Escondidinhos de Natal

Da minha página Turista Profissional, publicada toda terça-feira no caderno Viagem & Aventura do Estadão.

Prainha de Pirangi

Nenhuma capital do Nordeste cresceu tanto com o turismo quanto Natal. Os visitantes, contudo, parecem movimentar-se sempre pelos mesmos lugares e nos mesmos horários. Pois bem: longe da Via Costeira, ou na contramão dos turistas, ainda se encontram lugares onde dá para curtir uma Natal diferente.Venha comigo descobrir essas delícias escondidas.

MANARY

Escondidinho do Manary

É tão discreto que você pode passar por ele, no calçadão de Ponta Negra, sem se dar conta de que aquele muro guarda o melhor hotel de Natal. Mesmo que você não esteja hospedado, marque um almoço ou jantar à beira da piscina – e comece provando justamente o escondidinho (pode ser o tradicional ou o de bacalhau). Aproveite os tratamentos do recém-inaugurado spa Amana – experimente o tatame de microsseixos (manary.com.br; desde R$ 447).

 

PRAINHAS

Camurupim

O litoral imediatamente ao sul de Natal —  já no município de Parnamirim — reserva praias que não estão escancaradas para a estrada e, por isso, passam despercebidas pelos visitantes. A mais bonita delas é a Prainha de Pirangi, na ponta norte do bairro. Ignore os prédios residenciais às suas costas e deslumbre-se com a vista para as dunas e a Barreira do Inferno. (Para chegar, faça o retorno para pegar a pista em direção a Natal, passe o restaurante Paçoca de Pilão e entre à direita na rua do boteco Comeu Morreu; depois, pegue a segunda ruazinha à esquerda). Outra praia escondidinha do sul é Camurupim. Fica logo depois da Barra de Tabatinga, protegida da estrada por casas de veraneio. Estacione perto da pousada Porto Parus e mergulhe na gostosíssima piscina natural represada na maré baixa.

DUNAS NO CONTRAFLUXO

Ginga com tapioca

É praxe: em Natal todo mundo acorda cedo, pega um bugueiro e vai para as dunas de Genipabu. Quer fazer um passeio muito melhor? Espere até a tarde. Saia de Natal às 14h30, direto para as dunas fixas; curta o visual da Lagoa de Genipabu lá de cima. Programe com o bugueiro a chegada às dunas móveis lá pelas 16h. A luz vai incidir no ângulo mais bonito – e você vai se sentir o dono das dunas. Antes de voltar, passe no Mercado da Redinha, debaixo da ponte nova: procure a barraca de Dona Lurdes e experimente a tapioca recheada com ginga – um delicioso peixinho frito. Você não queria emoção?

LAGOAS DO SUL

Lagoa do Carcará

Enquanto todo mundo vai apinhar as lagoas do norte – entenda-se: aerobunda e esquibunda -, a Lagoa do Carcará, no sul, rodeada por mata, fica sossegada (mas só de segunda a sexta; no fim de semana, os natalenses invadem). Outro programa sem multidões é o passeio de lancha pela Lagoa Guaraíras, terminando na praia de Tibau do Sul.

 

 

MARACAJAÚ NA CERTA

Parrachos

Os parrachos (corais) de Maracajaú são os mais ricos da costa nordestina. Para pegar a água cristalina, vá em época de lua cheia ou nova, num dia em que a maré baixa ocorra perto do meio-dia. Cacife o passeio de lancha; é bem mais civilizado do que o de catamarã (em vez de ir e voltar com a tropa toda, você vai num pequeno grupo e pode escolher entre vários horários para voltar).

 

 

PRAÇA DAS FLORES

Da Camilla

A vida noturna dos visitantes é na Ponta Negra, mas os natalenses continuam gravitando pelos bairros centrais de Petrópolis e Tirol.

Nesta simpática pracinha de Petrópolis você pode curtir a noite sem turistas — nem as moças que andam atrás deles.

Beba no bar Jobim (número 756) e jante no bistrô Da Camilla (número 736).

225 comentários

Bom dia,
Estou indo nesta quinta feira para o “resort” praia bonita em camurupim.
Gostaria a respeito da hospedagem? É um hotel Bacana?
O que vc sugere pra fazermos de passeio e restaurantes?
Compensa alugarmos um carro?
Estamos indo eu e minha esposa!
Desde ja agradeço

Vou para Natal na próxima semana e gostaria de saber qual o melhor lugar para mergulho (com snorkel e que dê pé, pois eu não sei nadar!!). Li sobre Maracajaú e Perobas. Qual desses é o melhor? Tem alguma outra opção?
Obrigada!!

    Olá, Graciela! Maracajaú é maior do que Perobas. Ao chegar contate uma operadora de mergulho, você pode agendar um mergulho mais próximo, em alto mar, sem precisar ir até as piscinas naturais.

Ola, passarei uma semana em Natal no final de Setembro. Vale a pena alugar um carro e fazer passeio de um dia ate Galinhos?

    Olá, Juliana! Galinhos é muito bacana, mas não é para bate-volta. São três horas de viagem; tem que dormir pelo menos uma noite lá. Voltar 180 km à noite numa estrada mal sinalizada depois de uma viagem e um dia no sol não é nada nada recomendável.

Ola viajo dia 28 de setembro para Natal, estarei hospedada no Pestana Natal e gostaria de umas dicas sobre restaurantes/pizzarias nas redondezas.
Para a localidade do resort estamos muito longe de ‘’tudo’’? Compensa alugar um carro ou usar taxi?

    Olá, Larissa! Não há restaurantes na Via Costeira; você vai precisar chamar um táxi para jantar fora.

    Recomendamos os restaurantes Camarões, Manary, Tábua de Carne; para almoçar, Mangai.

Boa noite
Estarei em Natal no periodo de 16 a 26 de agosto.
Já peguei várias dicas por aqui, mas a minha maior dúvida é onde hospedar.
Estou entre Mirador Hotel (ponta negra)e Vip Praia (ponta negra)
Agradeço a atenção.

    Obrigada pela sua resposta rápida.
    Mas eu continuo na dúvida….
    Você pode me indicar um de sua preferência?

    Olá, Lucia! A minha função é esclarecer o essencial e remeter a opiniões de outros. Não tenho opinião sobre nenhum desses hotéis, não me hospedei em nenhum deles. E mesmo se tivesse, teria que conhecer você para saber de qual você iria gostar mais. O máximo que fazemos aqui é alertar quando a localização, a época ou a duração da permanência não são adequadas.

    Entendo….Estou nessa dúvida é que já tive algumas experiências não muito satisfatórias em outros locais.
    E realmente não gostaria de ficar em um hotel que me desse novamente aborrecimentos como (limpeza, troca de roupa, organização e por ai vai…) Mas tbm sei que ficamos o dia todo quase na rua, e por isso não quero me dispor a pagar caro, quero ficar bem alojada e com um preço justo.
    Tive vendo tbm o Vila do Mar em via costeira, que acha?
    boa localização? Posso ir andando a ponta negra, sem problemas de segurança como por exemplo? Desde já agradeço sua atenção.

    Bom Dia
    Obrigada pelas suas respostas, essa sua ajuda é muito satisfatória para todos e muito gentil de sua parte.

    Lúcia

Olá, viajo dia 11 para Natal Ocean Palace, estamos muito preocupados com a calamidade na praia de ponta negra e arredores. O que acham que devemos fazer será que afetou os resorts? Precisava de uma sugestão urgente. Queremos viagem para lugar de calor, não queriamos cancelar mais estamos com medo de não conseguir aproveitar.

    Olá, Thiago! O que acontece é que trechos do calçadão de Ponta Negra estão sofrendo com a erosão marinha, que se acentua nesta época de maré alta acentuada. Por isso a prefeitura decretou estado de calamidade justamente para ter acesso a verbas federais para tentar solucionar o problema com rapidez.

    Afora o fato da maré alta, no seu pico, “comer” alguns trechos da praia, não há nenhum problema para os turistas.

    O Ocean, o hotel para onde você vai, fica na Via Costeira, cujos hotéis estão no alto e não são afetados pela erosão.

Na proxima semana vou a natal com meu marido e dois filhos (10 e 15 anos). ficaremos hospedados no Hotel Esmeralda . Gostaria de saber se escolhemos bem o hotel.

Olá , vc pode nos ajudar, gostaria de dicas sobre esses hoteis , pois estamos na duvida em qual escolher, Coral Plaza apart hotel ou Esmeralda praia hotel , qual é o melhor em termos de custo beneficio , conforto e qualidade , o duvida cruel , opinião por favor.

    Olá, Elaine! O Esmeralda é beira-mar, o Coral Apart está na quadra de trás da praia. O Ricardo Freire acha o Coral mais bonito. Nunca se hospedou em nenhum dos dois.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito