Serra da Capivara

Serra da Capivara

Guia da Serra da Capivara (inclui Petrolina e Teresina)

Serra da Capivara: senta que lá vem pré-história

26 comentários

Apesar de aparentemente prático, não recomendo descer em São Raimundo Nonato. Na volta, a Azul cancelou meu voo já na hora do embarque e colocou os passageiros em um ônibus velho, sem condições de segurança, em uma viagem de mais de 8 horas para Teresina. Tivemos que trocar de ônibus porque o pneu estava com o problema e depois o segundo ônibus ainda quebrou. Um pesadelo. Acho que vale mais a pena ir para Petrolina e pegar um voo lá.

Acabei de voltar da Serra da Capivara e realmente o passeio é imperdível. Vale cada minuto que vc passa por lá. Algumas recomendações: alugar carro é essencial, principalmente um SUV – caso visite a Serra das Confusões, talvez precise de um jipe 4 x 4. Roupas leves e um bom calçado para trilhas são primordiais.

Boa tarde. Eu e meu esposo estamos querendo visitar o Parque da Serra da Capivara e a Serra das confusões agora em janeiro. Gostaríamos de saber quantos dias são recomendados. Att, Adriana
Ps: gostamos de trilhas e buscamos conhecer o máximo de coisas possível.

    Olá, Adriana! A região não é apropriada a trilhas longas. Faz muito calor o ano inteiro. Você pode entrar em contato com algum guia em São Raimundo Nonato (veja lista de guias credenciados na página do parque no site do ICMBio) para ver o que é possível. O mais comum são visitas de carro.

    Infelizmente não temos informações sobre a Serra das Confusões.

    Boa tarde, gostaria de visitar a Serra da Capivara agora em Outubro/2021. Ela está aberta para visitaçao? Pode entrar de carro? Há necessidade guia mesmo indo de carro? Quanto custa a entrada?

    Desde já agradeço

    Olá, Andréia! Está aberto, pode entrar de carro, tem que contratar guia.

Olá, estou pretendendo visitar a Serra da Capivara no início de dezembro. Minha dúvida é: o fato do Museu do Homem Americano estar fechado prejudica muito a experiência de visitar essa região ou as trilhas ao ar livre já são suficientes para aproveitar esse patrimônio da Humanidade?

    Olá, Marcos! As inscrições rupestres, em primeiro lugar, e as formações rochosas, em segundo plano, já valem a viagem. Os museus do Homem Americano e da Natureza são esplêndidos complementos, mas são acessórios.

Waltercio foi meu guia durante a visita que fiz aos sítios arqueológicos da Serra da Capivara em março de 2019. Indico seus serviços pelo conhecimento demonstrado, comentários pertinentes, contextualização, abrangência das informações e experiência na atividade. As explicações feitas por um guia gabaritado levam o turismo naquela região a uma experiência além do turismo, uma abordagem mais séria e científica.
Como tenho dito em diversas oportunidades, os sítios arqueológicos do Parque Nacional da Serra da Capivara são uma das jóias do patrimônio cultural brasileiro e mundial e, por isso, precisam de divulgação e preservação.

Olá Ricardo. Sou guia de Turismo na Serra da Capivara há 27 anos e gostaria de deixar os meus contatos para, caso alguém precise, contratar meus serviços: celulares (89)98131-5923 (vivo e whatsapp) e (89)99405-4607 (claro) e pelos emails: [email protected] ou [email protected]. Se quiser me seguir no Instagram: @wal_guia.

Gostaria de atualizar algumas informações também:

1- O aceeso a São Raimundo Nonato via Remanso-BA, pra quem chega através de Petrolina já foi melhorado e hoje todo o trajeto (310 km) está todo pavimentado (um tapete).

2- Foi inaugurado em dezembro de 2018 o MuNa (Museu da Natureza), tendo como curador da exposição Marcelo Dantas, o mesmo do Museu da Lingua Portuguesa em SP. É um museu muito didático e tem como proposta central mostrar a extinção da megafauna composta por preguiças gigantes, mastodontes, tatus-gigantes, toxodontes, tigres-dente-de-sabre e muitos outros em decorrência das mudanças climáticas ocorridas na região nos últimos 50.000 anos.

E gostaria de convidá-lo a vir novamente para experimentar outras trilhas que também saõ muito interessantes para o seu perfil. Na verdade nosso parque possui circuitos que se adequam a todos os perfis de visitantes, desde os mais aventureiros até pessoas com dificuldades de locomoção (cerca de 10% dos sítios arqueológicos abertos à visitação estão adaptados com rampas).

Obrigado pelo espaço e estamos à disposição para mais informações e reservas de passeios.

Grato

Waltércio Torres

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito