Porto de Galinhas

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Porto de Galinhas: onde comer

Há poucos restaurantes fora do centrinho que abrem para o jantar. Mas é fácil explicar: os resorts incluem pelo menos o jantar nas diárias; e os hotéis maiores sempre têm um restaurante próprio.

No centro, os restaurantes (e buffets, tapiocarias, lanchonetes, botecos e sorveterias) se concentram no quadrilátero formado entre a rua Esperança (acesso principal à vila), a rua das Piscinas Naturais (que corre paralela à beira do mar) e a rua Beijupirá. Em meia hora você passa em revista todas as opções disponíveis, e pode escolher na hora. Querendo ir direto na certa, aqui vai a nossa seleção.

Clique no nome do restaurante para ser encaminado à sua página no Facebook e conferir o horário de funcionamento atualizado. Em janeiro, julho e feriadões vale a pena reservar.

Restaurantes na Vila (centro)

Beijupirá

Beijupirá

Beijupirá Porto de Galinhas

Beijupirá

O clássico de Porto de Galinhas é o Beijupirá: abriu em 1991, quando Porto ainda era um destino exótico. O restaurante também era, com sua decoração bem-humorada e pratos nouvelle-nordestinos que combinavam peixes e frutos do mar com frutas e ervas regionais. No cardápio, beijumanga (filé de peixe na chapa com gergelim, bananas ao mel de curry, arroz de coco e molho de manga), peixe na castanha (serra frito inteiro, sem espinha, com manteiga de castanha de caju), carne de sol (marinada no abacaxi, com farofa de frutas). Quem não quiser vir ao centro pode experimentar o Beijupirá em sua filial de Muro Alto (há também casas em Olinda, no Paiva e em Carneiros). Mas o ambiente do Beijupirá original continua imbatível. (R. Beijupirá, tel. 81 3552-2354)

Peixe na Telha

A outra instituição da vila fica à beira-mar: é o Peixe na Telha, célebre por seu... peixe na telha (ao molho de camarão e palmito, acompanhado de farofa e arroz de brócolis). As moquecas também são servidas na telha. Como está pé na areia, oferece também serviço de praia (R. das Piscinas Naturais, 40, tel. 81 3552-1323).

Domingos

Domingos

Domingos

Um pouco adiante, na mesma rua do Beijupirá, o Domingos ganha pontos pelo ambiente charmoso. Na carta, grande variedade de filés e de carnes raras em outros restaurantes, como pato e perdiz. (R. Beijupirá, tel. 81/3552-2806)

Munganga Bistrô

Munganga

Munganga

Funcionando numa galeria entre a praia e a rua das Piscinas Naturais, o Munganga Bistrô tem mesas em dois ambientes refrigerados, e também no pátio ao ar livre. As estrelas do cardápio são os camarões e lagostas (camarões thai com arroz de gergelim preto; com shiitake; ao creme de coco verde; na moranga). Faz também paellas. Para quem não come frutos do mar, filé alto com alho e mexidão de arroz. De dia, tem serviço de praia. (R. das Piscinas Naturais, 32, tel. 81 3552-2480)

Barcaxeira

Porto de Galinhas onde comer: Barcaxeira

Barcaxeira

Gosta de escondidinho? É um clássico brasileiro de botequim: um purê espesso de mandioca que esconde um recheio bem temperado. Na praça há quase 20 anos, o Barcaxeira chama seus escondidinhos de 'macaxeira gratinada', e prepara meia dúzia de variedades, servidas em três tamanhos (mini, individual e para dividir). Para o sabor mais regional, escolha entre carne de sol, charque ou camarão. Vegetarianos vão gostar das de shiitake ou brócolis. Faltando imaginação, tem a de filé... (R. das Piscinas Naturais esquina rua Esperança, tel. 81 3552-1913)

Gratin

De uma certa forma, a especialidade do Gratin é um escondidinho à francesa. Sobre uma base (de arroz branco, arroz 7 grãos, penne, purê de macaxeira ou purê de batata) é posto um recheio generoso (escolha entre carne de sol, filé mignon, frango defumado, legumes) e então vai ao forno para gratinar com queijo. (R. das Piscinas Naturais, 32, tel. 81/3552-2480; abre das 17h às 23h)

Farofa Fina

Para experimentar comida nordestina tradicional, bem-feita e sem invencionices, vá ao Farofa Fina, na ruelinha paralela entre as Piscinas Naturais e a Beijupirá. Tem charque, bode (até buchada!) e galinha de cabidela. Em algumas noites da semana, tem forró -- informe-se no Facebook do restaurante. (R. dos Navegantes, 73, tel. 81 3552-2729)

Mamma Mia

Mamma Mia

Mamma Mia

No quesito italianos, eu sempre comi muito bem no Mamma Mia, que tem dono italiano e serve pastas sempre al dente. Quase todo mundo, porém, pede a pizza, feita em forno a lenha e com massa fina. (R. das Piscinas Naturais, tel. 81 3552-1778)

La Tratoria

Onde comer em Porto de Galinhas: La Tratoria

La Tratoria

O italiano mais concorrido da cidade (costuma ter filas de espera) fica escondido numa travessa da rua de entrada, no lado esquerdo: é o La Tratoria. Prepara massas com molhos generosos. O ponto da massa, porém, é ao gosto nordestino, mais cozido do que o necessário -- talvez por isso a 'trattoria' aqui tenha um 't' só... (R. dos Navegantes, 81, tel. 81 3552-2684)

Barcelona Tapas

Continue pela rua do La Trattoria e você chega ao Barcelona Tapas, uma das boas novidades do centro. Suas especialidades são tapas espanholas, sobretudo com frutos do mar. Serve também paellas para dividir. (R. dos Navegantes, 73, tel. 81 99984-6544)

Querendo uma refeição mais levinha pense no La Crêperie, que há 20 anos serve saladas frescas e crêpes bem-feitas. (R. Beijupirá, tel. 81 3552-1831)

Restaurantes fora do centro

Beijupirá Muro Alto

Desde 2016, o Beijupirá tem uma filial em Muro Alto, para atender ao pessoal que nem mais se dá ao trabalho de vir ao centro. Fica no início da estradinha de acesso à praia, um pouco antes da entrada do Nannai (tel.: 81 98569-2195)

Cabidela da Natália

Porto de Galinhas onde comer: Cabidela da Natália

Cabidela da Natália

Na praia do Cupe, perto do hotel Marupiara, o Cabidela da Natália continua em Porto de Galinhas uma história começada há 25 anos no distrito de Nossa Senhora do Ó. É o melhor lugar para comer a autêntica cozinha sertaneja -- começando pela galinha à cabidela que dá nome ao lugar, acompanhada por feijão verde, macaxeira frita e farofa de jerimum. Se cabidela for muito forte para você, experimente a galinha caipira, servida com pirão -- só no Nordeste você vai enconrtrar esse prato. Cabrito, bode e peixada completam o cardápio. Termine com o doce caseiro de banana e coco. (rua K, 173, tel. 81 3552-2577)

Vila de Todos os Santos, Maracaípe

Vila de Todos os Santos, Maracaípe

Vila de Todos os Santos

Em Maracaípe, a Vila de Todos os Santos surgiu como uma praça de restaurantes, quase vinte anos atrás. É uma ótima parada para almoçar depois de um passeio pelo pontal de Maracaípe.

João

João, Maracaípe

O João fica praticamente pé na areia e tem uma piscininha para os clientes (tel. 81 3552-2495). O Porto Barracuda fica duas casinhas mais para dentro da vila (tel. 81 99797-2404). Ambos servem peixe, frutos do mar e comida de boteco.

12 comentários

ivomar
ivomarPermalinkResponder

gostei muito das dicas

Sueli
SueliPermalinkResponder

Gostei muito das dicas. Achava que a melhor época para estar nas piscinas naturais seria a lua minguante, mas pelo que li é a lua cheia ou nova.

Eder
EderPermalinkResponder

Excelente dicas, parabéns pelo trabalho, vou utilizar muitas na minha viagem até Porto que está chegando ?

maria lucia strappazzon

O Barcaxeira é excelente! Provei quatro pratos e todos eram maravilhosos.

Margareth fernandes

Tive uma péssima experiência no Peixe na Telha... os pratos chegaram com uma rapidez tão grande que com certeza há estavam prontos. Completamente frio e no caso do Peixe que pedi, faltando a maioria dos acompanhamentos descritos no cardápio. Reclamei, e o maximo que disseram foi que sentiam muito pelo transtorno, que cozinheiro era novato....Acabamos comendo a " gororoba" .Nunca mais volto lá!

Maurício Machado

Hoje estive no Muganga Bistrô...de início os preços são bem caros para os pratos oferecidos a la carte... o atendimento é ruim e desatento... perguntei quais cervejas tinham e se tinha de 600ml, porque no cardápio não detalha o produto, logo o garçom disse o que tinha e afirmou ter de 600ml e trouxe uma long neck, poucas opções Skol e Heineken...enfim nem esperei o prato...atendimento ruim...

Maria Célia
Maria CéliaPermalinkResponder

Um restaurante que fica um pouco afastado da muvuca,próximo ao armazém,mas que tem uma excelente comida,Peixes e frutos do mar;NORONHA.atendimento bom,ambiente tranquilo e comida nota 10.recomemdo!

FLAVIA CRISTINA RESENDE COSTA ALVES

Almoçamos no Domingos e foi uma ótima experiência. Comida excelente e atendimento nota 10. Super indico!

Mércia Machado Vergili

Adorei as dicas de praias. Fomos em todas. A Enseadinha Serrambi realmente é disparado a melhor.
Muro Alto, quando caminhamos e saímos das barracas, fica lindo, mas tem o encomodo dos garotos que abordam desde a entrada e o bar é muito fraco e ruim.
As outras praias são ótimas e muito agradáveis.
Obrigada Ricardo Freire pelas dicas!
Hoje devo jantar no Beijupirá, espero poder dar boas referências!

Daniel
DanielPermalinkResponder

Beijupirá Tem um camarão com queijo e bacon que é muito bom! Peça esse. 70 reais nov17. Mas vale muito a pena. Eh prato individual mas realmente eh mto bom!!!

Elialva Bedin santos

Amo esse lugar

Valma Lúcia
Valma LúciaPermalinkResponder

Conhecemos o restaurante Porto Bello, comida mineira deliciosa. Super recomendo. O atendimento também foi maravilhoso!!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar