Instapost: passeando no Marajó

Fazenda São Jerônimo, Marajó

Quer saber onde eu estou? É só me seguir no Instagram (@riqfreire) ou no Twitter (@riqfreire), ou dar uma olhadinha no Facebook do Viaje na Viagem, onde as fotos são reproduzidas. Mas ontem a safra foi tão bacana que eu fiquei com dó de não trazer instantaneamente aqui pro site.

Estou na Ilha do Marajó (é “do” mesmo, pessoal) — e gostando muito mais do que esperava. Soure é um vilarejo encantador. E tudo por aqui é incrivelmente fotogênico.

Pousada Casarão da AmazôniaPousada Casarão da Amazônia

Superbásico é como eu definiria o café da manhã da pousada Casarão da Amazônia. Não tem frios e o leite é em pó. Mas vem com dois luxos: carambolas e sapotis do quintal.

Praia do Pesqueiro, MarajóQueijo do Marajó na Praia do Pesqueiro

Peguei um mototáxi para ir à praia do Pesqueiro. Cheguei na maré alta, quando o coqueiro aproveita para se refrescar. Pedi uma porção de queijo do Marajó — amanteigado, cremosinho, quase um requeijão durinho.

Fazenda São JerônimoFazenda São Jerônimo

Quando deu meio-dia e meia o mototáxi veio me buscar para levar à Fazenda São Jerônimo, que realiza um ótimo passeio tudo-em-um.

Em duas horas você anda pela mata, desce um igarapé de canoa, caminha por uma praia deserta, percorre a passarela de um incríííííível manguezal e de quebra ainda monta num búfalo por vinte minutos. Recomendo.

Soure, MarajóTacacá da Tia Raimunda, Soure

Voltei a Soure com o mesmo mototáxi (R$ 6), a tempo de almolanchar o Tacacá da Tia Raimunda (R$ 6). O tacacá estava uma delícia, mas o bom mesmo foi escutar de enxerido o papo de comadres marajoaras que estava rolando entre as freguesas. “Minha filha aceitou meu genro de volta, e agora ele tá com as duas ao mesmo tempo”. Oi oi oi! Passa a pimenta, dona Raimunda!

Soure, MarajóSoure, Marajó

Continuei até o portinho, fui voltando pela orla e pensando que deveria ter pego uma bicicleta na pousada — coisa que farei hoje. Que coisa mais fofa essas meninas voltando da escola à sombra das mangueiras da 4a. Rua!

Delícias da Nalva, Soure, MarajóFrito do vaqueiro

Pouco antes da novela, seguindo mais uma dica da Luciana Pordeus, fui às Delícias da Nalva. Mas não pedi o banquete, não — seria comida demais. Escolhi o que me pareceu mais exótico e típico do cardápio — um “frito do vaqueiro”, que dona Nalva me explicou ser o café da manhã do vaqueiro marajoara: picadinho frito de fraldinha com pirão feito com farinha branca e leite de búfala. “Aqui eu fervo, mas na fazenda eles ordenham a búfala com o prato de farinha por baixo”. Docinho, delicioso, contrastando com o salgado do picadinho (R$ 30, daria para dois).

Viagem feita em 2012. Para dicas mais atuais, clique aqui.

gostaria de saber qual á melhor maneira de ir á alter do chão,e á ilha de marajó estou moro em são paulo, sera que consigo ir de barco em alguns deste caminho

Olá, Mari! Existem barcos a Santarém também, mas levam mais de um dia de viagem turbulenta. Você voar de São Paulo a Belém, depois de Belém a Santarém (para Alter do Chão) e voltar a São Paulo de Santarém com conexão em Brasília.

Exprimentei ontem a lancha rápida Expresso Tapajós. Duas horas apenas entre Belém e Soure. Saída às 8:00h do terminal hidroviário. Poltronas confortáveis, Wi-Fi, ar condicionado e um clip de Michael Jackson deixaram a viagem de R$ 48,00 muito agradável.

Acabo de voltar da Ilha do Marajó e tenho uma atualização triste, a Nalva morreu e o restaurante está fechado.

Essa interessante,bonita e grande ilha-do tamanho da Suíça-é uma ilha ainda
pouco explorada pelo turismo brasileiro e internacional.As suas potencialidades
são imensas com suas variadas paisagens,algumas ainda quase intactas da
presença do ser humano.São muitas praias selvagens,paraísos da nossa ama-
zônia para serem conhecidas pelos brasileiros e estrangeiros,livres da poluição
e de todos os efeitos da civilização. É bom lembrar,por sua vez,que a ilha do
Marajó e suas belezas atraíram a atenção e a simpatia dos reis da Suécia,
pois algumas vezes foram hóspedes naquela grande ilha brasileira.Ou seja,
o turismo na ilha precisa de propaganda em todo o mundo!

Olá pessoal muito obrigado por divulgarem essa linda terra,viajo pro marajo desde pequeno,tudo era motivo pra ir pra Soure todos os feriados estavamos lá principalmente nas férias foi em Soure/Salvaterra que passei as melhores férias da minha vida foram inesqueciveis,eu cresci viajando pro Marajo em 93 entrei para um grupo de ciclismo chamado Bike eaters um grupo de ciclo turismo e nosso destino preferido era a ilha do Marajo com belíssimas trilhas é o local preferido de muitos ciclistas por ter terrenos alagados, muitos igarapés (caminho de canoa) no dialeto indigina e uma natureza deslumbrante de belezas sem igual enfim ISSO PARÁ, ISSO É BRASIL,COMO JÁ DIZIA JOELMA ISSO E MUITO MAIS VOCÊ SÓ VAI ENCONTRAR NO PARÁ.

Olá gente boa, eu e o meu esposo estamos planejando de realizar o sonho de fazer um mochilao para conhecermos a Zona Norte do nosso Brasil, começando pela Ilha de Marajo, como pretendemos viajar bastante, precisamos fazer toda a economia possível e por isso gostaríamos de nos hospedar em locais alternativos, como alugar quartos em casas de famílias ou alugar imóveis simples, que sejam mais em conta, pelas informações que temos, nos albergues, não podemos ficar, porque existem limites de idades, e nós já passamos dos 60 anos. Por favor se alguém puder ajudar, nos orientando, eu e o meu esposo ficaremos muito agradecidos. Deus vos abencoem. O meu email é : [email protected]

Olá Ricardo,
Atualizando: a pousada Casarão da Amazônia está cobrando em fevereiro de 2015 (semana pós-carnaval) R$234 a diária! (com desconto do Booking fica R$200). Quase o dobro de quando você foi em 2014. Pesquisei em outras épocas do ano para ver se era efeito carnaval e não: aumentou mesmo.
Enfim, não vejo a hora de realizar este sonho ‘viajístico’!!!
Abraço!

Estou programando a ida a Belem em Outubro para as festividades do Cirio , juntamente com minha esposa e pretendemos ir a Ilha de Marajó por 3 ou 4 dias já a partir da segunda feira após a cerimonia do Cirio .
Qual a operadora indicada para o serviço de transporte e reserva de hotel/pousada na ilha, para que eu possa fazer as reservas e programações com antecedência ?

grato pelas dicas

Olá, Fernando! Uma vez reservada a pousada, ela pode ajudar na reserva do transporte. Note que a segunda-feira pós-Círio tem um fluxo enorme de marajoaras retornando à ilha; é mais tranqüilo ir no segundo dia depois da festa.

Realmente o Marajó é tudo isso e muito mais. Todas as pessoas que levamos para lá, adoram e acham exotico, e sempre procuram este destino.Parabéns !!