que a muvuca nos restaurantes e na praia de manhã. Ou seja, pegamos os melhores lugares!!! Simplesmente AMEI ouvir a banda Caraivanas no Bar do Porto! Aliás gostei bastante dos restaurantes de forma geral. Fiz um post só para eles:

    https://viajocomfilhos.com.br/2016/03/restaurantes-em-caraiva-bahia/

    Ah, a luz acabou na praia toda mais de uma vez, mas sinceramente, acho inevitável pelo número de turistas que estavam por lá.

    E o passeio para Corumbau foi maravilhoso!

    Nos hospedamos na Pousada Terra, com quartos muito agradáveis, com mezaninos, uma boa dica para quem vai em família (com crianças pequenas pois as escadas podem ser perigosas).

    Pessoal, não vi dicas sobre hospedagem, então deixo a minha: quem quiser alugar casa, recomendo muito as casinhas da Vila Cajueiro, eu fiquei lá neste verão e super recomendo. É uma vila de casas, todas com cozinha, e serviços incluídos tb. Fica a dica. https://vilacajueiro.com.br

    Bom dia,

    Há algum ônibus que sai da Praia do Espelho em direção a Caraíva? Caso sim, sabem informar a empresa e os horários?

    Grata.

      Olá, Juliana! Não tem não. Você teria que parar na estrada, à altura da entrada do condomínio Outeiro das Brisas, e ir caminhando 5 km. Não é recomendável.

    Outra dúvida, como faço para ir até a praia do espelho partindo de Caraíva? Só um detalhe, durante o dia em que estarei lá a maré não estará muito baixa o que, teoricamente, dificultaria a caminhada de cerca de 8 km, ou não tem problema?

      Olá, Saulo! Se você está preocupado com segurança, é melhor não fazer o passeio a pé, já que passará por muitos km de praia erma. Caso vá caminhando, vá apenas na maré baixa. Pense em investir num táxi.

    Oie,
    Adorei o blog… Gostaria de umas dicas…
    Eu, meu namorado e um casal de amigos, queremos passar o réveillon no sul da Bahia. Somos de BH e vamos de carro. Pensamos em Passar por Dunas de Itaúnas, Cumuruxatiba e Caraíva.
    Gostaríamos de dicas tipo, onde ficar?melhor reservar ou podemos ir sem reserva? qual dessas cidades seria melhor passar o réveillon.
    Obrigada!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito