Diário do blogueiro — agora é pra valer: outono na área

Feira no centro velho de Nice

OK, eu sei, já me queixei do tempo duas vezes neste périplo. A primeira vez, no começo de outubro, e muito rapidamente, em Positano, quando esfriou e choveu por 24 horas. A segunda vez, semana retrasada, em Veneza.

Agora eu sei que estava reclamando de barriga cheia. Fui agraciado com um outubro excepcionalmente quente e ensolarado por toda a Itália. Peguei dias bonitos em todos os lugares que fui (incluindo Veneza, onde ganhei um dia inteiro de céu claro para me fazer esquecer os três dias de céu plúmbeo). Passei calor de dia sempre que fiz caminhadas. E saracoteei pelas Cinque Terre com um céu magnífico, uma semana antes da chuvarada e dos desmoronamentos que você viu na TV.

Mas agora acho que o outono chegou pra valer. Ontem aqui na Côte d’Azur o solaço prometido para o dia inteiro ficou escondido atrás da névoa espessa. Hoje o chuvisco previsto deu as caras. E a previsão para os próximos sete dias — sete dias! — é de tempo feio.

Não dá pra reclamar: se eu quisesse certeza de dias bonitos, teria que vir no fim da primavera e durante o verão. Vai ser bom pra fazer um prós x contras de viajar fora da temporada mais bonita…

Amanhã vamos dormir perto de St. Tropez, e depois serão seis dias de Provence, em duas bases (uma perto de Aix, outra no Lubéron).

Se vocês quiserem mandar uns emails pra São Pedro, eu agradeço 😀

A rede AccorHotels.com apoia essa temporada do VnV na Europa.

Os carros desta viagem são alugados com todos os seguros pela Mobility Cars.

O Mondial Travel é a assistência viagem oficial do #viajenaviagem no projeto Europa de carro.

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


30 comentários

Oi Bóia e demais tripulantes!

Levando em conta que a Côte d’Azur não é recomendada no inverno, pensei aqui:

Deixarei Barcelona para uma próxima viagem. Uma viagem com direito a Côte d’Azur e depois subir para a regiões vinícolas próximas a Lyon e Dijon, algo que acho mais adequado para ir com a minha namorada, e não sozinho, como vou desta vez! O Riq recomenda Lyon como base e acho uma idéia muito interessante!

Agora, embora o comandante não recomende Europa no inverno, não terei outra chance de viajar para longe em no mínimo 1 ano e meio… Quiçá, 4 anos (internato + residência médica)….

Então, aproveitando os “bons preço” que consegui, o dólar estável, etc, vou encarar o rigoroso inverno!

Descartei Barcelona também por causa do alto custo das malas nas low costs.. Iria inviabilizar…

Começo em Berlim, passo 6 noites, depois sigo por Dresden (1 dia) e busco sono em Praga, por umas 2/3 noites. Depois Nuremberg por um dia e busco sono em Munique, aguardando o Reveillon que li (acho que no VnV mesmo ou no “Alemanha Porque Não?”) ser muito animado! Será que valeria dormir 1 noite em Nuremberg e Dresden ou é melhor seguir viagem logo para a próxima base?

Em seguida, Salzburg por 1 dia e depois, possivelmente, Viena por 2/3 dias… E mais umas 15 noites na Itáááália, com bases em Firenze e Roma, principalmente! Talvez Milano fique para a próxima, pq é meio afastada de tudo… A ver…

O que acham? Vou ver o que vcs tem a dizer, perguntar a alguns amigos tb e fazer um roteiro pra vcs darem as ultimas dicas =D

OBSERVAÇÃO: Será tuuudo na base do CouchSurfing.org. Pra quem não conhece, é um site em que as pessoas se dispõe a receber desconhecidos em suas casas, por x dias… Existe todo um sistema de confiança, muito interessante e seguro! Só ouço falar bem! E de graça!
Vc não precisa receber ninguem se não quiser/puder… Ou pode só aceitar encontrar viajantes para um café!

    Olá, Stefano! O Ricardo Freire sempre recomenda evitar ao máximo ficar apenas uma noite em qualquer lugar. Se é para ficar apenas uma noite, é preferível ver se não rola o esquema pit stop — saindo de manhã de um lugar, deixando as malas na estação de trem ao chegar e seguindo viagem no fim do dia. Dresden e Nuremberg podem ser feitas assim.

Minhas viagens para o Brasil têm sido sempre no inverno brasileiro (verão espanhol). Morro de São Paulo choveu quase todos os dias, mas o tempo não estava frio. Em Natal e Pipa também choveu muito, em Itacaré, Barra Grande e Trancoso também choveu, mas depois o sol se levantou.

A diferença com a chuva no outono, é que aqui, em Europa, a chuva é seguida pelo frio. Os dias são curtos e tristes.
Eu prefiro o sol quando viajo. Eu gosto do frio, mas ensolarado.

Eu gosto da chuva e ser protegida em casa, ver a chuva e ouvir o som da chuva caindo. Pode ser poético e melancólico!

Mas a Europa é assim no outono, por isso nós gostamos tanto o calor do Caribe…

Acho que, para a Europa de um modo geral, as maiores chances de céu azul sem nuvens vão da segunda quinzena de maio até a primeira quinzena de setembro. Quanto mais no meio desse período, maiores são as chances de tempo firme. E, nesse miolo de meses, como os dias são mais longos, as chances de ter um dia todo ruim são menores.

É claro que existem regiões com maiores ou menores chances de chuva ou de céu cinza, mas em linhas gerais acho que é por ai. Quando viajo para algum destino europeu fora desse período da segunda quinzena de maio até a primeira quinzena de setembro assumo que a viagem é “de inverno”, para não me estressar sentindo falta daquilo que provavelmente não terei. E a partir daí o que vier é lucro. Mas para fotografia não gosto mesmo.

Vou torcer muito por um calorzinho com céu azul na Provence.

Salve tripulação!!!

Ahh.. A Côte d’Azur…. Tão perto da Itália… Bem: na onda das promoções da KLM, decidi: vou pra Itália!!!!!!!!!!!!!!! Partindo em 13 de dezembro até 17 de janeiro!!!!! Mas quero passar, antes de chegar na Itália, em Barcelona (4/5d).

Vc acham viável (transporte + inverno) ir pra Milão de trem, via Côte d’Azur? Ou que não seja Milão, mas Zurique ou Munique, e dali vou descendo (Milão, etc etc, Roma? Se sim, que cidades da Côte d’Azur eu deveria visitar? Vcs passariam quanto tempo em cada uma?

Ou é inviável ou sem sentido pelo frio? Sem Côte d’Azur, faria o seguinte: pego uma low cost de Barcelona pra Roma (low cost.. hm… sei não!), subo a Itália (Roma > Napoli/Pompeia (bate-volta) > Roma > Perugia > Firenze > Pisa/Lucca (bate-volta) > Bologna > Veneza > Milão. E de Milão de volta pro Rio??? Se for viável $$$ passar em Munique (3d) e/ou Zurique (2d), posso ir e voltar de Milão, mas as lowcosts nao tão ajudando. Aceito trens =p

O que vcs acham? To correndo contra o tempo aqui pra pensar nas coisas pq a promoção da KLM tá acabando.. To tentando planejar com folga de dias, pensando mais num traçado inteligente (sem rodeios, barato)… Sobrando tempo, arrumo mais bate-voltas, extendo o tempo nas cidades…

Leste Europeu acho que nem pensar, agora, né???
Queria ir em Berlim, mas deixa pra um próximo verão… Acho que Munique vai me dar um gostinho de Alemanha! Qm sabe mais tempo em Munique com bate volta??? Hmm…

Agradeço os bizus e dicas e sugestões em cima desse meu pré-roteiro aí!
Stéfano

PS: To com aquela impressão de que fugi do tópico, mas não saberia muito aonde colocar isso… Se alguém da “produção” (salve, Bóia!) quiser movê-lo, fique a vontade!!

Em Barcelona, o que nos consola eh que vão ser mais 7 dias de chuva, ou seja, ir embora amanha não vai fazer diferença rs….Ontem ainda deu para ir a Sagrada Familia ( 7 anos depois, valeu muito voltar, só vi andaime na época…), mas hoje a chuva foi muito pesada, ficamos entrando de loja em loja apenas. Ainda bem que os leres básicos para o Richard já tinham sido cobertos, mas Montjuic e Montserrat o tempo ano ajudou,,,,que São Pedro te de trégua! Principalmente na Provence!

Estive na Europa agora em outubro (12 a 30) e não tenho do que reclamar do tempo que peguei! Não peguei um dia de chuva em Londres (famosa pelas tais chuvas, imagina…), e pra melhorar, o céu sempre azulzinho! Em Amsterdam rolou chuva apenas no primeiro dia, todos os outros foram lindos! E em Paris teve apenas um dia que caiu uma chuva torrencial à tarde… nada que 15min debaixo do toldo da mercearia não resolvesse!

Voltei de Paris no dia 22 ( fiquei uma semana). Peguei lindos dias, só choveu uma tarde, mas em compensação muito frio!!!!

Boa sorte, Riq! Vou mandar um email pra São Pedro pra tudo dar certo. Mas não garanto nada, pois sabe que na França existe uma expressão pra definir um tempo horroroso? “Un temps de Toussaint.” Nesta época vai ser difícil. Mas o lado positivo é que este tempo escabroso é tradição desta época do ano, e você como viajante inveterado não poderia perder esta, não é mesmo? 😉

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito