Prumirim

Litoral Norte paulista: qual é a sua praia (e sua pousada!) favorita?

Prumirim

Os 175 km da Rio-Santos que separam a prainha da Juréia de São Sebastião da vila de pescadores de Picinguaba escondem (e em alguns pontos, revelam!) um dos trechos mais caprichosamente recortados do litoral brasileiro.

São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba são o endereço de uma miríade de praias de todos os tamanhos, formatos e modos de usar.

Qual é a sua favorita em São Sebastião


Barra do Una

Seria Barra do Una, com seu rio navegável que acabou se tornando uma marina?

Juqueí

Ou Juqueí, por causa da estrutura de bons hotéis, restaurantes e lojas (e pela menor dificuldade de estacionar perto da praia)?

Barra do Saí

Talvez você faça parte do fã-clube da Barra do Saí, com suas casas perfeitamente escondidas da praia e suas piscininhas represadas nas pedras?

Se bem que você tem cara de quem prefere uma praia estritamente residencial, como a Baleia? (Ou Paúba, Toque-Toque Grande, Toque-Toque Pequeno, Guaecá, Santiago?)

Camburi

Não seria de espantar se você peferisse a alta gastronomia da dupla Camburi-Camburizinho

Maresias

…ou o combo surf de dia/azaração by night de Maresias.

Qual o seu lado preferido em Ilhabela?

Praia do Pinto

Você está entre os habituês do norte da ilha, que curtem o footing na Vila e reencontram os amigos em prainhas como a Praia do Pinto?

Feiticeira, Ilhabela

Ou você desembarca da balsa e já vira à direta para para o sul da ilha, com suas praias (um pouco) mais extensas e a vegetação mais presente?

Qual é a sua praia em Ubatuba?

Quem quiser ir todo dia a uma praia diferente em Ubatuba, levará pelo menos 2 meses e 10 dias para terminar o circuito. (Alguns dias a mais se incluir também a vizinha Caraguatatuba, onde fica a sofisticada Tabatinga.)

Praia do Puruba, Ubatuba

As praias de Ubatuba se multiplicam porque não estão voltadas apenas para o leste: aqui, ali e ali de novo surgem penínsulas que levam a praias longe da estrada principal, como as belíssimas Fortaleza, Vermelha do Sul (Arquitetos), Bonete, do Cedro.

Itamambuca

As minhas preferidas, porém, estão no norte: acho Itamambuca uma versão benigna de Maresias, gosto do tipo de ocupação do Félix e de Prumirim, me encanto com a natureza intocada do Puruba e entendo o fascínio dos gringos por Picinguaba — ao final de uma enseada de onde se avista a intocada Praia da Fazenda e a Serra do Mar recoberta de verde (sem falar que Paraty está a meia horinha de lá).

Picinguaba

Conta pra gente!

Qual é o seu cantinho preferido no litoral norte paulista? E onde você gosta mais de se hospedar? Compartilhe com a gente — sua dica vai ser aproveitada numa supercompilação sobre as praias de São Sebastião a Ubatuba.

Obrigado!

49 comentários

Juquehy – Chez Louise et Louis. Pousada maravilhosa, que serve o café da manhã sem horário fixo, ou seja, a hora que você acordar. Tem um lanche da tarde maravilhoso. Faz muito tempo que não vou (não aceita crianças), então não sei se continua igual. Mas é linda. Pé na areia, com piscina na beira da praia.

Camburi!

Pousada Armação de Camburi, muito confortável, perto da praia e com serviço de praia tb.

Fora que o check out é até às 16h, o que facilita a vida no fim de semana sem ter que pedindo late check out.

Juquehy: Pousada Alcatrazes ( De frente para o mar, instalações lindas!!!) Maresias: Pousada Tambayba ( tem serviço de praia, fica há uma quadra do mar, refeições excelentes)

Eu e minha esposa estávamos explorando as praias no entorno de Fortaleza e sentados numa delas, com todo aquele vento e areia e aquele serviço de praia que deixa a desejar, concluímos mais uma vez: “temos as melhores praias no litoral norte de São Paulo”. E pra nós isso significa mais que tudo, ir a Ubatuba, de onde somos frequentadores assíduos e conhecemos todas as praias mencionadas.
Adoramos chegar ao Bonete caminhando pela trilha que sai do canto da lagoinha. O visual da caminhada de 40 minutos e o banho de mar ao chegar é impagável.
Fortaleza, para passar um dia, usar snorkel no cantinho onde, com sorte. pode-se ver até tartarugas.
Ainda para o sul vale um passeio até Sununga para conhecer a gruta que chora, no canto norte do Lázaro. E um dia ou meio dia na maravilhosa Domingas Dias, no canto sul do Lázaro é imperdível.
Ao Norte, curtimos Prumirim, Ubatumirim, Picinguaba e Almada. Cada uma com sua peculiaridade e todas com natureza exuberante.
Essas sãos apenas algumas das cerca de 80 praias que há para serem desfrutadas em Ubatuba. Que nordeste que nada! E olha que já morei lá e sou natural de Santa Catarina, onde, dizem os turistas, tem as praias mais lindas do Brasil. Há controvérsias. Fico com Ubatuba.

Minha preferida atualmente é Juqueí, pela proximidade com São Paulo, por boa para crianças e com muitas pousadas bacanas que as aceitam. Gosto muito da “Montão do Trigo”, assim como o bem localizado “Beach Hotel Juquehy”.
Adoro Ubatuba, mas é complicado encontrar na região pousada bacana que aceite crianças. Acabamos sempre optando pelo “Recanto das Toninhas”, apesar de preferir ir à Domingas Dias, à Paúba, ao Félix, etc.
Quem tem criança fica sem muita opção de pousada bacana/bom custo/praia legal, se não gosta de alugar casa/apto, como é o meu caso.

Olá pessoal, seria bom colocar mais sugestões de pousadas, já que é uma região bem provida e isso ajuda às pessoas escolherem aonde ficar e evitarem frias…. Obrigada

Em Ilhabela gosto da praia do Jabaquara é mais tranquila e tem alguma estrutura (só cuidado com os borrachudos) e Castelhanos que é lindíssima (ainda não conheço Bonete), mas de difícil acesso e por isso tem que contratar o passeio com agência.
Na Ilha, já me hospedei no MAISON JOLY seguindo uma dica aqui do blog. A Suite 7 tem a hidromassagem e o banheiro com a vista mais bela de toda Ilhabela. O hotel é bacana, com equipe atenciosa, mas está um pouco decadente e precisando de reparos. Peça o pão com ovo no café da manhã (até hoje tento descobrir como eles fazem aquilo!).
Já me hospedei também na pousada LACOSTA, ótima relação custo/benefício, e no DPNY, que pra mim é o melhor hotel de praia do Brasil e vale tudo sim o que cobra.

Em São Sebastião acho Maresias a praia com a combinação areia branca/cor do mar mais bela do litoral norte, mas o entorno é uma bagunça só. Cambury e Camburizinho também são lindíssimos, lá, estou louco para me hospedar no Nau Royal. Gostei muito da Barra do Sahy na primeira vez que fui, na segunda vez achei a praia muito lotada e já não gostei tanto. Juquehy é uma praia feia (assim como a praia da Baleia), areia batida, pouco escura, mas os restaurantes no entorno compensam.
Entre São Sebastião e Caraguatatuba a praia das Cigarras é uma boa pedida para quem está com crianças. Mar calmo, muitas árvores no entorno para sombrear e alguma estrutura.

Em Ubatuba, Picinguaba é como uma pintura óleo sobre tela: O entorno com a encosta verde e o colorido dos barcos dos pescadores no mar, é uma lindeza!
Lá, me hospedei há algum tempo no SANTA MARTHA DAS PEDRAS (indicação aqui do blog), é uma pousada pequena e com charme, os donos são simpáticos. Só não me esqueço do susto que tomamos quando descobrimos, só lá, qual o acesso para a pousada: precisa passar por uns 100 metros, com o carro, pela areia da praia e depois subir uma rampa estreita e inclinadíssima. Quase desistimos!
A Praia da Fazenda, ao lado, é do tipo que me agrada bastante: Extensa e quase deserta.

De Picinguaba, fiz um passeio para a Ilha das Couves que contratei na própria Pousada. Era um fim de semana e eu não tive a sorte que outros aqui tiveram de pegar a ilha vazia: Estava uma farofada só! Por isso, curti pouco a praia (minúscula, mas muito bonita, mar transparente) almocei na ilha mesmo e fui embora.

Tive o prazer de conhecer algumas praias de São Sebastião semana passada. Fiquei encantada com a natureza ao redor. Amei toque toque pequeno e Santiago. Fiquei em Maresias. Tudo muuuito bom.

Adoramos a praia Domingas Dias, em Ubatuba. Viajamos com crianças, e foi muito bom a praia de águas calmas.

Sou fã de Ilhabela, embora as praias de mar aberto sejam mais “praias”, gosto da tranquilidade das prais do Pinto e Viana, principalmente para quem tem criança.
Abaixo o meu link para ilhabela:
[url=https://marcusbarrocas.com.br:1234/ilhabela.htm] Ilhabela[/url]

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito