Cecconi's

Miami: cuidado para não dar gorjeta dobrada nos restaurantes

O processo de dar gorjeta em restaurante nos Estados Unidos, que já é complicado, em Miami tem uma pegadinha a mais.

Relembrando: nos Estados Unidos, espera-se que você dê entre 15% e 20% de gorjeta em restaurantes. Não dar gorjeta, ou dar gorjeta menor que 15%, pode levar o garçom a ir atrás de você na calçada.

Ao pagar com cartão de crédito, o cliente escreve no recibo do cartão a gorjeta que vai dar, faz a conta e põe o total. Eu sei: é esquisito, é arcaico, mas é assim. (Tem um vídeo meu com o processo completo aqui.)

Em Miami, porém, a coisa é um pouco diferente.

Sob a desculpa que os turistas não conhecem as idiossincrasias do sistema americano e não deixam gorjeta, há alguns anos os restaurantes da Lincoln Road, em South Beach, começaram a acrescentar a gorjeta automaticamente à conta. Logo o costume se espalhou por Miami Beach inteira e hoje virou regra, e não exceção, em Miami.

Pensa que a gorjeta que eles acrescentam é de 15%? Meh: a maioria já vai direto nos 18%.

Cecconi's
A conta, já com 18% de “tip” incluídos

Até aí, tudo bem, não vou ficar aqui regulando 3%. Se a gorjeta já vem somada e eu não preciso fazer conta, ótimo.

Só que…

cecconis2
Opa: mais um espaço pra outra tip?

Quando o recibo do cartão de crédito daquela conta que já tinha gorjeta incluída volta para você assinar — tem um espaço pra você dar outra gorjeta!

Em alguns casos a conta vem discriminada com a gorjeta já incluída, e o campo em branco para a nova gorjeta é descrito como “additional tip” (gorjeta adicional) — tipo assim para o caso de você achar que o garçom merece não 18%, mas 20% ou 25%, e quer acrescentar.

Em outros casos, porém — como nessa conta aí do Cecconi’s, no hotel Soho House — a informação da gorjeta já paga não é repetida no recibo do cartão. Daí o cliente mais distraído pode pensar que ainda precisa acrescentar 15% ou 18%.

cecconis3
Eu já “tipei”!

Não precisa. Repita o valor no campo “total”, assine e saia em paz.

Atenção: esse procedimento é uma característica de Miami. Em outros lugares a gorjeta só costuma ser acrescentada automaticamente quando a mesa é de 6 ou mais pessoas.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

     

    Comentários

    Barbara
    Responder

    Olá!
    Esse “tax” se refere a taxa de Miami né? Não seria de 7%?
    Pq 7% de 135 é 9,45, e não 12,15.
    Já começam roubando ai, não?
    Meu Deus, a gente paga imposto sobre a gorjeta tb! Agora que entendi! Que absurdo!
    E o valor dava 12,0015, ou seja, seria no máximo 12,01, nesse cenário. Muito absurdo

    Barbara
    Responder

    Olá!
    Esse “tax” se refere a taxa de Miami né? Não seria de 7%?
    Pq 7% de 135 é 9,45, e não 12,15.
    Já começam roubando ai, não?

      A Bóia

      Olá, Barbara! Este post é antigo. As gorjetas hoje estão totalmente fora de controle. Em muitos restaurantes já começam em 20%.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito