Noruega sem (tanta) pressa: a viagem bacana da Georgia

Um fiorde na Noruega

Queria jogar um holofotezinho no relato de viagem à Noruega que a Georgia postou numa caixa de comentários. É bacana porque a Georgia partiu do arroz-com-feijão — o passeio Norway in a nutshell, algo como “resumo da Noruega” — mas fez à maneira dela, com um pouquinho mais de calma. Fiquei super a fim de copiar.

Vai pela Georgia:

Pessoal, resolvi visitar a Noruega por cauda do post Onde está o Breno?. Melhor dizendo, por causa da da foto que ilustra esse post. O post foi publicado em 2007 e ressuscitou no ano passado (dia 7 de abril) com um comentário da Vanessa. Eu acabei vendo o comentário, entrei no post e fiquei apaixonada pela foto. Como eu já tinha uma viagem programada para a Turquia em outubro, tive que esperar um ano para tirar, eu mesma, uma foto igual a esta.

O post me levou a pesquisar em um milhão de sites e blogs e acabei decidindo por não fazer o Norway in a nutshell clássico, que seria uma viagem de Oslo a Bergen, que pode ser feita em um dia ou em mil. Decidi ir a Bergen e de lá para Flam, Balestrand e voltei para Bergen, para pegar um vôo para Berlim.

A Noruega é o lugar mais bonito que já visitei. Saí de Bergen para Flam pela manhã, de trem, num horário antes do horário em que sai o “pacote” do nutshell. O trem estava bem vazio e foi ótimo poder ir de um lado para o outro para apreciar a paisagem. O trem vai até Myrdal, onde trocamos de trem para seguir no trecho Myrdal-Flam, que é considerada (justamente) uma das viagens de trem mais bonitas do mundo.

O passeio é lindíssimo. O trem desce em uma hora de 866m de altitude até o nível do mar, passando por cachoeiras, lagos, rios, casinhas lindinhas até chegar a Flam.

Passei uma noite em Flam. No mesmo dia em que cheguei fiz o passeio de barco pelos fiordes para Gudvangen (também no horário anterior ao que a maioria dos turistas faz)e a paisagem é maravilhosa. Voltei de barco para Flam.

No dia seguinte, aluguei bicicleta e subi a estrada que segue paralela à linha do trem. Gente, a paisagem é linda! Não pude subir muito porque tinha que pegar o barco que me levaria a Balestrand no meio da tarde. Me arrependi de não ter ficado duas noites em Flam para fazer esse passeio com tempo. Tem gente que aluga a bike, sobe de trem até Myrdal e desce os 20 km pedalando. Ainda vou repetir esse passeio com esse adendo. Quem quiser dar uma olhada no site do passeio de bicicleta, é esse aqui.
No meio da tarde peguei um express boat para Balestrand, que é outra cidadezinha linda. O barco parece um avião, só que tem wifi…

Passei duas noites em Balestrand e fiz um passeio que se chama “Glacier trip”. É um passeio de barco até o Glacier Museum e um passeio até o pé de uma geleira. Eu queria fazer uma Glacier Walk mas, como não era verão ainda, esse tipo de passeio não estava disponível. Não achei que a glacier trip vale a pena. Muita viagem… acho que Balestrand merece uma noite mas não recomendo ficar duas para fazer esse passeio. De Balestrand voltei a Bergen por uma questão de logística, pois foi mais fácil voar de lá para Berlim, que foi o meu próximo destino.

Amei a viagem e tirei a tão desejada foto!

Obrigada pelas dicas!

A gente é que agradece o fidibeque, Georgia!

Leia mais:

Todas da Noruega no Viaje na Viagem

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

123 comentários

Oi Pessoal,
Estou programando uma viagem com meu sobrinho em agosto para a Noruega.
Mas estou com muitas dúvidas acerca da documentação para ele viajar desacompanhado dos pais.
Ele mora na Alemanha e vem passar férias aqui no Brasil na casa da minha mãe. E sou eu quem vai levá-lo de volta para casa. Mas antes de ir para Alemanha, queremos passear pela Noruega.
Aqui no Brasil, o site da Polícia Federal mostra quais tipos de documentos são necessários para a saída de menor desacompanhado dos pais.
Mas estou com medo do ingresso na Europa, mais especificamente na Noruega.
Alguém sabe qual deve ser o procedimento?
Quais documentos são exigidos? Em qual idioma deve estar redigido?
Obrigada pela atenção

    Olá, Mary! Evite buscar esse tipo de informação superdelicada pela Internet. Quem é mais indicado para descobrir isso para você são os pais da criança, na Europa. A informação precisa vir chancelada oficialmente de lá.

OI Anna, não lembro os valores mas vc pode ver no site da ferrovia (acho que é o nsb.no).
Eu acho que não tem muuuita diferença não mas é sempre bom dar uma olhada. Lembre que o nutshell é apenas uma maneira de vender todos os passes de transporte juntos. Então, acho que o preço não é tão diferente assim. A Noruega é encantadora!
Beijos

Oi Giorgia!
Amei o seu post! Estou indo para a noruega daqui a 2 semanas e em todos os sites que eu pesquisava sobre passeios aos fjordes partindo de Bergen, todos mencionavam o Nutshell. Acontece que acho que o passeio deles deve ser super cansativo e tb é bem caro.

Fiquei feliz em saber que eu posso fazer o mesmo passeio, só que por conta própria.

Você saberia me dizer os valores aproximados do trem de Bergen para Flam e dos passeios de barco que fez? Queria ver se valia a pena eu ir de Oslo a Bergen de avi?o e começar os passeios de Bergen, ou se compro mesmo o nutshell.

Obrigada!! Bjos

Obrigada, Georgia! Vou olhar la. Eu reservei o City Box em Bergen por 1 noite e depois o YMCA na ultima noite, depois dos Fjordes.

Carol, os hoteis que fiquem em Bergen e Balestrand foram mais baratos se reservados via hotelscombined. Dá uma olhada lá!
Beijos!

Gente, vocês são umas fofas!! Exatamente o que queria saber! Dri, você como sempre, superb!!! Estou indo a Noruega só por causa das suas fotos, já te disse isso! Liliana e Georgia, vale mesmo pelas dicas!!! Vou checar o albergue que a Liliana indicou!!! Depois contarei tudo no meu blog e vcs poderão matar saudade rsrs Bjsssss Valeu mesmo!

Carol,
também fiz o Norway in a Nutshell, e por sinal segui uma dica da Dri Miller mesmo de não ficar em Aurland e não me arrependi. Flam, assim como Aurland deve ser, é minúscula mas tem uma estrutura um pouco maior de turismo, com informação e mapinhas de várias trilhas, mais hoteis e restaurantes. Eu fiquei numa pensão baratinha(para os padrões escandinávos, lógico) e recomendo. Essa aqui: https://tinyurl.com/857n7vh

    A cidade é minúscula mesmo. Na verdade nem percebemos que é uma cidade pois esta se distribui ao longo da linha do trem. Quando o trem para e os turistas descem o que há para ver são 2 hoteis, 1 núcleo de apoio ao turista, 1 igreja, enfim, pouquíssimas coisas. O que há para fazer é apreciar a belíssima paisagem.
    Carol, fique em Flam e pegue a bike pra dar uma volta “subindo” o vale ao longo da linha do trem. É inesquecível!

Flam com certeza!
Aurland é a cidade vizinha de Flam, que só descobri quando cheguei em Flam e me dei conta de que não existe transporte entre as duas cidades, taxis sao carissimos e onibus só passam a cada duas horas…
Aurland é uma cidade fofa, mas não tem nada mesmo (UM hotel e UM restaurante) e as melhores trilhas e passeios estão em Flam, alem de ser uma cidade levemente mais interessante – sem falar claro que os passeios do Norway in a Nutshel chegam e partem de Flam, então por questoes logisticas, Flam é melhor.
No meu caso fiquei em Aurland pois Flam já estava lotado e não encontramos hoteis – que naturalmente tambem sao bem mais caros que em Aurland.
https://drieverywhere.net/categoria/viagens/noruega/fjordes/

gente, onde é melhor dormir para aproveitar a cidade em uma manhã: Flam ou Aurland? Flam tem mais opções de hoteis, mas ouvi dizer que Aurland tem mais coisas pra fazer. Dá pra ir destas cidades pra Geirander em 1 dia? Obrigada

Olá pessoal,

Em junho deste ano eu e meu namorado iremos à Noruega. Estou achando a parte dos Fiordes difícil meio difícil de se planejar.

O sonho dele é conhecer os fiordes de Geiranger e Sogner. Qual seria o melhor roteiro a seguir (bem como transporte) para conhecer este fiordes, alem das cidades de Oslo, Bergen, Flam, Aurland, Balestrand, Myrdal?

Sairei de Copenhague rumo a Noruega. Reservei cerca de 07 noites para este país. De lá, sigo para Estolcomo.

Estou confusa…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito