Passaporte

Passaporte brasileiro volta a incluir filiação e pode vir com autorização a viagem de menor

Passaporte

A Polícia Federal divulgou novidades na emissão de passaportes brasileiros, já em vigor desde o dia 24 de novembro.

O maior avanço desburocratiza a autorização para viagem desacompanhada de menores. A partir de agora, no momento da emissão de um novo passaporte, os pais podem optar por incluir uma folha em que consta a autorização para o menor viajar desacompanhado ou acompanhado por apenas um dos pais — acabando com a necessidade de emitir uma autorização com firma reconhecida a cada viagem.

(É uma folha opcional: os pais que preferirem podem continuar com o sistema de uma autorização avulsa a cada viagem.)

Mas não é só isso. No rodapé do comunicado, discretamente, a Polícia Federal informa a correção da barbeiragem mais inacreditável do passaporte azul, que é a falta de campo de filiação. Os passaportes brasileiros emitidos desde o dia 24 voltam a informar o nome do pai e da mãe do titular do passaporte. A inclusão do campo acaba com a necessidade de menores terem que apresentar RG ou certidão de nascimento para provar que estão viajando com os próprios pais.

Se você tem filhos menores, vale a pena fazer o novo passaporte já com as novidades. Custa R$ 156,07 R$ 257,25 e deve ser agendado no site da PF.

Leia mais:

74 comentários

Eu sou daqui de Macaíba vou morar em Brasília Será que eu posso fazer meu passaporte lá ou tem que fazer em Natal queria tirar minhas dúvidas

    Olá, Ana! Pode fazer em Natal, sim. Agende com a Polícia Federal daí.

A cada 5 anos vc muda sua fisionomia , uma criança muda mais ainda. E vc tem razão na parte de filiação , só favorece o roubo e tráfico de pessoas.

Minha neta de 2 anos está morando em SC e eu moro no Rio de Janeiro,irei visita la daqui há 2 dias e meu filho pediu para que eu retire o passaporte dela que já está pronto na rua Humaitá bairro Humaitá RJ,a pergunta é; posso retirar,sendo vó, o passaporte dela?

    Olá, Gilce! Ligue no posto e pergunte se você precisa de uma procuração. É mais garantido do que ficar perguntando na internet.

Alguém sabe me informar o porque não consigo consultar o andamento de fabricação passaporte de minha filha de menor?, so vejo o meu., coloco o protocolo cpf dela e nada

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.