Lucia Malla, longe da praia na Croácia

plitvice-andreseale

Sempre que aparece alguma pergunta sobre Croácia aqui, eu repito o clichê praias + cidades históricas.

(Só estive lá uma vez, no longínquo 1990, três dias em Dubrovnik. O lugar se chamava Iugoslávia.)

Pois a danada da Lucia Malla descobriu um lugar sensacional, fora do circuitão: o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, ou Plitvicka Jezera.

O parque fica entre Zagreb e Split, e desde 1979 é patrimônio natural da Unesco. A Lucia explica por quê:

O parque de Plitvice é composto por 16 lagos dispostos em degraus naturais, compostos de tufo calcário, rocha formada pela sedimentação das partículas de carbonato de cálcio presentes em alta quantidade na água da região. Os tufos vão se formando à medida que a água flui, num processo relativamente rápido e constante de modificação da paisagem local. Uma cachoeira que hoje existe pode estar ano que vem calcificada e a água ter se deslocado para outra queda. De acordo com a guia do parque, os níveis de calcário são tão elevados na água que qualquer objeto que ali caia se calcifica em pouco tempo. O exemplo disso é que vimos inúmeros galhos de árvores calcificados no fundo das lagoas.

O lago mais alto fica a 636m de altitude, e o mais baixo a 503m. Portanto, em 8km de extensão do sistema de lagos, há um desnível de mais de 100m de altura. Os “degraus” são a chave para apreciar o parque: a cada “degrau” por onde a água passa, vai sendo “filtrada” naturalmente. Vem daí a beleza maior de Plitvice: cada lago em um nível tem uma tonalidade diferente. É belíssimo.

Para ver mais fotos bacanas do André Seale, saber como a Lucia descobriu essa preciosidade e ver como chegar, clique aqui.

Atualização

Na caixa de comentários, a LucianaM avisa que a Luisa do Arquivo de Viagens também postou seu relato de Plitvice com fotos tiradas no verão.

E em seu blog, a Luisa lembra que a Carla Castro do Made in Carla também já tinha passeado por lá — o post está aqui.

71 comentários

Eu estive em Trogir uma vez e em Split 2 vezes, mas sempre foram viagens de dia inteiro, nao dormi em nenhuma delas. Sao duas cidades bem diferentes e a escolha vai depender do tipo de experiencia que se quer ter.
Trogir eh super pequena, lindinha, historica e achei bem romantica, mas tem cara de ser meio parada de noite. Se o objetivo for curtir a cara metade e nao se preocupar com o resto do mundo, eu ficaria em Trogir.
Split eh maior, tem mais vida, mais restaurantes, e um porto bem movimentado no verao, o que significa tb que a cidade tem mais transito e menos charme (o que nao significa que Split seja uma cidade desinteressante). Se o objetivo for ver gente, bares e animacao, Split eh bem melhor que Trogir.

    Luisa
    Achei um forum no Trip Advisor em que as pessoas falam mais ou menos o mesmo que vc.À noite, em Trogir tem ótimos restaurantes na promenade, lanchas de todos os tamanhos ancoradas em frente e 1 da manhã a cidade morre. Vou com amigos que gostam de uma esticada noturna, optamos por Split que é mais animada e tem mais ferrys partindo para as praias.mas Trogir também deve ser tudo de bom.

Corrigindo, o carro não vale para ir à Hvar.
Para Dubrovnik também é complicado, mas aí é outra história..

Acho que vou optar por Split que é, pelo menos uma unanimidade e, se der com um bate- volta pra Trogir. Tem water taxi facil.Tambem vou no inicio de setembro: chego dia 4 em Split e vou dia 6 para Hvar( pronuncia-se cúar). Dia 8 saio para Dubrovnik e fico até dia 11. Acho que valeria a pena ficar mais tempo, mas agora é tarde…Pelo que pesquisei não vale estar de carro para ir a Dubrovnik. o car ferry leva 2 h e para em Stari Grad que fica em outro lugarejo da ilha. O comum leva 50 min até Hvar town. Em Split tambem acho que nao vale estar de carro, não sei se vale pra ir a Alemanha ou alugar lá mesmo. Tem varias low cost operando Alemanha. Quem sabe nos esbarramos por lá!

    Eneida, com esse tempo em Split (chegando dia 4 e partindo no dia 6) eu nem consideraria um bate-e-volta a Trogir, não faz sentido. Gaste o dia 5 no Palácio do Diocleciano e se der e for o seu estilo, vá até o museu do escultor Ivan Mestrovic.

Eu irei com uns amigos para a Croacia no começo de Set só que vou pegar o Ferry em Ancona até Split, reservei uma cabine para nós e reservei para o carro, pela BlueLine, que é a outra Empresa que faz essa linha, e pelo que pesquisei acho que vai dar certo (quanto voltar eu conto). Ficaremos uns dias entre Hvar e Split depois subo p/Alemanha, vai depender de como vai estar por lá, por isso deixamos uns dias em aberto.

Eu até que abro mão de lugares famosos sem problema. Vou sair de Zagreb batida, sem dor na consciência pra conhecer os Lagos Plitvice, rs..
A maioria das pessoas daqui que foram a Split falam bem de lá, mas não foram a Trogir, que é pequeno, e Patrimônio cultural da Humanidade. Acho que nenhum dos 2 é furada mas mesmo assim não consegui decidir.
BTW, Porto de Galinhas não recomendo mesmo pra ninguém, concordo contigo.
Val
Quando marquei a passagem não achei que ficaria tão corrido, já estou arrependida de não ter reservado mais tempo. Infelizmente não vou dispor desses 2 dias a mais, mas é sempre um bom motivo pra voltar. Obrigada pela dica mesmo assim.

Giordana
Vou em setembro à Croácia por 9 dias e estava com muitas duvidas sobre a logística de deslocamento.Chegarei em Zagreb e sairei por Dubrovnyk e,inicialmente pensei em alugar um carro pra fazer o percurso passando pelos lagos Plitvice e descendo para Split, Hvar e Dubrovnyk mas o carro para pegar ferry mas atrapalha que ajuda. Achei um link de um carinha que faz uma mega acessoria pra quem viaja por conta própria e estou achando bem interessante. Ele reserva hospedagens em aparts e B&B super charmosos, organiza os transfers, dá dicas e te deixa com celular local toda a viagem. Está indicado pelo Fodor’s ent?o é confiável. Faz contato com ele que o retorno é rápido e sem compromisso.
http://www.jaywaytravel.com
Outro site util é http://www.croatiatraveller.com
Quando voltar posso te dar dicas, se você precisar ou mesmo agora, de como estou planejando tudo. Fiz uma pesquisa grande a respeito e podemos trocar umas idéias.
Quanto a jadrolinja eles ainda nao tem os horários para 2011, fazem atualizaç?es de tempos em tempos.
Riq, desculpe a intrometida aqui,rs…vim ver se me respondiam uma pergunta e acabei dando uma resposta.
Aliás a pergunta era: alguem já foi a Trogir? Ele recomenda ficar lá em vez de Split e estou em dúvida.

    O pessoal que conhece os destinos realmente a fundo sabe de lugares que a gente não imagina. A nossa tendência é sempre ir pelo caminho percorrido. Ou pelo menos nunca abrir mão dos nomes famosos.

    Se eu fizesse uma consutoria pra um gringo que queira ir à praia no Nordeste, certamente diria para ele ignorar Porto de Galinhas e Maragogi e ir direto pra Rota Ecológica. O cara ficaria cabreiro…

    Eneida, não conheço Trogir, mas Split é uma cidade bem bacana, com ótimos restaurantes. Estive entre maio e junho por alguns lugares da Croácia e Dubrovinyk foi o que mais gostei. Indicaria ficar uns dois dias em Orebice, um lugar delicioso no meio do caminho para Korcula e Hvar…Boa viagem!

    Estive em Split em 2008 e fiz um bate-e-volta até Trogir. Não sei bem qual é o estilo de viagem que você curte, mas na minha opinião, Trogir está mais para daytrip do que local para fixar hospedagem.

    Não lembro exatamente qual o tempo de viagem mas é bem fácil ir e voltar de ônibus, deve ser algo em torno de uma hora e meia com saídas de 30 em 30 minutos da estação de Split.

    O aeroporto de Split na verdade fica mais perto de Trogir, sendo que Split é bem animada. Não conheci Trogir – ficou p/ a próxima, mas Split é muito bacana!

Fiquei sua fã depois da reportagem da revista da Gol. Estou precisando pegar dicas sobre deslocamento split-hvar-korcula-dubrovinik, sei que existem ferries, mas por que site é melhor comprar? E vale a pena comprar antecipadamente? Estou indo em Maio 2011. Outra dica é que lugares ir na Croacia, teremos 15 dias e estarei indo de Fortaleza, Ceará. Daria para unir a Croácia a outro pais nesses quinze dias? E somos velejadores o que você sabe sobre aluguel de veleiros? Obrigada desde já.

    Giordana, estive lá fazendo exatamente esse roteiro. Comprei tudo pela Jadrolinija, assim que chegava em cada cidade. Como fui no verão e não tive qualquer dificuldade em conseguir os horários que queria, não aconselho comprar com muuuuita antecedência não… Alguma flexibilidade pode ser interessante. Não entendo nada sobre velejar, mas achei o mar bastante parado, principalmente comparando com o nosso (também sou de Fortaleza).

Oi Riq, tudo bom?
Olha só, até seguindo uma dica sua, depois da costa amalfitana que estou indo agora em maio, vou passar uns dias na Puglia.
Pesquisando na internet, vi que tinha um ferry de Bari pra Dubrovnik. Você sabe alguma coisa sobre esta travessia?

O ideal em Dubrovinik é ficar dentro da área da muralha?

Surgiu esta ideia de passar alguns dias lá antes de seguir pra Paris. Se você puder me ajudar, fico mais uma vez grato.

Um abraço,

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito