Espelho

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Praia do Espelho: onde ficar

Longe da muvuca, perto do mar. A Praia do Espelho é um destino moldado para curtir praia com distanciamento social. Veja nossa seleção de pousadas e decida onde ficar na Praia do Espelho:

A Bóia recomenda: onde ficar na Praia do Espelho

Clique nos nomes em azul para ver os detalhes

Vista + estilo:
Fazenda Calá & Divino (colina à beira-mar)

Custo x benefício:
Enseada do Espelho (preços moderados, pé na areia)
Recanto do Espelho (econômica, pé na areia)

Conforto + distanciamento social:
Casas de temporada (no Outeiro e na praia)

Pé na areia + estilosa:
Bendito Seja (beira-mar)

Vista + piscina:
Pousada Outeiro (Outeiro das Brisas)

Voltar | Topo

Hospedagem na Praia do Espelho: o que esperar

Pousada Bendito Seja, Praia do Espelho

Posada Bendito Seja

O endereço "Praia do Espelho" pode se referir a duas localizações distintas: pé na areia na praia ou então no condomínio Outeiro das Brisas.

Hospedando-se pé na areia, você talvez nem se dê conta de que o Outeiro existe. Sua cama vai estar a pouco mais de 100 metros da areia -- sem muro, cerca ou guarita no seu caminho (é quase como morar dentro da praia). Nenhuma pousada ou casa de temporada vai ter piscina. À noite, você vai fazer um lanche ou jantar na sua pousada (mas se tiver vontade, pode ir a outra pousada ou mesmo subir a um restuarante no Outeiro, mediante reserva).

Escolhendo uma pousada ou uma casa de temporada no Outeiro das Brisas, você terá alguma vida social noturna (pelo menos nas férias de verão). Pode ser que você tenha piscina. Algumas casas dão direito a freqüentar o clube do Outeiro das Brisas, que está numa praia privativa e tem piscina. E, claro, você vai poder descer à Praia do Espelho a pé (por uma trilhazinha íngreme na falésia) ou de carro (7 km, saindo pela guarita do condomínio).

Fora da altíssima temporada (entre Réveillon e Carnaval) a disponibilidade de vagas onde ficar na Praia do Espelho, tanto em pousadas quanto em casas, é grande. Na temporada, os preços disparam, mas as reservas se esgotam com antecedência.

Voltar | Topo

Pousadas pé na areia

As pousadas estão listadas em ordem 'geográfica': do canto esquerdo (norte) ao canto direito (sul).

Pousada Enseada do Espelho

Pousada Enseada do Espelho, Praia do Espelho

Pousada Enseada do Espelho

Aberta no verão de 2004, a Enseada do Espelho foi a primeira pousada da Praia do Espelho operada sob padrões profissionais de hotelaria. Seus donos tinham um pequeno hotel em Porto Seguro (já vendido) e rapidamente fizeram da Enseada uma referência de qualidade, num tempo em que o serviço no Espelho era simpático, mas amador.

As áreas sociais e o jardim fazem você se sentir na casa de praia de amigos (ok: com mais mesas e espreguiçadeiras no jardim do que eles teriam). Os 7 quartos estão distribuídos entre a sede e dois bangalôs no jardim. Os apartamentos térreos são designados como "vista jardim", enquanto os do andar de cima têm "vista mar". Em dias de tempo firme, você pode tomar o café da manhã no gramado junto ao mar. A pousada fica no canto esquerdo da praia de Curuípe, já fora do trecho mais ocupado pelos visitantes de um dia só. Nota 9,6 no Booking (maio/2020).

Pousada Bendito Seja

Pousada Bendito Seja, Praia do Espelho

Pousada Bendito Seja

Esta foi a primeira pousada construída pé na areia na Praia do Espelho, em 1998: na época, chamava-se Porto Espelho. Mudou de nome (e de perfil) em 2009, quando foi vendida. Hoje a Bendito Seja tem os interiores mais instagramáveis da Praia do Espelho. A proprietária, a designer Tetê Costa, criou para as áreas sociais uma decoração a um só tempo elegante e lúdica, pontilhada de peças inusitadas. Os quartos têm ambientação romântica -- parecem estar sempre prontos para uma lua de mel. Alguns quartos ficam na casa principal, na frente do terreno, e têm vista para o mar. A maioria, porém, está no jardim de trás, em torno de um laguinho onde há uma escultura imitando uma face de Angkor Wat, no Camboja. Por ali há também um pequeno spa com dois tanques de ofurô. Nota 9,2 no Booking (maio/2020).

Recanto do Espelho

Pousada Recanto do Espelho

Pousada Enseada do Espelho

Praia do Espelho low-cost: esta é a proposta da Recanto do Espelho. Dos mesmos donos da Enseada do Espelho, a Recanto oferece a chance de dormir pé na areia no paraíso pelo que você pagaria por uma pousada no centro do Arraial d'Ajuda. As instalações são básicas: quartos compactos e enfileirados, ar condicionado convencional (pré-split), chuveiro elétrico. Mas a 100 passos do mar! (E que mar...) A estrutura de praia recebe muitos visitantes para passar o dia, mas há uma área exclusiva para os hóspedes. Nota 8,3 no Booking (maio/2020).

Maion Boutique Hotel

Desde o verão de 2020, o Maion Boutique Hotel funciona no lugar da Pousada do Baiano, ícone maior da Praia do Espelho. No quesito hotelaria, a mudança é mais que bem-vinda: a pousada ganhou uma necessária reforma, novos equipamentos (os chuveiros, porém, continuam elétricos) e, conforme resenhas recentes, um serviço mais atento. No bar de praia, porém, a perda é imensa: junto com o Baiano, foi-se embora a estética que era a marca registrada da Praia do Espelho como um todo: não estão mais lá as esteiras de taboa nem os almofadões de chita florida que fizeram moda Brasil afora, substituídas por mobiliário genérico de pousada moderninha. Uma pena. Nota 8,7 no Booking (maio/2020)

Fazenda Calá & Divino

Fazenda Calá & Divino

Fazenda Calá & Divino

O ceramista João Calazans, o Calá, faz parte da turma dos descobridores de Trancoso na década de 80. Como se não bastasse, é também um dos pioneiros da Praia do Espelho: comprou todo o canto direito da praia e foi o responsável por disseminar o nome 'Espelho' como substituto de 'Curuípe', como a praia era originalmente conhecida. Reza a lenda que, da sua casa no alto da colina, ao ver a lua cheia espelhada no mar plácido da maré baixa, tascou: "mas é o Espelho da Maravilha!". E o nome pegou. Hoje sua casa é a pousada Fazenda Calá & Divino. As paredes caiadas com aberturas azuis e o uso de flores em profusão sugerem Grécia na Bahia. Os quartos têm decoração minimalista-praiana, com efeito incrivelmente chic. O público é super cool (muitos estrangeiros). A maioria dos quartos fica junto à casa principal, no alto da colina. Há também dois bangalôs pé na areia. O café da manhã é servido na mesa. A praia tem dois ambientes: um bar de praia junto ao riachinho (próximo ao restaurante da Silvinha) e quiosques de palha pertinho do mar (com serviço de garçom). É o ponto mais sossegado da praia: poucos visitantes que vêm passar o dia no Espelho chegam até ali. Nota 9,5 no Booking (maio/2020).

Pousadas no Outeiro das Brisas

Veja também as ofertas de casas de temporada.

Pousada Outeiro

Pousada Outeiro, Praia do Espelho

Pousada Outeiro

Com localização privilegiadíssima na beira da falésia, a Pousada Outeiro oferece a melhor vista da Praia do Espelho. Os quartos são amplos: têm no mínimo 30 m². As categorias "ocean" e "master ocean" têm varanda e vista para o mar; os "garden" dão para o jardim. A piscina é um grande diferencial em relação às pousadas da praia. A saída a pé para a praia fica perto da pousada; o centrinho da Vila do Outeiro também (o restaurante Empório fica em frente). O restaurante da pousada também funciona, o ano inteiro. Por uma taxa de R$ 30 por pessoa, os hóspedes podem usar o clube do Outeiro das Brisas, na praia do Outeiro. Nota 9,4 no Booking (maio/2020).

Pousada Brisas do Espelho

Pousada Brisas do Espelho, Praia do Espelho

Pousada Brisas do Espelho

A pousada Brisas do Espelho é a bem-sucedida junção de dois antigos vizinhos: o hotel L'Unico, que se mantém como a casa principal, e a pousada Vindobona, que funciona como uma ala anexa, mais econômica. Os quartos "villa", na casa anexa, têm decoração brejeira-de-boutique e varandas com vista para a vila. O prédio principal tem uma pegada contemporânea, com pé direito altíssimo nas áreas sociais e no restaurante. Os quartos "com vista piscina" são separados do deck da piscina por grandes portas de vidro de correr. A piscina tem mobiliário elegante e um bar próprio. Nota 9 no Booking (maio/2020).

Espelho Bahia Blue House

A Espelho Bahia Blue House é uma casa de três quartos no coração da vila do Outeiro. De junho a setembro a casa pode ser alugada inteiro. Entre outubro e maio, funciona como bed & breakfast entre outubro e maio, alugando os quartos separadamente. A atmosfera é de casa de praia. Há varandas na sala e nos quartos. Mesmo quando a casa é alugada inteira, o café da manhã está incluído. Nota 9,4 no Booking (maio/2020).

Voltar | Topo

Casas de temporada na Praia do Espelho

Há muitas casas de temporada onde ficar na Praia do Espelho. Algumas se localizam pé na areia, mas a maioria está situada no condomínio Outeiro das Brisas, próximas de lojas de conveniência e restaurantes.

É possível encontrar, verificar disponibilidade, saber preços e alugar essas casas sem burocracia na página de casas de temporada na Praia do Espelho no Booking.

Há uma boa infra-estrutura de apoio para quem aluga casas no Espelho & Outeiro. Supermercados de Arraial d'Ajuda e Trancoso fazem entregas (você pode encomendar antes de viajar por email ou WhatsApp). Há cozinheiras, arrumadeiras e babás disponíveis para contratação. Depois de efetuar sua reserva, você terá um canal direto com o anfitrião, que vai repassar os contatos ou até mesmo se oferecer para arranjar os serviços.

O condomínio tem mercadinhos para os suprimentos básicos, além do Empório para artigos finos. O restaurante da Pousada Outeiro, o bistrô Empório e a pizzaria Lady Bahia abrem o ano inteiro.

Voltar | Topo

Nenhum comentário, deixe o primeiro!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar