Estados Unidos: onde faço imigração e onde pego a bagagem?

Cada vez mais gente viaja aos Estados Unidos com conexão, seja na América Latina, seja em outra cidade americana. Quantas imigrações você vai fazer? O que faz com a bagagem?

Imigração sempre só vai ser uma. Quanto à bagagem, há pegadinhas. Vamos lá:

Voando aos Estados Unidos com conexão na América Latina

Se você vai fazer conexão na Cidade do Panamá, em Lima, em Bogotá ou na Cidade do México, não se preocupe com procedimentos burocráticos: no aeroporto de conexão você ficará na ala de trânsito internacional. Vai desembarcar do vôo e já pode procurar o portão de onde sairá seu próximo vôo, sem passar pela imigração no local.

A imigração será feita no primeiro aeroporto americano em que você desembarcar. Sua bagagem vai direto para lá.

Se você estiver fazendo apenas conexão, não será necessária nenhuma vacina, pois seu destino final é os Estados Unidos. Os Estados Unidos não exigem nenhuma vacina de visitantes brasileiros.

Caso você tenha algum outro trecho doméstico para chegar ao destino final deste vôo, leia o tópico abaixo.

Voando aos Estados Unidos com conexão dentro dos Estados Unidos

A imigração nos Estados Unidos é sempre, invariavelmente, feita no primeiro aeroporto em que você desembarcar. Assim, é certeza que você vai fazer a imigração no destino do seu vôo inicial — seja Miami, Atlanta, Dallas, Houston, Washington, Nova York, Chicago, Detroit ou Los Angeles.

Depois de passar pela imigração e ter seu passaporte carimbado, você vai retirar as suas bagagens naquele aeroporto mesmo. Eu sei, o seu recibo de bagagem colado no canhoto do cartão de embarque mostram que as suas malas estão etiquetadas até o destino final, mas você necessariamente precisa retirar as malas ali.

O procedimento é o seguinte: você pega as malas no carrossel, passa com as malas pela alfândega (que nunca manda abrir, só se desconfiar que você é traficante ou muambeiro) e então entrega as malas num ponto sinalizado para isso.

É esquisito, ninguém te dá recibo, parece que você nunca mais vai ver sua mala, mas funciona. Pegue a mala no carrossel, passe pela alfândega, procure o ponto de entrega de malas para conexão — e então parta à procura do portão de embarque do seu próximo vôo. Você vai precisar passar por todo o procedimento de segurança dos aeroportos americanos, que são um inferno.

Documentos necessários para a imigração

Para entrar nos Estados Unidos você precisa de um passaporte válido e de um visto válido.

Caso o visto válido esteja num passaporte que expirou, basta carregar o passaporte que expirou junto com o passaporte válido. É muito comum, você não será o primeiro, eles estão acostumados.

Para os Estados Unidos não é necessário que o seu passaporte continue válido por seis meses depois da entrada; basta que esteja válido durante a sua permanência.

O agente sempre vai perguntar o propósito da sua viagem (responda “holiday” ou “business”) e a duração. Se você for a trabalho, precisa ter um visto B1-B2 (negócios). Se for em missão jornalística, precisa ter visto de jornalista. Caso você vá a trabalho, diga que está indo a trabalho mas só tenha visto de turista, será barrado.

Dificilmente pedem para ver passagem, e mais raramente ainda pedem para ver a reserva de hotel (o nome do hotel podem perguntar). Seja honesto e não caia em contradição.

Precisando, sempre haverá algum agente que fale espanhol.

E quem tem passaporte europeu?

É necessário que o seu passaporte contenha seus dados biométricos. Você vai precisar também preencher um formulário eletrônico de viagem, o ESTA.

Use o seu passaporte brasileiro ao sair do Brasil e ao retornar. Use o passaporte europeu para entrar e sair dos Estados Unidos.

Dá pra passar junto na imigração?

Familiares passam juntos. Amigos podem até tentar, mas na maioria das vezes não vão deixar.

Saindo dos Estados Unidos

Não há guichês de imigração de saída. Você passará pelo raio-x e só. Não se preocupe com as malas em conexão: a bagagem será despachada direto para o Brasil.

Leia também:

475 comentários

Olá Bóia! Eu não entendi porque vc respondeu mais acima, para Kaka, que 2 horas de conexão em Orlando eram suficientes e agora para o Fernando que 2 horas em Atlanta é apertado. Tem a ver com o aeroporto? Neste caso, o que vc diz da minha conexão, que é em Detroit. Chego as 7.00 e o voo para San Francisco sai as 8.45. Apertado também. Parece que em Detroit tem que pegar um trenzinho ou algo assim.

    Olá, Jahcao!

    Na verdade eu errei na resposta à Kaká — corrigi agora.

    Demora-se normalmente 1h30 na alfândega. Para uma conexão segura, pense no mínimo em 2h30. O ideal são 3h.

Ola. Vou para San Francisco com uma conexão em Atlanta, e a conexão é de 2 horas. Será que dá tempo de passar na imigração e pegar as malas? Sou estudante.

    No caso, eu comprei a passagem de POA para SFO, e o site da empresa não informava nenhum procedimento e tal (inclusive recomendava o voo com menor duração). Se eu manter assim o calendário e eu perder o voo, é responsabilidade da CIA aérea? Ou é eu que tenho de arcar com o novo bilhete?

    Olá, Fernando! Em passagens vinculadas a responsabilidade é da cia. aérea.

Vou para Orlando e farei conexão em Detroit. Não conheço o aeroporto e os procedimento a serem seguidos assim que chegar lá. Solicito informações ja que vou com meu filho pequeno e não gostaria de pisar na bola com ele.

    Olá, Smiles! As informações estão no texto, por favor leia. Não há o que acrescentar.

Boa Tarde, vou viajar para Orlando na semana que vem com o meu noivo. No entanto, o vôo tem conexão no Canadá, já estamos com os vistos em ordem. Minha dúvida é quanto na alfândega… No Canadá, eles tem muitas restrições com quem está vindo de Orlando e com destino Brasil??

Olá,gostaria de uma informação,estou indo para Nova Iorque com meus 2 filhos,não falo ingles,quero ficar 1 semana lá,e um amigo comprará as passagens pra mim em seu cartão,mas levarei em torno de R$5.000,00 na conta,será que o fato de um amigo comprar a passagem pra mim pode dar algum problema?E o fato de eu não falar ingles com 2 crianças pode me prejudicar?

Meu destino final é o Japão, mais farei a imigração em HOUSTON (UA), e a minha conexão para Los Angeles estava com 1 hora e 38 minutos, ontem recebi um e-mail da UA trocando meu voo da conexão Houston para Los Angeles, e deixando apenas 1 hora e 28 minutos, será que dá ?

Muito Obrigado

Carlos

    Olá, Carlos! É bastante apertado. A passagem pela imigração pode demorar mais do que isso, e não há filas diferentes para países isentos de visto.

Tem um grupo de amigas q esta indo día 09/11 para NY, vou no día 11 sozinha, estou com medo pois nao falo nada de inglés, como vou conseguir me virar? O Hotel esta em nome de uma das que ja vai estar lá… Nao terei reserva meu nome, como proceder?
E depois para pegar km taxi ate o hotel, tem opcoes de idioma?
Grata

Boa Noite !, tenho 2 perguntas:

Tenho passaporte europeu valido até abril de 2016 (emitido em 2006), porém não há dados biométricos (não emitiam nessa época) , já tirei o ESTA, terei problemas ?

Meu destino final é o Japão, mais farei a imigração em HOUSTON (UA), e a minha conexão para Los Angeles estava com 1 hora e 38 minutos, ontem recebi um e-mail da UA trocando meu voo da conexão Houston para Los Angeles, e deixando apenas 1 hora e 28 minutos, será que dá ?

Muito Obrigado

Carlos

    Olá, Carlos! O site americano diz que seu passaporte precisa ser legível por máquinas, mas não fala em biométrico para Europa Ocidental. Confirme junto ao consulado.

Olá, tenho uma pergunta, fiquei nos EUA por 1ano e 8 meses, tive permanencia de 1 ano e fiquei 8 meses ilegal, voltei em 2009, estou pretendendo voltar agora em dezembro 2012 pra passar 30 dias na casa de um amigo que é legal, estou com medo da imigração pois quando voltei n-ao entreguei meu I-94, pretendo voltar, teria alguma dica ou alguma informção que possa me dar??!! estou com medo de ser barrado por conta da falta de entregue do I-94 !! O que devo fazer ?

    Olá, Wagner! Sabemos apenas de turismo. Não temos competência sobre problemas com imigração ilegal.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito