Paraty: queremos as suas dicas!

Paraty

A Thereza disse em um comentário que planejava visitar Paraty. Veio aqui no site checar as dicas e… poxa, deixamos a Thereza na mão. O Comandante está atualizando e publicando aos poucos os miniguias de praias, mas ainda vai levar um tempinho para chegar ao litoral do Sudeste.

Isso não quer dizer que não possamos ajudar a Thereza. A Bóia se adiantou indicando as pousadas recomendadas pelo Riq no 100 Praias que valem a viagem: Casa Turquesa (a mais tchans), Pousada da Marquesa (charmosa), Pousada do OuroPousada do Sandi (confortáveis), Arte Urquijo (intimista), Arte Colonial (opção econômica no centro histórico) e Vivenda Paraty (tão bem recomendada que vale a pena ficar a 10 min a pé do centro histórico). O Santa Clara é para quem prefere ficar em hotel. Acrescento que a melhor época para ir é o outono, mais seco. No verão costuma chover bem.

Para quem gosta de agito, o calendário cultural da cidade é bastante movimentado: a FLIP de 2013 está marcada para os dias 3 a 7 de julho, e todos os anos acontecem os mais diversos festivais. Tem de música, de fotografia, de cachaça, de camarão… Fora de datas especiais e feriados, o clima na cidade é de sossego, e dá para encontrar ótimos preços nas pousadas.

Estive em Paraty duas vezes e morro de amores por lá. A última viagem foi a mais redondinha. Dei sorte de fazer um passeio de escuna com um grupo pequeníssimo de pessoas. No dia seguinte, consegui um barqueiro que, vendo o movimento fraco de turistas no cais, topou fazer um descontão para ir a outras praias por onde a escuna não havia passado. Também estava tranqüila a praia de Trindade, onde passei um terceiro dia inteiro.

Os eventos e as praias podem ser bem bacanas, mas o charme e a graça de Paraty estão, sem dúvida, no centro histórico. É ele o assunto deste post do De Garfos e De Quartos. O centrinho está tão bem descrito e fotografado que deu até um aperto de saudade.

Você também é fã de Paraty? Deixe suas dicas de pousadas, restaurantes e passeios! A Thereza agradece, e nós também!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


125 comentários

Poxa VNV! Quanta honra sermos mencionados! Obrigada mesmo! 🙂
Sim, temos muitas dicas do Centro Histórico! Lindo, apaixonante, inesquecível. Temos outros posts também com dicas de gastronomia e passeios nos arredores (cachoeiras, alambiques, Trindade), mas recomendo especialmente a leitura do post que trata do passeio de barco, praias e o incrível Saco do Mamanguá – esse aqui pode fazer valer a viagem:
https://garfosequartos.com/2012/09/10/baia-de-paraty-as-ilhas-as-praias-e-o-saco-do-mamangua/
Não indicamos hospedagem, mas estive na Pousada do Príncipe, fica a duas quadras do Centro Histórico, e exceto pelo fato dos quartos serem espartanos, as áreas comuns são uma graça, o café da manhã excelente e o preço abordável.
Abraço a todos!
Pati

Olá,Pessoal!!!

Eu sou um frequentador antigo de Trindade! Minha dica de Paraty é: Vá a Trindade!!!

Tem ônibus direto do centro de Paraty.

Meu lugar para descansar e me desligar de tudo é Trindade há muitos anos.

Não sou da galera roots, gosto de ir pra lá, ficar numa pousada, comer pf de peixe, arrooz e feijão e ficar fazendo os passeios pelas praias e cachoeira, onde encontramos a famosa e ótima “pedra que engole”. As praias são excelentes!!! Em Trindade não tem badalação como em Búzios e outros lugares e as vezes é exatamente isso que quero.

O que não tem preço em Trindade: Você chegar, parar o carro e só entrar no carro de novo na hora de ir embora!!! É demaaaaaais…

Ótimas Viagens,
Vladimir.

Inclusive ouvi falar que neste final de semana é aniversario da cidade com show do Nando Reis na Praça principal!

Paraty, para mim que moro no RJ é a melhor opção de escapada de fim de semana! Para um final de semana de luxo, fique na Pousada Porto Imperial, melhor opção dentro do Centro Histórico, com um pátio interno charmoso e piscininha deliciosa, atendimento impecável e estacionamento próprio. Para um final de semana econômico recomendo a pousada Casario, novinha, quartos excelentes e proprietária muito atenciosa, localizada a uma curta caminhada ( uns 15 minutos ao longo do Rio Perequê) do centro histórico. Restaurantes excelentes: banana da Terra, Margarida Café, Casa Coupe e o econômico Galeria do Engenho. Com pratos fartos e honestos. Imperdiveis sao a ida as praias de Trindade e alugar uma embarcação no cais para um passeio. Fujam das muvucadas e barulhentas escunas e alugue barquinhas coloridos e confortáveis direto com os barqueiros da região. Alugo sempre o barco Calypso, o dono é o Paulo, gente boa, fica cerca de R$ 70 a hora e podem ir até 10 pessoas, programão! Se quiser ficar em Terra firme a melhor opção é o quiosque/ restaurante La Luna na Praia do Jabaquara, com lounges confortáveis e cardápio muito bom, incluindo pratos baianos e italianos seguindo a nacionalidade dos donos.

Eu fui há mais de 10 anos a Paraty. Vou adorar ler essas dicas! Obrigada as xarás que se identificaram pelo sobrenome!

Fui algumas vezes à Paraty e sempre gostei. Em cada viagem fiz um passeio diferente e assim pouco a pouco fui conhecendo.

Dentre as pousadas gostei bastante da Pousada do Cais (simples e com excelente localização).

Dentre os passeios achei bem bacana andar de bicicleta pela estrada Paraty-Cunha, caminhar até o Museu Forte Defensor Perpétuo e também visitar a Casa de Cultura de Paraty (muito moderna e interativa).

Não sou muito fã dos passeios de escuna, mas já fiz, não gosto muito da música e do cheiro de fritura na hora do almoço.
Acho que não combina com o passeio. Porém a paisagem é linda. Algum passeio de barco tem que ser feito.

O Jabaquara é uma praia bem próxima e tranquila. De fácil acesso. As praias em Trindade são bacanas, o lugar é mais pé na areia e a piscina do cachadaço, acessível por trilha é bem legal.
Ambos os locais são acessíveis de carro. Nunca fiz a trilha da praia do Sono, tá na minha wish-list.

Para que gosta de restaurante tailandês recomendo o Thai Paraty, e de restaurante italiano o punto Punto DiVino. Mais local e com ótimas caiprinhas é o Porto da Pinga.

Quanto aos restaurantes,
O Pippo ( na Pousada do Sandi) tem um
ar condicionado perfeito e a comida estava
otima.
O Bartholomeu , sem aircon mas bem ventilado
deixou boas lembranças por conta do tempero
e da otima musica ao vivo
O Cafe Margarida é um charme, mas fique
longe se a temperatura passar dos 30 , a
ventilação é bem ruim .

Quanto aos passeios em Paraty , fizemos de
onibus local, saindo da rodoviaria.
É facil ir a Trindade e Paraty Mirim , mas
tem dois perrengues: os bumbas nao tem
ar condicionado e para ir sentado é preciso
ir num horario com pouca muvuca , antes das
10,30 h. As grades de horarios estao disponiveis no local
e as viagens sao 100% roots 😉

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito