Diário de bordo: sob o sol da Frances

Val d'Orcia, Toscana

Estou saindo agora da minha terceira base toscana. Contando com o dia de hoje — ainda vou dar um rolezinho antes de entregar o carro em Florença — foram oito dias zanzando por tudo.

Val d'Orcia, Toscana

Não, não deu pra subir a todos os vilarejos, e nem sequer tentei mergulhar nos tesouros artísticos guardados em cada lugar.

Mas deu para ter muitos insights sobre estratégias de viagem por aqui, que vou compartilhar com vocês quando puder.

Val d'Orcia, Toscana

Hoje ainda vamos passar por Volterra e San Gimignano. Numa decisão de última hora, resolvi investir numa diária extra do carro para fazer um desvio pelos outlets toscanos (Valdichiana e Prada), que sei ser um assunto que interessa muita gente.

Pienza

De tudo o que eu vi por aqui, de Lucca a Perugia, de Arezzo a Montalcino, o que mais impressionou? Em primeiro lugar, a luz dourada de outono. O sol da Frances Mayes faz até a terra revolta para a próxima semeadura ficar fotogênica. Em seguidinha, devo dizer que caí de amores pelo Val d’Orcia. Por ali, nenhuma placa te leva a um lugar que não te encante ou surpreenda.

Val d'Orcia, Toscana

(E o que menos me impressionou? Assis. Mas depois a gente conversa melhor sobre isso.)

Val d'Orcia, Toscana

AZEITONA NO PÉ!!!

Té jazinho!

A rede AccorHotels.com apoia essa temporada do VnV na Europa.

Os carros desta viagem são alugados com todos os seguros pela Mobility Cars.

O Mondial Travel é a assistência viagem oficial do #viajenaviagem no projeto Europa de carro.

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


54 comentários

Olá Ricardo
Sei que deves estar atarefadíssimo, com a árdua missão de ver coisas belas e ainda relatar para os viajantes afoitos.
Mas se puder dar uma estratégia de Toscana agradeço, pois preciso fechar o meu roteiro logo para fazer as reservas. Irei na primaveira e estou em dúvidas:1)Faço mais de uma base ou passeios de bate-volta a partir de Firenze? 2) Quais cidades são indicadas para base? 3) Faço tudo de trem ou conto com a mobilidade do carro? 4) Vou de carro até Roma ou devolvo em Firenze e de lá parto de trem? Ficarei 6 noites (podendo elastecer até em 7 se precisar) e gostaria de ver Firenze, Lucca, Pisa, S. Gimignano, Greve in Chianti, Volterra, Siena, Montalcino e Montepulciano. Obrigada!!

Quando você estiver em S. Gimignano (se é que é a primeira vez), vai ver também esta luminosidade maravilhosa…já falei em outro post (Siena), mas não resisto em insistir.

Ops, na paixão pelo assunto acabei vendo agora que o Ricardo não ficou muito impressionado com Assis! hahahaha
Mas, de qualquer forma, com tantos lugares maravilhosos por lá, é fácil surgirem opiniões conflitantes. Outro lugar que curti muito foi Montalcino com seus maravilhosos Brunellos

Fiz essa viagem em junho e fiquei mais que apaixonada! E concordo com o Ricardo quando diz que Assis é o lugar mais impressionante de todos! Tem uma energia maravilhosa. E não falo isso pq sou católica, mas porque a cidade é uma coisa de linda, tem muita cultura, uma vista espetacular, uma comida…. Ai, ai. Que saudade!!!!!! Trufas, funghi porcini… Vinhos da casa baratíssimos e deliciosos. Ano que vem quero viajar de novo e tenho q me segurar para não voar para a Itália de novo. Recomendo a todos.
E Ricardo, parabéns pelo site. Foi minha bíblia para fazer minha primeira viagem pela Europa, sem guias, sem excursões… E deu tudo muito mais certo do que eu esperava. Não saio mais daqui!

    Juliana, ele disse que o que MENOS o impressionou foi Assis.
    Aguardemos os motivos num próximo post. Como não conheço e pretendo ir em breve a Toscana, aguardo ansiosa.

Lindas as fotos. Lindo o texto. A luz do outono eh realmente linda 🙂 Saímos da nossa Bramasole hoje… Prontos p Cinque Terra agora.

Querido, em Volterra tente ir no antigo teatro ao ar livre. Conta a história que esse teatro estava submerso na areia. Um psiquiatra, de um antigo hospício de Volterra, levou seus “loucos” para escavarem aquele espaço e descobriram esse antigo teatro. Deram uma reformadinha nele e, no Verão, têm espetáculos ao ar livre. Um italiano amigo nosso, que mora em Volterra (e é joalheiro) nos contou a história e fiquei impressionada.
É uma cidadezinha minúscula, mas que me encantou muito. Espero que goste. 🙂
beijos!

A luz de outono é linda, e nesse lugar que já é maravilhoso, deixa tudo mais impressionante ainda!
Otima continuação de viagem!
bjuss

Fui pra Lucca em Junho e simplesmente amei!
pretendo voltar muitas vezes pra conhecer melhor a região!

vou esperar ansiosa por novos posts sobre isso!

beijinhos

Ricardo.
Também, tive sorte. Estivemos, eu mulher e filhas, os 4 primeiros dias de outubro por aí. Céu azul, calor, o que nos deu a oportunidade “viver” essa linda região. Ficamos, num hotel rural ( https://www.cavalierino.it ) entre Montepulciano e Pienza o que foi muito interessante.
Assis, fizemos num bate e volta, porém estivemos lá durante as festas de S. Francisco que estava sendo na igreja da parte baixa. Daí, ficamos conhecendo as duas e como almoçamos num local com vista panorâmica do vale a impressão que me ficou da cidade foi muito boa.
Tenham um ótimo fim de viajem.

    Estive em Assis, exatamente num bate-volta, na mesma época (festas) que o Gerson. Também almocei num restaurante com vista lindíssima. Gostei muito de tudo o que vi. E não curto turismo religioso…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito