recife-boa-viagem

Guia do Recife

Recife

Desde que Porto de Galinhas foi elevado a capital do turismo de massa em Pernambuco, Recife perdeu o seu status de destino de praia.

Tanto melhor: no Recife a praia é um (ótimo) complemento a tudo o mais que a cidade oferece. A saber: dois centros históricos (o Recife Antigo e a vizinha Olinda), vida cultural intensa, gastronomia de qualidade.

Boa Viagem, o bairro praiano onde está a maioria dos hotéis, é tão auto-suficiente que até o aeroporto fica por lá. Se o trânsito estiver livre e o check-in do seu hotel for eficiente, ao desembarcar você estará a vinte minutos da sua primeira caminhada pelo calçadão.

Mas aproveite para se aventurar longe da praia: na Zona Norte, o bairro de Casa Forte — e seu núcleo mais antigo, o Poço da Panela — revela um Recife charmoso e desconhecido dos turistas.

Quando ir

O tempo firme no Recife se estende de setembro a março; outubro, novembro e dezembro são particularmente secos. Maio, junho e julho costumam ser chuvosos.

O Carnaval não acontece só nas datas oficiais: se você aparece nas duas semanas que antecedem a muvuca, já vai se divertir em blocos pré-carnavalescos tanto no Recife Antigo quanto em Olinda.

Caruaru, a 150 km, disputa com Campina Grande (PB) o título de São João mais animado. Mas a viagem ao Alto do Moura para visitar os ateliês dos discípulos de Mestre Vitalino pode ser feita o ano todo.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

Como chegar

O Recife é servido por vôos diretos de São Paulo (Guarulhos), Rio de Janeiro (Galeão), Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Aracaju, Natal, Maceió, Fernando de Noronha, Campina Grande, Petrolina e Juazeiro do Norte.

O aeroporto fica a 10 minutos de carro da orla de Boa Viagem. Há dois tipos de táxi no aeroporto: especial, com tabela, e comum, pelo taxímetro; cada um tem seu ponto devidamente marcado na calçada. Vai a Porto de Galinhas e não pretende alugar carro? Veja as opções de transporte aqui.

Onde ficar

Boa Viagem é a principal zona hoteleira da cidade. Veja nossas recomendações de onde ficar no Recife.

O que fazer

O Recife Antigo tem duas novas atrações: o Cais do Sertão, que homenageia Luiz Gonzaga, e o Paço do Frevo, um museu do carnaval pernambucano. Visite também a primeira sinagoga das Américas. Pegue o barquinho para ir até o Parque de Esculturas de Francisco Brennand, plantado no recife que deu nome à cidade. Um desfecho para um dia no centro histórico pode ser o passeio de catamarã pelo Capibaribe, que sai dali na praça do Marco Zero.

Olinda é melhor visitada com sol baixo; chegue para almoçar tipo às 13h30 (no Beijupirá, na Oficina do Sabor ou no Patuá) e faça a digestão no sobe-desce-ladeira.

Vá ao bairro da Várzea visitar o museu-ateliê de Francisco Brennand (abre de 2a. a 6a.) e o a coleção de arte e armas do Instituto Ricardo Brennand (abre de 3a. a domingo). O tour pode continuar pela Fundação Gilberto Freyre e pelo bairro do Poço da Panela. Eu conto como fazer neste post.

A ilha de Itamaracá, 70 km ao norte, rende um passeio de um dia inteiro, com visita ao Forte Orange e praia na ilhota da Coroa do Avião. No caminho faça um desvio para ver o centro histórico de Igarassu.

Se você quer fazer um bate-volta do RecifePorto de Galinhas, consulte a tábua das marés; é na maré baixa que aparecem as piscinas naturais e a praia fica boa para entrar n’água.

273 comentários

Boa tarde Boia, marquei minha viagem para Recife em Outubro de 2021, vou ficar 11dias. Quero fazer um bate e volta de um dia a João Pessoa. E ainda, conhecer Porto de Galinhas, Maragoggi e São Miguel dos Milagres. Esse roteiro é possivel? Quantos dias em cada cidade? Um grande abraço

    Olá, Carlos! João Pessoa e Porto de Galinhas podem ser visitados em bate-voltas com regresso no mesmo dia. Para Maragogi e São Miguel dos Milagres você precisaria pernoitar. Verifique a tábua das marés e programe os dias de maré mais baixa para Maragogi.

Olá, tudo bem?

Quero ir em setembro.2021 mais queria saber como estão as coisas, será que até lá consigo bons passeios?
Com essa questão do COVID tudo fica muito incerto e queria sugestões e uma posição concreta se posso ou não turista em recife.

Obrigada

    Olá, Vanessa! Espera-se que em setembro a situação esteja mais controlada, mas não dá para garantir.

Olá! Mesmo com as chuvas estou com planos de ir a Recife em Maio. Gostaria de conhecer os principais pontos turísticos de Recife, João Pessoa e Alagoas. Consigo fazer em 5 dias? Me dá uma dica de como melhor aproveitar esses dias e os melhores lugares pra visitar.

olá Bóia, vou com minha esposa para Recife e ficarei do dia 21 a 26 de janeiro, inicialmente tínhamos pensado em ficar três dias em porto e três em Maragogi, porém estou refazendo meus planos para conhecer outros lugares de recife também. Você tem algum roteiro bacana ai ou indica lugares que não poderia deixar de ir neste período?

Olá Boia! Tenho 4 dias em Recife com esposa e filho de 4 anos. Chegamos dia 20/10/20 as 01:00h e retornamos para São Paulo 23/10/20 as 17h. Estaremos hospedados em Boa viagem. Como já temos um outro pacote de viagem para Maragogi e Porto de Galinhas. Queríamos focar esses 4 dias ao máximo otimizando o tempo. Teria como nos ajudar com roteiros para esses dias priorizando gastronomia, praias e cultura?

    Olá, David! Vá um dia a Olinda (entre no Convento de São Francisco e na Igreja de São Bento) e na volta passe no Recife Antigo (visite o Cais do Sertão, o Paço do Frevo e faça a travessia de barquinho no Marco Zero para ver o Parque de Esculturas). No outro dia visite a Oficina Francisco Brennand e o Instituto Ricardo Brennand.

Olá! Comprei passagem para Recife com chegada no sábado à noite com retorno de Recife no outro sábado à noite. Recife será apenas a base de chegada e saída, tenho interesse em dividir os dias entre Porto de Galinhas, Maragogi, Praia dos Carneiros e Muro alto, gostaria de saber como daria para dividir o roteiro entre esses lugares para que não fique corrido e quais lugares vale a pena pernoitar para conhecer com mais tranquilidade.

    Olá, Natália! Verifique quais são os dias em que a maré estará mais baixa e programe duas ou três noites em Maragogi exatamente neste período. A Praia dos Carneiros pode ser aproveitada com pernoite ou como pit-stop entre Porto de Galinhas e Maragogi, na ida ou na volta. Muro Alto é apenas uma praia de Porto de Galinhas. No seu lugar, eu passaria duas noites em Recife na chegada para fazer os passeios culturais (Olinda, Recife Antigo, Oficina Brennand, Instituto Ricardo Brennand).

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.