Espanha e Portugal no inverno, pro Renato (e pra Vanessa)

Sevilha, dezembro de 2002

Sevilha, dezembro de 2002

O Renato Mechica só pode viajar em janeiro e está pensando em ir para o sul da Espanha (Andaluzia), continuando a Portugal.

A dúvida principal dele é se estará frio demais para aproveitar. E se estiver frio mesmo, se não valeria a pena trocar a parte de Portugal por uma extensão aos Pirineus, as montanhas relativamente próximas a Barcelona, para ter um gostinho do inverno ibérico.

Já a Vanessa tem 10 dias entre o Natal e o Réveillon para viajar por Portugal e está com dificuldades para decidir.

Achei que dava para reunir as duas perguntas numa enquete só, e assim beneficiar a todos os que queiram viajar para a Europa no inverno sem enfrentar um frio rigoroso demais.

Começando pela minha experiência: estive na Andaluzia em dezembro de 2002 e peguei dias lindos. Fez sol quase todos os dias, e depois de caminhadas acabava sempre tirando o casaco. Por tudo o que leio por aí, a Andaluzia é um dos lugares da Europa onde não há dúvidas de que é melhor ir no inverno do que no altíssimo verão.

Fui a Portugal nesta época duas vezes. Estive em Lisboa em dezembro de 2001 e em Lisboa, no Bussaco, em Chaves e no Porto em dezembro de 2002. As duas vezes o tempo esteve mais cinza do que ensolarado; no norte de Portugal peguei bastante chuva (o que é bastante normal nesta época do ano). Acho que Lisboa fica bem mais bonita com calor (o frio tende a acentuar sua melancolia), mas a temperatura é perfeitamente palatável. Em 2001 tirei o casaco algumas vezes (em 2002, não).

Para a Andaluzia recomendo ler a Paula Bicudo. Para Portugal, o Arnaldo (leia também este, este e este posts) e a (que já esteve por lá no inverno duas vezes). Para os Pireneus, a Carmen.

E você que já foi à Península Ibérica no inverno, o que recomenda para os nossos queridos consulentes?

161 comentários

Olá Riq … vou em maio para Portugal/Espanha, 18 dias . Eu me lembro q vc tinha aqui um roteiro … Portugal/Espanha 14 dias . Vc poderia me passar este link ?? Obrigada

Bóia , esta é a minha dúvida . Eu só tenho 4 dias para este trajeto . Se ficar corrido prefiro ficar só em Granada . Preciso fazer uma viagem mais tranquila pois viajarei com 2 idosos .

Em fevereiro irei para MAdri e de lá gostaria de ir a Andaluzia . O que me sugerem ?
Primeira opção: avião para Granada – 2 noites . Carro até Sevilha (onde tb fico 2 noites) e retorno para MAdri ( AVE).
Segunda opção : 3 noites em Granada ( ida e volta de avião ) e visito tb Sierra Nevada .

    Olá, Taysa! Entre Madri e Granada também pode ir de trem, são 4h25 (de avião, no total, vai acabar dando isso).

    Vá de carro entre Sevilha e Granada apenas se você for fazer os Pueblos Blancos pelo caminho, mas daí seria bom ter mais um dia; senão, vá de ônibus.

Pessoal, estou tentando obter informações sobre Sierra Nevada, pois farei portugal/espanha em fevereiro. Não achei nada aqui, nem no mochileiros. Acho isso muito estranho.Será que é furada???

Estou googlando em espanhol e inglês também, e o máximo que consegui de informações é que ou se chega por málaga ou por granada. Encontrei alguns sites dizendo ser melhor ir de carro alugado, mas acho temerário. Nunca dirigi na neve.

Enfim, achei algumas informacoes gerais, mas nao encontrei relatos de pessoas que tenham ido para lá, se vale ficar alguns dias, ou se tem a possibilidade de subir e descer diariamente como em Santiago no Chile, etc.

Se alguem aí tiver alguma dica ou experiência para contar, desde ja meu muito obrigado.

    Oi, Bóia! Muito obrigado pela resposta.

    Bom, eu já tinha revirado esse site que indicaste. Granada é o aeroporto doméstico e o de Málaga o internacional. Aquele fica a 30 km e este a 150 km mais ou menos.

    Na verdade, eu gostaria de saber, se existe alguma empresa que faça um bate e volta para a estação desde granada, como a ski total faz e santiago do chile por exemplo, ou se tem que se hospeder na montanha mesmo. Ou como funciona o acesso às pistas. Pelo que vi, são vários hotéis. Quem fica neles ganha o passe ou tem que comprá-lo separadamente?

    Enfim, fiquei com essas dúvidas mais específicas. Fiquei um pouco intrigado de não haver nenhum ocmentário no blog sobre a estação de sierra nevada. Googuei bastante e não encontrei relatos sobre a estação. Será que é furada????

    Se tu puderes botar no perguntródomo, acho que me ajudaria.

    Um abraço

    Olá, Felipe! Se você buscar no site por Aspen, Vail, Chamonix e várias estações de esqui glamourosas também não vai achar nada. Esqui não é um assunto tão importante por aqui. As estações de Chile e Argentina entram na parada porque são destinos muito buscados por brasileiros, que mais do que esquiar querem ter um primeiro contato com a neve.

    Existem ônibus de Granada a Sierra Nevada, conforme já dei o link na outra resposta.

    Chegando a Pradollano, há outro ônibus interno que leva às estações de esqui.

    https://www.granadadirect.com/transporte/autobuses-sierra-nevada/

    Não é preciso estar hospedado nos hotéis para comprar tickets.

    Evidenetemente há empresas que fazem passeios a Sierra Nevada. Você achará facilmente quando chegar a Granada.

    https://www.viator.com/tours/Granada/Sierra-Nevada-Day-Trip-from-Granada/d554-3443G8?SSAID=312173&aid=463386489

    Um último conselho: não dê essa volta toda na sua viagem só para ver neve. A neve é um fenômeno que acontece regularmente em vários lugares do mundo e não vai demorar para que ela apareça naturalmente num roteiro seu de viagem.

    De todo modo, vou pedir ao Comandante para abrir um post participativo sobre o destino.

    Oi, Bóia! Muito obrigado de novo pela resposta. Esses outros links me serão muito úteis, pois eu ainda não havia os encontrado.

    PS: a neve, como sempre digo, é um estorvo. Só legal nos primeiros cinco minutos para quem nunca a tenha visto antes. Mas assim mesmo adoro esquiar. Como vai tá na temporada, quero tentar esticar até uma estação.

    grande abraço

Bom, aceitando os conselhos da Boia, resolvi rodar beeem menos. Vamos direto para Madri, ficamos 4 noites lá e dali pegamos o carro para Granada(3 noites), no periodo pretendemos tb ir à Cordoba(não vamos dormir lá) e depois mais dois dias em Sevilha, voltando para Madri, entregando o carro e pegando um trem para Barcelona, aonde ficaremos mais 3 noites, totalizando 12 dias ( mais o delocamento I/V do Brasil, 14 dias no total). Ficou apertado, mas eu nao tinha mais dias de férias. Pergunta: Devo visitar Toledo no trajeto de Madri x Granada ou Sevilha x Madrid? ou Ainda, Toledo vale uma visita de dia inteiro ( e nao apertado entre dois destinos)? Desde já, grato.

Realmente eu gosto muito de rodar… Trem e avião são práticos e baratos, mas te privam da paisagem. Fiz isso em alguns Paises e nao ficamos com a sensacao de nao ter explorado tudo… Mas a Espanha realmente tem muita coisa para ver. Pretendia ficar 15 dias, acho que vou cortar Valência, concentrando-me mais na Andaluzia, Madri e Barcelona, Bilbao e Porto, ou ate mesmo só focando na Espanha, indo direto para Madri e rodando menos. Se não fosse a taxa de retorno alta, o ideal era descer em Madri e devolver o carro no Porto, nem passando por Lisboa. De toda a sorte, agradeço muito sua presteza e atenção, como de habito. Abs

Ricardo e todos: pretendo ir em Janeiro 2012 para Portugal e Espanha, deslocando-me la de carro. Agora em 2011 fiz a Itália e devolver o carro( e o GPS) em local diverso de onde foi locado me custou uma grana. Se pegar em Portugal e devolver na Espanha, creio que deve ser uma pequena fortuna…assim sendo, tenho idéia de ir de Lisboa direto para O Sul da Espanha(Sevilha, Córdoba)’, depois direto para Madri e depois para Valência e Barcelona, voltando para Portugal via norte da Espanha, chegando no Porto e voltando para Lisboa. E viável esse roteiro no inverno? Ficando dois dias em cada cidade citada ( exceto Lisboa, que já conheço bem e seria só a base do carro e aeroporto-pretendo ir de TAP), quanto tempo total seria necessário? Se tiverem sites para indicar, desde já , agradeço.abs

    Olá, Eduardo! Simule as distâncias e veja as rotas panorâmicas em https://www.viamichelin.com .

    Percorrer tanto chão (você não diz quanto tempo tem para a viagem) é para quem gosta muito, mas muito, de carro e estrada. O roteiro circular (Lisboa-Sevilha-Córdoba-Granada-Madri-Valência-Barcelona-San Sebastián-Bilbao-Santiago de Compostela-Porto-Lisboa) dá 4.000 km, e o que você vai deixar passar de coisa interessante para comer asfalto não está no gibi.

    O Ricardo Freire não recomenda. Você vai aproveitar muito melhor se dividir suas viagens à península ibérica em regiões mais delimitadas. Nem Portugal nem Espanha tencionam sair do lugar tão cedo 😀

Vou passar o Natal na casa de uns amigos em Vigo (Espanha), gostaria de sugestões de passeios por Portugal e Espanha sem gastar muito, pois volto dia 03/01/2012, vou acompanhaado de minha familia num total de 4 adultos e 3 adolescentes, fico no aguardo, amei o seu Blog. Tica

    Olá, Tica! Quando a gente se hospeda na casa de amigos, aproveita para pegar as dicas dos melhores passeios às redondezas com eles mesmo. Eles sabem de coisas que a gente aqui de longe não imagina que existem. Não perca esta oportunidade.

Ricardo, Boa Noite

estou pretendendo ir a Portugal no final de novembro e ficar uns 10 dias por lá, visitando Porto, Lisboa, Fátima, Évora…estou preocupada não com o frio que tenho certeza que vou pegar e sim com a chuva pois se cover muito não vou conseguir aproveitar, ainda tenho como mudar o rumo das minhas férias, mais seria a realização dos meus sonhos ir a Portugal. Gostaria muito de umas dicas, obrigada

    Olá, Vandi! Infelizmente prever exatamente a intensidade de chuva que você pode pegar em novembro em Portugal não é algo possível, lamentamos…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito