Croácia

Guia da Croácia

Croácia

15 dias na Croácia: o roteiro da Mirian

De moto pelo Adriático, passando pela Croácia, nas dicas da Lu

Primeira viagem ao Leste Europeu: monte seu itinerário

Como montar sua viagem à Europa

Europa: quantos dias em cada lugar?

Europa: roteiros de 9 dias

Europa: roteiros de 15 dias

Europa: avião, trem ou carro?

Trem na Europa: tudo o que você precisa saber

Como comprar a passagem aérea certa para a Europa

Dinheiro para viagem: euro x cartão pré-pago x cartão de crédito

Como estimar gastos de viagem

Que moeda levar para 50 países

Não perca dinheiro no câmbio

155 comentários

Em Julho deste ano minha esposa e eu vamos para a Croácia (7 dias). Não estou conseguindo achar Kuna Croata para comprar nas casas de câmbio. O Euro é aceito lá tranquilamente?
Apreciaria alguns dicas neste sentido.
Obrigado

    Charles, tudo bem?
    Fui pra Croácia em maio/junho de 2018.
    Levamos euro e fizemos câmbio no hotel mesmo. A diferença era bem pouca em relação as casas de câmbio na cidade. Foi tranquilo e bem prático. Aqui no Brasil acho beeeeeem difícil você encontrar. E no geral euro não é aceito lá, mas aceitam bastante cartão.
    Espero ter ajudado.

    **Um adendo que passei uma informação errada e meu marido acabou de me lembrar… hehehehehe… A idade chega e a memória começa a falhar…

    Na verdade o câmbio nas casas de câmbio é HORRÍVEL!!! Fizemos em bancos algumas vezes (que é a melhor taxa, porém sempre tinha fila) ou no próprio hotel (que a diferença não era tanta…).

    Olá, Caroline! Você acaba de dar um testemunho de por que levar cartão pré-pago é mais negócio do que levar dinheiro vivo. Cartão pré-pago consegue ótima taxa de conversão e independe de onde e quando você usa. O IOF de 6,38% do cartão é mais vantajoso do que o deságio de casas de câmbio ou hotéis. As pessoas têm trabalho, perdem tempo e correm riscos levando dinheiro vivo, para acabar fazendo câmbio até 15% inferior à cotação interbancária (quando poderiam pagar apenas 6,38% no IOF e não perder um minuto da viagem procurando casa de câmbio em horário em que estejam abertas e ficando na fila).

    https://www.viajenaviagem.com/2018/05/que-moeda-levar-para-50-paises/#croacia

Acredito que o turismo na Croácia está muito em alta, encarecendo as coisas por lá. Mas ainda assim é um destino fantástico que quero conhecer no ano que vem.

Olá, tudo bem?
Gostaria de deixar registrada minha experiência na Croácia! Fui no final de maio/início de junho de 2018 e AMAMOS!!!
Que país!!!
Fizemos uma road trip começando por Dubrovnik.

-Dubrovnik: ficamos 4 dias inteiros. Nos hospedamos no Hotel Kompas (localizado em Lapad – distante da Old Town). Tem uma praia linda bem em frente e várias opções de restaurantes. Para chegar a Old Town basta pegar um ônibus (10 minutos) e já está na porta da cidade murada.
Me apaixonei por essa cidade!!! É sensacional!
Dia 1 – City tour pela cidade (Dubrovnik em Português – guia)
Dia 2 – Ilha de Lokrum pela manhã e inicio da tarde
Dia 3 – Bate e volta a Montenegro – Kotor e Budva [aqui vale uma pausa – Não recomendamos esse passeio. Achamos extremamente cansativo. Você passa mais tempo dentro do ônibus do que nas cidades em si. Saímos as 07:30 da manhã, perdemos o maior tempo na fronteira na ida e na volta e nas cidades mesmo ficamos apenas 3h30… ou seja… foi só pra falar que conhecemos Montenegro…]
Dia 4: Passeio de barco pelas blue caves e outras ilhas (fizemos um passeio de meio dia)

-Hvar: a estrada é linda linda, com o Mar Adriático sempre ao lado. É necessário pegar 45 minutos de Ferry para cruzar até a ilha e lá mais uns 70km de estrada, que devo dizer é um tanto quanto emocionante…
É uma ilha muito jovem, com belas praias, por lá ficamos 3 dias inteiros.
Nos hospedamos no Pharos Hotel.

-Split: devo confessar que não estava muito animada para Split, mas depois de fazer um walking tour e realmente ENTENDER a cidade, ela conquistou meu coração.
Ficamos hospedados no Dioclecian Experience, e por lá ficamos apenas 1 noite.

-Parque Nacional dos Lagos Plitvice: optamos por nos hospedar próximo ao parque pela comodidade, e porque sabíamos que andaríamos bastante pelas trilhas.
O parque é lindo!!!
Uma dica, a vista mais bonita do parque é entrando pela “Entrada 1”.

-Eslovênia: Bled e Ljubljana – 1 noite

-Zagreb: ficamos hospedados 2 noites na capital croata onde devolvemos o carro.

Qualquer dúvida…

Carol

Estive em junho na Croácia e na Bósnia e gostaria de dar umas dicas:
Deslocamentos de ônibus funcionam bem, mas preste atenção nas rodoviárias, uma vez que não há informação precisa sobre a plataforma de embarque – o mesmo vale para as viagens de barco/ferry em Split. Em Zagreb, por exemplo, encontrei o ônibus a partir do nome da empresa impresso na passagem, nenhum guichê conseguiu informar corretamente. Há destinos que fazem parte do trajeto para cidades mais distantes, é bom confirmar se é o veículo correto. Os motoristas não são as pessoas mais simpáticas com turistas e têm dificuldade em se comunicar em inglês. As poltronas, em geral, não são marcadas e as viagens têm diversas paradas para subida e saída de passageiros. Malas no bagageiro são cobradas. Comprei passagens de ônibus e ferry pela internet e deu tudo certo.

Os comerciantes, em geral, se esforçam para atender bem aos estrangeiros e tentam falar inglês. Um ou outro demonstra certo descaso, mas são poucos.

Se seu deslocamento no país for de ônibus, procure dicas de ‘como chegar’ com o hotel onde ficará hospedado. Táxis são meio caros e o transporte público costuma funcionar. O mesmo vale no caso dos Lagos Plitvice, que tem mais de uma entrada. Conforme o local de sua hospedagem, um ponto à frente ou anterior às entradas do parque economiza boa caminhada ou mesmo um deslocamento desnecessário de táxi.

Uma vez nos lagos, atente para os últimos horários dos barcos e ônibus que atendem ao parque. Perdi o último e tive de andar bastante.

Hvar, onde está a maioria dos atrativos e dos turistas, fica cerca de 20 min distante de Stari Grad, de ônibus. O ônibus segue o horário dos ferry boats que saem de Stari Grad e vão para Split. O porto de Stari Grad fica a 2km da cidade. Não é uma caminhada impossível, cerca de 30 min, à beira mar, com um visual bem bonito. O ônibus para no porto e segue para a cidade, que estava beeeem morta no domingo em que estive lá. Definir bem certinho os horários pode fazer a diferença entre um dia bem aproveitado ou não. O posto de informações turísticas estava fechado em Stari Grad.

Padarias, caixas eletrônicos e casas de câmbio são bem fáceis de achar.

Em Split e Hvar, há mais produtos de lavanda do que em Dubrovnik.

Em Mostar (na Bósnia), aceitam-se euros com mais tranquilidade. Em Sarajevo, menos nas lojas turísticas e na Croácia a preferência é pela moeda local. Se for de ônibus ou trem e utilizar a rodoviária principal, o deslocamento para o centro é bem fácil e dá para ir a pé. Os preços são melhores do que em Sarajevo e os produtos são praticamente os mesmos.

As paisagens são lindas. Se puder ir de carro, vale pela possibilidade de parar, curtir os lugares, enfim. Os ônibus são de boa qualidade, com ar condicionado, alguns com wifi que não funciona bem,,rs.., mas nenhum com banheiro entre os que peguei (a viagem mais longa que fiz durou 7h).

Ola.Quando viajo costumo comprar o chip apenas de dados da EasySIM4U e sempre funcionou bem. Estou indo para Paris e Croacia em setembro e gostaria de saber se alguém já utilizou ele por lá ou se tem alguma sugestão para chip de dados na Europa. Obrigada

    Victoria, tudo bem?

    Voltei em junho do mesmo roteiro (Paris e Croácia). Logo no desembarque do aeroporto em paris comprei um chip pré pago da Orange com 5GB por 39 euros (se não me engano) válido por 15 dias.
    Usei ele na França e na Croácia tranquilamente e não tive problema algum. Como fiquei 3 semanas viajando recarreguei com mais 5gb para continuar funcionando.

Ola Ricardo, tudo bem?
Quais sao as alternativas de chegar na croacia saindo de Londres sem ser avião?
Obrigada!!

    Olá, Maria Luiza! Quem responde é A Bóia.

    A distância entre Zagreb e Londres é de 1.600 km, a mesma entre São Paulo e Porto Seguro. Entre Split e Londres são 2.000 km, a mesma distância de São Paulo a Salvador pela BR 116. Se você encararia ir de Porto Seguro ou Salvador a São Paulo de outra maneira que não de avião, então pode ir de trem (19 horas de viagem desde Zagreb, com baldeações em Munique e Paris; 25 horas de viagem desde Split, com baldeações em Zagreb, Munique e Paris) ou de ônibus — que na Europa é bem menos confortável do que no Brasil (35 horas de viagem desde Zagreb, com baldeação em Paris).

Bom dia, preciso ir de Milão para Zagreb e penso em usar o ônibus flixbus para economizar. Você considera uma boa opção?

    Olá, Julia! Se você encara 10 horas num ônibus com assento não muito acolchoado e quase sem reclinar…

Viajo de 02 a 17 maio/18 para a Croácia e gostaria de saber como estará o clima, para adequar o tipo de roupa que levarei. Na ida, fico 3 dias na holanda, para visitar o parque Keukenhof, com as tulipas floridas e na volta, mais 5 dias em Lisboa, dormindo uma noite em óbidos. Já vai estar calor, dá pra pegar praia na Croácia?

    Olá, Fernanda! É provável que ainda não esteja quente o suficiente para pegar praia.

pretendemos viajar em set/out de 18 por 18- 20 dias por eslovenia , bosnia, montenegro e croacia em 2 casais. Pouco interior e mais litoral. A nossa pergunta é : podemos alugar carro em Liubliana, passear por estes paises e devolver em Liubliana novamente? São varias fronteiras (pode?) mas pegar e entregar no mesmo local. Grato

    Olá, Marco Antonio! Precisa informar a locadora para ver se ela permite.

Estamos na Croácia, e uma dica que quero dar aos viajantes é a seguinte: compre passagem aérea de Split para Zagreb, caso vá fazer o trecho. A viagem de ônibus é cansativa, de 05 a 06 hs pegamos um motorista mega mal humorado, (Bus da Samoborcek EU Grupa)… lotado, quenteee e o banheiro não funciona! Pagamos o equivalente a R$85,00 pela passagem de ônibus. Resolvi dar uma olhada no trecho via Croatian Airlines e o valor seria o equivalente a R$150,00, 45 min de vôo, acho que vale muito a pena! Adoramos a Croacia, o único contratempo até agora foi esse! Bjo e boa viagem!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito