Diário de bordo: sob o sol da Frances

Val d'Orcia, Toscana

Estou saindo agora da minha terceira base toscana. Contando com o dia de hoje — ainda vou dar um rolezinho antes de entregar o carro em Florença — foram oito dias zanzando por tudo.

Val d'Orcia, Toscana

Não, não deu pra subir a todos os vilarejos, e nem sequer tentei mergulhar nos tesouros artísticos guardados em cada lugar.

Mas deu para ter muitos insights sobre estratégias de viagem por aqui, que vou compartilhar com vocês quando puder.

Val d'Orcia, Toscana

Hoje ainda vamos passar por Volterra e San Gimignano. Numa decisão de última hora, resolvi investir numa diária extra do carro para fazer um desvio pelos outlets toscanos (Valdichiana e Prada), que sei ser um assunto que interessa muita gente.

Pienza

De tudo o que eu vi por aqui, de Lucca a Perugia, de Arezzo a Montalcino, o que mais impressionou? Em primeiro lugar, a luz dourada de outono. O sol da Frances Mayes faz até a terra revolta para a próxima semeadura ficar fotogênica. Em seguidinha, devo dizer que caí de amores pelo Val d’Orcia. Por ali, nenhuma placa te leva a um lugar que não te encante ou surpreenda.

Val d'Orcia, Toscana

(E o que menos me impressionou? Assis. Mas depois a gente conversa melhor sobre isso.)

Val d'Orcia, Toscana

AZEITONA NO PÉ!!!

Té jazinho!

A rede AccorHotels.com apoia essa temporada do VnV na Europa.

Os carros desta viagem são alugados com todos os seguros pela Mobility Cars.

O Mondial Travel é a assistência viagem oficial do #viajenaviagem no projeto Europa de carro.

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


54 comentários

Muito obrigada pelas dicas e parabéns pelo site!!!
Durante nossa passagem pela Toscana, decidimos montar base em Florença e não alugar carro. Consigo fazer os passeios para as cidades próximas de trem? Florença – Pisa, San Gimignano, Montalcino, Montepulciano… É recomendável comprar com antecedência?

Boa noite!

Irei para a Itália em agosto em lua de mel, e tenho algumas dúvidas:
Ficarei 12 dias somente na Itália, pensei em passar por Veneza, Florença, Siena, Roma e se conseguir Nápoles, quantos dias vocês indicam em cada lugar? Na Toscana,Siena é uma boa opção para se hospedar (montar uma base) e conhecer as cidadezinhas da região durante o dia? É fácil alugar carro em Florença? Desde já, agradeço as sugestões! Abs. Cíntia

Olá Diana!!
Fiz Toscana em 2010 e farei em 2013 novamente.Fica a dica de hotel em San Gemignano:La Cisterna.
Dentro da cidade, na praça principal(em frente à cisterna).
preço justo, ÒTIMO café da manhã, o visual que vc tem de vários lugares do hotel…não tem preço!O site é bem preciso
A cidade é linda à noite!
Foi mágica!Vc vai adorar!!!!!!
Paula

    Muito obrigada pela dica Paula!
    Se quiser alguma outra, vou adorar!
    Estou com tanta pena de deixar Cortona de fora, ouvi falar tão bem de lá, será que não dá messsssmo? 🙁

Oi! Vou pra Itália com meu marido e um casal de amigos em maio deste ano… Estamos programando a viagem através das dicas do Viaje na Viagem… Inclusive, cheguei a perguntar por aqui antes e, com base na resposta de vocês (obrigada!), desistimos de incluir a Costa Amalfitana para não ficar corrido demais…
Bom, o roteiro ficou assim: 4 noites em Roma, 2 noites na Toscana “propriamente dita”, 3 noites em Florença, 3 noites em Veneza e 1 noite em Verona.
Em relação à Toscana, pensamos em pegar o carro no último dia de Roma e ir (o mais cedo possível) para Montepulciano. Conhecer a cidade e seguir para Arezzo ou Cortona, onde dormiremos 1 noite. No dia seguinte, ir cedo para Siena e de lá para San Gimignano, onde dormiremos 1 noite. No outro dia, sair de San Gimignano, parar em Pisa, conhecer Lucca e chegar em Florença (devolvendo o carro lá).
Está bom?
Essas cidades são as que mais valem a pena mesmo (pra nossa primeira viagem, pelo menos)?
Se for preciso escolher uma das duas e deixar de lado a outra, qual é a cidade mais bonita: Arezzo ou Cortona?
Muito obrigada novamente!

    Olá, Diana! O melhor a fazer é dormir as duas noites num hotel só, na região de Siena. No dia da chegada, aproveite Siena. No dia seguinte, passeie pelo Val d’Orcia, onde estão Montepulciano e inúmeras outras cidadezinhas lindas. Passe por San Gimignano e Pisa no caminho de Florença. Deixe Cortona e Arezzo para uma próxima.

Faremos 17 dias pela Itália em maio: Roma, Siena, Florença, Veneza e Milão. Vamos ficar 3 dias em Florença e 4 em Siena, para os bate-voltas. Queria um lugar charmoso e romântico para me hospedar com meu marido. Adorei a dica da Locanda de la amorosa, mas o preço fica um pouco salgado: 1400 euros para 4 noites. Vcs podem sugerir algum hotel em Siena?
Obrigada

Oi Bóia
obrigada pela resposta…estou no aguardo dos posts anciosamente…
Pois é convenci meu marido a pegar um carro para fazer a toscana por causa dos relatos aqui, mas tb li que pode ser um problema em Florença, por causa de estacionamento…minha duvida é se ficar em siena como ir pra florença, entende…sei que é muito particular essa escolha…bom, vamos esperar, então
abç

    Olá, Monica! A Toscana idealizada está no vale do Orcia e na região do Chianti, duas regiões às portas de Siena. De Siena também se vai de carro com facilidade a San Gimignano e Volterra, mais para o noroeste, e a Cortona e Arezzo, a noroeste. Chega-se também a Perugia e Assis.

    Florença é uma boa base para ir de trem a Pisa e Lucca, que já ficam a uma distância pouco confortável de Siena.

tenho a mesma duvida que a Fabina, não to conseguindo chegar a uma conclusão de onde ficar, ja que Florença tem a dificuldade do estacionamento…teremos um post do seu roteiro?????
grata

    Olá, Monica! Nos próximos meses todas as viagens atrasadas do Ricardo Freire serão organizadas e postadas.

    Florença é a melhor base para fazer tudo o que precisa ser feito de trem.

    Siena e arredores funcionam como base para carro.

Eu fiz essa viagem em junho, toda de carro. E sem base. De cidade em cidade, ficando as horas que eu queria e conhecendo lugares diferentes. Foi sensacional! E não tivemos problema pq alugamos um grandão e quase todos os hoteis – tirando em Florença -, tinham estacionamento.
Saímos de Roma de carro (só pegamos na hora de ir embora), descemos para a Costa Amalfitana e depois subimos para Umbria/Toscana. Entregamos o carro em Florença porque, como eu já disse, lá é como Roma, bem complicado e caro para estacionar, tem graaande risco de multas (várias ruas são reservadas apenas para trânsito de moradores e/ou pertencem ao Centro Histórico) e vc não usa carro para nada.
De lá fomos de trem para Veneza. Melhor impossível! E tudo com a ajuda do VnV. 🙂

Riq, estou planejando ir no final de maio. Penso em 2 bases, com 5 dias cada e o final em Firenze, uns 3 dias. O problema é que estou achando as bases muito perto umas das outras. Estava pensando em San Gimignano ou Siena ou Pienza como uma base e Arezzo ou redondezas como outra base. Mas elas são muito próximas. Vale a pena ter 2 bases? Quais você sugere? Grazie!

    Olá, Arnaldo! Aqui quem responde é A Bóia. O Ricardo Freire chegará a este post dos itinerários. Pelo que andei entendendo, provavelmente vai dizer que Siena é a localização mais central para quase tudo, com exceção do norte da Toscana — Pisa, Lucca — que pode é melhor alcançado de trem a partir de Florença.

Estamos indo pra lá em maio/2012, quero muito andar por essas estradas que apareceram nas fotos do Ricardo! Onde é?
É melhor fazer a base em Florença ou Siena? Ou as duas?
Obrigada, Daniele

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito