Lucia Malla, longe da praia na Croácia

plitvice-andreseale

Sempre que aparece alguma pergunta sobre Croácia aqui, eu repito o clichê praias + cidades históricas.

(Só estive lá uma vez, no longínquo 1990, três dias em Dubrovnik. O lugar se chamava Iugoslávia.)

Pois a danada da Lucia Malla descobriu um lugar sensacional, fora do circuitão: o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, ou Plitvicka Jezera.

O parque fica entre Zagreb e Split, e desde 1979 é patrimônio natural da Unesco. A Lucia explica por quê:

O parque de Plitvice é composto por 16 lagos dispostos em degraus naturais, compostos de tufo calcário, rocha formada pela sedimentação das partículas de carbonato de cálcio presentes em alta quantidade na água da região. Os tufos vão se formando à medida que a água flui, num processo relativamente rápido e constante de modificação da paisagem local. Uma cachoeira que hoje existe pode estar ano que vem calcificada e a água ter se deslocado para outra queda. De acordo com a guia do parque, os níveis de calcário são tão elevados na água que qualquer objeto que ali caia se calcifica em pouco tempo. O exemplo disso é que vimos inúmeros galhos de árvores calcificados no fundo das lagoas.

O lago mais alto fica a 636m de altitude, e o mais baixo a 503m. Portanto, em 8km de extensão do sistema de lagos, há um desnível de mais de 100m de altura. Os “degraus” são a chave para apreciar o parque: a cada “degrau” por onde a água passa, vai sendo “filtrada” naturalmente. Vem daí a beleza maior de Plitvice: cada lago em um nível tem uma tonalidade diferente. É belíssimo.

Para ver mais fotos bacanas do André Seale, saber como a Lucia descobriu essa preciosidade e ver como chegar, clique aqui.

Atualização

Na caixa de comentários, a LucianaM avisa que a Luisa do Arquivo de Viagens também postou seu relato de Plitvice com fotos tiradas no verão.

E em seu blog, a Luisa lembra que a Carla Castro do Made in Carla também já tinha passeado por lá — o post está aqui.

71 comentários

Acabamos, eu e meu noivo, de voltar do Leste Europeu onde incluímos uma passagem pela Croácia. Mais especificamente Split e Dubrovnik. O que mais nos espantou foi não ter encontrado nenhum comentário aqui sobre outro parque nacional da Croácia chamado Kraka. É tão bonito quanto Plitvice, só que menor e mais perto de Split, portanto mais acessível. Acabamos desistindo de Plitvice para fazer um day trip para Kraka. Vale à pena!

Agora, o que definitivamente não vale à pena na Croácia é viajar de trem! Péssima escolha, sistema ferroveiário sucateado, trens velhos e funcionários despreparados…

Olá, pessoal, passei 2 dias na Croácia agora em Agosto (o porquê de tao pouco tempo esta no meu blog) e estou escrevendo uns posts sobre a viagem toda e tem mtas explicaçoes de logistica , ferry pra Hvar , Dubrovnik, etc. Sofri pra achar informações e acho que nao custa compartilhar.

Bjs

Olá Bóia!!!!
Acho que fui muito resumida no meu comentário.. hehehe
Já andei estudando o destino, alias, a idéia de Montenegro surgiu a pouco tempo, depois que comentei com uma colega da França que iria passar uns dias na Croácia e ela me disse q tinha ido de férias pra Croácia, Montenegro e Albania. Vi a fotos e achei super bonito e pensei, pq não? Porém, o que me trouxe aqui foi pelo seguinte: no caso dela, ela alugou um carro e percorreu toda a região e eu não tenho como fazer isso.. se for viável e eu achar uma empresa de turismo confiável, estou pensando em ir.

Já entrei em contato também com a Embaixada na Sérvia e eles me confirmaram que Brasileiros não precisam mais de visto para visitar Montenegro, porém para ir à Sérvia é necessário, então acho que isso foi um bom sinal!!

Se alguém puder me indicar alguma agência, agradeço!!

    Olá, Bruna! Funciona assim: em qualquer lugar do mundo você vai encontar todos os passeios disponíveis na recepção do seu hotel. Daí é só marcar. Mas é uma bobagem fazer Montenegro em um dia…

Olá!!
Estou com uma viagem marcada para a Croácia mes que vem (10 dias), vou pra Split, Trogir e Dubrovnik e gostaria e fazer um day trip para Montenegro, alguém sabe alguma empresa confiável? ou algum site para pesquisa?
Obrigada!!

    Olá, Bruna! Não queira “passar um dia em Montenegro” só para adicionar mais um país à sua lista. Isso não leva a nada. Primeiro estude Montenegro. Veja o que você quer VER em Montenegro, além do carimbinho no passaporte. E então cheque se o que você quer ver é factível a partir de algum dos lugares onde você vai na Croácia.

    Leia:
    https://www.viajenaviagem.com/2010/02/o-turista-nunca-chega-2/

Obrigado… Já imaginava que teria que seguir pelas capitais… E aproveitando da boa vontade… Para chegar na Croácia, qual o melhor caminho ? Acredito que terei que pingar na Europa, mas…qual o melhor local ?
Desde já agradeço a atenção…

    Olá, Marco! Para rentabilizar passagens aéreas o melhor caminho é procurar um agente de viagem. Praticamente todas as cias. aéreas que unem o Brasil à Europa chegam à Croácia. Procure incluir os trechos internos nas passagens transatlânticas.

Inventei uma viagem que começa na Croácia ( Zgreb e Dubrovnik) e depois segue para Grecia. Como devo fazer esse trajeto ? Minha ideia era ir de Zagreb para Zakynthos (ilha Jonica) e fuçar outras ilhas por ali de Ferry, para só depois fazer as tradicionais Mikonos, Santorini e Rodhes( essas eu já conheço).
Qual é o meio de transporte mais racional, rapido e barato da Croácia para Zakynthos? Qual a melhor época do ano ? Quantos dias é o periodo ideal para cada cidade Croata ? Eu invento e depois fico correndo atrás, né ?…Help !!!

    Olá, Marco! Assim como não há ônibus direto de Jericoacoara a Trancoso, não há transporte entre a Croácia e ilhas gregas. Tanto a Croácia quanto a Grécia são países que recebem turistas europeus do norte; não há um fluxo entre a Croácia e uma ilha grega que justifique o transporte direto. Você vai precisar ir de Zagreb a Atenas.

    Não vale a pena fazer viagens malucas e pingadas no verão e para ilhas. O transporte é complicado, você perde muito tempo no caminho. Como o Ricardo Freire diz, a Europa não vai sair do lugar 😀

Depoimento pós viagem:Os lagos Plitvice são mesmo de uma beleza única, imperdíveis! Cheguei em Zagreb e no dia seguinte saí de manhã para os lagos, dando para ver tudo nesse dia. Passei a noite num B&B e na manhâ seguinte fui para Split, levando 3 a 4 horas porque o limite de velocidade é baixo e a estrada muito policiada. Apesar de tentarmos nos manter no limite, fomos parados e multados ou subornados, sei lá. A polícia disse que teríamos que pagar em cash, mas deu “desconto”. Achei que era propina mas me disseram que é assim mesmo que funciona.Split é uma cidade linda e bem conservada que vale a visita. Hvar é mesmo o lugar para curtir, relaxar e querer voltar! De lá fui de ônibus para Dubrovnik. A estrada é linda mas o ônibus era bem ruinzinho.As opções para o trajeto não são fáceis porque avião tem escala e toma quase o mesmo tempo. Carro acaba sendo dispensável nas ilhas pelos ferrys mais lentos e falta de necessidade. A comida é deliciosa principalmente para quem aprecia frutos do mar. Os preços são razoáveis e o povo bem simpático.Dubrovnik também é linda! O passeio nas muralhas é mesmo mágico, e finalizamos vendo o pôr-do-sol num bar encravado nos rochedos.Fomos até Montenegro num bate-volta que vale principalmente pela baía de Kotor, que é cercada por majestosas montanhas(Urais). Uma paisagem que lembra certos filmes da China, que não se transmite em fotos..Espero voltar a Croácia com mais calma, os leres das cidades históricas já feitos para curtir mais a ilhas e cidadezinhas litorâneas pequenas.

Estou em Split, a cidade e legal, mas acho fundamental ficar em HVAR, pois e a Buzios-RJ da Croacia,sendo que fica central, tornando facil o deslocamento para outras cidades do litoral e ilhas pelo mar em otimo ferry boat. Split e bonito. Zagreb, so ficaria uma noite, chegando pela manha, pois e o suficiente para visitar o centro historico.
Alguem sabe quanto tempo fica de distancia entre o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, ou Plitvicka Jezera e Split ?
abcs

Obrigada Lili pelas dicas. Realmente temos que nos conter pra não cair em overplanning, mas esse Jayway me deixou louca pra ver esse local também, e o comentário do Riq faz todo sentido. Acho que vai ficar pra próxima. Bjs

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito