Na Provence com a Claudia Carmello

Abadia de Sénanque (foto: Claudia Carmello)

Outro dia a Helenice, que não aparecia fazia tempo, me emocionou com um comentário sobre a volta à vida independente do VnV.

Pois outra colega que partiu para a blogagem solo foi a querida Claudia Carmello, que era titular do Viajante Consciente.

Agora a Claudia está em endereço próprio, o Outro Modo de Viajar, onde usa a ferramenta WordPress para falar de viagens que, mais do que vistas, proporcionem experiências; que sejam sustentáveis; e que possam ser feitas de maneira slow.

Claudia já começa esmerilhando, ao encaixar esses três fatores num destino de sonho, a Provence.

Bookmarque já na sua pasta dedicada ao seu futuro tour provençal:

Provence: vá sem passagem de volta

A lavanda e o mosteiro mais cênico da Provence

Uma manhã no grand marché

Lubéron: escolha uma vila para chamar de sua

Aix-en-Provence: terra de Cézanne e calisson

Parabéns pela estréia, Claudia! Muito sucesso e muitas slow trips!

Alguém já fez passeio de bicicleta de 5 ou 6 dias por lá? estou super interessada! brigada e bjs

Riq,
tomo a liberdade de reproduzir aqui o comentário que fiz no blog da Claudia.

Estivemos lá de 3 a 9 de Junho. Campo de lavanda só vimos 1 (HUM), mesmo assim, de passagem na estrada voltando de Gordes para Avignon (nem deu para tirar foto! “acho que eu vi um campo de lavanda”, disse minha mãe, eu olhei e disse “é mesmo”, acabou rsrs). Acho que pq fez muito calor na Provence, enquanto eu e minha mãe passávamos frio em Paris depois do calor de Roma.

Mas a Provence vale mesmo sem lavanda. A Abadia de Senanque com o campo plantado tem seu charme, só a paz do lugar… e o desvio é pouco. Gordes conheci só o centrinho, mas só a vista da estrada (no caminho para a Abadia há um recuo para fotos), já vale. Achei que a experiência na ladeira lá, para a minha mãe, já era suficiente. St Remy chovia muito qdo chegamos lá, achei suja e mal cuidada (era um domingo) comparada com outras cidades da região. Cortamos Le Baux por conta disso e da ladeira. Meu roteiro na Provence foi assim:

1o dia – Paris – Avignon, jantar na Place D´Horloge. Hotel Etap Avignon em frente ao muro, ótima localização para quem gosta de caminhar.
2o dia – Andamos por Avignon, fomos até os Jardins do Dom, ao lado do Palais Du Papes, uma vista da região linda orientada por uma placa onde vc vê o nome das cidades que vai visitar, muito legal (almoçamos lá). Peguei o carro na Zona Industrial e fomos as 17hs para Chateauneuf du Pape e Orange, onde jantamos.
3o dia – Avignon – fomos a Fontaine du Vaucluse (dica de amiga), um lugar relaxante, para amenizar o calor, cidade perdida no tempo, amamos! Visitamos a Abadia de Senanque e passamos por Gordes. Jantamos em Avignon no centro histórico no D´Ici et D´ailleurs, o melhor restaurante de toda a viagem.
4o dia – Andamos pelo Centro Histórico, fui ao Palais du Papes (não recomendado para idosos ou pessoas com dificuldade de locomoção devido à quantidade de escadas) enquanto minha mãe caminhava pela cidade. Almoçamos em St Remy e chegamos em Aix-em Provence exaustas.
5o dia – Aix – fomos a Marseille, passando pelo porto antigo, até o final da orla, depois fomos a Cassis (cuidado para não perder a placa – é no sentido de La Ciotat). Aproveitamos Marseille (adoramos a Notre Dame de La Garde, pelos mosaicos e a vista da cidade) e passamos por Cassis.
6º dia – Caminhamos por Aix-en Provence. Sinceramente, gostei mais de Avignon.
7o dia – Devolvi o carro na Gare do TGV que nos levou para o Charles de Gaulle 2 e voltamos para o Brasil.

Au revoir!

Oi pipow! Oi Hugo
Só para contar que deu tudo certo. Peguei o carro em Avignon (fui de onibus pegando-o em frente ao Correio e andei um pouco, orientada pelo mapa do ponto de ônibus até ver uma locadora de veículo, a minha era ao lado) e devolvi em Aix-en-Provence na Gare do TGV. Não traduzi a carteira e a menina da locadora só errou colocando no contrato o nome da minha mãe como o meu, o que eu notei e corrigi. De resto, passei por uma batida de carro, muitos policiais, ninguém me parou, andei felizes 800 km e só não entendi uma placa com 2 palavras que não me lembro!A Europcar não exige carteira internacional, fica a dica (eu depois do perrengue da identidade da minha mãe no DETRAN-Rio não iria lá de novo de jeito algum).

Hugo,
obrigada! Aqui tb tem mas por hora estou traumatizada com o Detran carioca por conta da identidade da minha mãe. Vou ver antes ver se a locadora exige. Linda sua opção de hospedagem – qdo voltar com meu amor vou considerar!
Demorei a responder por que estava viajando – a trabalho – Floripa e Sampa.

Cristina, veja no site do Detran antes porque em MG basta fazer o pedido que eles enviam para sua casa, não precisa nem ir no Detran.

Hugo,
tb ficarei em 2 bases durante 6 noites com minha mãe na região. Sua decisão está certa qto as 2 bases, concordo!!!

Obrigada por compartilhar seus achados por aqui, vou ficar de olho nas outras sugestões dos trips e nas sugestões do blog da Cláudia Carmello, onde já postei algumas dúvidas que me ajudaram no roteiro.

Ficarei em Avignon e Aix, pq Gordes tem algumas limitações para minha mãe. Início de Junho.

Quanto à aluguel de carro, vc já viu? Estou na dúvida se faço a carteira internacional tb. Já li bastante aqui e nos outros blogs, mas tô fazendo aos poucos cada reserva.

Cristina, não sei como é no seu Estado mas em Minas Gerais o Detran oferece o serviço de emissão da carteira internacional:

Eu vou fazer pois acho melhor levar e não precisar do que passar algum aperto desnecessário. Já li que na Hertz, por exemplo, eles estão exigindo.

Ficando em Aignon e Aix você vai precisar rodar menos de carro. Quando estiver olhando um hotel mande um e-mail e pergunte sobre descontos. Eu também ofereço pagar a hospedagem antecipadamente no cartão se eles derem algum benefício, o que, em média, reduz a diária em uns 10%.

Como o Euro está baixo e o dólar com um preço razoável estou pagando tudo agora para reduzir os riscos.

Reservei o hotel na Provence. Vou ficar no La Ferme de La Huppe (https://www.lafermedelahuppe.com), localizado bem próximo de Gordes.

O proprietário, com quem troquei vários e-mails, é muito atencioso e concedeu um bom desconto para pagamento antecipado. O hotel é muito bem avaliado pelo Tripadvisor e me pareceu bem charmoso e aconchegante.

Também olhei o Les Mas de Romarins indicado pela Letícia, mas os preços eram mais altos e o proprietário não concedeu qualquer desconto, mesmo para uma reserva de 6 noites com pagamento antecipado.

Como vou ficar 6 noites na região pensei em fixar base em duas cidades, mas no final achei melhor me hospedar num único lugar, porque o dia em que trocamos de hotel é inevitável perder um longo tempo.