Recife

Boa Viagem
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Desde que Porto de Galinhas foi elevado a capital do turismo de massa em Pernambuco, Recife perdeu o seu status de destino de praia.

Tanto melhor: no Recife a praia é um (ótimo) complemento a tudo o mais que a cidade oferece. A saber: dois centros históricos (o Recife Antigo e a vizinha Olinda), vida cultural intensa, gastronomia de qualidade.

Boa Viagem, o bairro praiano onde está a maioria dos hotéis, é tão auto-suficiente que até o aeroporto fica por lá. Se o trânsito estiver livre e o check-in do seu hotel for eficiente, ao desembarcar você estará a vinte minutos da sua primeira caminhada pelo calçadão.

Mas aproveite para se aventurar longe da praia: na Zona Norte, o bairro de Casa Forte -- e seu núcleo mais antigo, o Poço da Panela -- revela um Recife charmoso e desconhecido dos turistas.

Quando ir

O tempo firme no Recife se estende de setembro a março; outubro, novembro e dezembro são particularmente secos. Maio, junho e julho costumam ser chuvosos.

O Carnaval não acontece só nas datas oficiais: se você aparece nas duas semanas que antecedem a muvuca, já vai se divertir em blocos pré-carnavalescos tanto no Recife Antigo quanto em Olinda.

Caruaru, a 150 km, disputa com Campina Grande (PB) o título de São João mais animado. Mas a viagem ao Alto do Moura para visitar os ateliês dos discípulos de Mestre Vitalino pode ser feita o ano todo.

Recife: quando dá praia?

Como chegar

O Recife é servido por vôos diretos de São Paulo (Guarulhos), Rio de Janeiro (Galeão), Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Aracaju, Natal, Maceió, Fernando de Noronha, Campina Grande, Petrolina e Juazeiro do Norte.

Do exterior há vôos diretos desde Lisboa, pela TAP, Cidade do Panamá, pela Copa, e Miami, pela American.

O aeroporto fica a 10 minutos de carro da orla de Boa Viagem. Há dois tipos de táxi no aeroporto: especial, com tabela, e comum, pelo taxímetro; cada um tem seu ponto devidamente marcado na calçada. Vai a Porto de Galinhas e não pretende alugar carro? Veja as opções de transporte aqui.

A propósito, Porto de Galinhas está mais perto: a nova via expressa Rota do Atlântico, pedagiada, começa na ponte de Barra de Jangada (na ponta sul de Jaboatão), atravessa a Reserva do Paiva e o complexo de Suape e vai duplicada até Nossa Senhora do Ó, já na reta final do antigo acesso a Porto, sem precisar passar pelos engarrafamentos da PE 060. A estrada nova também é um excelente atalho para as praias de Cabo de Santo Agostinho.

Onde ficar

Boa Viagem é a principal zona hoteleira da cidade. O melhor ponto para se hospedar, hoje, é a ponta sul do bairro -- o Pina --, onde estão os hotéis mais novos e com mais restaurantes interessantes para ir a pé. No entanto a melhor barraca de praia, a do Pezão, está a meia hora de caminhada de lá. Veja meu dossiê de hospedagem no Recife aqui.

Olinda está a 15 minutos de táxi do Recife Antigo e meia hora de Boa Viagem (também há ônibus de linha, que levam 90 minutos ou mais entre Olinda e Boa Viagem). A Pousada do Amparo é a mais sofisticada (os apartamentos mais confortáveis estão no anexo); a Pousada dos 4 Cantos tem preços camaradas e o Hotel 7 Colinas, uma piscina irresistível.

A maior novidade no front hoteleiro é o Sheraton Reserva do Paiva, a meio caminho entre o Recife e Porto de Galinhas.

O que fazer

O Recife Antigo tem duas novas atrações: o Cais do Sertão, que homenageia Luiz Gonzaga, e o Paço do Frevo, um museu do carnaval pernambucano. Visite também a primeira sinagoga das Américas e o observatório da Torre Malakoff. Pegue o barquinho para ir até o Parque de Esculturas de Francisco Brennand, plantado no recife que deu nome à cidade. Almoce no Bistrô & Boteco, anexo ao Cais do Sertão. Um desfecho para um dia no centro histórico pode ser o passeio de catamarã pelo Capibaribe, que sai dali na praça do Marco Zero.

Olinda é melhor visitada com sol baixo; chegue para almoçar tipo às 13h30 (no Beijupirá, na Oficina do Sabor ou no Patuá) e faça a digestão no sobe-desce-ladeira.

Entre 3a. e 6a., vá ao bairro da Várzea visitar o museu-ateliê de Francisco Brennand (abre de 2a. a 6a.) e o a coleção de arte e armas do Instituto Ricardo Brennand (abre de 3a. a domingo). O tour pode continuar pela Fundação Gilberto Freyre e pelo bairro do Poço da Panela. Eu conto como fazer neste post.

A ilha de Itamaracá, 70 km ao norte, rende um passeio de um dia inteiro, com visita ao Forte Orange e praia na ilhota da Coroa do Avião. No caminho faça um desvio para ver o centro histórico de Igarassu.

Se você quer fazer um bate-volta do RecifePorto de Galinhas, consulte a tábua das marés; é na maré baixa que aparecem as piscinas naturais e a praia fica boa para entrar n'água.

Recife no Viaje na Viagem

232 comentários

Leonardo Cerqueira

Ricardo Freire, o restaurante casa de banhos ñ existe mais, recomende outro

PALOMA LIMA
PALOMA LIMAPermalinkResponder

O projeto peixe-boi (em Itamaracá) não existe mais.

SIMONE
SIMONEPermalinkResponder

Oi, Boia! Dá para pegar Uber no aeroporto de Recife para ir a Olinda? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Simone! Dá, sim! Sem problema!

Raul
RaulPermalinkResponder

Pessoal, estou em duvida em qual lugar ficar, quero uma boa praia pra banho, e ficar tranquilo na areia e fazer passeios. Estou pensando em ficar em porto! é uma boa? Se alguém tiver mais opçoes agradeço. Ficarei 18 dias.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raul! Veja nosso guia de Porto de Galinhas:
https://www.viajenaviagem.com/destino/porto-de-galinhas/

Fernanda Zambon

Olá!
Irei pra Recife no início d janeiro com meu marido e meus bebês. Ficaremos próximo à pracinha de artesanato de Boa Viagem e gostaria de saber quais são os trechos de praia mais seguros para banho na maré baixa. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Você verá vários trechos com piscinas represadas pelos recifes ao longo da orla.

Felipe
FelipePermalinkResponder

Recife cidade bela e de lindas praias..nunca perde a majestade.?️☀️?

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Tenho um período de 10 dias em Recife em Março. Pensei em Japaratinga, São Miguel dos Milagres e Barra de São Miguel, mas não sei o tempo que conseguiria aproveitar cada lugar. Tem alguma sugestão? Tem sugestão de locais para hospedagem?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Todas essas praias que você pensou ficam em Alagoas.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2013/10/praias-alagoas-maceio-frances-barra-sao-miguel-gunga-coruripe/

Lena Annes
Lena AnnesPermalinkResponder

Olá Bóia, gostaria de algumas dicas sobre um passeio de Recife à Ilha de Itamaracá e qual a melhor forma de ir ( táxi, Uber, receptivo?) pois não pretende alugar carro. Gracias.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lena! Com receptivo é mais em conta. Mas você pode negociar com um taxista do ponto do seu hotel.

Tay
TayPermalinkResponder

Olá, devido nossas férias surgiu a possibilidade de estar indo em Agosto de 2019 para Recife. Sugeriram ficaríamos no hotel em recife, um hotel chamado costa mar recife hotel by atlantica, fica em frente a praia Piedade. ( Ouvi falar que tem muitos tubarões por la ) Dentre 8 dias, iriamos conhecer Porto de Galinhas, Maragogi, Tamandaré, Olinda entre outros. A pergunta é: Cada site diz uma coisa diante do clima. Devemos rever que as coisas mudaram muito, não podemos mais confiar na previsão do tempo como se diz, rsrs. mas agosto é um mês dificil por la? seria a partir do dia 8 de agosto.

Obg!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tay! Em agosto a temporada de chuvas já terá terminado, mas o tempo ainda não estará firme como de meados de setembro a fevereiro. A cor do mar pode ainda não estar bonita, porque o mar é mexido no inverno. Piedade não é um bom local para se hospedar no Recife, está longe dos restaurantes, do Recife Antigo e mais longe de Olinda. Maragogi é muito longe para um bate-volta.

Ana Claudia
Ana ClaudiaPermalinkResponder

Olá Bóia, qual o melhor lugar para se hospedar Recife Olinda, Porto de Galinhas ou Cabo de Santo Agostinho? É interessante dividir a estadia?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Claudia! Se você quer visitar os pontos principais do Recife e de Olinda, vai precisar de duas a três noites por ali.

Veja o que fazer em dois dias no Recife:
https://www.viajenaviagem.com/destino/porto-de-galinhas/o-que-fazer-porto-de-galinhas/#recife

Veja o que fazer em Porto de Galinhas:
https://www.viajenaviagem.com/destino/porto-de-galinhas/o-que-fazer-porto-de-galinhas/

Ana Claudia
Ana ClaudiaPermalinkResponder

Mais uma perguntinha... estou pretendendo ir no início de novembro/2019 e verifiquei que a maré alta será na parte da manhã para o meio dia, isto atrapalha passeios em geral ou apenas para Porto de Galinhas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Claudia! A maré baixa no Recife influi no banho de mar. É recomendável entrar n'água em Boa Viagem apenas durante a maré baixa, quando os recifes ficam à mostra. Na maré alta há risco (mínimo, mas existe) de tubarões.

Tatyana Ferreira

Olá!
acabamos de chegar do Recife. Conforme recomendações aqui do site nos hospedamos na região do Pina e foi uma decepção imensa. O local está muito perigoso, não é possível ir a lugar algum a pé depois do entardecer.
Até o Uber nos recomendou que, em próximas viagens, a hospedagem seja em Boa Viagem, mais perto da praça, ou ao menos num hotel na Orla, pois o Pina está muito perigoso.
Embora o Pina tenha muitos bons restaurantes, acho que ficar em Boa Viagem é melhor e o Uber para os restaurantes não fica assim tão caro.

Angela
AngelaPermalinkResponder

Olá. Eu e minha filha iremos abril para assistir a paixão de Cristo. Ficaremos uma semana. É perigoso sairmos sozinha? Ficaremos em Boa Viagem ao lado da feirinha. É melhor contratar um receptivo? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Angela! Para ir a Nova Jerusalém o melhor é pegar um passeio. Dentro de Recife você pode andar de Uber para pequenos deslocamentos ou negociar um táxi para o dia todo para os passeios.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/porto-de-galinhas/o-que-fazer-porto-de-galinhas/#recife

Eliane
ElianePermalinkResponder

Olá! me ajuda com uma dúvida cruel? Vou chegar em Recife em uma sexta meio dia. Minha dúvida é ficar hospedada em Olinda ou Recife. No domingo penso em já ir para Porto de galinhas. Ou se faço um passeio a ilha de Itamaracá... Não há tempo pra tudo! =/

valmyr brandão

Olá Boia!
Tire-me uma dúvida de forma definitiva, por favor. Qual o melhor trajeto para quem tem pressa de ir de Recife a Maceió: pelo litoral ou pela BR-101 (interior)? Quebre essa! Valeu!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Valmir! Com pressa, vá pela 101, que agora está duplicada também em Alagoas.

thiago rezende

Olá Boia.gostaria de saber como é o clima em julho em recife

Tarcisio
TarcisioPermalinkResponder

Olá boa tarde, Estou planejando um viagem ao Recife em meados de Junho. Tenho visto que é período de chuvas. Estas chuvas chegam a atrapalhar a realização de passeios?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tarcisio! Se ainda não comprou passagem, não vá a Recife nesta época.

https://www.viajenaviagem.com/2016/02/praia-em-junho-brasil-caribe/

https://www.youtube.com/watch?v=Z_04S8oMRCI

Mirelly
MirellyPermalinkResponder

Excelente post!
Minha dica com experiência:
Não há melhor região para se hospedar que em Boa Viagem! Fiquei no hotel Nobile beach class e adorei!
Ah, na praia de Boa Viagem há várias plaquinhas informando sobre ataque de tubarões, não me arrisquei a tomar banho por lá (até seguindo recomendações de locais), vale a pena passar um dia em Porto de Galinhas, a praia é belissima e ótima para banhos (Só verifique a tábua de máres).
Além de bons restaurantes em Boa Viagem, na praça tem uma feirinha de artesanato e comidas, o restaurante Ilha Sertaneja é uma excelente opção!

Sirlei
SirleiPermalinkResponder

Oi Boia! Poderia me auxiliar!
Pretendo ir a Recife em outubro, planejei fucar em Boa Viagem, mas vi varios comentarios dizendo que as praias são emproprias pra vanhi devido ataques de tubarão..vou fazer alguns passeios mas ainda assim gostaria de me hospedar em uma praia que pudesse tomar banho e o hotel acessivel. Obrigada pela atenção!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sirlei! Para ir à praia no Recife, aproveite a maré baixa, nos trechos protegidos por recifes, são vários ao longo de Boa Viagem.

Cris
CrisPermalinkResponder

Seguindo a sugestão do site, arrisquei ficar dessa vez no Pina, não em Boa Viagem. Hotel 4 estrelas, detestei o lugar. Muito mais Boa Viagem sem pestanejar.

Gisela
GiselaPermalinkResponder

Estou decidindo minhas férias de julho e após ler Recife - Maceió - Fortaleza - Natal, continuo na dúvida do melhor destino com 1 bebê e 1 criança de 3 anos. O que você recomenda? Natal não me animou muito com exceção de Pipa e Recife e Maceió fiquei com receio da chuva em julho... Fortaleza parece mais com praias lotadas ao invés da calma que estou procurando... Consegue me ajudar? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gisela! Fortaleza não tem praias lotadas não, as pessoas se distribuem entre inúmeras barracas na Praia do Futuro. Querendo praia mais sossegada no Ceará, pense em resorts como Carmel e Dom Pedro.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/fortaleza/onde-ficar-fortaleza/

Alberto Valença Lima

Prezado Ricardo, está incorreta a sua informação referente à localização do Pina. Esta praia não se encontra no extremo Sul da praia de Boa Viagem! É o oposto!! Ela está no extremo Norte. É a última praia antes de chegar no rio Capibaribe e depois Olinda. Ou falando apenas em praias, é a última praia antes do Parque das Esculturas de Brennand que se localiza no extremo Norte das praias de Recife. Logo após virá a divisa de Olinda que fica no extremo Norte do Município de Recife, ou Extremo Sul de Olinda.

Mayra
MayraPermalinkResponder

Oi Boia, eu amo os seus posts! Estou planejando ir em outubro para Recife e depois partir para Paraíba. Quero conhecer Porto de Galinhas, Carneiros, Tambaba e Piscinas naturais do Seixas. Queria saber se compensa alugar um carro para fazer esses trajetos, vou dividir hospedagem. Obrigada e parabéns!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mayra! Vale a pena, sim. Escolha uma semana de lua cheia ou lua nova para aproveitar as piscinas naturais.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar