O que você faria com mais horas de sol?

Ponta do Seixas, João Pessoa (PB)

Essa é a pergunta que Sundown está fazendo.

A minha resposta é fácil. Eu ficaria mais tempo na praia. Mais: eu daria um jeito de aumentar ainda mais o expediente solar. Iria atrás de mais horas de sol pra para pôr em cima dessas horas extras de sol que eu ganhei.

No Brasil, eu amanheceria onde o sol nasce mais cedo: em João Pessoa (para ser mais exato, na Ponta do Seixas, na foto lá do alto). Lá pelas 4 e meia da manhã o sol já está alto. Às 5 da matina eles fecham a beira-mar de Cabo Branco pro pessoal fazer jogging, pedalar e andar de bicicleta. 5 da manhã, Brasil!

Cabo Branco, João Pessoa (PB)
Depois, daria um jeito de me transportar para passar a manhã caminhando entre Arraial d’Ajuda e Trancoso, um dos trajetos mais lindos que alguém pode fazer a pé na costa brasileira. De manhã o sol incide direto nas falésias da Pitinga e do Taípe, iluminando o caminho. Sombra é para os fracos!

Taípe, Arraial d'Ajuda (BA)

Meio-dia, sol a pino, me teletransporte pro Recife, pufavô! Quero minha cadeirinha (de alumínio e nylon; nada dessa bagaceirice de plástico!) no meu trecho favorito de Boa Viagem, a praia do Acaiaca. Perto da hora do almoço começam a aparecer os vendedores de caldinho – um mais gostoso que o outro. Começo com um de feijão, rebato com um de siri.

Boa Viagem, Recife (PE)

No começo da tarde, no Nordeste, o sol tem hábito de começar a querer se esconder aqui e ali – atrás do coqueiro, do prédio, da duna, da falésia. Isso precisa mudar! Urgente! Enquanto as autoridades não tomam as devidas providências para o sol se manter alto, a solução é uma só: o teletransporte pro Sudeste.

Azeda, Búzios (RJ)
Eu passaria a tarde andando de aquatáxi entre algumas das praias mais lindinhas de Búzios: Ossos, Azeda e Azedinha, João Fernandes e João Fernandinho. Ou explorando as praias sem muvuca ao norte de Ubatuba – você já foi à Puruba? Não? Então vá.

Puruba, Ubatuba (SP)
Lá pelas 5 começaria o circuito do pôr do sol. Me teletransportaria pro mais famoso de todos, em Jericoacoara.

Jericoacoara (CE)
De lá ainda daria tempo para assistir a um de que pouca gente ouviu falar, mas que é tão bonito quanto: em Galinhos, no Rio Grande do Norte, onde o sol tinge o céu de amarelo.

Galinhos (RN)
Se a teletransportagem for eficiente ainda dá pra pegar o finzinho do espetáculo no Porto da Barra, em Salvador, onde é aplaudido o ano inteiro.

Porto da Barra, Salvador (BA)
De lá eu poderia emendar no pôr do sol de Ipanema, que no verão acontece no mar. Mas acho que eu iria direto pra Santa Catarina, onde o horário de verão dá naturalmente mais horas de sol para todos. Dá para ficar na praia até as 8!

Itaúnas (ES)
E então, quando não desse mais jeito, acho que eu me teletransportaria para Itaúnas, no Espírito Santo. Lá em janeiro o forró come solto a noite inteira, até… o sol raiar.

E você? Faria o quê? Passe na página “O que eu faria com mais horas de sol” no Facebook, assista ao meu vídeo (gravado em Dubai!) e entre nessa campanha por mais horas de sol!

51 comentários

“De lá, de cima do mar” eu vou aplaudir o pôr do sol no Porto da Barra, mas indo à pé para lá daqui do Red River. No caminho, visual na Pedra da Sereia é de tirar o folego… E não é que hoje cismou de chover aqui em Salvador? E justo na véspera da Lavagem do Bomfim?
Tenho o privilégio de ir trabalhar(!) pelo menos 3 vezes/ano em Porto Seguro e andar nesse o roteiro da Pitinga, de manhãzinha, antes de ir trabalhar na cidade… Não tem preço!

O que eu faria com mais horas de sol?

Pagaria com milhas, mais que em dobro, a passagem no teletransporte do Ric, aplaudiria o por do sol de Ipanema, afinal sou carioca da gema, e acabaria junto com Joice em Punta.

Melhor que viajar só mesmo sonhar!

Bjs

Com tanto sol, haja protetor…mas eu nao uso Sundown nao!
Dica: Heliocare 50 ou 90, textura fininha, nao meleca, é absorvido instantaneamente!!!!!

Riq, desculpe o comentário totalmente off-topic. Mas queria saber se alguém já recebeu alguma multa de trânsito enquanto viajava na Itália e como procedeu. Recebi duas multas 1 ano e 3 meses depois de voltar da viagem. Li em outro blog (Notícias da Bota) que o prazo máximo de recebimento é de 360 dias, sendo que após isso ocorre a prescrição. Vou fazer um recurso mas gostaria de saber se alguém já passou por situação semelhante e como procedeu. Serve também como alerta pra quem está indo pra lá e pretende alugar um carro. Nos centros turísticos existem ruas que você não pode entrar de carro, e aparentemente a sinalização é fraca (eu não vi placa nenhuma…). Pisa e Florença, pelo que li no outro blog, são as cidades com maior número de relato de pessoas que receberam multa por transitar em via proibida.
Obrigado!

    Cristian, normalmente a multa já seria debitada do cartão de crédito que você usou para pagar a locação. Em se tratando de Itália, a coisa pode ser mais complicada. Talvez se você ligasse para a locadora e falasse com eles? Pode ser que eles possam te ajudar.
    E, para sua informação: sinalização péssima na Itália é a regra! 😉

    Bóia
    respondi ao cristian (através do perguntódromo), mas caiu aqui e não no perguntódromo. Como faço para colocar a resposta lá??

    Alô, Alessandra! O funcionamento do Perguntódromo é esse mesmo! Eu só botei o link pra ele ver que a pergunta tinha subido!

    Para funcionar melhor, ele precisava ter posto a pergunta em algum post sobre a Itália, onde seria mais útil a quem pesquisasse depois!

    Cristian
    Eu recebi uma notificação de infração (em inglês) do depto de trânsito italiano sobre uma multa por estacionamento sem ticket em Roma. Isso 1 ano após a data da ocorrência. Na notificação dizia que eu receberia a cobrança pela infração, o que não aconteceu. Depois de uns 2 meses, recebi a cobrança diretamente no cartão de crédito, mas através da Avis, a locadora do carro. Acontece que, neste período, a multa já havia dobrado de preço (detalhe: nós não fomos responsáveis pela multa, mas sim a Avis que estacionou o carro em local sem ticket, antes de entregá-lo à nós, e de má fé passou o nosso nome ao depto de trânsito). Apesar de reclamar com a Avis (aqui no BR eles não têm o contrato no sistema após 6 meses (!), e tiveram que pedir à Roma, que, claro, disse que não tinha nada a ver com isso).
    Conclusão: Minha forte sugestão é que vc entre no site que há em sua notificação o mais rápido possível e PAGUE a multa, pois mesmo com recurso o valor continua correndo, e como o provável é que vc perca (é tudo muito desorganizado, e olha que eu tenho cidadania italiana), quando você for pagar o valor será acrescido de multa e juros, e tudo em euro.
    Na minha notificação há o site: http://www.emo.nivi.it
    onde vc deve colocar o user name e a password.
    Usando o cartão de crédito para pagar, só aparece um aviso que vc pagou e não emite recibo nenhum. Mandei até email pedindo recibo, e depois de muito tempo me responderam que haviam recebido e só, sem recibo.
    Espero ter te ajudado.

    Marcie, obrigado, sempre prestativa. Alessandra, valeu pela dica. Riq, valeu por colocar no perguntódromo e desculpa o post no lugar errado.

    Olá a todos. Espero estar escrevendo no lugar certo.
    Tenho um serviço no cartão de crédito que me envia SMSs quando efetuo alguma compra. Recebi hoje 2 SMSs, com diferença de 2 horas entre eles, informando 2 débitos de US$ 78,43 (o mesmo valor nos 2) sob o nome Auto Europa Multe-Fines. Em 2010, aluguei um carro pela Auto Europa Florença por 1 dia. Considerando o texto da mensagem Multe-fines, imagino que seja uma multa.
    Porém não recebi nenhuma notificação.
    Tentei contato com eles, mas ainda não obtive resposta por e-mail
    e por telefone cai numa central onde falei com o atendente em inglês, que me pediu que ligasse novamente mais tarde (pois no setor responsável ainda não tinha ninguém para me atender devido ao fuso horário…). Li que recebe-se a notificação e depois sim,
    paga-se a multa. Eu estou com o débito duplicado e não recebi a notificação. Que imagino ser de multa.
    Tenho receio de não pagar e ter problemas. Mas não sei se a cobrança é devida. Alguém sabe se é isso mesmo? Alguém já passou por algo assim? Obrigada.

    Viviane, meu caso foi o seguinte. Aluguei na Hertz italiana. 4 meses depois de voltar da viagem recebi um valor duplicado no meu cartão de + ou – 60 euros. Na época tb fiquei na sua situação e liguei pro meu cartão pra bloquear os débitos pois não consegui descobrir a q se referia. Não paguei. 1 ano e 3 meses depois recebi 2 multas em casa. Ao pesquisar, li em um blog (dê uma olhada no Notícias da Bota) q as taxas cobradas pela Hertz não eram as multas, e sim uma taxa cobrada por identificação do meu cadastro e para repassar essas informações para aprefeitura de Pisa. Mesmo pq as multas são mais caras q 60 euros. 2 multas 2 cobranças. Caso isso seja verdade, fico feliz de não ter pago, pois 60 euros pra pesquisar meu cadastro por cada multa é abusivo (ia pagar 120 euros). Se esses 60 eram a própria multa, devia ter pago q evitava essa dor de cabeça hoje.

    Christian, essas áreas onde nào se podem entrar são pequenas, próximas à muvuca central dos distritos históricos. Elas são todas sinalizadas.

    O que acontece é que a sinalização segue o padrão europeu de restrição a carros ou restrição com exceções, já que moradores das quadras próximas, médicos etc. podem passar por ali. Não se usa a sinalização de acesso proibido (aquele círculo vermelho com uma faixa transversal horizontal branca que não chega a tocar as extremidades).

Adorei o post! Ai, praia é tudo de bom nessa vida né???? Eu também quero mais sol e mais praia sempre!

Linda a foto de Galinhos – no mínimo, impressionante.
E de dar inveja!

Já vi candidatos a cargos políticos prometerem levar o mar até Minas. Se um dia aparecer um garantindo deixar o sol até mais tarde nas praias do Nordeste, voto nele. Não consigo me acostumar com a noite nordestina, que chega às cinco da tarde.

Amei o post!! Mas depois de SC, finalizaria em Punta del Leste… o sol se poe às 21h no mar, o maior sol que já vi na minha pequena experiência de viagens, mas um espetáculo liiindo de viver! =)

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito