Estados Unidos: onde faço imigração e onde pego a bagagem?

Cada vez mais gente viaja aos Estados Unidos com conexão, seja na América Latina, seja em outra cidade americana. Quantas imigrações você vai fazer? O que faz com a bagagem?

Imigração sempre só vai ser uma. Quanto à bagagem, há pegadinhas. Vamos lá:

Voando aos Estados Unidos com conexão na América Latina

Se você vai fazer conexão na Cidade do Panamá, em Lima, em Bogotá ou na Cidade do México, não se preocupe com procedimentos burocráticos: no aeroporto de conexão você ficará na ala de trânsito internacional. Vai desembarcar do vôo e já pode procurar o portão de onde sairá seu próximo vôo, sem passar pela imigração no local.

A imigração será feita no primeiro aeroporto americano em que você desembarcar. Sua bagagem vai direto para lá.

Se você estiver fazendo apenas conexão, não será necessária nenhuma vacina, pois seu destino final é os Estados Unidos. Os Estados Unidos não exigem nenhuma vacina de visitantes brasileiros.

Caso você tenha algum outro trecho doméstico para chegar ao destino final deste vôo, leia o tópico abaixo.

Voando aos Estados Unidos com conexão dentro dos Estados Unidos

A imigração nos Estados Unidos é sempre, invariavelmente, feita no primeiro aeroporto em que você desembarcar. Assim, é certeza que você vai fazer a imigração no destino do seu vôo inicial — seja Miami, Atlanta, Dallas, Houston, Washington, Nova York, Chicago, Detroit ou Los Angeles.

Depois de passar pela imigração e ter seu passaporte carimbado, você vai retirar as suas bagagens naquele aeroporto mesmo. Eu sei, o seu recibo de bagagem colado no canhoto do cartão de embarque mostram que as suas malas estão etiquetadas até o destino final, mas você necessariamente precisa retirar as malas ali.

O procedimento é o seguinte: você pega as malas no carrossel, passa com as malas pela alfândega (que nunca manda abrir, só se desconfiar que você é traficante ou muambeiro) e então entrega as malas num ponto sinalizado para isso.

É esquisito, ninguém te dá recibo, parece que você nunca mais vai ver sua mala, mas funciona. Pegue a mala no carrossel, passe pela alfândega, procure o ponto de entrega de malas para conexão — e então parta à procura do portão de embarque do seu próximo vôo. Você vai precisar passar por todo o procedimento de segurança dos aeroportos americanos, que são um inferno.

Documentos necessários para a imigração

Para entrar nos Estados Unidos você precisa de um passaporte válido e de um visto válido.

Caso o visto válido esteja num passaporte que expirou, basta carregar o passaporte que expirou junto com o passaporte válido. É muito comum, você não será o primeiro, eles estão acostumados.

Para os Estados Unidos não é necessário que o seu passaporte continue válido por seis meses depois da entrada; basta que esteja válido durante a sua permanência.

O agente sempre vai perguntar o propósito da sua viagem (responda “holiday” ou “business”) e a duração. Se você for a trabalho, precisa ter um visto B1-B2 (negócios). Se for em missão jornalística, precisa ter visto de jornalista. Caso você vá a trabalho, diga que está indo a trabalho mas só tenha visto de turista, será barrado.

Dificilmente pedem para ver passagem, e mais raramente ainda pedem para ver a reserva de hotel (o nome do hotel podem perguntar). Seja honesto e não caia em contradição.

Precisando, sempre haverá algum agente que fale espanhol.

E quem tem passaporte europeu?

É necessário que o seu passaporte contenha seus dados biométricos. Você vai precisar também preencher um formulário eletrônico de viagem, o ESTA.

Use o seu passaporte brasileiro ao sair do Brasil e ao retornar. Use o passaporte europeu para entrar e sair dos Estados Unidos.

Dá pra passar junto na imigração?

Familiares passam juntos. Amigos podem até tentar, mas na maioria das vezes não vão deixar.

Saindo dos Estados Unidos

Não há guichês de imigração de saída. Você passará pelo raio-x e só. Não se preocupe com as malas em conexão: a bagagem será despachada direto para o Brasil.

Leia também:

475 comentários

Vou dia 5/1/2013 para Los Angeles, pela United, tenho conexao em Wasghinton. O tempo é de 2 hs, o que acham do tempo para a conexao?

Olá, vou fazer minha entrevista terça feira
Para solicitar o visto americano
Estou muito nervosa algumas dica parã se sair bem ????

Ref a imigração falar que vai fica na casa de um amigo que é residente de la e estudante é prejudicial???

Ola,
Estou trazendo minha prima de 15 anos do Brasil pra passar o Natal comigo aqui nos EUA, (sou residente). Ela vem com visto de turista e estara voando stand-by (D3) pela AA para Dallas onde e moro (mas temos passagem confirmada para Orlando) e a empresa aerea nao oferece assistencia a passageiros voando stand-by. Voce acha que ela tera problemas na hora de passar pela imigracao? Obrigado pela sua atencao.

    Olá, Claudio! Estando com o visto adequado em dia e não entrando em contradição na entrevista de chegada, não há problemas.

Boa tarde
Estou indo para miami passar ferias com minha namorada que já esta lá, na casa de uma amiga dela que é residente la, e que tem greencard e tals…

chegando na imigração seria melhor falar que vo para casa de uma amiga, ou da minha namorada? e que estou indo para passar “holydays”?

    Olá, Douglas! Diga “holiday” e fale que vai para a casa da amiga. Tenha o endereço com você.

Boa noite,
Vou pana Nova York pela 1° vez em dezembro, vou com uma tia e dois primos minha dúvida é, podemos passar pela imigração juntos pois só eu sei falar inglês?? Lá mora uma prima do meu pai, vamos ficar na casa dela acha que isso dificultaria a nossa entrada?? Estou bastante nervoso com a imigração rs espero não ser esse bicho de sete cabeças que estou imaginando!!

    Olá, André! Vocês podem tentar. Sempre há agentes que falam espanhol. Não há o que temer na imigração americana, basta não entrar em contradição.

Oi Ricardo,

Vou para Punta Cana em maio com meu marido e de lá vou para Nova York, nunca fui para os EUA e meu inglês é fraco. Tenho cidadania italiana e estou em dúvida se tiro o visto americano ou se tiro o passaporte europeu e tento entrar pelo programa de isenção de vistos, o que acha melhor?
Muito obrigada por tudo, adoro seu site,

    Olá, Maressa! O seu visto americano certamente sairá mais rápido do que o passaporte europeu.

Olá! Estou com uma dúvida, será que vocês podem me ajudar?
Vou para Cancun em voo da AA com conexão em Miami. Vocês sabem se vou precisar passar pela imigração em Miami? Estou preocupada porque a janela não está muito grande e eu tô com medo de não dar tempo (já peguei mais de 2 horas de fila na imigração de Miami). Obrigada

    Vai sim, Juliane. Está explicado no post. Não há trânsito nos Estados Unidos, tem que passar na imigração.

Desculpe, eu mencionei Ricardo..é A Bóia:)

Li todas as respostas..gostei muito..aguardando a minha.

Abs

Boa tarde Ricardo,

Estou viajando sózinha para os EUA, vou ficar na casa de uma amigo americano que conheço faz muitos anos.
Não pretendo levar muito dinheiro. Na chegada, os oficiais perguntam quanto tenho no meu cartão Visa Travel Money?( É o único que vou levar, não tenho outro) Se eu levar 300 dólares cash, é pouco? Vou ficar um mês na casa dele, preciso que ele me mande uma carta convite? Meu amigo vai estar me esperando no aeroporto de NYC com um celular, é possível que eles liguem para ele?
Outra coisa, falo inglês fluente, isto ajuda? Meu visto é B-2 ( Turismo)
Desde já muito obrigada!

    Lícia,
    Lendo o blog vi seu comentário. Como foi sua passada pela imigração? Você levou carta convite, afinal? Estou numa situação parecida e com a mesma dúvida!

Vou para Orlando sexta feira com a familia toda.
Meu voo AA vai chegar as 6:10 da manhã e minha conexão para orlando é as 8:10 hs.
Estou apavorada pois tenho a impressão que não dá para fazer a imigração, pegar as malas e sair correndo para ala de voos internos com crianças e idosos sem ter experiência nenhuma.
O que vc acha?
Se perdermos o voo há alguma forma de resolver o problema ou teremos que comprar outras passagens para orlando?
Obrigada.

    Olá, Regina! A empresa aérea garante uma nova passagem apenas se a responsabilidade pela perda do segundo vôo for dela. Em duas horas vocês têm tempo para dar conta de tudo.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito