Instapost: passeando no Marajó

Fazenda São Jerônimo, Marajó

Quer saber onde eu estou? É só me seguir no Instagram (@riqfreire) ou no Twitter (@riqfreire), ou dar uma olhadinha no Facebook do Viaje na Viagem, onde as fotos são reproduzidas. Mas ontem a safra foi tão bacana que eu fiquei com dó de não trazer instantaneamente aqui pro site.

Estou na Ilha do Marajó (é “do” mesmo, pessoal) — e gostando muito mais do que esperava. Soure é um vilarejo encantador. E tudo por aqui é incrivelmente fotogênico.

Pousada Casarão da AmazôniaPousada Casarão da Amazônia

Superbásico é como eu definiria o café da manhã da pousada Casarão da Amazônia. Não tem frios e o leite é em pó. Mas vem com dois luxos: carambolas e sapotis do quintal.

Praia do Pesqueiro, MarajóQueijo do Marajó na Praia do Pesqueiro

Peguei um mototáxi para ir à praia do Pesqueiro. Cheguei na maré alta, quando o coqueiro aproveita para se refrescar. Pedi uma porção de queijo do Marajó — amanteigado, cremosinho, quase um requeijão durinho.

Fazenda São JerônimoFazenda São Jerônimo

Quando deu meio-dia e meia o mototáxi veio me buscar para levar à Fazenda São Jerônimo, que realiza um ótimo passeio tudo-em-um.

Em duas horas você anda pela mata, desce um igarapé de canoa, caminha por uma praia deserta, percorre a passarela de um incríííííível manguezal e de quebra ainda monta num búfalo por vinte minutos. Recomendo.

Soure, MarajóTacacá da Tia Raimunda, Soure

Voltei a Soure com o mesmo mototáxi (R$ 6), a tempo de almolanchar o Tacacá da Tia Raimunda (R$ 6). O tacacá estava uma delícia, mas o bom mesmo foi escutar de enxerido o papo de comadres marajoaras que estava rolando entre as freguesas. “Minha filha aceitou meu genro de volta, e agora ele tá com as duas ao mesmo tempo”. Oi oi oi! Passa a pimenta, dona Raimunda!

Soure, MarajóSoure, Marajó

Continuei até o portinho, fui voltando pela orla e pensando que deveria ter pego uma bicicleta na pousada — coisa que farei hoje. Que coisa mais fofa essas meninas voltando da escola à sombra das mangueiras da 4a. Rua!

Delícias da Nalva, Soure, MarajóFrito do vaqueiro

Pouco antes da novela, seguindo mais uma dica da Luciana Pordeus, fui às Delícias da Nalva. Mas não pedi o banquete, não — seria comida demais. Escolhi o que me pareceu mais exótico e típico do cardápio — um “frito do vaqueiro”, que dona Nalva me explicou ser o café da manhã do vaqueiro marajoara: picadinho frito de fraldinha com pirão feito com farinha branca e leite de búfala. “Aqui eu fervo, mas na fazenda eles ordenham a búfala com o prato de farinha por baixo”. Docinho, delicioso, contrastando com o salgado do picadinho (R$ 30, daria para dois).

Viagem feita em 2012. Para dicas mais atuais, clique aqui.

Ric,
Esta é uma viagem inesquecível! Estive 15 dias por lá há 2 anos, em maio, que dividi entre Belém (8 dias) e Marajó -Salvaterra e Soure (7 dias). Queria ir a Alter do Chão também, mas nessa época é impossível, pq é época de cheia e ela desaparece.
O Ver o Peso é uma experiência. É preciso estar lá para entender. O sabor do peixe frito com açai (claro que sem açúcar) e farinha, que se come no balcão das barraquinhas do mercado, junto com os locais, é daqueles pratos que ficam gravados na memória. E é lá também que se deve comer, sem preconceito, a maniçoba (a feijoada paraense) e abrir os olhos e todos os outros sentidos para aquele espetáculo de cores e cheiros, que é único. Ao lado disso, há a floresta em plena cidade, nos bosques, as tapiocas em diversos pontos tradicionais da cidade, restaurantes altamente diferenciados, a Estação das Docas, etc, etc, etc. O que falta é tempo para usufruir tudo. A viagem de Belém a Marajó também é uma experiência, com água entrando no barco (enorme). Leva, eu acho umas 6 horas. A convivência com diferentes pessoas (havia poucos turistas quando eu fui), a TV a mil num dos canais sensacionalistas, é muito divertida. Gostei muito de Soure, que tem um traçado moderno. Me disseram que a cidade foi projetada pelo mesmo arquiteto que fez Belo Horizonte. Se é verdade eu não sei, mas ela tem um traçado organizado, com ruas e avenidas que seguem uma sequência. O transporte por motos é altamente eficaz. Os carros são raros, o que confere um ar de tranquilidade. Também fiquei no Casarão, que pertence a uns italianos. É ótimo, desde a decoração com móveis artesanais da região até a comida. Estive também em outro restaurante, dentro de um jardim, o Paraíso Verde. O proprietário é um grande contador de histórias. Delícias da Nalva é a ojtra pedida imperdível, assim como o passeio na Fazendo dos Jerônimos. Está nos meus planos retornar, nesta época que tu foste, outubro-novembro, mas indo desta vez a Santarém-Alter do Chão e fazendo a viagem de retorno a Belém, de barco, como tu fizeste.
Excelente a idéia de divulgar este pedaço tão lindo e diferente, mas ainda pouco conhecido do Brasil.
Um abraço.
Noemia

Riq, muito bacana!
Coincidentemente, ontem estava pensando em um destino diferente para fazer uma futura trip e pensei justamente em Marajó! 😀

Maravilha de post tentador… 🙂

Abs.,

Ilha de Marajó é uma paraíso ao norte do nosso país. Estive lá mês passado e como sua fã, li o seu post e pude relembrar de várias delícias deste lugar. Infelizmente só consegui conhecer Soure mas pretendo voltar para desbravar o outro lado indo até Afuá. Também relato minhas viagens e espero um dia conseguir ter a notoriedade que tens. Caso tenha curiosidade de ver como foi a minha viagem segue o link 🙂 https://www.venhadecarona.blogspot.com.br/2012/09/ilha-de-marajo.html

Obrigada por sua contribuição e ótimos relatos. Estou sempre por aqui buscando dicas para as minhas viagens. abs, Andreia

Riq, não sei se ainda estás no Marajó. Caso estejas, não deixa de atrevessar para Salvaterra, ilha defronte de Soure e visitar as praias de lá, especialmente a praia de Joanes, que é maravilhosa!
Durante um ano, quando trabalhava como Med. Veterinária, ia todos os meses para o Marajó e ficava lá por uma semana! Tempos bons… Peixe fresco, carne de búfalo boa e queijo do Marajó delícia! E o vento? As paisagens são mesmo deslumbrantes! Parabéns pelo post.