Jalapão

Índice de posts
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Jalapão no Viaje na Viagem

Qual é a sua Chapada? Diamantina x Veadeiros x Guimarães x Mesas x Jalapão

Para entender o Jalapão

Jalapão: como é a viagem com a Korubo

Brasília-Jalapão, via Chapada dos Veadeiros, de jipe: as dicas do Edison

13 comentários

Carolina Borges

Boa tarde! Gostaria de fazer um roteiro pouco usual: começar pelo Jalapão (foco em rafting), seguir em direção a Chapada das Mesas (base em Carolina) e subir para os Lençois Maranhenses (Barreirinhas, Atins, Santo Amaro), voltando por São Luis. Alguém já fez alguma coisa parecida? Tem alguma dica ou sugestão? A viagem seria na segunda metade de Julho/2015. Obrigada Bjs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carolina! Para fazer o Jalapão com rafting, faça o roteiro da Venturas, que é contruído em torno disso.

Para seguir à Chapada das Mesas você vai pegar um vôo (Azul ou See, 1h) ou ônibus (Transbrasiliana, 7h30min) a Araguaína, de onde você segue de ônibus a Filadélfia e Carolina, base para a Chapada das Mesas. De Carolina você vai de ônibus a Imperatriz e lá pega um vôo a São Luis. De São Luís vai de ônibus a Santo Amaro ou Barreirinhas.

Alberto Peçanha

Gostei do roteiro, Carolina! Se achar um -e não se importar! -, faria na boa com vc...

Alberto Peçanha

Por falar nisso, alguém a fim de ir a Chapada das Mesas na segunda ou terceira semana de junho de 2015? Dividir custos dos passeios?

OSWALDO MARCOS RIBEURO

Gostaria de participar de viagens pelo interior do Brasil; a exemplo, Jalapão, Chapada dos Veadeiros, Lençóis na Bahia, Chapada das Mesas e etc., de certa forma, indistintamente, a partir de 15/05/2015. Tenho um veículo off-road

lucelia
luceliaPermalinkResponder

Tem algum destino que dá para emendar com o Jalapão?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucélia! Olha, tem Palmas, com suas praias de lago e suas cachoeiras próximas, e também a Chapada da Mesas -- dá para ir de avião a Araguarina. Outra possibilidade é aproveitar a escala em Brasília para ir a Pirenópolis ou à Chapada dos Veadeiros.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2015/04/comparacao-chapada-diamantina-veadeiros-guimaraes-mesas-jalapao

Patty Macena
Patty MacenaPermalinkResponder

Gostaria de saber se alguém já passou a virada no Jalapão? Estou me organizando pra ir este ano, mas queria tem mais informações. Se é muito cheio nessa época e etc. Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patty! As pousadas e os passeios organizados lotam com bastante antecedência.

JOHN NERIS
JOHN NERISPermalinkResponder

Gostaria de fazer um roteiro com acessibilidade. pois sou cadeirante e existem muito poucos roteiros acessíveis no Brasil.

Silvia
SilviaPermalinkResponder

Procure Turismo Adaptado ou Ricardo Shimosakai no FB

Elizabeth Guimarães

Fui ao Jalapão de 15 a 18/09/17 e a minha dica é: contrate uma agência para o passeio. Não adianta ter uma 4x4 e um GPS. Um amigo foi por conta própria e passou mais tempo perdido que nos atrativos, fora o pessoal que atola na areia.Fui com a agência 40 graus no cerrado, guia Sandro, espetacular! O Jalapão é bruto mas é lindo demais!!

MAURICIO
MAURICIOPermalinkResponder

Eu fui ao Jalapão, partindo de Palmas e com um Duster 4x2. Tenho experiência na condução off road e não tivemos percauços, mas é tenso. Hoje eu iria em 2 carros para ganhar segurança. Tem que tem paciência, na época das chuvas para não ficar na areia (até 4x4 fica nas areias ali), esperar a chuva parar para seguir adiante e com alguém que saia do carro para "limpar o caminho" caso tenha muitas pedras pontiagudas....Levei anilha e cinta, mas nem isso foi necessário. Como podem surgir surpresas no caminho, cobertor, água e comida sempre presentes para caso seja necessário dormir na estrada. Tudo com muita calma e zelo para não estragar o passeio e prepare-se para andar "de lado". Divertido é.

O caminho feito pelas operadoras de turismo começa por Ponte Alta pois os caras têm carros preparados. Subir Ponte Alta para Mateiros com pedras soltas, pontiagudas e chuva é muitíssimo complicado. Para quem não tem experiência ou está com 4x2, seguir por São Félix, Mateiros e terminar em Ponte Alta é mais prudente....para descer todo santo ajuda. Indo de 4x2, tem que tentar uma agência para ir até Dunas Douradas, pois a areia ali quase que impossibilita o tráfego de carros sem no mínimo tração traseira. Não nos perdemos hora nenhuma...com calma, marcando os pontos e usando o GPS sem pressa dá para fazer tranquilo. Fui com esposa, sogra e duas filhas (13 e 9 anos) e adoraram o passeio. Se alguém quiser, mando o roteiro que fiz em fevereiro de 2018

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar