Farellones e Valle Nevado: dicas para principiantes

Valle Nevado

As férias de julho chegaram e muitos brasileiros já estão de malas prontas para Santiago. Isso significa que muitos brasileiros estão também a dias de estrear em pistas de esqui. Por conta disso, compilamos alguns depoimentos de leitores sobre suas primeiras aventuras na neve em Valle Nevado e Farellones. São dicas úteis para todos os marinheiros, digo, esquiadores de primeira viagem!

As dicas do Everton:

A dica de que não vale a pena querer conhecer todas estações de esqui em um único passeio é valiosíssima. Fica muito corrido e extremamente cansativo. Se quer apenas brincar, não sabe esquiar e deseja apenas conhecer neve, Farellones é o mais indicado.

Não subam sem touca de lã grossa ou um esquentador de orelhas. Fiquei quatro dias sem sentir minha orelha.

Relato completo aqui.

As dicas da Gabi:

Vale a pena fazer uma aula antes de começar. Meu namorado e eu arriscamos descer numa pista fácil sem saber nada, mas foi tombo atrás de tombo! Com uma horinha de aula particular a coisa fica bem mais fácil e segura! No começo até colocar o esqui dignamente parece tarefa impossível!

Relato completo aqui.

As dicas do Flavio:

Existem vários locais para aluguel de equipamento na Avenida Las Condes. A SkiTotal é a maior e tem pessoas que atendem em português, inclusive.

Para quem tem alguma noção de surf, skate, wakeboard, windsurf, kitesurf e afins, o snowboard é a melhor pedida. Para quem patina, ou já fez esqui aquático, é melhor o esqui. Todas as estações têm pistas para iniciantes e aulas, tanto em grupo quanto particulares.

Relato completo aqui.

As dicas do Estevão:

Se possível, aluguem os equipamentos nas próprias estações de esqui. Não comparei os preços, mas nas duas vezes alugamos em Santiago e afirmo que dá MUITO trabalho carregar toda a tralha (bota, esqui, bastões, mais os próprios pertences), procurar locker para guardar as coisas, etc.

Relato completo aqui.

As dicas do Márcio

Fiquei uma noite em Farellones no Powder Lodge. Na verdade é uma casa com vários quartos, mas bem arrumados, e com uma acolhida especial por conta do Christian. Ele nos emprestou até algumas roupas de neve. Quando chegamos à tarde tinha pizza para o lanche e vinho. O jantar é “de autor”, que ele mesmo prepara, e dá para ver Santiago lá embaixo.

Relato completo aqui.

As dicas do Hugo

Fui ano passado a Farellones com criança pequena e foi uma tremenda furada. Nosso objetivo era apenas levar nosso filho de 3 anos para ver a neve e brincar um pouco, e nós, pelo menos descer de snow tube. Mas não é permitido a ninguém que não esteja com equipamento entrar na área da estação. Ano passado havia restrição de idade de 5 ou 6 anos; como nosso filho tinha apenas 3, não podia ir (este ano a regra mudou; tem que ter pelo menos 1 metro de altura). Resumo, minha esposa foi no snow tube e eu fiquei com ele, e ele apenas vendo a neve de longe. O que fizemos? Fomos para El Colorado, que é toda aberta, neve para todo lado, e pudemos brincar na neve e ensaiar umas escorregadas.

Relato completo aqui.

Obrigada, pessoal!

Você também já fez sua estréia nas montanhas de Santiago? Deixe outras dicas pra gente!

Leia mais:

212 comentários

Olá Boia,
tudo bem?
Vou dia 19/05 e retorno dia 20/05 para Farellones. Como ficarei apenas de um dia para o outro em uma pousada, e não vou esquiar, gostaria de saber se precisarei de alguma roupa especial. Talves apenas brincar no snow tube. Tenho bota de couro, casaco de frio com pele e também de nylon acolchoado, além de luvas de couro e gorro de lá grossa e de couro com pele. Mesmo sem ir esquiar, tem que ser impermeável, apesar de ser metade do mes de maio? Obrigado, abraços.

    Olá, Ricardo! Nada estará funcionando na estação de Farellones em maio.

Nunca, sob hipótese alguma, reservem nada diretamente com a estação El Colorado – é uma boa opção para quem realmente quer aprender a esquiar, muito mais barato e menos cheio que Valle Nevado ou La Parva, mas o atendimento deles é péssimo. Prefiram sempre agências de turismo que resolvem tudo, como a Snow Tours (fica em Lastarria, do lado do Cerrro Santa Lucía).

Explico: comecei a pesquisar em abril para uma viagem em julho, e falei com todas as estações, além de varias agencias de turismo. Acabei optando (se arrependimento matasse…) por fechar direto com El Colorado. As informações oferecidas por email estavam incompletas, com respostas que deixavam dúvidas principalmente em quem nunca havia esquiado na vida. Mesmo assim, era um pouco mais barato, então paguei duas reservas para duas pessoas (uma para Farellones, que é a mesma empresa, e outra para El Colorado) com uma semana de antecedência. Pensei que receberia os vouchers no mesmo dia, mas fui apenas informado pela vendedora Siliam que o caso estava “em análise pela sua supervisora”.

Alguns dias depois enviei um email para saber se a reserva havia sido confirmada, mas não recebi resposta. Na VÉSPERA, liguei para saber onde estava a reserva e bem… eles haviam perdido. Tive que enviar novamente os comprovantes e, cheia de má vontade, a moça disse que “em breve” me daria retorno (isso era quase meio dia da véspera). Passou uma hora, duas horas… nada. Até que liguei novamente, já cansado, ela me ofereceu o cancelamento “já que você não está cooperando nem sendo paciente”. Aceitei o cancelamento (mesmo assim recebi os vouchers uma hora depois, mas não usei) e enviei os dados do cartão para que o valor fosse devolvido. Me informaram que o valor seria integralmente devolvido em 10 dias.

Passaram-se os dez dias e reinava o mais absoluto silêncio – sequer recebi confirmação de que eles já estavam com os meus dados. Liguei novamente para a estação e fui atendido pela mesma pessoa que… adivinha? Enviou de novo um formulário para eu preencher com os dados da compra, como se eu não tivesse enviado nada até ali. Enviei novamente os dados e a resposta foi o silêncio…

Para finalizar: já se passaram 3 semanas desde o cancelamento, não houve nenhum extorno no meu cartão de crédito, não houve nenhum crédito na minha conta (essa foi uma possibilidade levantada por eles, mas eu achei para lá de estranha) e a pessoa responsável pela venda simplesmente não responde nenhum email que lhe é enviado. Além disso, já tentei ligar várias vezes e simplesmente ningúem atende. Estou abrindo uma reclamação no serviço de atendimento ao consumidor chileno (SERNAC), mas já me preparei psicologicamente para arcar com esse prejuízo de mais de mil reais…

Então fiquem aqui com a dica: NÃO RESERVEM NADA COM EL COLORADO. Uma opção alternativa é reservar com agências locais que trabalham com turistas e conhecem tanto os atendentes quanto as pistas. Acabei subindo para a montanha dois dias com a Snow Tours. O atendimento deles é excelente (todos falam português muito bem e o dono é chileno-brasileiro), eles realmente se importam com seus clientes e fazem tudo o possível para que a experiência para o turista seja excelente. Tivemos alguns problemas de logística, mas creio que foram coisas que fogem do controle da agência – e eles foram muito honestos ao devolver uma parte do passeio que acabamos não usando por conta desses problemas.

Mas de reservar com El Colorado, FUJAM.

Olá!
Estou com passagens compradas para ir em Julho à Santiago com a minha filha de 08anos, porém ainda não fechei o lugar para ficar! Queria muito ficar em algum lugar em Farrelones com ela, mas não sei se vale a pena por conta do frio. Acha melhor eu ficar em Santiago e subir um dia sim, outro não, à Farellones, para ela fazer aula e brincar na neve? Ou vale a pena ficar em Farellones? Caso seja válido ficar em Farellones, compensa financeiramente? Ou sai mais barato ficar em Santiago e subir?
Há empresa que nos leva para passar o dia em Farellones? Levando de manhã e nos buscando no final do dia?
Me desculpe tantas perguntas, mas preciso fechar o hotel e estou com muitas dúvidas!

    Olá, Karina! Hospedar-se numa estação de esqui é para quem está seriamente focado em esquiar. Durante uma semana em Santiago, se você subir duas vezes com a pequena para a montanha já vai valer a pena. Ao chegar veja o que as agências estão oferecendo para a montanha. A Snowtours é a que tem mais passeios focados em contato com a neve para brasileiros.

    http://snowtours.cl/transporte/

Olá,
Aluguei um carro em santiago, e gostaria de saber se da para ir no mesmo dia em Valle Nevado e Farellones, vou ficar 8 dias em Santiago em agosto 2016.
obrigado

    Olá, Victor! Não é recomendável para quem não tem experiência dirigir em pista com capa de gelo, com necessidade de usar correntes. São curvas e mais curvas e mais curvas. Vá de passeio organizado.

Olá! Vi em muitos lugares que a Farellones é a estação ideal para ir com crianças, mas aqui tem uma referência à um limite mínimo de altura e de idade para os pequenos. Estou indo com meu bebê de um ano, gostaria de saber se esse limite é só para as atividades ou se é para todas as áreas da estação. Tenho interesse em brincar na neve com meu filho, vou poder na Farellones?
Muito obrigada!

    Olá, Carla! O limite mínimo é só para as atividades do parque, como tubing e jogos aéreos. Se o parque estiver funcionando, haverá neve fora desta área, não se preocupe.

    Muito obrigada! Parabéns pelo site, vocês dão dicas valiosas!

Qual a melhor opção para quem nunca esquiou e vai com criança (3 anos), fazendo bate volta de Santiago? Valle Nevado ou El Colorado?

    Olá, Kadu! Farellones, que é um parque de neve do complexo de El Colorado, é indicado para crianças maiores de 5 anos, que podem fazer tubing. Valle Nevado tem a melhor estrutura para quem só quer ter contato com a neve.

Prezados,
Estou interessado em me hospedar em Farellones pra brincar com as crianças na neve, 8 e 13 anos, e também fazer uma aulinha de esqui. No entanto, gostaria de conhecer Valle Nevado. É possível contratar transporte de Farellones para Vale Nevado? 3 dias dá pra curtir bastante?

    Olá, Bruno! Não existe transporte entre as duas estações. Não recomendamos os passeios que combinam as duas estações, você não vai aproveitar nenhuma. Vá em dois dias separados às duas estações.

Acabei de chegar de Santiago.
Passarei minha visão de quem nunca havia esquiado, e que viajou com a família: esposa e filhos de 10 e 5 anos.
Para quem nunca esquiou, deve-se contratar uma aula de 2 horas. E o melhor lugar para isto é Farellones, pois é muito mais tranquilo e, principalmente, MAIS BARATO do que no Valle Nevado.
Nós, marinheiros de primeira viagem, fizemos o inverso: fomos primeiro ao Valle Nevado e, dois dias depois, a Farellones.
Minha impressão sobre Valle Nevado: lugar lindo, mais incrementado. PORÉM, a recepção estava SUPER TUMULTUADA, fila de meia-hora para comprar os tickets, confusão de agências de turismo, e, no meu caso, desencontro de informações. Por que no meu caso? Porque um de meus filhos tem 5 anos, e só lá no Valle Nevado é que descobri que ele não poderia participar da aula coletiva de esqui comigo, minha esposa e minha filha de 10 anos (porque a idade mínima para a aula coletiva é de 10 anos, e eu não encontrei esta informação no site do Valle Nevado: http://www.vallenevado.com/pt/ski-day/).
Daí tivemos que colocar nossos dois filhos na aula para crianças (que fica em um local próprio), e eu e minha esposa fomos para a aula coletiva (ou seja, acabamos nos separando das crianças por duas horas, o que não queríamos fazer – mas no final das contas as crianças acabaram aproveitando).
O grande problema é que, até que esta orientação nos fosse passada, foi um disse-me-disse enorme, até que fôssemos dirigidos ao segundo andar da recepção, em outro guichê.
Devo deixar claro que havia uma opção para que nós quatro fizéssemos a aula juntos, que seria contratar um professor particular. Entretanto esta opção obviamente é BEM mais cara. Mas fica a informação.
Concluindo: se eu fosse hoje para o Chile, agendaria primeiro a ida a Farellones, onde eu e minha família faríamos a aula de esqui. E deixaria Valle Nevado para um dia posterior, sem aula de esqui, apenas alugando os equipamentos para esquiarmos livremente. Com o adendo de que a recepção no Valle Nevado é uma BAGUNÇA, e que se devem que percorrer distâncias consideráveis calçados com as botas de esqui (é como se você estivesse engessado da canela até o pé rs) e carregando os esquis e os bastões.
Abraço

Para usar o turbing em farellones precisa pagar entrada? Pelo site oficial não consegui entender se o valor e apenas por uma descida

    Olá, Annie! São 6.000 pesos (R$ 33) por 30 minutos de uso. Dá para umas três descidas.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.