Londres: como xeretar o Parque Olímpico no View Tube

The ViewTube, Londres: mirante para o Estádio Olímpico

Pelo noticiário parece que tudo está pronto para as Olimpíadas de 2012 em Londres. Não é tãããão assim, não. Tá prontinho, mas não tá entregue 😀

O metrô continua em renovação, com obras em algumas estações importantes no centro da cidade — mas é um plano de manutenção que não tem relação com os Jogos e vai continuar muito além da Olimpíada.

As obras olímpicas se concentram no leste de Londres, na região de Stratford. Mas por enquanto só está funcionando o Stratford Centre, um dos maiores shoppings da Europa, com acesso direto pela estação Stratford (Central Line).

Estação Pudding Mill LaneEstádio Olímpico, LondresParque Olímpico, Londres

Toda a estrutura olímpica já está pronta, mas o Parque Olímpico ainda guarda um aspecto de canteiro de obras.

The Viewtube, Londres

Querendo dar uma espiadinha básica, basta ir ao ViewTube, uma plataforma especialmente montada para isso.

Parque Olímpico, Londres

Viaje até a estação Stratford (atenção: é zona 3 do transporte público; calcule uns 30 minutos desde o centro de Londres) e ali faça baldeação com o DLR (trem de superfície) da linha de Canary Wharf (plataforma 4).


Visualizar ViewTube em um mapa maior

Uma estação depois você desce na estação Pudding Lane Mill. Fiz esse caminho duas vezes nos últimos dias (uma para dar uma olhadinha, outra para gravar para a próxima série do Visa Platinum).

Parque Olímpico, Londres

Da estação Pudding Mill Lane o caminho está bem sinalizado.

 

 

Chegando ao ViewTube, da passarela você tem a vista desimpedida do Estádio Olímpico e também da Órbita, a escultura de Anish Kapoor que certamente será a estrela da cobertura da TV. Mas o Centro Aquático, projetado por Zaha Hadid (abaixo) é mais visível no caminho do trem.

Aquatics Center, Zaha Hadid

Um container funciona como centro de exposições que mostra a transformação de uma área industrial abandonada e poluída naquilo que será o Parque Olímpico, com recuperação até do rio Lea, que será usado para lazer.

ViewTube, Londres

No cantinho da passarela há um café e, no segundo andar, uma sala de aula que recebe passeios escolares. Quando não está ocupada, você pode subir e tirar fotos da varanda.

ViewTubeThe ViewTube

Para aproveitar melhor o passeio, continue com o DRL a Canary Wharf e lá pegue o barco (Thames Clippers) para Greenwich, para visitar o Royal Observatory e o Museu Naval.

Leia mais:

Página-guia de Londres no Viaje na Viagem

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


 

10 comentários

Oi, pessoal. Só para informar aos interessados em observar o Parque Olímpico do View Tube: ele foi bloqueado e não permitirá acesso até o fim de setembro. E de Stratford, a vista é péssima. Mais info http://bit.ly/KxsDJi

Não me comovi muito para ir olhar o canteiro de obras, não… O negócio é colocar o Visa Platinum no bolso e ir ver esse Stratford Centre… #brinks

Ricardo,
Seja sincero: vale a pena mesmo fazer essa “viagem” para ver os locais, os estádios olímpicos?
Estarei em Londres agora no comecinho de abril e estou em dúvida se devo dedicar um dia a isso (meio dia?)
Um abraço e aproveite bem!
Estela

    vc só vai conseguir ver de longe, se vale a pena ou não pelo Estádio Olimpico, vc decide, mas vale a pena ir conhecer o Shopping, o maior da Europa.

Nem acredito que o comandante está por aqui, pertinho!E aproveitando os dias lindos que tem feito, né? Daffodils por toda a parte e o verde estreando novos tons. Mas Riq, você está mais difícil que a rainha, que a gente sabe que existe mas nunca consegue encontrar! Enjoy your stay!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.