Introdução a Morro de São Paulo

Guia de Morro de São Paulo

Morro de São Paulo

Principal povoado da ilha de Tinharé (pertencente ao município de Cairu), Morro de São Paulo é o que temos de mais parecido no Brasil com uma ilha grega. Não nos quesitos paisagem ou arquitetura, mas no departamento animação.

O ano inteiro, gringos alternativos fazem de Morro uma esticada sagrada de suas viagens a Salvador. No verão, é a vez dos brasileiros aumentarem o quórum para o festerê.

A Bóia recomenda:

O que esperar de Morro de São Paulo

Prepare-se para caminhar. Ao desembarcar no píer, você já vai encarar uma ladeira até o alto do centrinho.

Depois disso, todos os seus deslocamentos entre a pousada e as praias centrais ou a vila vão ser feitos a pé.

Na chegada e na saída, conte com carregadores (chamados ‘táxis’) para transportar sua mala.

Os poucos carros existentes na ilha servem apenas para transporte aos hotéis mais distantes da vila, ao povoado de Garapuá e à Fazenda Pontal, de onde é possível atravessar de barquinho à ilha de Boipeba.

Nenhum carro trafega pela areia. Todos os veículos de transporte vão por uma estrada escondida, que sai nos fundos da Segunda Praia e segue num traçado por dentro da ilha.

Vale a pena combinar Morro de São Paulo com Boipeba?

Essa é uma dúvida bastante comum.

Boipeba é, na verdade, o exato oposto de Morro de São Paulo. Uma ilha com nenhum agito (com exceção da época de Réveillon), e que só está inserida no turismo de massa porque recebe visitantes de Morro que vêm passar o dia.

Por isso, se você apenas tem curiosidade por Boipeba e quer dar uma olhadinha nas suas atrações mais conhecidas (as piscinas naturais de Moreré, a lagosta do Guido, os flutuantes com ostras de Canavieiras), pode se contentar com o passeio Volta à Ilha, que dá a volta na ilha de Tinharé incluindo três paradas em Boipeba.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Mas se você realmente quiser uns dias de descompressão e natureza depois de passar por Morro de São Paulo, então combine sim as duas ilhas.

    Veja nosso Guia de Boipeba.

    157 comentários

    Recomendo a ida para Morro de São Paulo, na Bahia! Fui com o meu pai DAVID SIMON BERGMANN e a minha madrasta JOSIANE RANZAN.

    JULIA GOLDMAN BERGMANN
    Porto Alegre/RS

    As praias de Morro de São Paulo são lindas. Fui com o meu amado noivo DAVID SIMON BERGMANN e a minha enteada Julia.

    JOSIANE RANZAN
    Porto Alegre/RS

    Ola. Amei as dicas. Estou com uma dúvida cruel. Estaremos com carro alugado vindo de Chapada, sentido Salvador, dia 30.03, mas nosso voo é dia 01.4. Pensamos em aproveitar e descer até Valença, dia 30, dormir por lá, assim passamos o dia 31 em Morro de SP, dia 01.4 seguimos pro aeroporto em Salvador. É um programa que vale a pena? Você recomendaria ficar hospedado em Valença, deixar o carro lá e passar só o dia em Morro? Ou melhor deixar o carro em Valença e se hospedar em Morro? Ou abortar o plano e seguir direto pra Salvador, não vale um dia só em Morro?
    Obrigada.

      Olá, Taciana! Você vai acabar perdendo o seu voo, para voltar de carro a Salvador no dia de pegar o voo de volta você vai precisar sair de Valença antes do meio dia.

    Bom dia! Penso em fazer 8 ou 9 dias, Descendo em Porto Seguro e indo direto a morro ficando 3 diárias hospedada e depois volto a Porto Seguro e fazer arredores com passeio bate volta ( praia do espelho, Trancoso e arraial d’Ajuda) acha viável?

      Olá, Sheila! Morro de São Paulo é um lugar que aonde a gente vai combinando com Salvador ou com destinos próximos, mas voando a Salvador. Porto Seguro está a quase 9h de ônibus de Valença, onde você pega a lancha para Morro.

      Foque no destino que você está indo visitar.

    Olá, tudo bem?
    A respeito do Transfer (Salvador x Morro de São Paulo), vi alguns relatos de pessoas que não tiveram uma boa experiência devido à qualidade do serviço prestado (inclusive por agências “renomadas”).
    Considerando uma viagem com duas crianças pequenas, pensei em alugar carro p/ fazer esse trajeto.
    Mesmo com o custo do ferry e deixando o carro no estacionamento do Atracadouro, financeiramente falando, a diferença entre alugar o carro e contratar o Transfer seria mínima.
    Valeria a pena?

      Olá, Artur! A gente fala dos semi-terrestres há anos e nunca recebemos reclamação. A possibilidade de perrengues em alugar um carro e pegar o ferry boat só pra deixar o carro estacionado por toda a viagem é muitíssimo maior.

    Olá.
    Não tenho flexibilidade nas datas e vi que no período da minha viagem à Morro não haverá dias de maré baixa (abaixo de 0,5).
    Mesmo neste caso, ainda dá praia? Ou quando a maré está alta a praia “some” totalmente?

      Olá, Artur! Em Morro de São Paulo as marés baixas em período de lua cheia ou nova servem apenas para os passeios às piscinas naturais de Moreré e para encontrar piscinas naturais em Garapuá. A Primeira, a Segunda e a Quarta Praia não somem nunca, não sei onde você leu isso. A Terceira Praia sim, pode sumir, se a maré for muito alta.

      E outra: não existe dia “sem maré baixa”. As marés são constantes, ocorrem duas vezes por dia cada uma. O que varia é o nível, tanto da maré alta quanto da maré baixa. A maior variação entre as duas marés acontece nos períodos de lua cheia ou nova, em praias com barreira de recife.

    Oi gente! Como estão as restrições em Morro atualmente?

      Olá, Florencia! Pela regra da Bahia é preciso apresentar comprovante de vacinação para frequentar restaurantes e bares.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito