El Calafate, a Foz do Iguaçu das geleiras

Começando do começo. O campo de gelo da Patagônia é o terceiro maior do planeta, depois da Antártida e da Groenlândia. Tem 350 km de comprimento — e 16.500 km2 de extensão.

Perito Moreno: na passarela

A geleira Perito Moreno, que atrai multidões à cidadezinha de El Calafate, é apenas a pontinha do iceberg. Do iceberg de cabeça pra baixo, bem entendido. Tem 5 km de comprimento e paredes de 60 metros de altura. Se o campo de gelo fosse uma caixa d´água, Perito Moreno não passaria de um copo Nadir Figueiredo pela metade.

Vista do primeiro mirante

Logo do primeiro mirante, que fica na estrada do parque, uns 15 km antes das passarelas de observação, você sabe que está na frente do Maracanã das geleiras.

Aproximando...

Neste momento você agradece por ter visto as outras geleirinhas da sua viagem antes dele – ou começa a pensar em modificar os planos para depois.

Mais perto...

Não esnobe a vista de longe. É daqui que você tem a melhor idéia de onde vem esse bicho – a Amazônia da água sólida.

Viva a teleobjetiva
Perito Moreno: escorregando do campo de gelo

Parece um tsunami que se congelou ao tocar o lago. Ou uma avalanche que foi milagrosamente contida antes de nos soterrar.

Seja qual for a explicação para os efeitos especiais, a vontade é de pedir:

– O autor! O autor!

As passarelas no Perito Moreno

As passarelas, mais adiante, são bem Foz do Iguaçu style, e estão em manutenção. Um novo circuito, mais bem desenhado e mais seguro, está sendo construído.

Azul sobre verde

De perto você perde um pouco a dimensão do monstro; não dá pra perceber que por trás (e acima) da fachada existe o Saara dos campos de gelo.

Mar de gelo azul

Em compensação, você fica tête-à-tête com o Monte Fuji das geleiras. E descobre que, ao contrário do que acontece com as Pirâmides, de pertinho o Perito Moreno é ainda mais bonito.

Perito Moreno: a face norte

Das passarelas também se vê a face norte da geleira, que não aparece para quem está no mirante do meio do caminho.

Quantos gigas tem o seu cartão de memória? Leve um cartão extra. Todos os ângulos são fotografáveis. A cor e a textura inspiram os cortes mais malucos. É um lugar onde quem olha pelo buraquinho da câmera consegue ver mais coisas do que quem foi equipado apenas com olho nu.

Detalhes tão pequenos
Azul da cor do gelo

Sugiro que você alugue um carro ao chegar e fique com ele pelo menos 24 horas. Assim você já embute o táxi do aeroporto ao centro (40 reais) e fica com o carro para fazer a primeira incursão ao parque por conta própria, e ter todo o tempo do mundo para ficar no primeiro mirante, andar pelas passarelas e esperar aparecer um solzinho.

Pobres dos que vieram pra cá antes da fotografia digital...

Nos dias seguintes, já sem carro, volte para fazer o passeio de barco por todos os glaciares (eu não fiz) e o mini-trekking no Perito Moreno (próximo post, hoje à noite!).

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    Todas de El Calafate no Viaje na Viagem

    27 hotéis em El Calafate e El Chaltén comentados pelos leitores

    Todas de Patagônia (argentina e chilena) no Viaje na Viagem

    237 comentários

    Estive em El Calafate entre 23 a 27 de maio para comemorar 2 anos de casados e foi a escolha perfeita, recomendo para uma lua-de-mel!! Apaixonante, espetacular!
    A temperatura variou entre -3 a 10°C, o tempo estava ótimo, sol todos os dias, pouco vento. Pena que nessa época os dias são mais curtos, anoitecia às 18- 19h. Em compensação, a cidade estava tranquila mas não vazia, todos os estabelecimentos e passeios funcionando- com exceção do trekking Big Ice e do hotel Los Notros.
    Os preços estavam ótimos, pagamos 250 dólares por quatro noites no ótimo hotel Edenia Punta Soberana, super recomendado no Trip Advisor. Apesar de afastado do centro, o hotel dispõe de transfer e podíamos chamá-lo de onde estivéssemos a qualquer hora- ótima opção para noites regadas a muito vinho no ótimo Casimiro Biguá- nosso restaurante preferido da cidade. Há 3 casas na cidade, e adoramos as três Lá comemos o melhor cordeiro patagônico de lá- melhor que o do mais famoso La Tablita.
    Fizemos o passeio de barco por todos os glaciares e o minitrekking, o melhor de todos!!!!! Deixei o minitrekking para o último dia, como você aconselhou e foi acertadíssimo. Até o clima do dia foi o melhor de todos, estava um dia de sol maravilhoso e 08° na geleira. Passeio fantástico!
    Minha viagem está no meu blog https://circuitoviagem.blogspot.com

    Ricardo, vou tirar férias em meados de setembro e gostaria de saber se é uma boa época para ir à Patagônia.

    Outra coisa: como eu já viria de outra viagem, não disporia de muitos dias para ficar na Argentina. Se vc tivesse que escolher entre El Calafate e Ushuaia, que lugar vc preferiria ? Em Ushuaia, além do passeio pelo canal de Beagle, há outros lugares para se conhecer ?

    Ricardo,

    Pelo que percebi em seus posts, os imperdíveis da Patagônia Sul são mesmo Torres del Paine e Geleira Perito Moreno. Em 2006, fizemos uma viagem por Punta Arenas, alugando um carro no Chile, visitamos o Torres del Paine e atravessamos a fronteira rumo a El Calafate para visitar a geleira Perito Moreno. A viagem foi simplesmente fantástica e muito fácil de ser feita. Fiquei com a sensação de vazio por ter 4 dias em El Calafate e não ir a El Chaltén. Tirando isso, creio que seja a viagem ideal para quem tem 10 dias para visitar a região. Ou seja, seus posts, na minha opinião, apontam para descartar Ushuaia mesmo !

    Abçs.

      Veja bem — eu não explorei Ushuaia. Fiz apenas a navegação do canal de Beagle com o cruzeiro. Há vários passeios a partir da cidade. O que eu recomendo é que se vá ao Calafate DEPOIS de Ushuaia, não antes.

    Adorei o post! Nao tinha ideia que veria tanto gelo!!! Incrivel!!
    Voce foi em Ushuaia tambem?! Gostaria de saber informacoes de la tambem, pretendo ir em El Calafate e Ushuaia em junho! Obrigada.

      Ainda não terminei os posts sobre a Patagônia. Você pode ler todos os já publicados em https://www.viajenaviagem.com/category/patagonia .
      Junho não é a melhor época para ir, porque estará bastante frio. No Calafate o mini trekking, por exemplo, pode não estar sendo mais oferecido nesta época. O inverno em Ushuaia é indicado para quem vai esquiar, a partir de julho.

    Uia!! Que coisa mais lindaaa!! É tão… azul…!! hihihi Muito bonitas mesmo!

    não sou chegada a destinos frios mas esse é worth a visit – que fotos lindassss

    Esqueci… comprinhas de algum artesanato em El Chaltén num preço irrestível (diferente e melhor que em El Calafate), numa loja que vende/aluga roupa de inverno… Impossível? Entre na Viento Oeste (fica na avenida ao junto ao rio no final da entrada da cidade exatamente ao lado do resto/pub El Muro) e vende aluga e tudo que vc precisa para uma incursão na montanha e de quebra várias lembranças de vidro (pequenos quadros, sinos de vento, etc.) e cerâmica (entre caixinhas de vários tamanhos existem jogos de café, chá e mate bem rústicos), por preços que vão de cerca de R$ 11,00 reais em diante. Já entenderam porque tive que tirar as coisas da mala de bordo…

    Fui no Reveillon e passei a semana toda em Calafate, com pulos em Chaltén (lindo) e no Glaciar (sem palavras). Se tivesse me programado antes teria ido a Torres Del Paine – Chile, que fica só a +/- 360 km dali. Agora só para lembrar a galera, quem provavelmente tiver que pegar um vôo regional em Ezeiza para El Calafate (fiquei uma 6 hs. na madruga), não esqueça de levar repelente de mosquito para não ficar naquela situação ridícula na fila dando tapa no corpo todo para se livrar dos gigantes que voam na sala de embarque. Traga de casa ou se puder compre o repelente na Farmacity do terminal novo (se tiver no estoque), pois lá é mais barato. Se tiver + de 100 ml que tem que colocar na bagagem despachada. Outra dica, quem pega vôo regional só pode levar 5 kgs na bagagem de mão (contra os 10 kg do internacional, leia as restrições da passagem). A atendente pegou no meu pé e tive que tirar quase tudo da minha mala de bordo no embarque em Calafate. Depois destas anotações, decolem já para este sonho.

    Também quero!!!!
    E ainda tem gente que fala que somos insatisfeitos. Antes de fazer uma viagem já estamos pensando na próxima. Vendo essas fotos por aqui, não tem como não pensar. Prefiro ser uma eterna insatisfeita…Parabéns, Riq!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito