5 mitos e verdades sobre a compra de passagens aéreas
Viajar bem começa com o planejamento, e disso ninguém duvida nem discorda. Já quando o assunto é a compra de passagens aéreas, os mitos e verdades que circulam por aí podem confundir até os viajantes mais experientes.
Quem nunca ouviu que passagem comprada de madrugada é mais barata? Ou que terça-feira é o melhor dia para voar? Com tantas “regras” espalhadas nas redes e em perfis de viagem nas redes sociais, fica difícil saber o que realmente faz diferença no bolso na hora de emitir o bilhete.
Para ajudar você a separar o que é lenda urbana do que realmente pode render uma boa economia, reunimos cinco afirmações muito comuns sobre a compra de passagens aéreas e esclarecemos se são mito ou verdade.
Spoiler: nem tudo que parece promoção é vantagem de verdade – e tem coisa boa que pouca gente sabe.
Compra de passagens aéreas: mitos e verdades
Prepare-se para anotar dicas valiosas que podem deixar a sua próxima viagem mais leve, inclusive no orçamento.
Mala de bordo nas medidas certas
1. Comprar passagem de avião durante a madrugada é mais barato? – MITO!
Essa é uma das maiores lendas urbanas envolvendo a aviação e existe desde os primórdios da internet. A razão é que naquela época os voos mais baratos eram operados na madrugada. Não eram os preços que caíam depois que os compradores iam dormir!
Até meados dos anos 2000, ainda havia muitos voos durante a madrugada entre os principais destinos brasileiros para realocação das aeronaves para os primeiros voos da manhã. Como os aviões voavam praticamente vazios, as tarifas eram muito convidativas se comparadas com os horários nobres da aviação.
Por conta desse mito, as empresas aéreas passaram a criar promoções como “Madrugol”, mas sem datas específicas. Nessas promoções, é lógico que quem chegar primeiro vai conseguir as melhores ofertas. Mas em madrugadas “normais”, sem promoção, não há vantagem nenhuma em ficar acordado para comprar.
E olha que perigo: em 2024 alguns golpistas divulgaram uma promoção chamada “Madrugada de Ofertas Latam”, lesando muita gente que caiu na página falsa por meio das redes sociais, se apoiando nessa lenda e na necessidade das pessoas.
O que fazer para garantir as barbadas?
O segredo é ativar os alertas de passagens em sites confiáveis, e se cadastrar nas páginas oficiais das companhias aéreas, buscadores, e empresas sérias que divulgam promoções
Fique atento às redes sociais das cias. aéreas para receber em primeira mão quando sair alguma oferta imperdível.
Revolut – Taxas de câmbio excelentes!
Taxa de câmbio comercial e IOF de 3,5%
Envie e receba dinheiro em diversas moedas
2. Voar às terças e sábados pode custar menos? – VERDADE!
No mundo todo existe um consenso de que as terças e sábados são os dias de menor movimento de passageiros. A ponto da malha aérea ser reduzida e ter menos voos disponíveis em praticamente todas as companhias aéreas.
Por ter menos movimento e os aviões estarem mais vazios é fácil encontrar tarifas abaixo da média.
O que fazer para aproveitar?
Sempre que tiver flexibilidade para viajar, pesquise e/ou crie alertas para terça e sábado, que você tem grande chance de conseguir bons preços.
Chip internacional com 10% OFF – cupom VIAJENAVIAGEM
3. Passagem comprada no site, no call center ou na loja da cia. aérea tem o mesmo preço – MITO!
Apesar da venda ser feita pela mesma empresa, o preço normalmente varia nos diversos canais.
O fato de você precisar de alguém intermediando a transação resulta na adição de uma taxa de conveniência equivalente a uma porcentagem do valor da venda, que é variável em cada cia.
Normalmente o valor gira em torno de 10% do valor total da reserva.
A mesma coisa acontece quando você compra com agências de viagem. No entanto, como existem acordos e assentos bloqueados por agências e operadoras em algumas situações, elas podem oferecer um preço mais baixo que o praticado pela companhia aérea.
Como obter a melhor tarifa?
Compre direto no site da cia. ou tenha um bom agente de viagem que identifique os melhores negócios para você.
Alugue carro na Rentcars em até 10x
4. As cias. aéreas vendem passagem com desconto em caso de falecimento de parente? – VERDADE!
Essa verdade por pouco não está se tornando mito.
O que antes era algo compartilhado entre todas as companhias aéreas, atualmente só é praticado pela GOL e Latam, que oferecem entre 30% e 80% de desconto em casos de falecimento de parentes, a variar da empresa e do grau de parentesco.
Enquanto na Latam é possível a compra para grau de parentescos mais distantes, porém com uma taxa de desconto menor (no máximo 30%), na GOL é padrão ter os 80% de desconto, porém somente para falecimento de cônjuge, pai, mãe ou filho. Para qualquer outro grau de parentesco na GOL o desconto não será aplicado.
Como obter o desconto?
A compra precisa ser feita com a apresentação da certidão de óbito e comprovação do grau de parentesco para a aplicação do desconto no momento da compra. Também é possível solicitar o reembolso da diferença paga em até 7 dias após o falecimento.
Na Gol esse tipo de emissão ou ressarcimento só é possível via call center. Na Latam, além do call center você pode usar as lojas dos aeroportos.
Viajar ao exterior com segurança é ter Seguro Viagem Bradesco.
5. Companhias aéreas dão desconto para acompanhantes terapêuticos em voos domésticos e internacionais? – VERDADE!
Há regras e casos específicos, mas o desconto pode chegar a 80% da tarifa.
Passageiros que tenham algum problema de saúde, e que comprovadamente precisem de acompanhante para fazer a viagem, necessitam preencher um formulário (MEDIF – Medical Information Form – no caso de viagens esporádicas ou FREMEC – Frequent Traveler Medical Card – para quem voa frequentemente) disponível na página das companhias aéreas para que seja avaliado pelos médicos da empresa e disponibilizado o desconto.
Problemas de locomoção e neurológicos são exemplos de limitações que as empresas aceitam para fornecer o desconto.
Como fazer valer esse direito?
O acompanhante deve ser maior de 18 anos e capaz de oferecer assistência ao passageiro com necessidade especial durante todo o voo, ou o desconto não se justifica.
O desconto é com base na tarifa paga pelo passageiro que necessita de acompanhamento, mas no caso da compra com milhas ou via agência de viagem, o desconto será aplicado de acordo com a menor tarifa vigente no momento da compra da passagem do acompanhante.
Conclusão: não viaje em informação errada
Entender como funcionam as políticas e dinâmicas das companhias aéreas é essencial para comprar bem e evitar ciladas.
Mais do que procurar o “melhor horário” ou apostar em promoções duvidosas, o ideal é manter o radar ligado em canais confiáveis, criar alertas e ter flexibilidade nas datas.
Com informação de qualidade, suas chances de encontrar tarifas mais em conta aumentam bastante e o planejamento da viagem começa com o pé direito.
Anote os sites e telefones de contato das nossas 3 cias. aéreas:
- Azul | Site | 4003 1118 | 0800 887 1118
- Gol | Site | 0300 115 2121
- Latam | Site | 4002 5700 | 0300 570 5700
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – melhores preços no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Passagens de trem na Europa – compre no Trainline
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Passeios e atrações – escolha na Viator