Escondidinhos de Natal

Da minha página Turista Profissional, publicada toda terça-feira no caderno Viagem & Aventura do Estadão.

Prainha de Pirangi

Nenhuma capital do Nordeste cresceu tanto com o turismo quanto Natal. Os visitantes, contudo, parecem movimentar-se sempre pelos mesmos lugares e nos mesmos horários. Pois bem: longe da Via Costeira, ou na contramão dos turistas, ainda se encontram lugares onde dá para curtir uma Natal diferente.Venha comigo descobrir essas delícias escondidas.

MANARY

Escondidinho do Manary

É tão discreto que você pode passar por ele, no calçadão de Ponta Negra, sem se dar conta de que aquele muro guarda o melhor hotel de Natal. Mesmo que você não esteja hospedado, marque um almoço ou jantar à beira da piscina – e comece provando justamente o escondidinho (pode ser o tradicional ou o de bacalhau). Aproveite os tratamentos do recém-inaugurado spa Amana – experimente o tatame de microsseixos (manary.com.br; desde R$ 447).

 

PRAINHAS

Camurupim

O litoral imediatamente ao sul de Natal —  já no município de Parnamirim — reserva praias que não estão escancaradas para a estrada e, por isso, passam despercebidas pelos visitantes. A mais bonita delas é a Prainha de Pirangi, na ponta norte do bairro. Ignore os prédios residenciais às suas costas e deslumbre-se com a vista para as dunas e a Barreira do Inferno. (Para chegar, faça o retorno para pegar a pista em direção a Natal, passe o restaurante Paçoca de Pilão e entre à direita na rua do boteco Comeu Morreu; depois, pegue a segunda ruazinha à esquerda). Outra praia escondidinha do sul é Camurupim. Fica logo depois da Barra de Tabatinga, protegida da estrada por casas de veraneio. Estacione perto da pousada Porto Parus e mergulhe na gostosíssima piscina natural represada na maré baixa.

DUNAS NO CONTRAFLUXO

Ginga com tapioca

É praxe: em Natal todo mundo acorda cedo, pega um bugueiro e vai para as dunas de Genipabu. Quer fazer um passeio muito melhor? Espere até a tarde. Saia de Natal às 14h30, direto para as dunas fixas; curta o visual da Lagoa de Genipabu lá de cima. Programe com o bugueiro a chegada às dunas móveis lá pelas 16h. A luz vai incidir no ângulo mais bonito – e você vai se sentir o dono das dunas. Antes de voltar, passe no Mercado da Redinha, debaixo da ponte nova: procure a barraca de Dona Lurdes e experimente a tapioca recheada com ginga – um delicioso peixinho frito. Você não queria emoção?

LAGOAS DO SUL

Lagoa do Carcará

Enquanto todo mundo vai apinhar as lagoas do norte – entenda-se: aerobunda e esquibunda -, a Lagoa do Carcará, no sul, rodeada por mata, fica sossegada (mas só de segunda a sexta; no fim de semana, os natalenses invadem). Outro programa sem multidões é o passeio de lancha pela Lagoa Guaraíras, terminando na praia de Tibau do Sul.

 

 

MARACAJAÚ NA CERTA

Parrachos

Os parrachos (corais) de Maracajaú são os mais ricos da costa nordestina. Para pegar a água cristalina, vá em época de lua cheia ou nova, num dia em que a maré baixa ocorra perto do meio-dia. Cacife o passeio de lancha; é bem mais civilizado do que o de catamarã (em vez de ir e voltar com a tropa toda, você vai num pequeno grupo e pode escolher entre vários horários para voltar).

 

 

PRAÇA DAS FLORES

Da Camilla

A vida noturna dos visitantes é na Ponta Negra, mas os natalenses continuam gravitando pelos bairros centrais de Petrópolis e Tirol.

Nesta simpática pracinha de Petrópolis você pode curtir a noite sem turistas — nem as moças que andam atrás deles.

Beba no bar Jobim (número 756) e jante no bistrô Da Camilla (número 736).

225 comentários

Boa tarde Ricardo e Bóia!

Vamos para Natal nessa quarta, e queremos conhecer Maracajaú na quinta, dia 6/11(já pesquisamos lua e maré baixa!). Gostaria de saber a melhor forma de chegar lá para depois pegar a lancha que o Ricardo sugeriu. É melhor ir de Uber? Não vou alugar carro.
Depois passamos uns dias em Pipa e voltamos para Natal, e então faremos o passeios para as Dunas, no dia 11, uma terça.
Achei legal a dica do “DUNAS NO CONTRAFLUXO”! Vocês conhecem algum bugueiro legal que eu já pudesse deixar agendado o passeio? OU é bem fácil agendar no dia anterior mesmo? Em Natal estaremos hospedados em Ponta Negra, no Coral Plaza.
Muito obrigada desde já!

    Olá, Ana Paula! Infelizmente não temos dicas de bugueiros. Sem carro, compre um tour organizado aos parrachos.

Bom dia! Gostaria de uma sugestão. Viajarei para Natal com minha esposa no mês de Março, ficaremos 15 dias devido ao longo tempo e o custo beneficio estamos pesquisando um apart hotel que fica na rua Luis Estevam 86 – Ponta Negra e olhamos os comentários as pessoas falaram bem deste apart, gostaria de saber se esta localidade é boa e se tem algum perigo andar a pé até a feira de artesanato e aredores ou seria melhor ir de carro ja que alugaremos um. Desde ja estou grato.

    Olá, Ramon! Recomendamos tomar todos os cuidados que você tomaria em qualquer cidade grande.

Ola! Gostaria de sugestão para passeio com 2 crianças de 7 e 8 anos, se devo alugar carro, quais praias tem golfinhos, eles podem andar de dromedário, em fim estarei em natal em 25 a 31/10, vou ficar em ponta negra, perto do Morro do Careca.
Obrigada.Fabiana Mota

    Olá, Fabiana! Dromedários são em Genipabu. Golfinhos aparecem perto da praia na Praia do Madeiro, em Pipa.

Ola´estou pesquisando o atol das Rocas apart hotel, sera´uma boa escolha? é bem localizado ? Pretendo ir em Março de 2014 e ficar 5 dias em Joao Pessoa e depois ir para Natal e ficar + 5 dias , me dicas se possível .

Boa tarde! Gostaria de indicações de empresas que fazem o passeio de buggy, dromedário, skybunda, lagoasno mesmo dia. Obrigada.

Boa noite, Vou para Natal/Pipa em Dezembro e estou com muitas dúvidas sobre onde me hospedar, Hotel Rifolis ou Sers Resort? gostaria de um amiente lindo, agradável mais que pudesse ir ao centro da cidade a pé…
Em Pipa , me falaram do Pipas Bay, o que você pode dizer sobre este hotel?
agradeço se puder ajudar, pois será a primeira vez que irei há Natal!

    Olá, Vanessa! No Rifóles você poderá ir caminhando à orlinha de Ponta Negra de dia; de noite, não.

    Pipas Bay é um flat próximo à praia e ao centrinho das coisas em Pipa.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito