dicas de Montreal

Como pedir o eTA, a autorização de viagem que dispensa o visto para o Canadá

Desde 2017 brasileiros podem viajar ao Canadá sem visto – apenas com uma autorização eletrônica de viagem, o eTA.

Para isso, é necessário ter visto americano válido (no momento do pedido do eTA – não necessariamente no momento da viagem) ou ter viajado ao Canadá nos últinos 10 anos. Além disso, é obrigatório chegar ao Canadá por via aérea.

Veja os detalhes.

Requisitos para obter o eTA

Para conseguir o eTA e ficar dispensado do visto convencional, é preciso cumprir esses requisitos:

  • Ter visto americano válido no momento do pedido ou ter viajado ao Canadá nos últimos 10 anos
  • Entrar no Canadá por via aérea (viagens rodoviárias ou marítimas estão excluídas do eTA)

O custo é de 7 dólares canadenses. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito ou débito.

O processo é simples, e na maioria das vezes o eTA é emitido automaticamente no momento da solicitação. É possível, porém, que sejam exigidos documentos suplementares, o que então retarda o processo em alguns dias.

Não tem problema se o seu visto americano já tiver vencido quando você viajar ao Canadá. O visto americano só precisa estar válido no momento do pedido do eTA. Depois, o que vale é o eTA, não há mais nenhuma relação com o seu visto americano.

Clique aqui para ir à página de emissão do eTA .

Por quanto tempo vale o eTA?

O eTA vale por 5 anos, mas apenas enquanto o seu passaporte estiver válido. Caso o seu passaporte expire e você tire outro passaporte, precisará tirar um novo eTA (mesmo que o seu visto americano continue válido).

Com quanta antecedência posso solicitar o eTA?

O quanto antes – já que, se o eTA não for concedido, você ainda terá a chance de solicitar um visto convencional. O consulado canadense recomenda que você tire o seu eTA antes mesmo de comprar a passagem para o Canadá.

E se a minha entrada no Canadá for por fronteira terrestre ou marítima?

Se a sua primeira entrada no Canadá for por ônibus, carro, trem, navio ou ferry-boat, você não tem direito ao eTA. Vai precisar solicitar um visto canadense convencional.

Posso entrar por via aérea, sair e retornar por via terrestre ou marítima?

Sim, pode, desde que esteja dentro do tempo de permanência concedido pelo agente de imigração quando você entrou por via aérea.

E se o meu visto americano estiver vencido no momento da viagem?

O seu visto americano precisa estar válido no momento de solicitação do eTA. O Canadá usa o visto americano como uma triagem: se você passou pelo crivo do consulado americano, já está OK.

Depois que você já emitiu o seu eTA, não tem problema se o seu visto americano vencer. O que vale, a partir da emissão do eTA, é a validade do eTA – ninguém no Canadá vai pedir para ver o seu visto americano.

E se o meu visto americano estiver válido no momento de pedir o eTA, mas num passaporte vencido?

Não tem problema. Da mesma maneira como o seu visto continua válido para entrar nos Estados Unidos, continua válido para você solicitar o eTA.

Tenho que levar o passaporte vencido para entrar no Canadá?

Não. O seu eTA está vinculado ao passaporte atual (mesmo que o seu visto americano esteja num passaporte vencido). Apenas o passaporte atual será pedido pela imigração canadense.

(Já caso você viaje também aos Estados Unidos, a imigração americana vai pedir sim os dois passaportes, o vencido onde está o visto e o atual.)

Quer viajar ao Canadá? Faça direto o visto americano!

Se você não tem visto americano e pretende viajar para o Canadá e não tem visto americano, vale mais a pena investir seu tempo e seu dinheiro solicitando o visto americano, e não o canadense.

Na prática, o visto americano vale para os dois países – os Estados Unidos e o Canadá, se você usar o seu visto americano para solicitar o eTA.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    1121 comentários

    Uhuhu… Tenho o visto americano, viajei para o Canadá em 2013 e voltarei em junho 2017. Perfeito para mim.

    Tenho uma dúvida: eu li recentemente em um post sobre a necessidade do visto americano estar no passaporte válido, mas não li essa especificação em mais nenhum lugar.
    Até pouco tempo atrás, o passaporte brasileiro possuía apenas 5 anos de validade, enquanto o visto americano tem validade de 10 anos, o que acabou por fazer muita gente (como no meu caso também), sempre viajar com 2 passaportes, o antigo que contem o visto americano e o passaporte novo. Será assim comigo por muito tempo, já que meu passaporte e o meu visto dificilmente terão a mesma validade, pois são emitidos sempre em datas diferentes.
    No caso, vai valer ou a obrigatoriedade é que o visto esteja no mesmo passaporte válido?
    Obrigada.

    Começa em 1 de abril ou 1 de maio? O texto menciona 1 de maio, mas, depois, fala duas vezes em 31 de março como data final do procedimento atual.

    Oba!!! Agora só esperar as promoções de voos em julho/agosto p/finalmente conhecer os parques e lagos no interior (Jasper, Banff, Lake Louise).

    Será que não vai ser que nem a pegadinha do malandro que nem ocorreu neste ano?
    No ano passado (2015) haviam informado a mesma coisa… a adoção do eTA para vários países, incluindo o Brasil. Quando chegou a época da implantação do eTA (eletronic Travel Authorization, autorização eletrônica de viagem), informaram que ainda estavam avaliando… e que não seria mais implementado em 2016 para o Brasil…
    Eu tinha viagem marcada para maio. Como já possuia o visto americano, e também várias entradas no Canada, deixei para usufruir do eTA (mais facil, barato e rápido). Entretanto, como não houve a emissão do eTA, tive que cancelar a viagem, pois não consegui o visto Canadense normal a tempo. O visto (normal), após a solicitação no site, demorou mais de 1 mês para obtenção. Acredito que a demora do Visto deve ter ocorrido, porque provavelmente, muita gente pensou da mesma maneira que eu…
    Fica a dica.

      Olá, Afonso! Agora é oficial. Antes a imprensa confundiu anúncio de intenção com fato. Consulte o post da Viajoteca, a história está toda lá.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito