Hotéis em Ushuaia e em El Calafate: você tem um pra indicar?

Glaciar Perito Moreno, El Calafate

O verão está se aproximando — e com ele, a alta temporada na Patagônia austral.  Nada mais natural que aumentarem as perguntas sobre hospedagem na região. Vamos compartilhar dicas?

Começando pelas duas cidades mais procuradas da Patagônia austral argentina — Ushuaia, na Terra do Fogo, e El Calafate, onde está o glaciar Perito Moreno.

(Em seguidinha vou botar um post sobre o lado chileno — Punta Arenas e Puerto Natales; calma no Brasil!)

Em Ushuaia me hospedei no Alto Andino e gostei muitíssimo: um quatro-estrelas confortável na medida, com localização central (mas com uma ladeirinha de duas quadras da rua da muvuca até ele). Como já saí no dia seguinte para fazer o cruzeiro Australis, não consegui investigar muito sobre outros hotéis, mas acho que não abriria mão de ficar no centro da cidade.

Em Calafate, ao chegar fiquei no chiquetérrimo Los Notros, o único que está dentro do parque nacional. A vista para a geleira e o charme rústico do hotel compensam a distância do centro (é perfeito para lua de mel, mas não para quem queira sair à noite na cidade). Na volta de Puerto Natales fiquei no Alto Calafate, muito confortável, que fica a 5 minutos de carro do centro mas oferece trânsfers grátis em diversos horários. Superconsideraria ficar no Esplendor El Calafate, que fica bem central (mas também com uma ladeirinha respeitável) e costuma ter bons preços, ou no Design Suites Calafate, que é bem recomendado por leitores.

E você? Já se hospedou em Ushuaia ou em El Calafate? Tem um hotel para recomendar? Ou para desrecomendar? Mande ver!

(E por favor guarde suas indicações de Punta Arenas e Puerto Natales para o próximo post, que vai subir na terça-feira! Obrigado!)

Leia também:

Todas de Ushuaia no Viaje na Viagem por Ricardo Freire

Ushuaia n’A Mala da Menina

Ushuaia no De uns tempos pra cá

Ushuaia no De viaje a la Patagonia

Todas de El Calafate no Viaje na Viagem por Ricardo Freire

El Calafate no De uns tempos pra cá

El Calafate no De viaje a la Patagonia

Ushuaia e El Calafate por Carlinha Z., no Filigrana

128 comentários

Pretendo ir à Calafate no próximo ano e pesquisando na internet me deparei várias vezes com a informação de que “no hay alquiler de indumentaria de nieve em El Calafate”. Procede esta informação? Caso seja verdade, alguém estaria disposto a abri um negócio destes por lá? he he he

    Olá, Willian! Temos a impressão de que algum leitor já disse ser possível alugar roupas no Calafate. Vamos pôr a pergunta no Perguntódromo, just in case. Podem ter dito Ushuaia e eu estou confundindo. Se você encontrou tantos avisos assim, não há por que duvidar.

    Tenha em mente que El Calafate não é uma estação de esqui. Você só precisa de um bom casaco e gorro para fazer o passeio do minitrekking. Seus calçados vão estar um pouco protegidos pelos grampones que precisará calçar (estes são cedidos no passeio). Se tiver calçados impermeáveis, melhor.

    Tem loja em baixo do teleférico da estação de esqui, porem se for para as geleiras andar sobre elas, as operadoras locais incluen os calçados e sobretudo. Nos outros paaseios não há necessidae.

Olá.
Sempre sorvo informações dos sites e fico com peso na consciência de nunca publicar as experiências… desta vez resolvi compartir…
Viajamos eu e meu marido em janeiro de 2010 e depois disso indicamos a amigos q tb gostaram.
El Calafate: Hosteria Austral, https://www.hosteriaaustral.com.ar/, mto bem localizada, café continental mas bem simpático, perto da rodoviária – um adianto para ir a Cafayate. Detalh: Não se hospede no primeiro piso. O ir e vir dos hospedes não é muito agradável (nada que inviabilize!). O restaurante LA TABLITA é o que há! Sofisticado, agradável…
Fizemos o Big Ice na HIELO Y AVENTURA, foi um excelente atendimento e um inesquecível uísque com gelo da geleira, na volta.
El Chalten: Cabana AUSTRAL. https://www.cabaustral.com.ar/ CabanaS de dois pisos com cozinha, logo atras de uma mercearia e de frente para o Parque. Não tem café mas é mto linda e bem central. Não deixe de provar as pizzas e empanadas de SHELTER LA PIZZERIA e aproveite para conversar com o simpático dono, Claudio, que estará pilotando o forno.
Ushuaia: Las Aguilas https://www.lasaguilasushuaia.com.ar/ Atendimento impecável! Não é muito central, mas os taxis são mto baratos e eles chamam para vc. O cafe da manhã é servido na cabana, um mimo! Não deixem de comer no Bodegon Fueguino a comida é impecável e a sobremesa indescritível! Não abre as segundas! No Ushuaia alugamos um carro na Renault e fomos conhecer os arredores: Lagos, Parque. No qto do hotel tem uma pasta de dicas e roteiros. Vá despreocupado!
Espero ajudar…

Daniela, em El Calafate alugamos por uma operadora local, com um preço muito bom(agora não me lembro o nome) que fica dentro do aeroporto e em Ushuaia alugamos pela Hertz, que também possui um guiche dentro do aeroporto, situado quase em frente ao portão de saída do desembarque.

Em El Calafate ficamos hospedados no Hotel Kempinski. É muito bonito,o quarto é maravilhoso, todo em preto e branco, a vista é perfeita e quando chegamos, fomos recepcionados com taças de champanhe.

Olá Daniela!
Se você estiver sozinha, não vale a pena alugar carro, mas se estiver com mais alguém vale muito.
O aluguel do carro não é caro e se for somar quanto pagaria pelos passeios(Parque Nacional, Lagos Escondido e Fagnano,Glaciar Martial, Paso Garibaldi,etc) e o preço de um hotel mais central, você verá que compensa muito.
Sem contar a liberdade que terá.

    Lul, obrigada!
    A minha questão é esta: vou eu, meu marido e nossos dois filhos. Comecei a somar os preços dos passeios terrestres por pessoa e vi que realmente ficava bem puxado. A questão principal é também a liberdade. Com crianças, poder ir e vir sem horário rígido é o melhor esquema.Vou pesquisar o preço de aluguel de carro, então. Você tem alguma indicação de agência?
    Valeu, mesmo.

Oi, pessoal!
Quando fui a Ushuaia para esquiar em agosto de 2007, fiquei hospedada no Hotel Albatroz. Super bem localizado, fica entre a rua principal e a que dá no Porto. O Hotel é bem acolhedor, os quartos bons e limpos, café da manhã estilo buffet e com um adicional, um spa com hidromassagem, sauna e massagem sem custo adicional. Pelo custo/benefício da época foi uma ótima opção que eu recomendo.
Já em El Calafate, na mesma época, hospedei-me no Hotel Mirador. Estilo da região, com bastante madeira e vidros, quarto bom e limpo, café da manhã excelente e na rua principal. Bastavam alguns minutos para se chegar aos restaurantes e lojas, sem perder a vista para ma lagoa!!!

Fiquei hospedada no Cilene del FAro no centro e gostei mto. Sao peq aptos com sala e cozinha separados do quarto, e localizacao conveniente no centro.
Qto alugar carro, posso dizer sobre a minha experiencia; fui no inverno e é mto perigoso dirigir na neve, o hotel q fiquei era no centro e pude fazer tudo a pe, inclusive ir ao passeio no canal de beagle, pois o porto era proximo ao hotel. Outros passeios incluem o transfer na porta do hotel. Para esquiar havia um transfer do hotel ao cerro castor e utilizei sem problemas, um unico dia quis voltar mais cedo e peguei um taxi com meu filho do cerro ao hotel, quase morri de medo: o carro estava caindo aos pedacos e nao tinha cinto de seguranca para meu filho nos bancos de tras, o motorista dirigia feito louco na neve e falava ao celular !! Vim rezando um terco durante o trajeto, pois so isso p/ nos proteger!!

Em El Calafate, eu fiquei no Hotel Alto Calafate – https://www.hotelaltocalafate.com.ar/

O hotel é extremamente confortável, mas não é o ideal para o meu estilo de viajar. Como passo o dia inteiro na rua, não usufruo desses confortos extra-quarto que os hotéis oferecem (piscinas aquecidas, saunas, academias etc.). E aí a relação custo-benefício termina não sendo boa, porque esses hotéis são caros justamente por conta dos extras que eu não uso. Eu só terminei no Alto Calafate porque não precisei pagar (havia reservado um outro hotel BEM mais simples mas deu overbooking e terminei transferido para o Alto Calafate, que é dos mesmos donos).

Seja como for, eu procuraria ficar em um hotel mais próximo do centro, que é onde as coisas acontecem quando não se está nos passeios.

Não recomendo o restaurante do Alto Calafate. Caro e com comida básica. Pelo mesmo valor você como bem melhor na cidade.

Minhas demais impressões sobre o Hotel Alto Calafate, inclusive com fotos, estão no Tripadvisor em https://www.tripadvisor.com/ShowUserReviews-g312851-d607408-r60995539-Alto_Calafate_Hotel_Patagonico-El_Calafate_Province_of_Santa_Cruz_Patagonia.html

Em Ushuaia, eu fiquei no Hotel Cap Polonio – https://www.hotelcappolonio.com.ar/ . Hotel bem simples, com excelente localização. O único relativamente decente em que consegui vaga de última hora (quinze dias de antecedência) na alta estação (última semana de dezembro). Minhas demais impressões sobre o Hotel Cap Polonio, inclusive com fotos, estão no Tripadvisor em https://www.tripadvisor.com/ShowUserReviews-g312855-d304295-r60942643-Hotel_Cap_Polonio-Ushuaia_Province_of_Tierra_del_Fuego_Patagonia.html

Apesar de não ser propriamente assunto do post, alguém pode comentar sobre compras em Ushuaia, principalmente roupas de frio; estarei lá no final de novembro e gostaria de saber se encontro roupas adequadas para compra lá e também se vale a pena compras para o Natal.

    Oi, Elaine! Comprei minhas primeiras roupas de esqui em Ushuaia, e ao que eu saiba, trata-se de uma zona de livre comércio, ou seja, zona franca! Na ocasião adquiri um casaco de neve, calças, meiões, touca e luvas por um preço excelente. Muito melhor do que alugar, isso, lógico, se pretendes continuar a visitar lugares frios e praticasr esportes de inverno. O nome da loja em que fiz essas comprars chamava-se Popper e ficava na rua principal, bem fácil de achar!
    Bjo,
    Rochele

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito