Introdução a Morro de São Paulo

Guia de Morro de São Paulo

Morro de São Paulo

Principal povoado da ilha de Tinharé (pertencente ao município de Cairu), Morro de São Paulo é o que temos de mais parecido no Brasil com uma ilha grega. Não nos quesitos paisagem ou arquitetura, mas no departamento animação.

O ano inteiro, gringos alternativos fazem de Morro uma esticada sagrada de suas viagens a Salvador. No verão, é a vez dos brasileiros aumentarem o quórum para o festerê.

A Bóia recomenda:

O que esperar de Morro de São Paulo

Prepare-se para caminhar. Ao desembarcar no píer, você já vai encarar uma ladeira até o alto do centrinho.

Depois disso, todos os seus deslocamentos entre a pousada e as praias centrais ou a vila vão ser feitos a pé.

Na chegada e na saída, conte com carregadores (chamados ‘táxis’) para transportar sua mala.

Os poucos carros existentes na ilha servem apenas para transporte aos hotéis mais distantes da vila, ao povoado de Garapuá e à Fazenda Pontal, de onde é possível atravessar de barquinho à ilha de Boipeba.

Nenhum carro trafega pela areia. Todos os veículos de transporte vão por uma estrada escondida, que sai nos fundos da Segunda Praia e segue num traçado por dentro da ilha.

Vale a pena combinar Morro de São Paulo com Boipeba?

Essa é uma dúvida bastante comum.

Boipeba é, na verdade, o exato oposto de Morro de São Paulo. Uma ilha com nenhum agito (com exceção da época de Réveillon), e que só está inserida no turismo de massa porque recebe visitantes de Morro que vêm passar o dia.

Por isso, se você apenas tem curiosidade por Boipeba e quer dar uma olhadinha nas suas atrações mais conhecidas (as piscinas naturais de Moreré, a lagosta do Guido, os flutuantes com ostras de Canavieiras), pode se contentar com o passeio Volta à Ilha, que dá a volta na ilha de Tinharé incluindo três paradas em Boipeba.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Mas se você realmente quiser uns dias de descompressão e natureza depois de passar por Morro de São Paulo, então combine sim as duas ilhas.

    Veja nosso Guia de Boipeba.

    153 comentários

    Olá!! Vamos viajar para Morro de São Paulo na próxima semana e estamos muito em dúvida sobre a melhor forma de chegar até lá. Vamos com nossa filha de 1ano e ficamos com medo de ir pelo semi-terrestre e a lancha rápida ser muito ruim para ela. Como é? Será que a melhor opção é a marítima mesmo, indo de catamarã?

      Olá, Patricia! A terceira alternativa é o teco-teco. Nenhuma é indolor. Você conhece a sua filha melhor do que a gente, pode decidir o que vai ser menos estressante.

      Se você escolher a Praia do Forte, dá 1 hora de carro do aeroporto.

    Boa tarde, fizemos uma reserva na Vila dos Orixas para Novembro/17, mas vi em suas informações que a Praia do Encanto não tem acesso pela areia para as outras praias do Morro, sabe como é feito?
    Agora não sei se cancelo, pois queria ter acesso fácil as outras praias.

    Grata,
    Rafaela.

    Olá Chego em Salvador por volta das 8 da manhã. Onde deixar as malas até pegar a lancha até Morro de São Paulo as 14:30 e o que posso visitar neste tempo.

      Olá, João Augusto! Procure o guichê do seu catamarã ou lancha e peça para guardarem a mala.

    Olá! Estou pensando em ir para Morro de São Paulo agora no natal com marido e filho de 1 ano e meio e se hospedar no villa das pedras, praia 2. Ouvi falar que está muito badalado a noite e que o bebe terá dificuldade para dormir pelo barulho.
    Qual a opinião de vocês? Obrigada.

      Olá, Claudia! A Segunda Praia sempre se caracterizou pelos luaus na areia. Se você não quer risco de barulho, hospede-se na vila (não há luaus no centrinho), ou a partir do fim da Terceira Praia, a uma distância segura da Segunda.

    Olá. Vamos para a Chapada Diamantina em julho e queremos combinar com Morro de São Paulo. A ideia é ir de carro/ônibus de Lençóis até Valença e de lá pegar o barco para Morro. Vc sabe como é esse trajeto? Busquei passagem de ônibus, mas não encontrei esse trajeto. Será que dá para ir de carro? Ou será que tem algum outro tipo de transfer? obg

    Ricardo, gosto muito do seu trabalho, e acho importantíssimo a colaboração mútua de todos os viajantes!
    Escrevo esse relato sobre Morro de São Paulo pois ficamos – eu e minha esposa – muito preocupados e decepcionados com o local. Apelo para você e seu poder de divulgação, para que se faça alguma coisa para salvar o local que é tão bonito e, como outros tantos no Brasil, está sendo destruído pelo turismo predatório e parasita. Aí vai meu relato:

    Estive com minha esposa em Morro no início de março/2016. Foi uma decepção! Sempre ouvimos falar bem do local, pelas praias, natureza e tranquilidade. Estávamos empolgados e foi uma frustração.
    A vila é bem charmosa, com uma praça bacana, bons restaurantes e lojinhas. Mas a 2ª praia, onde é o “centro” da agitação, muito bagunçada. Muvuca total! Desorganizado, muita gente te abordando, músicas altas em todos os bares, um ao lado do outro. Recomendo apenas para grupos de amigos jovens e solteiros, buscando agito e badalação. De uma forma geral, as três praias são bem parecidas (1ª, 2ª e 3ª), com o agravante da muvuca dos bares na 2ª praia.
    Na 4ª praia, onde fiquei hospedado, buscava tranquilidade. Encontrei, porém sem estrutura para ficar “de perna pro ar” e “pé na areia”.
    O que vale para todas as praias: muito sujas! Mal cuidadas, com muita sujeira, papel, plástico, restos de tijolos. O que nos pareceu é que o turismo predatório e parasita está acabando com a beleza natural de Morro de São Paulo! Em conversa com os “nativos”, foi unânime a avaliação de que o local está piorando muito nos últimos anos.
    De válido: mergulho com a Cia do Mergulho; o passeio de barco “volta à ilha”, onde se conhece outras praias chegando até Boipeba; E a melhor praia da região – inclusive opinião dos locais – que é Garapuá: lindíssima! Vale a ida. Inclusive, acho que é melhor se hospedar em Garapuá e ir a Morro, apesar da estrutura de hospedagem ser mais restrita e mais simples.
    Fica o alerta a todos os turistas, autoridades locais e entidades de interesse: TEMOS QUE SALVAR MORRO DE SÃO PAULO! A beleza natural do local é indiscutível, mas está sendo destruída por nós.

    Nesta quinta feira (11/02/2016), fizemos o translado Morro de SP x Salvador, translado SEMI Terrestre. O translado foi adquirido através da empresa Zulu Turismo, que terceiriza o serviço para a empresa Farol do Morro que por sua vez terceiriza para a empresa LCR Brisa Tur, por conta disso, resolvi registrar minha reclamação para todas as envolvidas.

    O fato é que o translado ocorre em 3 partes, uma lancha rápida até um atracadouro em Valença, de lá um micro ônibus nos leva até o Terminal Marítimo na ilha de Itaparica (foi aí que o problema começou) e de lá um FerryBoat até Salvador.. Ao chegar neste Terminal Marítmo, percebemos que o translado não era mais de uma empresa particular que contratamos e sim um transporte convencional/público onde haviam centenas de pessoas com destino a Salvador. Um rapaz “representante” da empresa que contratamos nos entregou 4 cartões de acesso e falou “corram porque se perderem o FerryBoat de meio dia ferrou”, resultado, entramos no meio de uma multidão, com malas, numa correria só, conseguimos entrar no Ferry Boat e viajamos em pé no meio de muita gente. Contratamos um transporte particular, pagamos por isso, deveriam ter uma lancha para fazer esse translado e não nos enfiarem num transporte público. Não recomendo à ninguém.

    Olá! Adoro seu blog!!
    Eu queria ir para Morro e Maraú em Junho mas vi que é época de chuva.
    Não vi nenhuma cidade do nordeste com possibilidade de menos chuva.
    Havia pensado em ir para o Rio de Janeiro e passar na região dos lagos, mas meu medo é pegar dias mais frios e o mar gelado.
    O que você me recomenda para viajar para prais em Junho no Brasil?
    Obrigada!

      Olá, Veronica! Região de Porto Seguro, Búzios, Rio e praias ao longo da Rio-Santos.

    Oi, Boa Tarde! Estou planejando passar a primeira semana de abril em morro, gostaria de saber se esse período é chuvoso na ilha.Obrigada.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito