Oficial: consulado brasileiro desaconselha viagens pela Aerolíneas

Aviso do Consulado Brasileiro em Buenos Aires

Quer dizer, isso não foi dito com todas as letras. Faltaram dez: dois “aa”, dois “ee”, um “r”, um “o”, um “l”, um “i” (com acento), um “n” e um “s”. Mas o teor do comunicado que está na página do site do Consulado Brasileiro em Buenos Aires denuncia uma “companhia aérea que realiza a conexão regular para os destinos mencionados [Bariloche, Ushuaia e sul da Argentina em geral, colchetes meus] tem, sob o argumento de que se trata de fenômeno natural que foge às suas responsabilidades, se furtado a dar qualquer tipo de apoio logístico aos passageiros cujos vôos foram cancelados”.

Exatamente o que o Viaje na Viagem já vem denunciando há duas semanas, graças aos pobres passageiros ilhados e abandonados, que deixam seus depoimentos nas caixas de comentários dos posts de Bariloche.

O tom do comunicado é de um desabafo — quem escreveu está completamente de saco de cheio (perdão) de atender a consumidores lesados no exterior por uma empresa que está exorbitando da desculpa das forças da natureza.

O site do consulado também traz um link para que os clientes brasileiros da Aerolíneas encaminhem suas reclamações à nossa Anac (já que a Argentina também tem a dela): o formulário está aqui.

Recapitulando a situação das três companhias aéreas que levam passageiros a Bariloche:

Aerolíneas

Está cozinhando os passageiros até a última hora. Não tem um 0800 remotamente preparado para atender aos clientes. Deixa passageiros sem reserva confirmada a Esquel embarcarem a Buenos Aires, onde podem ficar dias em listas de espera. Cancela vôos a torto e a direito, invocando condições atmosféricas. Lembre-se de que se você tem passagem marcada a Bariloche, necessariamente vai precisar confirmar uma reserva no esquema alternativo via Esquel. Dependure-se no 0800-707-3313 ou procure uma loja (veja endereços aqui).

Lan

No site, mantém o cancelamento dos vôos diretos a Bariloche até o dia 15. O esquema via Esquel vai por enquanto até o dia 14. É preciso remarcar o vôo via site (clique aqui). Leitores têm relatado sucesso nesse procedimento. Caso a cia. volte a descer em Bariloche, os passageiros seriam remarcados automaticamente nesses vôos.

Andes/CVC

A cia. argentina Andes, que faz fretamentos para a CVC, passou a aterrissar em Bariloche neste fim de semana. Deve continuar operando no aeroporto da cidade, a não ser que as cinzas voltem à cidade exatamente no dia dos vôos. É bom levar lanchinhos e comprar água no setor de embarque ainda no Brasil, já que no caso de o avião precisar descer em Esquel, os passageiros só terão acesso a comida de verdade umas dez horas depois de decolar, pois a imigração é feita somente quando o ônibus chega a Bariloche.

Estamos em Bariloche desde dia 30, quem tiver qluer duvida so perguntar, ja fomos em varios lugares… Estamos dispostos a responder!!!! Gracias…

Olá! Boa noite! Gostaria de saber se o cerro catedral está com bastante neve…se as pistas estão todas abertas…é que minha viagem (se der certo) será mais para esquiar….
    Grata

Algumas pistas sim estao abertas, da p esquiar sim tranquila, amnha vou voltar la e esquiar mais um poco, tem piedras brancas q tb da p esquiar, fomos hj pela manha……

Bryan-Larissa,

Obrigada por oferecerem ajuda. Queria saber por qual agência vcs foram, se foram via Esquel e se tiverem que remarcar via Esquel ou se foi automático.

Entao…. Viemos pela cvc… Pousamos em bariloche mesmo… Sem nenhum problema… Nada a reclamar…. E tmb tenho q dizer q a cvc tem uma grande influencia na cidade….. Hehehe…

Bryan e Larissa,nos dê algumas dicas, sobre aluguel de roupa e quais passeios que vale a pena fazer. Bom passeio e muito abrigada!

Olha aluguel de roupa alugamos ontem na avenida mitre mais ou menos altura 400 ou 500 uma loja com roupas leves e termicas exelente mesmo, um poco cara mas com mta qualidade, total completo entre luvas, jaqueta, calca, e bota fica em 117 pesos por dia….. Tem uns lugares q econtra ate por 30 peos, mas de pessima qualidade, a rua mitre eh a base p tudo, desde restaurantes aluguel de roupas e aluguel de passeios, olha os passeios q valem a pena com esse tempo atual seriam cerro catedral uns 2 dias p esquiar bem com professor no primeiro dia e no outro por conta propria no cerro catedral vai gastar uns 80 a 100 pesos pelos equipamentos de ski ou snow, 240 para a subida nas elevacoes, 650 p aula com professor particular 3 hrs q com ctz vc aprende a skiar, c nao so vai passar raiva pq e dificil msmo, uns 350 pesos p alugar um quadricuclo no cerro catedral mesmo mtooooooo legal, entao outro dia piedras blancas onde tem ski bunda vai gastar 210 pesos com o transporte inda e volta, passe liivre nas caderinhas compelto para fazer o ski bunda, dae no piedras blamcas tbm ski tbm aula, menos q cerro catedral, mas da para aprender bem por uns 265 pesos aula em grupo mais equipamentos… Otro passeio q vale a pena eh cerro otto onde tem a cafeteria giratoria nao lembro o valor, pq peguei direto pela cvc, mas eh mtooo bom tbm, ontem fizemos a noite nordica onde vai com quadriciculos com esteiras num refugio e tem um jantar bem bom com entradas, vinhos a votade, fundie, sobremesa e bebidas a vontade com duracao d 4 hras saindo do hotel e voltando esse eh mais caro uns 200 dolares por pessoa mas foi otimo, amnha vamos voltar no catedral e sexta vamos fazer fazenda patagonia com cavalgada e almoco churrasco incluso por 58 ou 80 dollares por pessoa nao lembro certo o valor pq esse tbm peguei pela cvc…. Acho q eh mais ou me os isso… Espero q t ajude m poco…… Precisando so perguntar..

Gente

nos ultimos 4 anos sempre fomos pra Bariloche pela Aerolineas. Nunca tivemos problemas. Sempre via Ezeiza.

Este ano de novo compramos passagens para agosto. Ontem entrei para ver o status e quase tive um chilique quando o status deu cancelado. Mandei um email para eles ontem perguntando o que deveria fazer pois ja tinha pago tudo com cartão. Recebi um email dizendo que meu voo estava confirmado com alterações por causa do vulcão, via Aeroparque e naum Ezeiza e depois esquel + busão. Que susto.

vi que um monte de gente esta com problemas para remarcar, mas pelo que percebi parece que estão fazendo as coisas gradativamente. Ainda naum tive o stress todo que a galera aqui esta passando. Espero que naum venha a ter no aeroporto.

Como não tem nada nos jornais eu estava tranquila. Assim como a maioria do povo que tambem comprou passagem pela aerolineas. Se naum tivesse entrado no site so ia saber que tinham mudado o roteiro na hora do checkin.

Falei com outro casal que sempre vai junto com a gente e para eles os tickets ja estavam com status alterado igual ao nosso de ezeiza para aeroparque mas eles nem tinham percebido a mudança. Ja imprimimos o novo status porque o antigo naum vale mais

Torcer agora para que saia tudo certinho.

Pena porque sempre faziamos cambio no banco de la nacion na saida do Ezeiza e agora vamos ter que ver outro jeito de fazer cambio.

E eu adoro o freeshop de Ezeiza, muito melhor que o do aeroparque.

RICARDO,

Também fiquei nessa de consultar os voos e pousos e o meu voo remarcado não aparecia em NADA, ligeui no check-in e o atendente me disse que isso acontece.
Fiquei super neura por vários dias e vi que não adiantava muito, o que adianta é ir direto na loja ou ligar no check-in na véspera e no dia da viagem.

Boa sorte!!!

Eu “acho” que viajo pela AA dia 05/08 verifico diariamente a minha reserva pelo sita da AA e automaticamente eles alteraram meu voo pra Esquel, antes era direto SAO PAULO – BARILOCHE, porem não recebi nada por e-mail… Detalhe nessa alteração meu voo vai sair com 3h30m antes do que eu havia comprado…

Olá pessoal.
Assim como vocês tenho viajem marcada para Bariloche. Vou no dia 22-08. Liguei para a Decolar onde comprei as passagens e o atendente me informou que todos os voos da Lan Chile após o dia 15 estao confirmados. Os que estão cancelados precisam ser verificados junto a companhia para verificar o procedimento a ser seguido, se vai via Esquel ou se vai através de onibus.Mas a principio todos os meu voos estáo de pé. Sorte a todos e se deus quizer vamos conseguir curtir nossas ferias!!

OUTRO DETALHE,

Enquanto descíamos do avião devido às más condições de Esquel, segundo o piloto da AA, um avião da LAN levantava voo para lá, o que nos deixou ainda mais indignados.

ô Tati,
desculpa aí tá?
Só tava querendo ajudar a Sueli.
No Booking.com consta o o que transcrevi.
Afffff
Que humor…..

Então Ricardo Rqangel

Nos tambem caimos no engodo das fotos e descrição do site e reservamos o hotel no ano passado.

So descobrimos o engodo quando entramos no quarto.

Depois mudamos para o tres reyes que custa metade do preço e acabou sendo melhor que este hotel ai.

Mas eu vi ai em cima que tem gente que gostou do hotel. Bem cada um é cada um.

Quando chegamos a ESQUEL (cordilheira e nada mais por todos os lados), parecia a ponta do mundo, estavam nitidamente desesperados para embarcar o povo que aguardava embarque para Buenos Aires, isso no domingo.
Uma mulher no aeroporto empurrou de leve as crianças e não parava de gritar “CHEGA DE FOTOS!!! PARA DENTRO!!!! AGORA!!!!AGORA!!!!!” A paisagem é muito bonita, isso é verdade!!

Olá a todos!!

Falando direto de BARILOCHE!!

Cheguei domingo pela AA via ESQUEL, acreditem, no voo SP – Buenos Aires haviam 30 – TRINTA – passageiros, o voo das 23:39 foi cancelado (soube porque vi pela internet) liguei no check-in e a moça disse que o voo estava OK, quando disse que havia visto que estava cancelado a moça disse AHHHH, É VERDADE,vc tem duas opções, ir 20:40 ou 2:30, fui 20:40, o piloto fez que ia levantar voo mas na última hora não levantou, os trinta passageiros, já estrnhando o avião vazio, ficaram se olhando em silencio e com MEDO, dali a pouco ele rodou e rodou a pista por várias vezes até que finalmente decolou. Depois lá em cima disse que foi uma perda de potência, nada demais…rs…
Já em Buenos Aires, DENTRO DO AVIÃO, depois de 20 minutos mandaram descer porque o tempo em esquel estava ruim, dentro do aerooporto nos disseram que não sabiam se o voo sairia, dali a 5 minutos mandaram descer novamente para embarcar no portão 11, chegando lá o carinha disse que NÃO havia previsão de embarque, mal sentei para esperar sabe-se lá quanto tempo veio o aviso, passageiros do voo tal queiram embarcar…CONFUSÃO TOTAL!!! Enfim embarcamos.

Se valeu a pena???? SIM, CADA SEGUNDO DO PERNGEU VALEU A PENA!!!

Quem puder trocar de cia melhor, senão….SORTE!!!!

Também vou precisar pq volto por AA.

Abs a todos, aqui está MUITO BOM, apesar das cinzas já fizemos varios passeios e estes 2 dias já fizeram a viagem valer !!!

Silvia,

Obrigada pela ajuda!!!

Queria saber se vc remarcou sua passagem para Esquel ou se a AA fez esta remarcaçãoa automática. Tenho passagem para o dia 13-ago.

Olá Sueli e Ricardo RAngel,

Olhem, estou tb na maior dúvida, se a minha alteração para esquel recebida hj por e-mail foi automática ou não. A minha cunhada não esteve lá na loja hj, portanto, se não foi automática, alguém ficou com peninha de mim, do maridão e do bb de 5 aninhos e fez a remarcação hj. Ou o voo entrou no sistema e a atendente lembrou de mim (cunhada foi lá na segunda e passou o nr do bilhee) ou ela estava mentindo sobre o voo não constar no sistema ou foi realmente automático. NÂO SEI MESMO. Mas ainda acredito q a alteração deveu-se ao contato direto com a loja.