Hotéis em Ushuaia e em El Calafate: você tem um pra indicar?

Glaciar Perito Moreno, El Calafate

O verão está se aproximando — e com ele, a alta temporada na Patagônia austral.  Nada mais natural que aumentarem as perguntas sobre hospedagem na região. Vamos compartilhar dicas?

Começando pelas duas cidades mais procuradas da Patagônia austral argentina — Ushuaia, na Terra do Fogo, e El Calafate, onde está o glaciar Perito Moreno.

(Em seguidinha vou botar um post sobre o lado chileno — Punta Arenas e Puerto Natales; calma no Brasil!)

Em Ushuaia me hospedei no Alto Andino e gostei muitíssimo: um quatro-estrelas confortável na medida, com localização central (mas com uma ladeirinha de duas quadras da rua da muvuca até ele). Como já saí no dia seguinte para fazer o cruzeiro Australis, não consegui investigar muito sobre outros hotéis, mas acho que não abriria mão de ficar no centro da cidade.

Em Calafate, ao chegar fiquei no chiquetérrimo Los Notros, o único que está dentro do parque nacional. A vista para a geleira e o charme rústico do hotel compensam a distância do centro (é perfeito para lua de mel, mas não para quem queira sair à noite na cidade). Na volta de Puerto Natales fiquei no Alto Calafate, muito confortável, que fica a 5 minutos de carro do centro mas oferece trânsfers grátis em diversos horários. Superconsideraria ficar no Esplendor El Calafate, que fica bem central (mas também com uma ladeirinha respeitável) e costuma ter bons preços, ou no Design Suites Calafate, que é bem recomendado por leitores.

E você? Já se hospedou em Ushuaia ou em El Calafate? Tem um hotel para recomendar? Ou para desrecomendar? Mande ver!

(E por favor guarde suas indicações de Punta Arenas e Puerto Natales para o próximo post, que vai subir na terça-feira! Obrigado!)

Leia também:

Todas de Ushuaia no Viaje na Viagem por Ricardo Freire

Ushuaia n’A Mala da Menina

Ushuaia no De uns tempos pra cá

Ushuaia no De viaje a la Patagonia

Todas de El Calafate no Viaje na Viagem por Ricardo Freire

El Calafate no De uns tempos pra cá

El Calafate no De viaje a la Patagonia

Ushuaia e El Calafate por Carlinha Z., no Filigrana

128 comentários

Estou com esta viagem programada para janeiro, e reservei em Ushuaia o Aldea Nevada, que me recomendaram, principalmente para famílias. Me falaram muito bem, quando voltar coloco aqui minha opinião.
A propósito, sei que não é o tópico do post, mas se puderem me ajudar a decidir, agradeço: vale a pena alugar carro em Ushuaia, para percorrer com mais liberdade o parque, o cerro martial, etc? Estou indo com duas crianças, e não gosto de ficar presa a horários muito rígidos de excursões. Riq, poderia subir a minha pergunta?

    Olá, Daniela! Aqui quem responde é A Bóia. Vamos subir a sua pergunta, mas o fato de pouca gente mencionar ter alugado carro é um indicativo de que não é assim tão útil. Brasileiro adora alugar carro em qualquer lugar… Note que em lugares de ecoturismo e turismo aventura a maioria dos passeios é feita em grupo e inclui transporte. Ushuaia também tem uma boa rede de ônibus que passam pelos pontos mais importantes.

    Olá, Bóia! Obrigada pela resposta. Li varios blog e vi que o carro é realmente dispensável, mas alguns amigos que já foram alugaram… queria saber se realmente vale a pena. Mas a dica de que a rede de onibus é boa já me ajuda. Obrigada!

    Olá Daniela, fui em Ushuaia em setembro/2009, e não vi necessidade de alugar carro. Os passeios de barco saem do centro da cidade, para ir ao parque nacional pegamos um taxi que fez o mesmo roteiro das excursões pelo mesmo preço e parando em mais lugares, o cerro Marcial, fui de taxi também. Como era inverno para ir aos centros de atividades de neve existe vans que partem do porto a todo momento.

Eu também fiquei na Cabana Tierra Mistica em Usuhaia e adorei. Passamos o ano novo lá, fizemos nossa própria ceia, foi muito divertido. Principalmente porque viajamos em família e a cabana é bastante confortável.
Em El Calafate recomendo muito o Santa Monica Apart. Confortável, perto do centro, do supermercado e posto de gasolina, os funcionários são uns amores, tem um jardim lindo, é tudo de bom. Para completar, eu tinha feito a minha reserva com antecedência e poucos dias antes da minha viagem eles me mandaram um e-mail dizendo que a diária tinha baixado de preço!!!!

Em setembro de 2010 me hospedei no Hotel Austral Ushuaia ( https://www.hotel-austral.com.ar/ ), muito próximo à Avenida principal, enquanto em El Calafate fiquei na Hosteria Puerto San Julián ( https://www.hosteriapsanjulian.com.ar/home.htm ), a uma pequena caminhada da rua principal. Como fui sozinha, procurava por hotéis econômicos, familiares e charmosos. Adorei ambos… possuem quartos amplos, com calefação individual e proprietários atenciosos! Recomendo sempre!!!

Em Ushuaia fiquei no Cilene del Faro e achei excelente!
É um apart hotel próximo do centro da cidade e bem pertinho da prisao que virou museu. Tem quartos espaçosos (com quarto e sala), inclusive com uma pequena cozinha equipada. Fiquei num quarto com vista para o Canal de Beagle e para mim foi um grande diferencial. A vista é hipnotizante.
Recomendo!
Link do hotel: https://www.cilenedelfaro.com
Relato da minha viagem: https://jrviajando.blogspot.com/2010/01/reveillon-2010-sossego-no-fim-do-mundo.html

Estive em El Calafate duas vezes. A última no verão de 2009 e fiquei no Hotel Kosten Aike. Bem central, duas quadras da rua principal, quarto excelente, café da manhã muito bom, assim como o restaurante, pessoal atencioso. Preparavam lanches para picnic. Aliás recomendo, se o tempo permitir, um picnic na Laguna Capri, em El Chaltén, tomando vinho e curtindo a vista do Fitz Roy.

Em Calafate ficamos no hotel Esplendor Calafate. Ótimo, muito bem decorado e com uma vista maravilhosa. O café da manhã era bom. O staff era prestativo e até imprimiu um material de trabalho que meu marido havia recebido por e-mail. Nosso quarto era muito bacana. Não fica exatamente no centro, mas sim a uma distância de 05 minutos de caminhada. Adoramos e recomendamos.
Em Ushuaia ficamos no Tierra de Leyendas, um pequeno hotel (acho que tem no máximo uns 06 quartos) à beira do Canal de Beagle. Adoramos tanto o hotel quanto os proprietários, os quais cuidam pessoalmente de todos os detalhes da hospedagem. O Sebastian (dono) trabalhou como chef em um grande hotel em Buenos Aires e as refeições que ele prepara são divinas. Não fica no Centro e é preciso pegar um táxi para chegar até lá. A corrida dura no máximo 05 minutos e o táxi não era caro. O próprio hotel chama o motorista. Achamos que a distância compensou o fato de todo o dia acordamos com aquela vista maravilhosa!

    Também me hospedei no Tierra de Leyendas quando fui a Ushuaia. Era recém-inaugurado e a proprietária estava esperando bebê.
    Fico feliz em saber que a hospitalidade, a cozinha e a paisagem continuam impecáveis.

Em El Calafate fiquei no Hotel Michelangelo, a duas quadras da rua principal. Super bem localizado. É simples, mas extremamente aconchegante, com um staff muito atencioso. O restaurante do hotel também é um dos melhores da cidade.
Em Ushuaia fiz a mesma hospedagem que o Ernesto, o pato. São cabanas rústicas, mas bem aconchegantes, com uma calefação excelente e uma localização ótima, pois, saindo da rua principal, não se pega muita ladeira para chegar até ele.

No Reveillon 2009/2010 ficamos em El Calafate na Hosteria Las Dunas. Fica a uns 3 km do centro mas estavamos de carro e isso não representou problema. Eles também tem um transporte grátis. Por ficar mais deslocado vc fica muito mais perto da natureza (muitos pássaros e lebres selvagens frequentam o jardim) e da janela viamos passar os pequenos icebergs descolados do Perito Moreno (fora uma lua cheia refletida na água que nos deixou babando). O restaurante é simples mas a comida é muito bem servida. Dica 1 – escurece depois das 22:00 hs. (o ano novo foi 1 hora depois do por do sol). 2- mesmo sendo verão levem casacos tipo winsstopper (corta vento), pois o vento frio e cortante (no centro e no Perito Moreno), pode estragar a caminhada ao ar livre.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito