Caraíva

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Caraíva: onde ficar

Caraíva pode ser um destino rústico, mas há muitas pousadas confortáveis -- à beira-mar, perto da beira-rio ou no miolo da vila. Veja nesta página onde ficar em Caraíva:

A Bóia recomenda: onde ficar em Caraíva

Clique nos nomes em azul para ver os detalhes

DNA Caraíva
Pousada Lagoa (central, ecológica, good vibes)
Flor do Mar (charme, debruçada na praia)
Pousada da Barra (melhor localização: beira-mar + beira-rio)

Custo x benefício:
Casa Pitanga (charme, perto da beira-rio)
Coco Brasil (beira-mar, bar de praia, perto do rio também)

Com crianças:
Vila do Mar (luxo, beira-mar)

Em turma:
Casas de temporada (economia & comodidade)

Voltar | Topo

Hospedagem em Caraíva: o que esperar

Caraíva: ruas de areia

As ruas são de areia

Em outras praias, a expressão 'pé na areia' se refere a pousadas situadas à beira da praia. Em Caraíva, porém, você se hospedará 'pé na areia' mesmo que sua pousada esteja localizada no miolinho da vila. Dependendo de onde você esteja, as ruas de areia fofa podem ser um obstáculo.

Se você tem fôlego curto, a melhor localização é nas imediações beira-rio, onde o solo é mais duro -- inclusive para chegar à praia. Mas se a sua prioridade for acordar e já estar a dois passos do mar, então aproveite as muitas pousadas à beira-mar.

Em termos de conforto, as pousadas de Caraíva evoluíram muitíssimo desde a chegada da rede de energia elétrica, em 2009. Quase todas têm ar condicionado, e já há uma meia-dúzia com piscina. Mas quem procura acomodações superbásicas, para economizar, ainda vai achar.

Se está indo com a família ou em turma, ou quer passar suas férias evitando aglomerações, veja como encontrar sua casa de temporada em Caraíva.

Transporte de malas para a sua pousada

Caraíva: transporte por carroça

Tem mala? Vá de 'táxi'!

No local de chegada das canoas funciona um 'ponto' de charretes. Se a sua pousada fica à beira-mar ou no miolo da vila, contrate uma delas. A corrida até a sua pousada vai custar R$ 30. O serviço também ajuda você a encontrar sua pousada sem perrengues -- é provável que o seu celular não pegue em Caraíva. Para voltar, peça para a pousada chamar uma carroça pelo telefone.

Voltar | Topo

Onde ficar em Caraíva: perto da beira-rio

Caraíva: beira-rio

Beira-rio à tarde

A todas essas pousadas você consegue ir a pé a partir do ponto de chegada das canoas.

Pousada Lagoa

Pousada Lagoa

Pousada Lagoa

Aberta há quase 30 anos, a Pousada Lagoa é uma verdadeira instituição local. Aqui se conserva mais ou menos intacta a vibe da Caraíva de 20 anos atrás. Está instalada pertíssimo da beira-rio, num terreno enorme e pouco construído -- a maior parte segue intocada para preservar a nascente e o pequeno lago (que já foi a tal lagoa que dá nome à pousada).

As acomodações ficam em chalés em meio ao verde: os "bangalôs" são chalés individuais, enquanto os "apartamentos" dividem um mesmo chalé. Todos têm ar condicionado split. A ambientação é praiana-clean: piso e banheiro de cimento queimado, paredes e móveis brancos. A pousada oferece sessões de ioga e costuma sediar eventos de bem-estar. O ponto de chegada das canoas está a 250 metros da entrada da pousada: todo mundo sabe indicar o caminho. Nota 9,3 no Booking (junho/2020).

Casa Pitanga

A 350 metros do ponto de chegada das canoas (em linha reta seria mais perto, mas é preciso dar uma pequena volta), a
Casa Pitanga é uma das pousadas mais novas de Caraíva. Os quartos são arejadíssimos, com acabamento de primeira. Todos têm varanda com rede e dão para o jardim. O cheirinho de novo, a qualidade do projeto e o serviço atencioso renderam nota máxima no seu verão de estréia. Nota 10 no Booking (junho/2020).

Pousada Casinhas da Bahia

Caraíva: Pousada Casinhas da Bahia

Casinhas da Bahia

Uma das pousadas mais tradicionais de Caraíva, a Casinhas da Bahia está situada a 200 metros do ponto de chegada das canoas. Algumas das casinhas têm fachadas geométricas ('platibandas') típicas do interior do Nordeste. Todas têm ar condicionado e dão para um bem-cuidado jardim. Nota 9,4 no Booking (junho/2020).

Quadradinho Caraíva

Inaugurada no verão 2019/2020, a pousada Quadradinho Caraíva tem formato inspirado na lendária praça de Trancoso: duas fileiras de casinhas com um gramado no meio. No fundo do terreno, uma capelinha e a área do café da manhã. As casinhas são de madeira, mas têm ar condicionado. O café é preparado no fogão a lenha e servido em canecas e pratos de ágata. Está a 3 minutos de caminhada do ponto de chegada das canoas. Nota 9,5 no Booking (junho/2020).

Onde ficar em Caraíva: beira-mar

Pousada da Barra, Caraíva

Pousada da Barra

As pousadas estão listadas em ordem geográfica, da barra para o sul.

Pousada da Barra

Pousada da Barra

Pousada da Barra

Uma das pousadas-símbolo do povoado, a Pousada da Barra é dona da localização mais privilegiada de Caraíva: junto ao rio e de frente para o mar. Construída numa época em que Caraíva era muitíssimo mais remota do que hoje, a pousada tem mais cara de casa de fazenda do que de casa de praia -- o que lhe confere um charme rústico todo próprio. Os quartos, espartanos mas com ar-condicionado, ficam em casas espalhadas pelo enorme terreno; a sede funciona como restaurante e sala de estar. Há também um bar de praia e um estúdio de yoga. Quem se hospeda aqui está a uma curta caminhada da zona de bares da beira-rio (à noite, leve lanterna!). Nota 8,5 no Booking (junho/2020).

Coco Brasil

Para quem procura uma pousada na praia com bom custo x benefício e, de quebra, pertinho da beira-rio, a Coco Brasil é um super achado. Os quartos são bem-apessoados e a pousada tem seu próprio bar de praia. Não há piscina. Saindo pelos fundos da pousada, em 3 minutos você está na beira-rio. Nota 9,2 no Booking (junho/2020).

Casa da Praia

Pousada Casa da Praia

A piscina da Pousada Casa da Praia

Ainda no início da década de 2010, a pousada Casa da Praia já era o endereço mais quente dos verões de Caraíva: seu Bar da Praia foi o primeiro a incorporar bossas de Trancoso e do Espelho, e passou a atrair a moçada menos alternativa do pedaço. Em 2016, instalou o que faltava para transformar o público do bar em clientes da pousada: uma belíssima piscina de pedra, exclusiva para hóspedes. Na temporada, ficar aqui é garantir estar no epicentro da muvuca diurna. (Fora de temporada, a pousada é bastante requisitada para festas e casamentos.) Os quartos, porém, são basicões: não compartilham do charme do bar de praia ou da piscina. Sem nota no Booking -- voltou há pouco para este canal e não há número de resenhas suficiente para formar nota (junho/2020).

Flor do Mar

Caraíva Pousada Flor do Mar

Pousada Flor do Mar

A Flor Do Mar foi a primeira pousada de charme de Caraíva. Nos tempos em o povoado funcionava à base de gerador, a Flor do Mar usava apenas luz de velas. Hoje a pousada mantém o estilo rústico-chic, mas com ar-condicionado. Está construída rente à areia, oferecendo uma maior proximidade do mar do que suas vizinhas. A sensação é a de estar numa casa de praia com caseiros fabulosos. Nota 9,5 no Booking (junho/2020)

Pousada San Antonio Praia

Pousada San Antonio Praia

Pousada San Antonio Praia

A San Antonio tira o melhor proveito possível de um terreno comprido e estreito à beira-mar. Foi criada uma viela entre a recepção e a praia. Dos dois lados desta viela estão postados os quartos, instalados em chalés individuais, com varanda e rede. O café da manhã é servido numa sala de frente para o mar. Nota 8,8 no Booking (junho/2020).

Pousada Vila do Mar

Pousada Vila do Mar

Pousada Vila do Mar

A Vila do Mar foi a primeira pousada de luxo de Caraíva. A primeira a ter piscina e ar condicionado -- isso, três anos antes da luz elétrica chegar. Ainda hoje, oferece uma comodidade exclusiva: uma piscina de hidromassagem. É também a pousada mais estruturada para receber famílias com crianças, com um pequeno playground. Os quartos, porém, são compactos. Nota 9 no Booking (junho/2020).

Voltar | Topo

Onde ficar em Caraíva: miolo da vila

Igrejinha de Caraíva

Mangue Sereno

A pousada Mangue Sereno surgiu na cola do sucesso do restaurante Mangue Sereno, aberto em 2003 -- e o primeiro a ter destaque no extinto Guia 4 Rodas. Tem apartamentos e chalés arejados e uma piscina muito bonita, inaugurada em 2019. Está a meio caminho entre a beira-rio e a beira-mar.
Nota 9,1 no Booking (junho/2020).

Villa Fulô

Aberta no verão de 2018, a Villa Fulô se situa no canto mais sossegado da vila, já na saída para a Aldeia Xandó. O conceito aqui é "luxo rústico", combinando madeiras, fibras e artesanato indígena com lençóis de algodão 300 fios, marcenaria fina e a piscina de pedra vulcânica. O quarto "luxo" tem banheira de hidromassagem. O quarto "master", um ofurô de tronco, no pátio. A suíte queen, um terraço com hidro e vista para o mar. A beira-rio está a 9 minutos de caminhada. Nota 9,5 no Booking (junho/2020).

Casas de temporada em Caraíva

A oferta de casas de temporada em Caraíva é bastante diversa: há desde casas super simples, básicas mesmo, até casas hiper charmosas, algumas de luxo inclusive.

É possível encontrar, verificar disponibilidade, saber preços e alugar essas casas sem burocracia na página de casas de temporada em Caraíva no Booking.

Verifique no mapa a localização das casas: não alugue em Nova Caraíva (a vila do outro lado do rio).

Caraíva tem mercados, padarias e farmácias. Grandes compras precisam ser transportadas de carroça.

Voltar | Topo

Nenhum comentário, deixe o primeiro!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar