Hotéis em Ushuaia e em El Calafate: você tem um pra indicar?

Glaciar Perito Moreno, El Calafate

O verão está se aproximando — e com ele, a alta temporada na Patagônia austral.  Nada mais natural que aumentarem as perguntas sobre hospedagem na região. Vamos compartilhar dicas?

Começando pelas duas cidades mais procuradas da Patagônia austral argentina — Ushuaia, na Terra do Fogo, e El Calafate, onde está o glaciar Perito Moreno.

(Em seguidinha vou botar um post sobre o lado chileno — Punta Arenas e Puerto Natales; calma no Brasil!)

Em Ushuaia me hospedei no Alto Andino e gostei muitíssimo: um quatro-estrelas confortável na medida, com localização central (mas com uma ladeirinha de duas quadras da rua da muvuca até ele). Como já saí no dia seguinte para fazer o cruzeiro Australis, não consegui investigar muito sobre outros hotéis, mas acho que não abriria mão de ficar no centro da cidade.

Em Calafate, ao chegar fiquei no chiquetérrimo Los Notros, o único que está dentro do parque nacional. A vista para a geleira e o charme rústico do hotel compensam a distância do centro (é perfeito para lua de mel, mas não para quem queira sair à noite na cidade). Na volta de Puerto Natales fiquei no Alto Calafate, muito confortável, que fica a 5 minutos de carro do centro mas oferece trânsfers grátis em diversos horários. Superconsideraria ficar no Esplendor El Calafate, que fica bem central (mas também com uma ladeirinha respeitável) e costuma ter bons preços, ou no Design Suites Calafate, que é bem recomendado por leitores.

E você? Já se hospedou em Ushuaia ou em El Calafate? Tem um hotel para recomendar? Ou para desrecomendar? Mande ver!

(E por favor guarde suas indicações de Punta Arenas e Puerto Natales para o próximo post, que vai subir na terça-feira! Obrigado!)

Leia também:

Todas de Ushuaia no Viaje na Viagem por Ricardo Freire

Ushuaia n’A Mala da Menina

Ushuaia no De uns tempos pra cá

Ushuaia no De viaje a la Patagonia

Todas de El Calafate no Viaje na Viagem por Ricardo Freire

El Calafate no De uns tempos pra cá

El Calafate no De viaje a la Patagonia

Ushuaia e El Calafate por Carlinha Z., no Filigrana

128 comentários

Obrigada bóia! Acho que vou deixar puerto madryn para outra oportunidade. Andei pesquisando e quero conhecer Ushuaia, El calafate, Torres del paine e fazer o cruzeiro que o Riq mencionou do Chile para Argentina. Será que vocês conseguiriam me disser por onde eu deveria começar a viagem? Valeu!

    Olá, Fernanda! O mais racional é chegar por Ushuaia, fazer o cruzeiro a Punta Arenas, ir de ônibus a Puerto Natales, ir de ônibus ao Calafate e voltar de avião de lá.

    O roteiro mais bonito (para aproveitar a Avenida das Geleiras) é chegar por Punta Arenas, fazer o cruzeiro a Ushuaia, ir de avião ao Calafate, ir de ônibus a Puerto Natales, voltar de ônibus a Punta Arenas e voltar de avião de lá. Lembre-se de fazer a Isla Magdalena estando em Punta Arenas, porque no sentido Punta Arenas-Ushuaia o barco não passa por ela.

Olá Ricardo! Oi Bóia! Eu e meu marido estamos pensando em ir para ushuaia e el calafate em março. É uma boa época? Ainda conseguiremos fazer os passeios ? E o minitrekking? Você recomendaria alguma outra cidade próxima para incluir no nosso roteiro? O que acham de Puerto Madryn? Ainda é época de baleias? São muitas perguntas, eu sei… Também estamos considerando a possibilidade de fazer o cruzeiro mencionado por você entre o chile e a argentina. Bom, é isso! Valeu!! Fernanda

Olá pessoal, acabo de chegar de Calafate. Amei o lugar…
A cidade mais parece um vilarejo do que cidade, mas é super charmosa. O mini-trekking no Perito Moreno é imperdivel, custou 680 pesos que forem super bem pagos.
Fiquei hospedada no hotel Rochester, sinceramente nao recomendo,imagino que devem existir outros bem melhores. Achei o quarto super apertado, ninguem para te ajudar com as malas, funcionarias da recepçao e do café da manhã muito mal educadas. A Internet era paga e cara, mesmo a wi-fi.
A calefação nao funcionava no nosso quarto…
Além de estar localizado fora do centro,3 km, porém existem vans que transportam os hóspedes até as 22h.

Preciso muiiiito da ajuda. Vc começa o post falando “Verão, alta temporada na Patagônia austral…”
É uma boa pedida pro Carnaval??? Seriam 7 dias suficientes u clima adequado? Vou com uma criança de 8 anos (mas q adora viajar!)
Valeu!!!

    Olá, Vania! Sempre faz bastante frio em Ushuaia — espere pegar temperaturas próximas do zero à noite.

    Sua filha verá gelo e, nesta época, ainda pegará o finzinho da temporada dos pingüins.

    Mas veja que o lugar não é Bariloche: há muitos passeios a fazer, mas ainda não há concessões ao turismo de massa.

    No final de junho,

    ja ha neve em abundancia em Ushuaia ?

    Pretendo ir pra la nessa epoca.

    Grato

    Olá, Vania1
    Acho que posso te ajudar. Acabo de voltar de Ushuaia e El Calafate, viajamos com duas crianças, de 6 e 8 anos. Desde que voltamos, os dois só pedem para voltarmos a Ushuaia.
    O verão foi ameno, pegamos temperaturas variando (durante o longo dia) entre 5 e 20 graus. Na maioria dos dias, temperaturas comparáveis com a das serras cariocas no inverno. Bem tranquilo.
    Faz mais frio nos passeios (pinguineira, navegação), por conta do vento. NEstes é necessário mais abrigo, casaco apropriado (corta-vento), luvas, gorros, botas, e tudo se resolve.
    Sugiro que procure um hotel tipo apart-hotel ou cabans (muito comuns por lá), que tenha uma cozinha disponivel. Além da variedade da comida não ser tão grande, a maioria dos restaurante fecham entre 14:30/15:00h e 19:00h, não sabíamos disto e foi ruim, principalmente porque as crianças estavam cansadas e com fome, e nada estava aberto. O que nos salvou foi o Tante Sara (duas filiais na Av. San Martin), aberto o dia todo, mas serve refeições mais frugais (saladas, sanduíches…). ~
    O gelo estava muito no alto do Glacial, as crianças não conseguiram chegar até ele. TAmbém não vimos neve. Fez sol todos os dias, com rápidas pancadas de chuva que não atrapalharam em anda. Os pinguins, os passeios 4×4 e no parque valeram muito a pena.
    Ficamos no hotel Aldea Nevada Cabanas, lindo, bem cuidado, equipe atenciosa, a cabana era uma perfeita casa, com cozinha, dois quartos, decoração caprichada, super-limpa. Só o que é fraco é o café da manhã, eles deixam uma bandeja de noite para você se servir na cabana mesmo, no dia seguinte. Mas precisamos complementar comprando frios, iogurte, achocolatado e frutas no mercado.
    Realmente não há turismo de massa, e ainda bem que não há. Lá respira-se tranquilidade e a maravilhosa sensação de estarmos no fim do mundo, em lugares que foram o obejtivo, e mesmo a obsessão de muitos exploradores.
    Em resumo, adoramos. Se puder, vá, não vai se arrepender.

Olá!

Voltei de El Calafate há 10 dias e fiquei hospedada no La Cantera.

Eu e meu namorado gostamos muito do hotel. Ficamos num quarto com vista, muito confortável, muito limpo, quentinho e cheiroso. A cama era super confortável, calefação individual no banheiro e no quarto, o banheiro era super limpo e tinha secador de cabelo, tinha TV de LCD com DVD (e filmes para pegar na recepção), não tinha frigobar, mas diariamente tinha 2 garrafas d’água no quarto.
Todos os dias à noite eles arrumavam a cama (e deixavam um chocolatinho), trocavam as toalhas, organizavam o banheiro e ligavam a calefação para deixar o quarto quentinho.

Todo o staff era gentil e educado, sempre atenciosos e solícitos. Wi fi grátis no lobby e nos quartos, além de 2 computadores no lobby, para serem usados quando quiser.

O café da manhã era muito gostoso e bem servido. Jantamos um dia no hotel e o cardápio era ótimo. Além disso, eles preparam o almoço para quem quiser levar nos passeios (nós não provamos).

Para ir ao centro, 10 minutos de caminhada numa descida, super tranquilo. Voltamos apenas um dia a pé e “o último quarteirão” é uma subida mais puxada, mas demoramos 15 minutos.
De qualquer forma, o hotel oferece transfer das 20h a meia-noite, e te deixa e te busca no local que você marcar. Fora deste horário, uma alternativa são os táxis, que são bem em conta (no máximo 10 pesos).

Enfim, recomendo muito o hotel. Não esperava tanto, pelo o que vi na internet durante minhas pesquisas.

USHUAIA:

ROUPAS: Jumping foi o local indicado para alugar roupa. roupas melhores e com melhores preços do que em El calafate.

HOTEL: Alto Andino: perfeito, novo, banheira, aquecimento, atendimento excelente, vc pode pagar os passeios com cartão, a recepcionista arranja tudo, tem um café com vista panoramica pra a baía, e fica no centrinho , na parte mais alta. Peguei diarias em setembro em torno de 100 dolares. claro que há hotéis mais caros e mais bonitos, só que vc vai ficar dependente de táxi ou transfer pra tudo.

RESTAURANTE: para comer mariscos e centollas por preços camaradas: o Chichos (não confundir com o Chicos). fomos também no numero um do tripadvisor, o Kalma Resto, que é muito bom, mas caríssimo.

PASSEIO: de manhã,fizemos um tour que ia no trenzinho (é bobo, mais pra crianças), e depois lagos no parque nacional da terra do fogo, achei bonito.(360 p)

à tarde , um passeio de barco pelo Canal de Beagle (180 p). é bonito. há diversos tipos de barco, com mais ou menos emoção. tente pegar algum que faz uma pequena caminhada em uma das ilhas, nem todos fazem.

de noite, o passeio d e motonieve (volta da fogueira) com trenó de cachorros (ida para a fogueira), 10 minutos cada trecho. na fogueira, te dão uma sopa de carne com vegetais, espetinhos de frango, vinho, maça em calda de vinho, café lenhador, e fica um “animador” chato falando besteiras e cantando musicas como La Bamba e Ilariê.400 pesos cada pessoa. Vc decide então, eu nao faria de novo.

COMPRAS: tive pouco tempo pra olhar, mas os preços não pareceram grande coisa, acho que até em São Paulo se acha coisa mais barata.

resumindo: já que não fui pra esquiar, ushuaia valeu pela curiosidade de estar “no fim do mundo”. o que mais me intrigou foi a estória dos índios que viviam pelados por lá. o museu penitenciário estava fechado por falta de luz.

EL CALAFATRE
aluguel de roupas: na rua princinpal de El Calafate há pelo menos duas lojas de aluguel(uma se chama Chicos, se não me engano). não sao nenhuma beleza, de qualidade inferior às de Bariloche, mas dá pro gasto. salvo engano, bota, calça e casaco saía 110 pesos ao dia, quanto mais dias vc pega, mais dá pra negociar descontos.
no passeio do minitrekking tinha gente de calça jeans(o big ice só funcionaria a partir da segunda semana de setembro, e sao os passeios totalmente IMPERDIVEIS de El Calafate, embora sejam caros (minitrekking 540 ppesos com o transfer) . no passeio “todos glaciares”, de barco, tem horas que dá muito frio, por causa do vento.mas vc pode escolher ficar na parte coberta, o barco é muito confortável. daí , vai do frio da pessoa, alugar calça pra neve também ou não.

HOTEL: fiquei no Boutique La Cantera, achei excelente custo beneficio na reserva do booking.com saiu a 120 dolares, com impostos. pagando em dolar, o preço é melhor ainda. fica no alto de uma ladeirona, do lado de um grande supermercado, ótimo pra comprar coisas por um terço do preço que vendem nas lojas turisticas. vc pode tentar pegar um quarto com vista para o lago, tem quartos com hidromassagem, excelentes amenidades, serviço simpatico, otimo café da manhã,serviço de taxi à noite(exceto segunda feira, eu acho), gratuito, pra te levar e pegar pra cidade, embora seja só uns5 minutos de caminhada até o centro.pra quem vai ficar sem carro, melhor ficar perto do centrinho. mas quem estiver com carro, há hotéis já saindo do centro, mais perto do lago, com vistas maravilhosas. nao gostei da localização do Esplendor Calafate.

ALERTA:pra quem quer fazer o passeio EL CHaltén, cuidado, pois fui em setembro, e só tinhas saídas regulares às segundas, quartas e sextas. como eu só poderia ir no domingo, tivemos de pagar um tranfer privado, na agencia Criollos, tres vezes mais caro do que o passeio regular. logo na saida de el chaltén para ver uma cachoeira e fazer um pouco de trilha, o carro quebrou. voltamos a pé para o centrinho e esperamos umas 4 horas até consertarem, e voltamos seem ter visto o principal do passeio. se fizeram de tontos, e quando voltamos À agencia para reclamar só nos devolveram 20 % do valor. FUJAM.tb tivemos um probleão:por falta de comunicação e cuidado do motorista e do recepcionista do hotel,uma van errada nos pegou no hotel e nos levou pra um passeio pelo qual nao tinhamos pago (o todo glaciares) ,e depois ainda queriam que pagassemos , hahahha. e eu odeio passeio de barcos, fiquei lá umas 6 horas, mas nãoposso negar que foi válido e lindo. só que depois tivemos de pagar uma grana pra mudar a passagem, pagar o minitrekkink de novo, mais uma noite de hotel, um gasto extra de 500 dolares. mas valeu a pena, pois andar no Perito Moreno é inesquecível

RESTAURANTES : de noite funciona La Cantera um restaurante que achei muuito bom, a melhor refeição de el calafate, 90 pesos entrada, prato principal, sobremesa e surpresinha do chef.
Fuja também do Casimiro Biguá na rua principal, carísisimo e comida apenas passável. o Don Pinchón oferece tranfer , tem vistas otimas, bom preço, bom pra ir comer o cordeiro patagônico, .Comi tb no Pura Vida resto bar, e é um lugar romantico, onde o forte são as tortas de cordeiro.

A região de El Calafate é incrível, muito mais bonita do que eu pensava, pra mim é o Caribe na Patagônia, pelos diversos tons de azuis dos lagos. queria ter tido oportunidade de fazer os trekkings de El Chaltén, mas fica pra próxima.

e faça um favor a si mesmo, não compre Aerolineas, pois o risco de melar suas viagem é de 50%, pelos cancelamentos injustificados e abusivos. mas isso é outra estória….

Willian, já aluguei roupa em El Calafate, sim… há algumas lojas na rua principal, não se preocupe. O aluguel é por dia, mas em conta. Eu já tinha jaqueta impermeável e fleece, mas para não sair nas fotos com as mesmas roupas que havia usado antes em Ushuaia (risos), aluguei para o minitrekking a calça e jaqueta. Se quiser, há também botas impermeáveis para aluguel (se você tiver, pode usar aquelas estilo Timberland), pois são indicadas para o trekking. Para a navegação nos glaciares, eu também usava o ‘kit’ completo impermeável, era formidável para o vento/respingos/chuva. Boa viagem, vá sem preocupação!

Willian, pesquisei no google ” aluguel de roupa em el calafate” e achei um bloque onde no relato daviagem tinha a seguinte frase:

Vá para o tour com roupas apropriadas para o frio e o vento. Você pode alugar roupas e acessórios na loja La Barraca, na rua Emílio Amado 833, no centro de El Calafate. As tarifas cobradas são por dia. Para obter informações, o e-mail da loja é: [email protected]

Espero que ajude.

Ruy Neuber

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito