Dúvida: Aruba ou Curaçao?

Da minha página Turista Profissional, publicada toda terça no caderno Viagem & Aventura do Estadão.

Divi-divi na praia Arashi, em Aruba
Divi-divi na praia Arashi, em Aruba
Praia particular de Cas Abou, Curaçao
Praia particular de Cas Abou, Curaçao

O Caribe próximo à América do Sul não tem contra-indicações: os furacões passam longe e não é necessário visto americano. Aproveite: alguns dos pacotes mais interessantes do momento são para Aruba e Curaçao, oferecidos a partir de US$ 1.500 pelas operadoras. Há os pacotes que usam vôos regulares (com conexão em Bogotá, pela Avianca, ou na Cidade do Panamá, pela Copa) e os que usam vôos fretados (com escala em Caracas, pela Varig, ou partindo de Brasília, pela Gol). Apenas evite ir em outubro e novembro, que é a época das chuvas. Está dúvida sobre qual das duas ilhas escolher? Eu ajudo.

Palm Beach, Aruba (à altura do Marriott)
Palm Beach, Aruba (à altura do Marriott)

PRAIA DO HOTEL
Quase todos os hotéis de Aruba vendidos nos pacotes para brasileiros estão na ótima Palm Beach, extensa, de areia branquinha e mar transparente. Já em Curaçao os hotéis costumam ter praias “fabricadas” com areia branca trazida de longe e recifes artificiais. Vencedor: Aruba.

Praia Grote Knip, Curaçao
Praia Grote Knip, Curaçao

OUTRAS PRAIAS
Em Aruba você pode alugar um carro por um ou dois dias para visitar prainhas menores, menos frequentadas e sem hotéis à vista, como Arashi e Baby Beach. Em Curaçao é melhor alugar um carro por toda a estada, para aproveitar as belíssimas praias selvagens (como Cas Abou e Port-Marie, particulares, e Grote Knip, pública) ou bater ponto na praia da muvuca, a Seaquarium Beach (que é “fabricada”, mas tem bares charmosos, como o Mambo Beach). Vencedor: Curaçao.

Curaçao: na sinagoga
Curaçao: na sinagoga

HISTÓRIA
Willemstad, em Curaçao, tem arquitetura colonial holandesa legítima, um mercado público imperdível (almoce um PF javanês por lá), um bairro tombado como patrimônio cultural pela Unesco e uma sinagoga antiquíssima com chão de areia (para relembrar os anos em que os judeus erraram no deserto). Já Aruba só tem cenário. Vencedor: Curaçao.

VIDA NOTURNA
Ambas tem cassinos – mas em Aruba praticamente todo hotel tem o seu. Além disso, não é preciso sair de Palm Beach para ir a bares, restaurantes e discos; já em Curaçao você vai precisar ir a Willemstad. Vencedor: Aruba.

Baby Beach, Aruba
Baby Beach, Aruba

CRIANÇAS
As praias são perfeitas para os baixinhos nas duas ilhas; ótima oportunidade para aprender a mergulhar de snorkel. Em Aruba dá para fazer passeio de submarino, safári para ver iguanas e uma visita a uma cidade em miniatura. Em contrapartida, no Sea Aquarium de Curaçao dá para entrar num tanque para tocar nos animais marinhos, e na Dolphin Academy os pequenos podem nadar com os golfinhos. Empate.

DUAS EM UMA
Já que está dando empate, por que não escolher um dos pacotes que combinam as duas ilhas? O vôo dura apenas 30 minutos, e você pode saracotear em Curaçao e depois sossegar no hotel em Aruba.

QUE HOTÉIS ESCOLHER
Em Aruba, evite o Renaissance, que está no centro da cidade (e cuja praia, “fabricada”,  fica numa ilhota em frente). Em Palm Beach, o Holiday Inn Sunspree não está à altura dos seus vizinhos; melhor cacifar o Marriott, o Hyatt, o Westin, o Radisson ou o Occidental (all-inclusive).Para economizar, o Mill Resort, com apartamentos com minicozinha, é OK (mas saiba que fica na quadra de trás da praia).

Breezes, Curaçao
Breezes, Curaçao

Em Curaçao, fique com os grandes nomes – Hilton e Marriott têm boas instalações, e o Breezes (all-inclusive) fica no canto direito da Seaquarium Beach.


1077 comentários

Vcs aí sabem escrever no google ?
Que chatice essa montanha de perguntas pessoais que podem ser respondidas com uma pesquisa rápida .

    No meu caso eu sei escrever no google, mas a idéia é a opinião do blogueiro, que alias deu boas dicas. Sempre tem alguem pra se meter onde não é chamado

Olá Ricardo! Vc tem alguma informação do hotel Tamarijn? Eu queria um all inclusive, minha agente de viajem me indicou esse como a melhor relação custo-benefício.O que me diz?
Gracias
Bruno

OLÁ RICARDO!

PASSEI MINHA LUA DE MEL EM ARUBA E CURAÇÃO EM MARÇO DE 2008.
EM ARUBA FIQUEI NO HOLLIDAY E ACHEI MUITO BOM E EM CURAÇAO FIQUEI NO HILTON. TIVEMOS ALGUNS CONTRA-TEMPOS NOS 2 HÓTEIS, MAS NADA DE SÉRIO. O HILTON É MT CHARMASO, MAS PRECISA DE REFORMAS. JÁ NO HOLLIDAY, FICAMOS NA ALA MAIS NOVA E FOI MT BOM!
AMEI OS DOIS LUGARES. AGORA ESTAMOS PLANEJANDO UM VIAJEM PARA MARÇO/10 E ESTOU NA DÚVIDA ENTRE PUNTA CANA E SAN ANDRES. SERÁ QUE VC PODE ME AJUDAR. ACHO QUE AS BELEZAS NATURAIS SÃO O MAIS IMPORTANTE, PORÉM SMPRE É BOM UM POUCO DE CONFORTO E UM HOTEL A BEIRA MAR.
UM ABRAÇO,
LUCIANA

    Luciana, permita-me um toque: evite escrever em maiúsculas, é deselegante na internet. Maiúsculas = GRITAR.

    Punta Cana tem melhores hotéis do que San Andrés, e a praia em frente ao hotel sempre vai ser melhor. San Andrés é para mergulhar.

Olá Ricardo, tenho a mesma dúvida do Mario em relação a levar menos objetos pessoais (tenis,maq. fotografica e principalmente roupas…) e comprar um pouco lá. Gostaria de saber se vale a pena mesmo não sendo preços como da Flórida.

    Não sei responder, Michele. Estive por lá em janeiro de 2007 sem nenhum interesse em compras.

    Mas NÃO acredito que seja o paraíso para compras de roupa. O comércio é pequeno e especializado em artigos duty-free — ou seja, coisas que são taxadas nos países ricos, como perfumes, álcool, supérfluos, grifes, artigos de luxo.

Ricardo,
Obrigado pela resposta e pela dica.
só mais uma dúvida. nas praias é vendido bebidas e petiscos ?
abraço

    Sempre tem um bar. Nas particulares (Seaquarium, Cas Abou, Port-Marie) vende cerveja também. Nas públicas não me lembro.

    Oi, perguntou ao Ricardo mas vou responder, td bem ricardo?

    Olha ema Cas abaou , Port marie tem com comprar.. mas em klein kinipi nao tem, nem agua eles tem. entao leve a sua 😉

    abs

lá é zona livre para compras? vale a pena deixar pra comprar alguma coisa lá (roupas) que nem precisaria levar aqui do Brasil?

Boa Noite, estou pensando em ir para Curacao no próximo ano de lua de mel, é só em setembro, mas já queria algumas dicas.
já to pensando em comprar as passagens aereas, pois como está bem antes os preços estão em conta (eu acho). voo de Belo Horizonte para Curacao a R$ 1500 ida e volta.
com relação a hotel to querendo olhar o esquema do Bancorbras, que vi no site da bancorbras que tem hoteis credenciados lá.
qual seria o valor médio de gasto para curacao?
abraço
Mário Andrade

    Mario, eu fui em 2007, não sei como estão os preços agora. Mas gastos, em qualquer lugar, variam conforme o perfil do freguês. Simule aluguel de carro em https://www.expedia.com ou https://www.kayak.com. Se comer em restaurantes não-gastronômicos, vai sair mais em conta do que no Brasil. Perfumes e eletrônicos são duty-free, mas não pense que vai ser mais barato do que na Flórida, porque não vai.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito