Golpes contra turistas: o debate na Globonews

Globonews

Sexta passada fui convidado a participar de um debate num jornal matinal da Globonews sobre os golpes mais freqüentes contra turistas brasileiros no exterior.

Os correspondentes Joana Calmon, de Paris, e Ariel Palacios, de Buenos Aires, fizeram um ex-ce-len-te levantamento de todos os golpes aplicados em suas praças.

De minha parte, eu precisei, meio que de surpresa, defender a segurança da segunda classe dos trens europeus e a noção de que o turista precisa ser levado na coleira 24 horas por dia para ser poupado dos inconvenientes da vida real…

Para assistir, clique aqui.

Ah, sim. Além do resumo dos golpes no exterior e do raio-x da cabeça do contigente de agentes de viagem que ainda não se reciclaram, eu saí do estúdio com uma importante constatação:

@riqfreire

Plim, plim!

Assista: Os golpes mais comuns contra turistas, na Globonews

Leia também: Como ser turista em Buenos Aires e não cair em golpes, por Ariel Palacios

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


43 comentários

Uns conhecidos foram para Portugal e Espanha. O agente vendeu uma passagem aérea entre Barcelona e Madri, com escala em Lisboa (!). Em cima da hora, decidiram cancelar o trecho aéreo e seguir de trem. Ligaram para o agente no Brasil, que conseguiu 2 passagens de primeira classe por módicos 500 euros. Baita negócio, hein! Depois eu conto quanto custam as minhas viagens e ninguém acredita…afe…

Lili-CE, acho que essas atitudes dos agentes de viagem so vao acabar quando eles forem remunerados diretamente por nos, consumidores. Enquanto eles forem pagos pelas operadoras, etc, eles vao nos oferecer o que sera melhor pra eles e nao o que a gente precisa ou quer. Cada viagem que faço uso menos o serviço de um agente. Alias, nas duas ultimas sequer liguei pra ela …

Quem pariu o presidente da ABAV?

Há muito tempo não vejo uma pessoa falar tanta besteira em tão pouco tempo!!!

O cara parou no tempo, hehehehehehe.

Alguem ja ouviu falar da MY TRAVEL & CASH?

    Olá Neide.
    Faço parte dessa companhia. Que esta possibilitando a todas as pessoas a se hospedar em hotéis de luxo por preço muito interessantes.
    Caso precise de mais informação, entre em contato comigo: [email protected].
    Obrigado. Adolfo

    Neide fuja desta empresa, é uma pirâmide maquiada de empresa de multinível.
    Passe longe.

    Abraços

    Carlos Eduardo

    Não é pirâmide é ciclo. A Empresa paga bem, é séria e várias pessoas já usurfruiram dos belíssimos hoteis.
    Faça o mesmo, porque nao entra e experimenta o que a Empresa tem de bom?

    É uma empresa que paga muito bem e vale a pena entrar.
    Entrei e me dei muito bem, os hoteis são um luxo e o dinheiro maravilhoso. Não é pirâmide.
    [email protected] qualquer dúvida me procura

Infelizmente, a minha sensação é que vários agentes usam algum expediente para desencorajar atitudes mais independentes. Por essas e outras, estou cada vez mais insatisfeita quando vou buscar passagens aéreas internacionais. No mínimo, escuto um “ah, mas viajar naquela região é complicado, principalmente para quem não conhece…” Para evitar todo um contra-discurso, tenho buscado cada vez menos esses serviços. A pessoa te atende há 15 anos, poderia costumizar os seus pedidos em vez de empurrar o que ela tem. Só um desabafo.

Parabéns pela participação e os excelentes comentários Ricardo!

Acho muito importante não ficar fantasiado de turista dando bandeira nas viagens.
Uma vez eu estava caminhando na Calle Santa Fé em Buenos Aires, que não é lá uma rua das turísticas. Eu juro que não estava usando chapéu, óculos escuros, nem segurava uma câmera e nem estava vestindo a camiseta da seleção!

Havia uma pedinte na esquina que repetia a todo instante:

– Plata! Plata!

De repente a mulher se vira para mim e diz:

– Real! Real! Real!

Putz! Nem parei. Fui embora, mas fiquei encucado como é que a danada percebeu que eu era brasileiro?!

    Hehe, quando se está sozinha, é mais fácil se “misturar” aos locais e se “fantasiar” de residente. Quando estive em Roma sozinha (no inverno), vestida de européia no inverno (casacão de lã 7/8, bota de cano alto de couro, hehe), andando sempre numa direçao certa sem me distrair, sem câmera na mão, as pessoas me confundiam com romana, hehe. Perto da Termini e outra vez no ônibus, fui inquirida por turistas holandeses e alemães sobre a cidade, qual o caminho tomar, hahaha, foi muito esqusito, até porque era minha primeira vez por lá!

    Mas quando retornei à Roma com minha mãe e meu irmão outra vez no outono (mas ainda com temperatura de verão escaldante), com roupas mais mulambentas e de tênis, falando português pelas ruas, não tinha como disfarçar a turistada. O que ocasionou alguns golpes tipicamente italianos: troco em moeda de 1 Real ao invés de 1 Euro (só descobri depois, tolaaa!!) e outros (como o que eu contei que aconteceu com minha mãe no trem – 1ª classe, LOL).

    Em Paris, algumas pessoas achavam que eu era italiana (mas acho que só porque nos primeiros dias, recém vinda da Itália, eu ainda não tinha me desacostumado a falar meu italiano cretino e mal conseguia falar meu francês mais que canastrão, rssss).

    Mas teve um dia que eu pasmei: eu e minha mãe vínhamos quietas pela rua, perto do Museu d’Orsay, sem nenhum sinal “brasileiro” e um desses imigrantes afro-descendentes que insistem em vender aquelas minuaturas da Torre Eiffel cor de rosa neon nos olhou e perguntou em português mesmo: aí, Brasil, 1 Eurô, 1 Eurô! .. Jeusus!!! O cara nos reconheceu do nada …rs

Olá tripulantes!

Estou com uma dúvida e não sei onde postar (então me desculpe se esse não for o local correto)! =D

Estava vendo as dicas do Ric sobre não levar muito dinheiro vivo em viagens(o que concordo plenamente)…Ocorre que vamos em setembro em um grupo de 5 amigos para Paris e entorno, todos temos cerca de 26 anos… três pessoas ficarão 30 dias e duas pessoas 15 dias (temos passagem ida e volta). Dessa forma, me disseram que a imigração exige comprovação de que temos dinheiro vivo para passar esse tempo. Essa informação procede? O limite do cartão de crédito conta?

Quando fomos ao Canadá nos pediram muitos documentos de comprovação de renda e vínculo com o Brasil… levo esse documentos para a França tb?

Desde já agradeço a ajuda!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito